O novo AMG GT é um dos grandes destaques da Mercedes-Benz nessa edição do Salão do Automóvel de São Paulo e, com essa novidade, a marca Mercedes-AMG novamente entra em evidência com um modelo de grande relevância em seu portfólio de superesportivos

Texto e fotos: Mercedes-Benz

O GT é o segundo superesportivo inteiramente desenvolvido em casa pela Mercedes-AMG. Seu motor AMG 4,0 litros V8 biturbo com 510 cv, na versão GT S, inteiramente novo, reforça a performance característica da marca AMG. O novo GT combina comportamento dinâmico e desempenho de primeira classe nas pistas de corrida com uma suprema praticidade para o uso diário, além de um excelente nível de eficiência.


Números como a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e velocidade máxima de 310 km/h combinados à notável dinâmica de direção, sem dúvida alguma proporcionarão um desempenho extremamente veloz nas pistas.
Ao mesmo tempo, o veículo para dois ocupantes é confortável e confiável para o uso diário, graças à sua prática tampa traseira, fácil acesso ao porta-malas, alto nível de conforto em longos percursos e os abrangentes sistemas de assistência Mercedes-Benz Intelligent Drive.
"Apresentar o AMG GT para o público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo, um evento de enorme relevância para o segmento automotivo mundial, reforça nosso compromisso com o investimento em tecnologia e inovação”, afirma Dimitris Psillakis, diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. Com seu conteúdo tecnológico, o Mercedes-AMG GT oferece excelente dinâmica de condução, agilidade e esportividade. O modelo é fabricado segundo o princípio 'Handcrafted By Racers' (feito à mão por corredores), que resume perfeitamente a herança e espírito da marca.

O modelo


Mercedes-AMG GT S
Cilindrada
3.982 cm³
Potência
510 cv
a 6.250 rpm
(6.000-6.500 rpm*)
Torque máx.
650 Nm
a 1750-4750 rpm
(1.750-5.000 rpm*)
Peso em ordem de marcha (EC)
1.645 kg**
Relação potência/peso
3,22** kg/cv
Aceleração 0-100 km/h
3,8 s
Velocidade máxima
310 km/h***
* Com o pacote AMG DYNAMIC PLUS;** Em ordem de marcha (tanque 90% cheio, com motorista (68 kg) e bagagem (7 kg); ***Limitada eletronicamente.

A combinação da estrutura espacial em alumínio, motor V8 biturbo com lubrificação por cárter seco, transmissão de dupla embreagem com sete marchas junto ao eixo traseiro, diferencial blocante, suspensão esportiva double wishbone  em alumínio, braços duplos em V e o baixo peso resultam em uma excelente performance nas pistas. Com uma relação favorável entre potência e peso - 3,22 kg por cv - o Mercedes-AMG GT  junta-se aos melhores de seu segmento.

Design exterior: emoção superesportiva
O novo Mercedes-AMG GT é um superesportivo em sua forma mais pura, que incorpora a pureza sensual da esportividade e da emoção, modelo que se caracteriza pelas proporções definidas pela tração traseira. A localização do motor V8 biturbo na parte frontal e a configuração do eixo de transmissão assegura uma excelente distribuição de peso, de 47% na dianteira e 53% na traseira. O longo capô, com suas linhas acentuadas, a cabine deslocada bem para trás, as grandes rodas e a imponente traseira criam um visual único. A grande tampa traseira esconde um prático compartimento de bagagem.


Dinamismo muscular
Superfícies arqueadas dão ao novo Mercedes-AMG GT a aparência de uma escultura. Visto de lado, a linha do teto arqueada e as portas sem molduras capturam o olhar do observador. Um elemento muscular esculpido para fora da parede lateral cria uma sensação de leveza e dinamismo, mesmo com o veículo parado. As superfícies e as linhas dos painéis laterais fluem para a traseira, estreitando o perfil do modelo de forma dramática. O GT não tem acessórios aerodinâmicos visíveis que possam comprometer sua aparência.
A interação criativa entre os diversos elementos de design dá ao cupê uma dianteira requintada e autoconfiante: a grade do radiador tridimensional em diamante, uma ampla aleta que divide a grade frontal  e o logotipo AMG se destacam no centro da parte frontal do veículo. Faróis full LED de alta potência com "sobrancelhas" estilizadas como luzes de condução diurna, assim como três refletores separados, criam um 'olhar' característico para o GT.
Grandes entradas de ar laterais otimizam o fluxo de ar para os módulos de resfriamento. A asa em A com defletor dianteiro no terço inferior do envelope dianteiro, uma característica dos modelos AMG, faz o modelo parecer mais longo e mais largo.
Lanternas finas e longas, com novos sinais direcionais sequenciais, refletem a mais recente tecnologia. Dezoito LEDs individuais de cada lado indicam quando o motorista pretende fazer uma curva, acendendo sequencialmente de dentro para fora. As lanternas traseiras reforçam tanto o estilo esportivo da traseira como a atenção ao detalhe e sofisticação.


Interior: sensualidade, emoção e perfeição
O design interno também incorpora o máximo de emoção. Proporções esportivas e radicalmente baixas criam uma sensação única de espaço. Componentes claramente definidos e materiais autênticos reforçam o caráter dinâmico e geram um entusiasmo instantâneo. Ao abrir a porta, se descobre um empolgante jogo entre o profundo e inclinado painel e um console central arqueado - um design que evoca emoção e impressiona por sua perfeição.
O tema central de "design de aviação", marca registrada dos automóveis esportivos da Mercedes-Benz, foi reestilizado. A ênfase extrema na largura do painel, que cria uma impressão de uma poderosa asa, domina o cockpit do GT. Quatro aberturas de ventilação centrais e as aberturas individuais à esquerda e à direita nas extremidades do painel reforçam essa impressão e o GT se impõe como uma genuína máquina esportiva, integrando o motorista de forma envolvente ao habitáculo, graças à posição baixa do banco.
O minucioso detalhamento também se reflete nos controles da AMG DRIVE UNIT: eles são dispostos como oito cilindros em V, enfatizando a impressão de potência e alta tecnologia gerada pelo console central. O controle mais importante para os fãs de automóveis esportivos está localizado na AMG DRIVE UNIT, no lado esquerdo: a tecla de partida do motor, identificado por "Engine Start Stop", e iluminado em vermelho.

Novo motor AMG 4,0 litros V8 biturbo
O novo motor de alto desempenho entra em ação ao toque de uma tecla, que torna até mesmo o som da partida empolgante. O motor 4,0 litros V8 biturbo foi desenvolvido especialmente para o GT. O inovador motor de oito cilindros é o mais novo membro da família BlueDIRECT e proporciona uma empolgante potência, números de desempenho ao nível do automobilismo esportivo, construção leve e, ao mesmo tempo, alta eficiência e compatibilidade ambiental. Ele traz o característico som dos motores V8 da marca, juntamente com respostas imediatas e alto poder de impulsão.
O condutor irá realmente apreciar o motor AMG, que tem a designação interna M178, especialmente nos modos M (Manual) ou Race, graças à entrega linear de potência, que torna muito mais fácil levar o veículo ao seu limite. Como parte deste processo, a sofisticada unidade eletrônica de controle (ECU) analisa as condições instantâneas de direção e ajusta a resposta do acelerador de acordo com as forças laterais.
Com 3.982 cc de cilindrada, o V8 utiliza uma gama de tecnologias já presente no motor 2,0 litros do A 45 AMG, CLA 45 AMG e GLA 45 AMG - atualmente o motor produzido em série mais potente do mundo. Ambos os motores têm a mesma relação diâmetro x curso, que permite altas rotações. A injeção direta piezelétrica usada pela Mercedes-Benz é responsável pela formação da mistura ar-combustível. O altamente eficiente e econômico motor AMG 4,0 litros V8 biturbo atende aos padrões de emissão Euro 6, inclusive quanto ao nível de emissões particuladas que entrará em vigor só em 2016.


Tradição de excelência feita à mão: "um homem, um motor"
O motor 4,0 litros V8 biturbo é fabricado em Affalterbach segundo o princípio "um homem, um motor". Na oficina de motores da AMG, profissionais altamente qualificados montam os motores manualmente de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade. Cada motor traz uma placa da AMG com a assinatura do técnico que o montou. A filosofia "um homem, um motor" está ligada aos genes esportivos da Mercedes-AMG, cuja tecnologia inovadora provém diretamente de modelos de corrida - da Fórmula 1 ao DTM (campeonato alemão de turismo) e ao envolvimento em corridas com o SLS AMG GT3.

Transmissão de sete marchas com dupla embreagem e eixo de transmissão
No que diz respeito à transmissão de força do novo GT, os engenheiros da Mercedes-AMG decidiram por uma combinação de motor dianteiro entre-eixos e uma transmissão de sete marchas com dupla embreagem posicionada junto ao eixo traseiro, configuração já consagrada no SLS AMG. A eficiência, velocidade e precisão das trocas de marchas da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT 7 foram desenvolvidas ainda mais para aplicação no novo superesportivo. Graças à maior amplitude de relações das marchas, a margem de torque do motor V8 turbo pode ser usada de forma otimizada.
Todo o design do sistema de propulsão é ideal para um automóvel esportivo sem concessões. Ao mesmo tempo, todos os requisitos para a praticidade no dia a dia, nível de ruído, conforto de rodagem e consumo de combustível foram atendidos.
O motorista pode ajustar individualmente o GT conforme preferir com a ajuda do sistema AMG DYNAMIC SELECT. Vários modos são disponíveis: "C" (Eficiência Controlada), "S" (Sport), "S+" (Sport Plus) e - inteiramente novo - "I" (Individual). O programa manual "RACE", reservado exclusivamente para o GT S, ajusta de forma ideal a estratégia de trocas da transmissão de dupla embreagem às necessidades do uso na pista de corridas. Pressionando a tecla "M", o motorista pode ativar o modo manual da transmissão a partir de qualquer modo de direção selecionado.

Suspensão por braços duplos originada dos modelos de corrida
Dinamismo de condução e conforto em percursos longos, performance na pista e praticidade no dia a dia: o novo Mercedes-AMG GT atende a todos os requisitos. Um grande nível de atenção foi dedicado à integração perfeita entre os sistemas mecânicos e eletrônicos durante o projeto, desenvolvimento e testes. Seja a suspensão, o sistema eletrônico de controle de estabilidade (ESP) de três estágios, o diferencial blocante, direção, aerodinâmica, pneus ou freios - a precisão de engenharia e a integração harmônica de cada uma das especialidades permitiram chegar aos resultados desejados e à fantástica experiência proporcionada por este superesportivo, caracterizada pela suprema precisão e claras respostas.
O AMG GT oferece as condições mais perfeitas: utiliza o DNA tecnológico do Mercedes-Benz SLS AMG, um dos automóveis mais bem sucedidos dos últimos anos. Graças à ótima distribuição de peso – 47% à frente e 53% na traseira -, ao baixo centro de gravidade e ao layout da suspensão, o motorista usufrui de respostas precisas da direção, formidável agilidade, baixa inércia nas mudanças de direção e uma fantástica tração. A suspensão com braços duplos (Double-wishbone) é usada tanto na frente como atrás - tecnologia adotada diretamente do automobilismo esportivo.
Braços em V, juntas de direção e cubos de rodas nos eixos dianteiro e traseiro são feitos inteiramente de alumínio forjado para reduzir as massas não suspensas. O conceito de suspensão por braços duplos em V posiciona a roda com precisão e o mínimo de movimentos elásticos.

Estrutura em alumínio com combinação inteligente de materiais
A Mercedes-AMG optou por uma combinação inteligente de materiais na carroceria do GT. O chassi, incluindo o habitáculo e a carroceria, é feito de liga leve, a tampa do porta-malas é de aço e a plataforma dianteira, de magnésio. Este elemento extremamente leve na frente reduz a inércia à frente do eixo dianteiro, melhorando assim a agilidade do veículo. Mais de 90% da estrutura espacial com peso otimizado consiste de componentes de alumínio.
A carroceria pesa 231kg, um número marcante para o segmento dos veículos esportivos. Durante o projeto e desenvolvimento da estrutura da carroceria, três objetivos foram fundamentais: ótima resistência, baixo centro de gravidade e baixo peso. A alta resistência torcional e a flexão do projeto permite que forças lineares e transversais extremas provindas do trem de força e suspensão sejam absorvidas e transferidas. Desta forma, a flexibilidade indesejada é reduzida com o veículo respondendo rígida e diretamente. O resultado é que o motorista desfruta de um automóvel com máximo dinamismo e que responde com precisão excelente. A estrutura espacial em alumínio também proporciona a base para uma excepcional segurança passiva.

Aerodinâmica projetada para alto equilíbrio e resfriamento eficiente
Proporções do veículo, distribuição de peso e configuração de tração, estabilidade dinâmica, arrasto, refrigeração e ruído do vento: a aerodinâmica do GT atende a requisitos muito complexos. O veículo de alta performance foi desenvolvido aerodinamicamente com um claro objetivo: altas forças devem ser transferidas para a pista sem limitar a dinâmica de condução e o desempenho.  Graças à configuração aerodinâmica, situações críticas podem ser evitadas, tais como em uma súbita manobra de evasão em alta velocidade.
O design do envelope dianteiro com asa em A e defletor dianteiro não apenas reduz o levantamento devido à velocidade a um nível desejável, mas também ajuda a conduzir o ar diretamente para os módulos de arrefecimento e para fora deles. O fluxo do ar de resfriamento dos dutos dirigidos aos freios, desenhados de forma aerodinâmica, também contribui substancialmente com o desempenho nas frenagens.


Segurança ativa e passiva no mais alto nível
A marca da estrela se caracteriza pela segurança ativa e passiva no mais alto padrão. O Mercedes-AMG GT adota numerosos sistemas de assistência já conhecidos do novo Classe S. O equipamento de série inclui o ADAPTIVE BRAKE (freios adaptativos), ATTENTION ASSIST (alerta de atenção) e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Os sistemas de segurança de série incluem também, além dos cintos de segurança de três pontos com tensores e limitadores de força, airbags frontais, airbags laterais para tórax e pélvis, airbags de janela e de joelhos para o motorista e passageiro da frente.