Produção, vendas no atacado e varejo devem crescer; já as exportações caem mais de 50% devido ao recuo do mercado argentino

Texto e gráficos: Abraciclo

Depois de um ano com muitas notícias desfavoráveis para o segmento de motocicletas, que vai fechar 2014 com saldo negativo frente 2013, a ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, projeta um ligeiro avanço para 2015. A entidade estima um aumento de 2,0% na produção e 1,0% nas vendas no atacado, 2,1% no varejo, enquanto as exportações devem cair 55,6%.


Na comparação mensal, a produção do penúltimo mês de 2014 registrou queda de 15,8% frente a outubro. Saíram das fábricas 121.719 motocicletas contra 144.596 unidades no mês passado.  No acumulado dos 11 meses deste ano, foram fabricadas 1.429.012 motocicletas, o que corresponde a uma queda de 10,2% em relação a igual período de 2013, com 1.592.073 unidades.


Os números do acumulado do ano das vendas no atacado (da montadora para as concessionárias) fecharam 11,3% abaixo do registrado em 2013. Foram 1.483.307 (2013) contra 1.316.391 (2014). Na comparação mensal, os resultados foram 7,2% menor, gerando um volume de 129.156 motocicletas comercializadas, em outubro, contra 119.808, em novembro.


Números ainda mais baixos foram registrados nos índices de exportações. De acordo com dados da Abraciclo, o número de motocicletas comercializadas para outros países registrou entre outubro (7.107) e novembro (3.355) recuo de 52,8%.


Já no acumulado, a queda foi de 16,3%, quando comparado a 2013. Foram 98.002 motos exportadas no ano passado contra 82.003, em 2014.


“Em 2015, não teremos os impactos negativos no varejo que tivemos em 2014, com a Copa do Mundo e eleições, e mesmo sendo um ano com expectativas de ajustes da economia brasileira, com a chegada da nova equipe econômica, o setor de Duas Rodas está confiante na retomada do mercado. Além disso, acreditamos que as medidas da nova lei sobre a retomada de bens deve favorecer o mercado, permitindo a flexibilização nas concessões de crédito e contribuindo para o segmento atingir seus objetivos”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Alta Cilindrada Na Contramão do Mercado
Seguindo o caminho inverso das motocicletas de baixa e média cilindrada, os modelos acima de 450 cm³ mantêm a tendência de alta, registrada por todo ano de 2014.


Nos primeiros 11 meses do presente ano foram comercializadas para as concessionárias 49.050 motocicletas, contra 45.229, em 2013, um incremento de 8,4%. No mesmo período, foram produzidas 51.122 unidades, em 2014, frente a 45.778, no ano passado, o que corresponde a uma alta de 11,7%.


As vendas no varejo – para o consumidor final – seguiram no mesmo sentido, apresentando crescimento de 10,8%, com 51.208 motocicletas, em 2014, ante 46.233, em 2013.

Emplacamentos e Média diária
Em novembro, os emplacamentos de motocicletas atingiram 111.950 unidades contra 120.317 em outubro, recuando 7,0%. No acumulado, o volume foi de 1.301.981, em 2014 ante 1.374.988, em 2013, queda de 5,3%.


A média diária de vendas de motocicletas em novembro foi de 5.598 unidades, frente a 5.231 em outubro. Mesmo com três dias úteis a mais no mês anterior, o resultado foi positivo.

Abraciclo Apoia Resolução do Contran que Estabelece Novos Sistemas de Frenagem para Motocicletas

Regulamentação da obrigatoriedade do uso de sistema antitravamento e de frenagem combinada das rodas proporcionará mais segurança aos motociclistas

A Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, considera a publicação da Resolução CONTRAN 509/2014 uma conquista para o Setor de Duas Rodas, que passa a ter padrões de segurança de frenagem comparados aos europeus.
A Resolução obriga que as motocicletas saiam das fábricas equipadas com novos sistemas de frenagem. As motos inferiores a 300 cilindradas deverão contar com sistema de frenagem combinada das rodas (CBS) ou opcionalmente o sistema antitravamento das rodas (ABS). Já as motos com 300 ou mais cilindradas serão obrigadas a utilizar o ABS. Essas regras valem para motocicletas destinadas ao mercado brasileiro, produzidas aqui ou importadas.
De acordo com o cronograma, a nova regra deve ser implantada a partir das seguintes datas: 1º de janeiro de 2016 em 10% da produção ou importação; 1º de janeiro de 2017 em 30%; 1º de janeiro de 2018 em 60% e, finalmente, em 1º de janeiro de 2019 em 100%.
“Isso ocorre num momento em que a indústria de motocicletas tem se mostrado cada vez mais empenhada em oferecer novos itens de segurança aos motociclistas. Com essa Resolução, o Brasil passa a ocupar posição de destaque na América Latina em relação à segurança em duas rodas”, declara José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.
A resolução na integra está disponível para consulta no site do Denatran, www.denatran.gov.br.


MOTOCICLETAS
BICICLETAS
Frota nacional: mais de 20 milhões
Frota nacional: mais de 70 milhões
Produção anual: cerca de 1,5 milhão
de unidades
Produção anual: acima de 4 milhões
de unidades
6º maior produtor mundial
3º maior produtor mundial