A TECNOLOGIA DA REVOLUÇÃO

Texto e gráficos: Pirelli


“Após três anos produzindo pneus que apresentam níveis de degradação bastante controlados, e de acordo com o que fomos demandados a fazer, este ano os novos e revolucionários regulamentos da categoria, com a volta do turbo e um considerável aumento do torque – o que exigiram pneus de comportamentos mais consistente e previsíveis – conseguimos gerar nas equipes a mesma média de pit-stops por prova (entre 2 e 3). Mais uma vez, a Pirelli foi capaz de atender o briefing da categoria e contribuiu para a melhoria das corridas” - Paul Hembery, Diretor de Motorsports da Pirelli.

Pneus usados (sets)
2013
2014
%
Laranja Duro
Jogos de Pneus
316
83

KM
30,95
9,139

Média de KM por kit
96.94
110.10
+12.41
Banco Médio
Jogos de Pneus
720
378

KM
68,815
36,521

Média de KM por kit
95.57
96.61
+1.08
Amarelo Macio
Jogos de Pneus
135
463

KM
6,330
43,239

Média de KM por kit
46.88
93.38
+99.18
Vermelho Supermacio
Jogos de Pneus
152
177

KM
10,002
11,571

Média de KM por kit
65.80
65.37
-0.66 
“Particularmente em relação as mudanças dos pneus macios, a duração média dos compostos melhorou muito, de 47 para 93 km. Isso resultou em um considerável aumento de possibilidades e diferentes estratégias nas corridas.”

Maiores stints por pneu
2013
2014
Laranja Duro
Austin 259
Monza 202
Banco Médio
Índia 261
Rússia 304
Amarelo Macio
Abu Dhabi 150
Austrália 237
Vermelho Supermacio
Monaco 150
Monaco 150
Pits Stops
2013
2014
Média de Pit Stops por corrida
51
44
Corrida com mais pits stops*
Espanha 80
Bahrain 58
Corrida com menos pits stops**
Monza 24
Monza 23
*apenas pistas secas
**todas as corridas