O Ford Fusion Hybrid atingiu este mĂªs o marco de 1.000 unidades vendidas no Brasil desde o seu lançamento pioneiro nesta categoria de veĂ­culo

Texto e fotos: Ford

Primeiro carro a trazer o "hĂ­brido total" para o PaĂ­s, ele Ă© o lĂ­der absoluto de vendas da categoria, com 84% dos emplacamentos, um marco na comercializaĂ§Ă£o regular dessa tecnologia. O Fusion Hybrid tambĂ©m encabeça o ranking de economia de combustĂ­vel do Inmetro/Conpet, como o veĂ­culo mais eficiente do PaĂ­s.


Com o lançamento da atual geraĂ§Ă£o, hĂ¡ cerca de um ano, o Ford Fusion Hybrid ganhou um novo impulso no mercado. De 2013 para 2014, ele cresceu nada menos que 495% em volume, passando de 106 para 631 unidades, estas Ăºltimas na soma atĂ© novembro. AlĂ©m de inovações no design, segurança, desempenho e conforto, ele introduziu a tecnologia de uma avançada bateria de Ă­ons de lĂ­tio.
O sedĂ£ hĂ­brido da Ford ficou ainda mais acessĂ­vel no segmento de luxo. O seu preço hoje parte de R$135.100, uma diferença de apenas R$7.000 em relaĂ§Ă£o ao modelo a gasolina. Como resultado, passou a vender em mĂ©dia 60 unidades por mĂªs, o dobro do volume da primeira geraĂ§Ă£o. O perfil dos consumidores tambĂ©m mudou.
"No começo, a maioria das vendas do Fusion Hybrid era corporativa. Hoje, a proporĂ§Ă£o se inverteu: 80% das unidades sĂ£o comercializadas no varejo, para o consumidor final", diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford. "Isso mostra que a tecnologia ficou mais atraente e acessĂ­vel para o consumidor. Com a economia de combustĂ­vel, a diferença atual de preço da versĂ£o hĂ­brida se paga em cerca de dois anos de uso."


Mercado em evoluĂ§Ă£o
Por contribuir para a reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂ­vel e emissões, os veĂ­culos hĂ­bridos contam com incentivos governamentais em vĂ¡rios paĂ­ses. Medidas semelhantes tambĂ©m estĂ£o sendo avaliadas no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Ford vende mais de 3.000 unidades do Fusion Hybrid por mĂªs e a expectativa Ă© que a tecnologia continue a avançar no mercado global, combinando as vantagens da propulsĂ£o a combustĂ£o e elĂ©trica.
Na Europa, a Ford acaba de lançar o Mondeo Hybrid, similar ao Fusion, muito depois do Brasil. Entretanto, no mercado brasileiro, a participaĂ§Ă£o dos carros hĂ­bridos ainda representa menos de 0,1% do volume total, com avanço nos Ăºltimos meses. Passou de 145 unidades, em 2012, para 491 em 2013 e este ano soma 749 veĂ­culos atĂ© novembro.


Luxo e sustentabilidade
O Fusion Hybrid combina um motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson e um motor elĂ©trico, alimentado por uma avançada bateria de Ă­ons de lĂ­tio, e transmissĂ£o continuamente variĂ¡vel e-CVT controlada eletronicamente. O carro tem uma potĂªncia combinada de 190 cv e pode acelerar atĂ© 100 km/h no modo elĂ©trico.
Seu sistema de frenagem regenerativo recupera atĂ© 95% da energia perdida nos freios. Uma tela no painel, o "Ecoguide", ensina o motorista a dirigir de modo mais sustentĂ¡vel com grĂ¡ficos de folhas que crescem com a economia de energia. O seu rendimento com gasolina Ă© de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.
O Ford Fusion Hybrid vem completo e equipado com o que hĂ¡ de mais avançado em tecnologias de segurança, conforto e conectividade para oferecer uma experiĂªncia de direĂ§Ă£o inovadora. A versĂ£o Ăºnica Titanium traz sistema de conectividade SYNC com comandos de voz e tela sensĂ­vel ao toque de 8 polegadas, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, bancos com ajuste elĂ©trico, tomada de 110 V, teto solar elĂ©trico, sistema de estacionamento automĂ¡tico e cĂ¢mera de rĂ©.
Seus sistemas de segurança incluem 8 airbags, sistema de permanĂªncia em faixa, piloto automĂ¡tico adaptativo, alerta de colisĂ£o, sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de trĂ¡fego cruzado, assistente de partida em rampa e sistema Advance Trac com controle eletrĂ´nico de estabilidade e traĂ§Ă£o.