Com uma proposta ousada para surpreender a concorrência dos compatriotas, a montadora apresenta o Lifan 530

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Lifan Motors

Como diriam os locutores esportivos, “não existem mais bobos no futebol”, nem mesmo na indústria automobilística. O preconceito com carros vindos da Ásia praticamente não existe mais e eles se transformam em uma opção para quem procura um produto confiável, econômico e principalmente com preço que cabe no bolso.


Foi com essa mentalidade e oferecendo carros completos em acessórios, itens de segurança e conforto que as montadoras chinesas começaram a incomodar as concorrentes instaladas aqui. Quem não tinha intenção de ter uma fábrica em terras brasileiras pensou duas vezes e, aproveitando o mercado aquecido, muitas marcas resolveram assumir a operação que antes era feita por importadores.


Com a Lifan Motors não foi diferente e a matriz resolveu assumir a operação no Brasil. Exatamente dois anos depois, ela apresenta ao mercado brasileiro seu terceiro veículo, o sedan Lifan 530 (a marca já tinha o SUV X60 e a pick-up FOISON), um sedan compacto que vem para brigar em um segmento muito disputado por importadoras e montadoras nacionais, por ser um modelo apreciado pelo consumidor brasileiro.


Eu fui convidado para conhecer e testar essa novidade que é fabricada na China e o CKD montado no Uruguai. A Lifan Motors tem planos de ter uma fábrica no Brasil, não será agora, esse objetivo vai ser colocado em prática quando atingirem em vendas algo próximo de 30.000 unidades/ano.


Falando do carro, o Lifan 530 tem o perfil típico dos carros de três volumes compactos, suas linhas são elegantes, valorizadas pelas curvas suaves, formam um conjunto harmonioso e agradável. A traseira alta se destaca e na dianteira a grade segue o desenho do SUV X60, mostrando o DNA da marca. É um carro que chama a atenção, tem um formato arredondado que demonstra a evolução em termos de design que os chineses começam a adotar baseado em veículos europeus.


Fiz um test drive de cerca de 40 km em rodovias e trechos urbanos nas proximidades da cidade Campinas no Interior de São Paulo. Ele é um carro para o dia-a-dia na cidade e para viagens com a família, tem com motor 1.5 litro VVT de 4 cilindros em linha transversal, com 4 válvulas por cilindro e 1498 cc de capacidade cúbica. O propulsor desenvolve 103 cv de potência máxima a 6.000 rpm e 13,6 kgfm de torque a 3.500 rpm.


O câmbio é manual de 5 marchas, sendo que existem planos de se comercializar uma versão automática, dependendo da demanda do mercado. Ele tem engates precisos e suaves, dando uma sensação muito boa a quem dirige. O porta-malas é muito generoso, 475 litros, e pode ser aberto pelo controle remoto na chave.


No trecho urbano, o carro tem reações rápidas quando existe a necessidade de trocar de faixa em meio ao transito e congestionamento. A economia de combustível é clara, pois o modelo trabalha em marchas mais altas devido à potência que esta disponível, não sendo necessárias muitas reduções, exceto nas situações de anda-pára-anda.


Já na estrada, o modelo se comporta muito bem, atinge rapidamente a velocidade limite da rodovia e não exige, salvo alguma ultrapassagem mais demorada, uma redução nas marchas. O carro é seguro, firme e responde bem ao aumento de rotação e retomada de velocidade, mesmo com três pessoas a bordo, o Lifan 530 não demonstra diferença nenhuma no desempenho.


O interior é bem interessante, a programação visual contempla vários equipamentos, todos próximos das mãos e dentro do campo de visão do motorista. Não é necessário fazer movimentos de cabeça para se ler o GPS ou mesmo saber a temperatura externa. Ele tem itens de segurança como airbag duplo, freios com ABS e EBD, Isofix, sistema de partida “safe on”, que só permite a partida no motor com a embreagem acionada, entre outros.


Os itens de conforto trazem a direção eletro-assistida, sistema multimídia NavTech (versão Talent) que inclui DVD/CD/Rádio AM-FM, tela touchscreen 7”, GPS, MP3, Bluetooth com conexão de chamada de telefone celular e entrada para cartão micro SD, entrada auxiliar e USB, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, sensor de estacionamento, câmera de ré (apenas na versão “Talent”), display com relógio, marcador de temperatura e alerta de cinto de segurança.


A vedação sonora é boa, não transmite para o interior do carro os ruídos externos, deixando os passageiros sempre confortáveis com relação aos barulhos das cidades. Um senão é o fato do carro só poder ser abastecido com gasolina, mas, segundo a montadora, já está em desenvolvimento uma versão FLEX do motor, será um ganho de mercado, pois em algumas cidades do Brasil ainda é vantajoso rodar com etanol.


A meta da Lifan Motors é praticamente dobrar suas vendas no Brasil. Este ano o objetivo é comercializar mil unidades do novo Lifan 530 até dezembro, em 2015 pretendem alcançar as 4 mil unidades, e eles não perderam tempo, os carros já estão nas concessionárias da marca e quem quiser pode escolher entre as cinco cores: preto, prata, vermelho, branco e azul.


São apresentados também em duas versões: a de entrada por R$38.990,00 e a Talent por R$40.990,00, cuja diferença entre elas é o sistema multimídia com GPS e câmera de ré. Como opcionais, a Lifan Motors oferece bancos em couro e DRL (Daytime Running Light) e acrescenta R$1.500,00 ao preço final.


O Lifan 530 chega em um momento de afirmação da marca com o consumidor brasileiro e para isso, como todo bom chinês, vai usar sua milenar sabedoria para conquistar o gosto nacional, oferecendo além do carro completo, 5 anos de garantia, assistência 24 horas e revisões a preço fixo. O caminho já está aberto, é só seguir!


FICHA TÉCNICA

Carroceria / motorização: Sedan, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira

MOTOR
Modelo: LF7153
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1498 cc
Diâmetro e Curso (mm): 78,7mm  x  77mm
Válvulas: VVT, 16v quatro válvulas por cilindro
Taxa de compressão: 10,0 : 1
Potência máxima: 103 cv a 6.000 rpm
Torque máximo: 13,6 kgfm a 3500 - 4.500 rpm

TRANSMISSÃO
Modelo: Manual de 5 velocidades

SUSPENSÃO
Dianteira: McPherson, suspensão independente
Traseira: Eixo rígido barra de torção

FREIOS
TIPO: Discos dianteiros e traseiros

RODAS/PNEUS
Roda: Alumínio
Pneus: 185/60 R15

DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm): 2550
Comprimento total (mm): 4300
Largura carroceria (mm): 1690
Altura (mm): 1490
Bitola (mm): Dianteira: 1465; Traseira: 1460
Altura mínima do solo (mm): 172
Peso em ordem de marcha (kg): 1140

CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 475
Tanque de combustível (litros): 42