Além do novo visual, o modelo está ainda mais confortável, moderno e versátil

Texto e fotos: Honda

Desde 2003, quando foi lançado, o Fit é um dos modelos de maior sucesso da Honda no Brasil. Neste ano, alcançou a marca histórica de 500 mil unidades produzidas em Sumaré (SP). Na linha 2015, o monovolume apresenta uma evolução em seus principais atributos, como espaço interno aprimorado, versatilidade dos bancos traseiros, economia no consumo de combustível e design totalmente renovado e arrojado com uma inspiração mais esportiva.
Em sua terceira geração, o Fit está completamente redesenhado, com qualidades que agradam o público mais exigente. Entre os destaques estão a combinação de estilo e desempenho, aliados a uma tecnologia de ponta que reforça o conceito “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina” – valorização da ergonomia para os ocupantes e otimização do espaço para componentes mecânicos.
O modelo é comercializado em quatro versões, todas com motor 1.5 i-VTEC FlexOne. As duas de entrada (DX e LX) contam com transmissão manual de cinco velocidades ou CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável), enquanto as top de linha (EX e EXL) são equipadas exclusivamente com o câmbio CVT.


Design sofisticado e moderno
O Fit 2015 inaugurou a nova identidade visual da Honda, com o conceito “Solid Wing Face” bem evidenciado na parte frontal dos veículos, especialmente no conjunto óptico e grade dianteira. O design do novo modelo se tornou ainda mais sofisticado, moderno e dinâmico.
Nas laterais, a carroceria tem linha de “cintura alta” e um vinco levemente angulado para baixo, da porta dianteira até o início das lanternas traseiras, diferencial que trouxe mais elegância ao Fit. Os retrovisores exibem um design exclusivo e estão equipados com repetidores de luzes de direção (EXL).
As lanternas traseiras também possuem novo desenho, assim como o para-choque, que recebeu defletores de ar, e o aerofólio com break light. O visual esportivo se completa com a adoção de novas rodas de liga leve aro 15” (LX) e 16” (EX e EXL).
A parte frontal do veículo ficou mais agressiva, transmitindo a sensação de mais robustez e segurança, enquanto a parte traseira reformulada reforça a esportividade do novo Honda Fit.


Conforto e versatilidade
Para ser o número 1 em aproveitamento de espaço da categoria, o Fit 2015 teve a área de cabine ampliada em relação à segunda geração. A largura foi mantida (1.695 mm), mas a sensação de espaço no interior ficou evidente com o aumento da distância entre-eixos em 30 mm, passando a 2.530 mm. A nova geração também apresenta uma evolução no comprimento, passando de 3.900 mm para 3.997 mm.
A posição central do tanque de combustível foi mantida. Com capacidade para 45,7 litros, o reservatório recebeu melhorias, como o reposicionamento das estruturas de assoalho, aperfeiçoando a segurança do tanque. Como resultado, foi possível um aproveitamento de espaço interno ainda maior, acomodando os passageiros com muito conforto e mantendo a ampla área para bagagem.
O novo Fit oferece excelente ergonomia, tanto para o motorista como para os passageiros. Os bancos foram projetados para garantir conforto e sofisticação. Compostos de uretano de baixa repulsão, mais densos e macios, dão uma sensação de aconchego e firmeza. Os encostos dos bancos dianteiros podem ser ajustados de forma rápida por meio de uma alavanca, quando é necessário incliná-los, ficando sempre em posição confortável. Para o revestimento dos assentos foram adotados padrões em tecido (DX, LX e EX) e couro (EXL), que conferem sofisticação e bom gosto.
Com a redução do comprimento do braço de suspensão traseiro, a distância entre os passageiros aumentou 80 mm em relação à geração anterior, assim como o espaço traseiro para as pernas dos ocupantes, que agora é 122 mm maior. Além disso, o perfil reduzido do tanque de combustível permite uma distância de regulagem de assento 10 mm superior.
No Fit 2015, os assentos ultraversáteis que faziam parte do sistema ULT (Utility Long Tall) ganham uma nova forma de configuração, além das três já existentes na geração anterior. O modelo passa a contar com o sistema ULTRa-Seat, nas versões LX, EX e EXL, com o novo modo Refresh, onde o encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade de acondicionamento do veículo.
O interior do monovolume possui, ainda, espaços versáteis de armazenamento, com porta-luvas, porta-copos, porta-objetos, porta-revistas e porta-bebidas. O porta-objetos localizado ao lado esquerdo do motorista traz uma maior conveniência ao contar com um flip retrátil, que comporta tanto um celular de forma ajustada até um copo grande.
Entre os itens de conveniência e conforto, o Fit 2015 traz ar-condicionado, vidros verdes com filtro UV, travas e espelhos elétricos (LX, EX, EXL).


Painel de instrumentos
O painel de instrumentos também foi redesenhado e apresenta uma interface avançada, possibilitando uma clara leitura de todas as informações que o motorista necessita, sem que ele precise desviar sua atenção da direção.
Na versão EXL, um design diferenciado com predominância da cor azul o torna ainda mais sofisticado e com um toque futurista. O conjunto é composto por tacômetro, indicador da posição da manopla (CVT), velocímetro, relógio, hodômetros total e parcial, indicador de consumo médio e instantâneo (em km/l), medidor de combustível e indicador ecológico. Nas demais versões, a iluminação azul é substituída pela cor âmbar.


Sistema de áudio
Para as versões EX e EXL, o sistema de áudio 2DIN, é composto por rádio AM/FM com um visor LCD de 5” e Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), leitores de arquivos no formato MP3/WMA, entradas auxiliares P2 (tipo fone de ouvido) e porta USB. O sistema HFT (Hands-Free Telephone), posicionado junto ao volante, possibilita o atendimento de uma ligação por meio da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz.
A versão LX dispõe de rádio AM/FM 2DIN com Bluetooth e entrada USB, enquanto a DX disponibiliza todo o cabeamento para a instalação de sonorização.


Direção mais leve e menor ruído interno
O novo Honda Fit é equipado com o EPS (Electric Power Steering), um sistema de direção eletricamente assistida, que torna a sua condução mais leve em manobras em baixas velocidades e mais firme em altas. O esforço ao esterçar é reduzido por meio do auxílio de um pequeno motor elétrico comandado por um módulo eletrônico, que atua sobre o pinhão na caixa de direção. As versões DX e LX oferecem o ajuste de altura da coluna da direção e as versões EX e EXL também possuem regulagem de profundidade.
Nesta geração, o sistema de suspensão foi redimensionado para ocupar um espaço menor e oferecer maior eficiência. O novo conjunto diminui a variação de cambagem ao longo do curso dos amortecedores, o que dá mais estabilidade, principalmente em relação à aceleração lateral durante as curvas.
A suspensão dianteira rígida conta com um “rebound stopper”, enquanto a suspensão traseira apresenta uma redução na sensibilidade da carroceria. Além disso, as portas são duplamente seladas, ajudando a reduzir consideravelmente o nível de ruído na cabine. Foram aplicados também novos amortecedores traseiros, com o objetivo de aumentar ainda mais o conforto para os ocupantes do veículo.

Motor e transmissão
Sob o capô do monovolume há mais novidades. Toda a linha conta agora com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, equipado com o controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Criada pela Honda, a tecnologia varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece excelente desempenho economizando combustível.
O motor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm quando o combustível escolhido for o etanol. Para ser ainda mais eficiente, houve aumento da taxa de compressão, o comando de válvulas foi redesenhado, com atrito e peso reduzidos, aumentando o torque em baixas rotações e proporcionando uma melhor dirigibilidade, aceleração e redução de consumo de combustível. A melhora de eficiência é perceptível quando analisado o consumo de combustível (Conpet) em relação à geração anterior: 17% menor nas versões CVT e 8% nas equipadas com transmissão manual.
Outro grande destaque é a adoção da avançada tecnologia que dispensa o subtanque de partida a frio, o sistema FlexOne, que entra em ação depois do acionamento do controle que destrava as portas. Para isso, um conjunto de injetores com aquecedores integrados age diretamente no combustível quando há uma alta concentração de etanol, levando-o à temperatura ideal para deixar a mistura ar/combustível pronta para o uso imediato do motor. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente.
A transmissão CVT está disponível no modelo, agora na nova geração Earth Dreams. A principal novidade é que o sistema apresenta conversor de torque e uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. Com isso, a força do motor principalmente em subidas mais íngremes é ampliada e a concepção moderna de aceleração gradual e contínua torna a direção mais suave e ágil.
As versões com CVT também evoluíram em relação à redução de peso (16% comparado ao sistema anterior) e à economia de combustível (elasticidade de rotação 12% maior).

Tecnologia e segurança
O compromisso da marca com a segurança também está evidente no novo conjunto de freios, a disco na dianteira e tambor na traseira, dotados de ABS, que evita o travamento das rodas para uma frenagem mais segura e eficaz. O modelo também conta com airbags frontais em todas as versões, airbags laterais para motorista e passageiro da frente (EXL), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH.
O Honda Fit 2015 traz recursos antifurto, sistema de abertura e fechamento das portas com alarme (LX, EX e EXL) e imobilizador na chave (em formato canivete nas versões EX e EXL), além de trava de segurança nas portas traseiras. A linha possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores:
  • Azul Netuno Metálico (novo)
  • Cinza Barium Metálico (novo)
  • Cinza Iridium Metálico
  • Vermelho Rally Sólido
  • Preto Cristal Perolizado
  • Prata Global Metálico
  • Branco Taffeta Sólido

Preços públicos sugeridos:

  • EXL CVT R$ 65.900
  • EX CVT R$ 62.900
  • LX CVT R$ 58.800
  • LX MT R$ 54.200
  • DX CVT R$ 54.500
  • DX MT R$ 49.900