- Novidade estreia na AmĂ©rica Latina no SalĂ£o do AutomĂ³vel de SĂ£o Paulo;
- Sistema “Pro Active” (ProteĂ§Ă£o proativa dos passageiros) e freios com sistema “Multicollision Brake” sĂ£o itens de sĂ©rie;
- UtilitĂ¡rio conta com novo estilo na parte dianteira e na traseira;
- Interior passa a contar com novas cores de couros, detalhes, botões de controle, alĂ©m de exclusiva iluminaĂ§Ă£o branca no interio;
- Modelo R-Line oferece aparĂªncia ainda mais exclusiva;
Texto e fotos: Volkswagen
A Volkswagen farĂ¡ a apresentaĂ§Ă£o na AmĂ©rica Latina da versĂ£o ainda mais avançada do Touareg, no SalĂ£o do AutomĂ³vel de SĂ£o Paulo, que ocorre entre 30 de outubro e 9 de novembro. O Novo Touareg que serĂ¡ exposto serĂ¡ da versĂ£o V8 R-Line e poderĂ¡ ser reconhecido pelo novo design da frente e da traseira, alĂ©m de novas cores e rodas.
Em termos de tecnologia hĂ¡ agora freios com sistema “Multicollision Brake” (que ajuda a evitar choques secundĂ¡rios em caso de acidente), sistema “Pro Active” (proteĂ§Ă£o proativa dos passageiros) e farĂ³is bixenĂ´nio. Aperfeiçoamentos na aerodinĂ¢mica e a introduĂ§Ă£o dos novos pneus com menor resistĂªncia Ă rolagem contribuem para aumentar a economia de combustĂvel.
PerfeiĂ§Ă£o tĂ©cnica. O sistema de suspensĂ£o de sĂ©rie com molas de aço foi aperfeiçoado; com isso, hĂ¡ respostas mais rĂ¡pidas da direĂ§Ă£o e ganho em conforto. JĂ¡ a suspensĂ£o a ar, equipamento de sĂ©rie versĂ£o V8 R-Line, permite, por exemplo, aumentar a distĂ¢ncia do veĂculo em relaĂ§Ă£o ao solo em atĂ© 300 mm em percursos fora da estrada. Em velocidades altas, a carroceria Ă© rebaixada automaticamente pela suspensĂ£o pneumĂ¡tica. O controle automĂ¡tico de velocidade e de distĂ¢ncia (ACC) com “Front Assist” e “City Emergency Braking” (frenagem de emergĂªncia na cidade), agora com funĂ§Ă£o stop-and-go, foi aperfeiçoado.
Itens externos e internos
Dianteira. O design dianteiro do Touareg Ă© completamente novo. Destaque para os farĂ³is, agora maiores. Os farĂ³is trapezoidais criam uma linha que passa pela grade redesenhada do radiador no centro do veĂculo.
Contrastando com o modelo anterior, a grade Ă© cortada por quatro frisos cromados transversais, em vez de duas. As duas barbatanas inferiores se estendem visualmente atĂ© os farĂ³is. Em conjunto, a grade do radiador e os farĂ³is formam uma larga e proeminente faixa. O novo para-choque, estilizado para gerar um efeito mais horizontal, cria uma linha paralela logo abaixo.
O novo design deu ao Touareg uma aparĂªncia ainda mais larga e imponente. Integrada a essa imagem, a Ă¡rea inferior do para-choque tem um visual inteiramente novo. Como no Scirocco R, a entrada de ar inferior forma agora um “A” estilizado, em lugar de um “V”, que vai atĂ© as entradas de ar laterais Ă esquerda e Ă direita. Isso dĂ¡ ao novo Touareg uma atitude mais marcante na estrada.
Traseira. Visto de trĂ¡s, o design mais preciso do Touareg se caracteriza por seu novo para-choque, que, de forma similar Ă dianteira reforça a noĂ§Ă£o de largura do SUV.
Os designers reposicionaram as lanternas de neblina em LEDs no para-choque, que, como no modelo anterior, tambĂ©m abriga os refletores traseiros. Entre os destaques da Ă¡rea da tampa do porta-malas, vista de baixo para cima, estĂ£o o novo logotipo VW e uma nĂtida linha de carĂ¡ter entre as lanternas traseiras de LEDs.
Perfil lateral. Lateralmente, o Touareg se destaca pelos novos desenhos das rodas. As rodas de liga leve com estilo “Talladega” de 20 polegadas (com pneus 275/45) tĂªm cinco raios duplos e sĂ£o de sĂ©rie na versĂ£o V8 R-Line. Complementam a lista de equipamentos de sĂ©ries o tratamento especial das janelas, que absorvem 65% da incidĂªncia de luz
Design e detalhes internos
Controles. O interior do Touareg mostra uma extraordinĂ¡ria combinaĂ§Ă£o entre rĂºsticos elementos off road com detalhes sofisticados. Os elementos SUV do Touareg incluem os botões giratĂ³rios do sistema Climatronic, a regulagem da suspensĂ£o, sistema de infotainment, regulagem dos espelhos e comandos da ventilaĂ§Ă£o. Todos eles foram substituĂdos por um novo estilo de comando rotativo, aperfeiçoado. TambĂ©m evidente Ă© a iluminaĂ§Ă£o branca - no lugar da vermelha - de todos os controles.
Outra novidade: frisos cromados ao redor dos mĂ³dulos do painel de controle e regulagem da suspensĂ£o.
Ampla gama de itens de sĂ©rie. O Novo Touareg V8 R-Line traz uma extensa lista de equipamentos de sĂ©rie, contando com itens como farĂ³is bixenĂ´nio, sistema de traĂ§Ă£o integral 4MOTION, volante multifuncional, sistema de infotainment RCD 850 com tela sensĂvel ao toque, sistema de controle de climatizaĂ§Ă£o (Climatronic) com quatro zonas de resfriamento, direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica e controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC) com funĂ§Ă£o de estabilizaĂ§Ă£o de reboque.
Linha esportiva R-Line. O pacote R-Line incrementa a aparĂªncia externa do SUV e inclui itens como rodas de liga leve de 20 polegadas, para-choque com design R-Line, entradas de ar em preto brilhante com frisos cromados adicionais, difusor traseiro preto brilhante (tambĂ©m com friso cromado), ponteiras cromadas e defletor traseiro imponente e esportivo. AlĂ©m disso, um logotipo R-Line na grade do radiador ressalta a esportividade do veĂculo.
Complementam o pacote volante esportivo com o logotipo R-Line, insertos especiais “Silver Lane” no painel de instrumentos, soleiras das portas com logotipo R-Line, pedaleiras de aço inoxidĂ¡vel e janelas traseiras escurecidas. HĂ¡, ainda, insertos em preto piano no painel, bancos dianteiros esportivos revestidos de couro Nappa (dois tons) com o logotipo “R” nos apoios de cabeça. O console central tem acabamento de alumĂnio e o teto conta com revestimento em preto titĂ¢nio.
Alta tecnologia
O Touareg Ă© um dos veĂculos mais avançados do mundo em seu segmento. A segunda geraĂ§Ă£o, que estreou no Brasil em junho do ano passado, reinterpretou o conceito de utilitĂ¡rio esportivo de alto padrĂ£o, ao trazer novas linhas, mais dinĂ¢micas e elegantes, nova estrutura, mais robusta e simultaneamente mais leve, e um impressionante conjunto de sistemas de segurança de Ăºltima geraĂ§Ă£o.
O Touareg R-Line Ă© oferecido exclusivamente com o motor V8 FSI 4,2 litros, com 360 cv, e transmissĂ£o automĂ¡tica de oito marchas Tiptronic. Uma das mais avançadas disponĂveis no mundo, a transmissĂ£o automĂ¡tica do Touareg Ă© compacta, leve e executa trocas de marchas com muita rapidez, permitindo tambĂ©m trocas manuais.
A amplitude oferecida pelas oito marchas possibilita que a oitava marcha seja usada como “overdrive”, permitindo que o carro trafegue em alta velocidade com o motor em baixa rotaĂ§Ă£o, para maior economia de combustĂvel.
O resultado Ă© que a velocidade mĂ¡xima de 245 km/h do Toaureg R-Line Ă© atingida em sexta marcha, com a sĂ©tima e oitava auxiliando na economia de combustĂvel e reduĂ§Ă£o de emissões em velocidade de cruzeiro. A menor rotaĂ§Ă£o do motor, nessa situaĂ§Ă£o, contribui tambĂ©m para reduzir o ruĂdo e elevar o conforto na cabine. A aceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h Ă© feita em 6,5 segundos – marca impressionante para um veĂculo de 2.075 kg.
Outro destaque Ă© o sistema 4MOTION de traĂ§Ă£o permanente nas quatro rodas, com a força do motor distribuĂda por meio de um diferencial Torsen e bloqueio eletrĂ´nico do diferencial nos dois eixos. O conjunto mecĂ¢nico permite que o Touareg R-Line enfrente aclives de atĂ© 31 graus.
O Touareg R-Line tem suspensĂ£o pneumĂ¡tica com controle eletrĂ´nico, com sistema de nivelamento automĂ¡tico, ajuste de altura em relaĂ§Ă£o ao solo e da rigidez dos amortecedores. A suspensĂ£o a ar garante conforto excepcional em estradas pavimentadas e, por permitir a reduĂ§Ă£o da altura do veĂculo, um comportamento dinĂ¢mico bastante esportivo. Em percursos acidentados, a suspensĂ£o pneumĂ¡tica melhora as propriedades off-road do Touareg, mantendo o alto nĂvel de conforto.
4MOTION. O Touareg Ă© equipado de sĂ©rie com o sistema de traĂ§Ă£o integral 4MOTION com diferencial autobloqueante Torsen (Ă¢ngulo mĂ¡ximo de subida: 31 graus). AlĂ©m disso, todas as versões do Touareg contam com um programa de direĂ§Ă£o offroad operado por um botĂ£o rotativo de dois estĂ¡gios. Ele configura os sistemas ABS, EDS e ASR para uso fora de estrada e ativa o assistente de partida em subida e os pontos de trocas de marchas do cĂ¢mbio automĂ¡tico.
Segurança por todos os lados
No Touareg R-Line, o “Area View” tambĂ©m Ă© equipamento de sĂ©rie. Essa tecnologia permite uma visĂ£o abrangente de 360 graus em torno do carro, como se o observador estivesse posicionado no topo do veĂculo – recurso muito Ăºtil para manobras. A “grife” R-Line tambĂ©m contempla o sistema de som premium “Dynaudio Confidence” de alta qualidade, com amplificador digital de 12 canais e potĂªncia total de 620 W.
O sistema de som e navegaĂ§Ă£o “RNS 850” dispõe de DVD player, comando de voz e uma tela sensĂvel ao toque de oito polegadas. Ele pode mostrar mapas em 3D. As informações podem ser armazenadas no disco rĂgido de 60 gigabytes. O processador Ă© de alta performance (SH4) e trabalha juntamente com a memĂ³ria RAM de 256 MB e memĂ³ria flash com a mesma capacidade.
Dezoito gigabytes do disco rĂgido sĂ£o reservados para armazenar mĂºsica ou vĂdeos, que podem ser carregados de CDs, DVDs ou cartões SD. HĂ¡ um cabo para conexĂ£o de iPod.
Outra tecnologia de sĂ©rie do Touareg R-Line Ă© o detector de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentraĂ§Ă£o do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duraĂ§Ă£o. Uma mensagem visual tambĂ©m aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista nĂ£o pare dentro dos prĂ³ximos 15 minutos, o aviso Ă© repetido.
O Novo Touareg R-Line exposto no SalĂ£o do AutomĂ³vel de SĂ£o Paulo Ă© equipado com o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automĂ¡tico de velocidade e distĂ¢ncia), que oferece um importante auxĂlio ao motorista, acelerando e desacelerando o automĂ³vel dependendo do fluxo de trĂ¡fego detectado pelo radar frontal. Caso o veĂculo Ă frente pare, o ACC freia o Novo Touareg R-Line atĂ© a imobilidade. Caso nĂ£o haja trĂ¡fego, o ACC mantĂ©m a velocidade e a distĂ¢ncia em relaĂ§Ă£o ao veĂculo Ă frente selecionadas pelo motorista.
JĂ¡ o sistema Front Assist, integrado ao ACC, ajuda a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, monitorando o trĂ¡fego de forma contĂnua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h. Ao detectar a necessidade de frenagem de emergĂªncia, o sistema emite um alerta sonoro e visual, alĂ©m de preparar os freios para a situaĂ§Ă£o, aproximando as pinças dos discos de freio.
AlĂ©m dos sistemas de auxĂlio frontal, o Novo Touareg R-Line pode ser equipado com o Side Assist, no qual dois sensores por radar posicionados na traseira do Touareg monitoram a aproximaĂ§Ă£o de outros veĂculos em Ă¢ngulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista Ă© alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos.
Para auxiliar no estacionamento, o Touareg R-Line conta com o Rear Assist, dotado de sensores e de uma cĂ¢mera posicionada na traseira. As imagens captadas sĂ£o exibidas na tela de LCD do rĂ¡dio, juntamente com linhas guias mostrando a vaga disponĂvel e a direĂ§Ă£o que o carro irĂ¡ tomar, de acordo com o posicionamento do volante. Um dos modelos mais avançados no mundo em sua categoria, o Touareg R-Line conta com 3 anos de garantia total de fĂ¡brica.
Freios com sistema “Multicollision Brake”– O Novo Touareg passarĂ¡ a contar de sĂ©rie com o sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake”, premiado como a mais importante inovaĂ§Ă£o de segurança do maior automĂ³vel clube da Alemanha (ADAC). CenĂ¡rio: estudos com pesquisas sobre acidentes descobriram que aproximadamente 25% dos acidentes de trĂ¢nsito envolvendo danos pessoais sĂ£o colisões mĂºltiplas – situaĂ§Ă£o em que ocorre um segundo impacto apĂ³s a colisĂ£o inicial.
Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veĂculo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinĂ©tica residual. O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecĂ§Ă£o da colisĂ£o inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veĂculo por meio do sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake” Ă© limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrĂ´nico de estabilidade) a uma desaceleraĂ§Ă£o acentuada. Esse valor Ă© o mesmo do nĂvel de desaceleraĂ§Ă£o gerado pelo City Emergency Brake. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro Ă© mantida, mesmo quando a frenagem automĂ¡tica acontece.
O motorista pode se ‘sobrepor’ ao sistema de frenagem com sistema “Multicollision Brake” a qualquer momento. Se o sistema reconhecer que o motorista estĂ¡ acelerando, por exemplo, ele Ă© desligado. Em suma, esse novo sistema de frenagem aplica os freios atĂ© que o veĂculo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do veĂculo pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro apĂ³s o processo de frenagem.
Sistema “Pro Active” (ProteĂ§Ă£o proativa dos passageiros). Caso o sistema proativo de proteĂ§Ă£o aos ocupantes detecte uma situaĂ§Ă£o de potencial acidente – como pelo inĂcio de uma forte frenagem por meio da ativaĂ§Ă£o de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente sĂ£o automaticamente prĂ©-tensionados para assegurar a melhor proteĂ§Ă£o possĂvel pelos airbags e sistema de cintos de segurança. Quando uma situaĂ§Ă£o de conduĂ§Ă£o altamente crĂtica e instĂ¡vel Ă© detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar sĂ£o fechados. Resultado: mais segurança.
0 ComentĂ¡rios