• A Jaguar Land Rover revela sua pesquisa sobre “Para-brisa Virtual Urbano 360”, que utiliza projeções nas colunas do veículo de forma a torná-las “transparentes” proporcionando ao motorista uma visão 360º do lado de fora do carro;
  • Para auxiliar a navegação em vias urbanas congestionadas, um carro-fantasma pode ser projetado para o motorista seguí-lo;
  • O conceito usa a tecnologia Heads-Up Display de projeção de informações no para-brisas a fim de manter os olhos do motorista na estrada e reduzir sua distração;
  • O Para-brisa Virtual Urbano 360 e a Navegação com Carro-Fantasma Siga-Me são parte de um pacote de novos conceitos de tecnologia que a Jaguar Land Rover está desenvolvendo para reduzir o potencial risco de acidentes;

Texto e fotos: Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover, empresa britânica de veículos de luxo, lançou um projeto de estudos para desenvolver tecnologias que irão oferecer aos motoristas uma visão 360º do lado de fora de seu veículo, sem a interferência das colunas que sustentam o teto.
O novo sistema prevê a instalação de telas na superfície de cada uma das colunas A, B e C dos automóveis, de forma a permitir a transmissão ao vivo de imagens do lado de fora, que seriam projetadas sobre essas colunas. Tal tecnologia eliminaria a interferência visual causada pelos pilares, proporcionando ao motorista uma visão 360º do que acontece fora de seu veículo.


Pedestres, ciclistas e outros veículos seriam visíveis em todos os ângulos de visão de dentro do carro e, pela combinação das colunas transparentes com uma avançada exibição de alta qualidade no Heads-Up Display (HED), o movimento de outros carros, por exemplo, poderia ser destacado para o motorista com uma auréola na tela movendo-se por meio do para-brisa virtual do carro.
Quando o motorista indica que irá mudar de faixa e faz um movimento com a cabeça para olhar por cima do ombro durante uma manobra de ultrapassagem, ou quando o veículo se aproxima de um cruzamento, o sistema automaticamente tornaria os pilares da esquerda ou direita transparentes, proporcionando mais conforto e segurança.
Segundo o diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover, Dr. Wolfgang Epple, "o nosso objetivo final é reduzir o potencial de acidentes e melhorar a experiência de condução urbana. A equipe de pesquisa da Jaguar Land Rover está desenvolvendo esta tecnologia para melhorar a visibilidade e dar ao motorista a informação certa na hora correta. Se conseguirmos manter os olhos do motorista na estrada à sua frente e apresentar informações sem distraí-lo, podemos ajuda-los a tomar melhores decisões em ambientes de condução mais exigentes como em vias congestionadas".
O potencial para o Para-brisa Virtual Urbano 360 seria entregue ao conectar o para-brisa virtual à internet. Uma vez conectado, o carro teria acesso a toda infraestrutura rodoviária, abrindo a possibilidade de o Para-brisa Virtual Urbano 360 exibis informações que vão desde os preços da gasolina do posto ao lado, até o número de lugares de estacionamento disponíveis em um centro de compras.
O carro conectado também pode melhorar a navegação, aconselhando o motorista a virar à esquerda ou à direita em pontos mais visíveis, como bares ou lojas, e não apenas seguir os sinais de trânsito ou os nomes das ruas.
A forma mais intuitiva e eficiente para dirigir até um local específico é seguir alguém que sabe o melhor caminho. Com isso em mente, a equipe da Jaguar Land Rover está desenvolvendo o sistema de "Navegação de Carro-Fantasma Siga-Me”, que projeta a imagem de um veículo na frente do carro do motorista para que ele o siga pela rota mais adequada.
"Dirigir nas ruas da cidade pode ser uma experiência estressante, mas imaginar ser capaz de conduzir em toda a cidade sem ter de olhar para todos os sinais de trânsito ou se distrair tentando localizar um espaço de estacionamento como você dirige hoje", acrescentou o Dr. Epple. "Queremos apresentar todas essas informações em um Heads-Up Display na linha dos olhos do motorista para que o motorista não tenha que procurá-la para si e tire os olhos da estrada."