• Eixo elétrico ZF AVE 130 ganhou o “Prêmio Internacional busplaner de Sustentabilidade 2015”;
  • A inovação do produto ZF abre caminho para ônibus de piso baixo sem emissão de poluentes e ecologicamente adequado;

Texto e fotos: ZF

Como parte do “Prêmio Internacional busplaner de Sustentabilidade 2015”, um júri independente de especialistas avaliou as inovações de ônibus que combinam sucesso econômico com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Na categoria “Componentes”, o eixo elétrico AVE 130 obteve o lugar mais alto no pódio dos vencedores. O produto conquistou o júri devido à sua eficiência, opções de uso flexível e praticidade cotidiana sem restrições. A premiação, iniciada por uma revista especializada em ônibus, foi apresentada durante uma cerimônia realizada em Munique no final de novembro.


“Estamos muito lisonjeados por ganhar o ‘Prêmio Internacional busplaner de Sustentabilidade 2015’ na categoria “Componentes”, uma vez que, em particular, o principal critério para essa competição também foi decisivo no desenvolvimento de nosso eixo elétrico AVE 130”, enfatiza Andreas Moser, diretor da Unidade de Negócios de Sistemas de Transmissão e Eixo para Ônibus da ZF Friedrichshafen AG. “Portanto, o AVE 130 agora provê ao transporte público urbano um potencial para melhorar a sustentabilidade em vários aspectos”, acrescenta Moser. Em primeiro lugar, a inovação da ZF abre caminho para ônibus urbanos de piso baixo, e que são desenvolvidos de forma muito eficiente com várias configurações híbridas ou mesmo completamente elétricos e, portanto, sem emissão de poluentes. Isso graças aos dois motores elétricos de 120 kW integrados diretamente ao eixo. O mais novo AVE 130 também possui nova geometria de engrenagem e funcionamento ainda mais silencioso.

Transporte público urbano mais eficiente
Nos últimos anos, o AVE 130 conseguiu demonstrar repetidamente sua praticidade cotidiana sem restrições. Em vários testes em campo, mais de 300 eixos portais elétricos ZF já contabilizaram mais de 10 milhões de quilômetros. Instalado em um ônibus articulado fabricado pela EvoBus, o AVE 130 está sendo aplicado em operação híbrida em série, como exemplo, em conjunto com um gerador a diesel de dimensão reduzida. Graças ao design otimizado de todo o conjunto, o eixo pode, dessa forma, fornecer economias de combustível de até 30% em comparação às unidades a diesel convencionais.


Nesse momento, um grande número de projetos de clientes estão envolvidos em testes ou prestes a serem implementados no mundo inteiro, como por exemplo, na China, com o fabricante Foton, e na Turquia, com a Bozankaya. Nesse último país, o AVE 130 está sendo aplicado em ônibus elétrico movido a bateria. O AVE 130 não é apenas uma inovação em transporte público em termos de eficiência de energia, e outras vantagens surgem em relação ao design do veículo porque o eixo é compatível na instalação com o AV 132 e com os eixos AVN 132, pois seus motores elétricos estão diretamente localizados nas unidades de cubo do eixo. Uma vez que a tração convencional e o eixo cardan na parte traseira não são mais necessários, o espaço de instalação para assentos e o espaço livre podem ser expandidos. A área de passageiros possui um corredor completamente plano e alinhado ao nível da rua, e a tecnologia para piso baixo prevê entradas e saídas confortáveis sem que os passageiros utilizem degraus.
Ao ganhar o “Prêmio Internacional busplaner de Sustentabilidade 2015”, o eixo elétrico da ZF segue os passos do sucesso que a transmissão automática ZF Ecolife atingiu dois anos atrás quando levou o prêmio de primeiro lugar na mesma categoria, na primeira edição da competição.