Com uma proposta ousada para surpreender a concorrência dos compatriotas, a montadora apresenta o
Lifan 530
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Lifan Motors
Como diriam os locutores
esportivos, “não existem mais bobos no
futebol”, nem mesmo na indústria automobilística. O preconceito com carros
vindos da Ásia praticamente não existe mais e eles se transformam em uma opção
para quem procura um produto confiável, econômico e principalmente com preço
que cabe no bolso.
Foi com essa mentalidade e
oferecendo carros completos em acessórios, itens de segurança e conforto que as
montadoras chinesas começaram a incomodar as concorrentes instaladas aqui. Quem
não tinha intenção de ter uma fábrica em terras brasileiras pensou duas vezes
e, aproveitando o mercado aquecido, muitas marcas resolveram assumir a operação
que antes era feita por importadores.
Com a Lifan Motors não foi
diferente e a matriz resolveu assumir a operação no Brasil. Exatamente dois
anos depois, ela apresenta ao mercado brasileiro seu terceiro veículo, o sedan
Lifan 530 (a marca já tinha o SUV X60 e a pick-up FOISON), um sedan compacto
que vem para brigar em um segmento muito disputado por importadoras e
montadoras nacionais, por ser um modelo apreciado pelo consumidor brasileiro.
Eu fui convidado para conhecer e
testar essa novidade que é fabricada na China e o CKD montado no Uruguai. A
Lifan Motors tem planos de ter uma fábrica no Brasil, não será agora, esse objetivo vai ser colocado em prática quando atingirem em vendas algo próximo de
30.000 unidades/ano.
Falando do carro, o Lifan 530 tem
o perfil típico dos carros de três volumes compactos, suas linhas são
elegantes, valorizadas pelas curvas suaves, formam um conjunto harmonioso e
agradável. A traseira alta se destaca e na dianteira a grade segue o desenho do
SUV X60, mostrando o DNA da marca. É um carro que chama a atenção, tem um
formato arredondado que demonstra a evolução em termos de design que os
chineses começam a adotar baseado em veículos europeus.
Fiz um test drive de cerca de 40 km em rodovias e trechos
urbanos nas proximidades da cidade Campinas no Interior de São Paulo. Ele é um
carro para o dia-a-dia na cidade e para viagens com a família, tem com motor 1.5 litro VVT de 4
cilindros em linha transversal, com 4 válvulas por cilindro e 1498 cc de
capacidade cúbica. O propulsor desenvolve 103 cv de potência máxima a 6.000 rpm
e 13,6 kgfm de torque a 3.500 rpm.
O câmbio é manual de 5 marchas,
sendo que existem planos de se comercializar uma versão automática, dependendo da
demanda do mercado. Ele tem engates precisos e suaves, dando uma sensação muito boa
a quem dirige. O porta-malas é muito generoso, 475 litros , e pode ser aberto pelo controle remoto na chave.
No trecho urbano, o carro tem
reações rápidas quando existe a necessidade de trocar de faixa em meio ao
transito e congestionamento. A economia de combustível é clara, pois o modelo
trabalha em marchas mais altas devido à potência que esta disponível, não sendo
necessárias muitas reduções, exceto nas situações de anda-pára-anda.
Já na estrada, o modelo se
comporta muito bem, atinge rapidamente a velocidade limite da rodovia e não
exige, salvo alguma ultrapassagem mais demorada, uma redução nas marchas. O carro
é seguro, firme e responde bem ao aumento de rotação e retomada de velocidade,
mesmo com três pessoas a bordo, o Lifan 530 não demonstra diferença nenhuma no
desempenho.
O interior é bem interessante, a
programação visual contempla vários equipamentos, todos próximos das mãos e
dentro do campo de visão do motorista. Não é necessário fazer movimentos de
cabeça para se ler o GPS ou mesmo saber a temperatura externa. Ele tem itens de
segurança como airbag duplo, freios com ABS e EBD, Isofix, sistema de partida
“safe on”, que só permite a partida no motor com a embreagem acionada, entre
outros.
Os itens de conforto trazem a
direção eletro-assistida, sistema multimídia NavTech (versão Talent) que inclui
DVD/CD/Rádio AM-FM, tela touchscreen 7” ,
GPS, MP3, Bluetooth com conexão de chamada de telefone celular e entrada para
cartão micro SD, entrada auxiliar e USB, computador de bordo, banco do
motorista com regulagem de altura, sensor de estacionamento, câmera de ré
(apenas na versão “Talent”), display com relógio, marcador de temperatura e
alerta de cinto de segurança.
A vedação sonora é boa, não
transmite para o interior do carro os ruídos externos, deixando os passageiros
sempre confortáveis com relação aos barulhos das cidades. Um senão é o fato do
carro só poder ser abastecido com gasolina, mas, segundo a montadora, já está
em desenvolvimento uma versão FLEX do motor, será um ganho de mercado, pois em
algumas cidades do Brasil ainda é vantajoso rodar com etanol.
A meta da Lifan Motors é
praticamente dobrar suas vendas no Brasil. Este ano o objetivo é comercializar
mil unidades do novo Lifan 530 até dezembro, em 2015 pretendem alcançar as 4
mil unidades, e eles não perderam tempo, os carros já estão nas concessionárias
da marca e quem quiser pode escolher entre as cinco cores: preto, prata, vermelho,
branco e azul.
São apresentados também em duas
versões: a de entrada por R$38.990,00 e a Talent por R$40.990,00, cuja
diferença entre elas é o sistema multimídia com GPS e câmera de ré. Como
opcionais, a Lifan Motors oferece bancos em couro e DRL (Daytime Running Light)
e acrescenta R$1.500,00 ao preço final.
O Lifan 530 chega em um momento de
afirmação da marca com o consumidor brasileiro e para isso, como todo bom
chinês, vai usar sua milenar sabedoria para conquistar o gosto nacional,
oferecendo além do carro completo, 5 anos de garantia, assistência 24 horas e revisões
a preço fixo. O caminho já está aberto, é só seguir!
FICHA TÉCNICA
Carroceria / motorização: Sedan, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
MOTOR
Modelo: LF7153
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1498 cc
Diâmetro e Curso (mm): 78,7mm x 77mm
Válvulas: VVT, 16v quatro válvulas por cilindro
Taxa de compressão: 10,0 : 1
Potência máxima: 103 cv a 6.000 rpm
Torque máximo: 13,6 kgfm a 3500 - 4.500 rpm
TRANSMISSÃO
Modelo: Manual de 5 velocidades
SUSPENSÃO
Dianteira: McPherson, suspensão independente
Traseira: Eixo rígido barra de torção
FREIOS
TIPO: Discos dianteiros e traseiros
RODAS/PNEUS
Roda: Alumínio
Pneus: 185/60 R15
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm): 2550
Comprimento total (mm): 4300
Largura carroceria (mm): 1690
Altura (mm): 1490
Bitola (mm): Dianteira: 1465; Traseira: 1460
Altura mínima do solo (mm): 172
Peso em ordem de marcha (kg): 1140
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 475
Tanque de combustível (litros): 42
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