• Preparado para as pistas, modelo traz, entre seus diferenciais, pacote aerodinâmico, estrutura reforçada e exclusivo motor 7.0 V8;
  • Chevrolet não tem planos de comercializar a configuração no Brasil;

Texto e fotos: GM

Além do Corvette, a Chevrolet exibe outro superesportivo na 28ª edição do Salão Internacional de São Paulo: o Camaro Z/28.


A nova versão do modelo, preparada para autódromos, é a mais rápida de todos os tempos –a primeira foi lançada em 1967 para participar de corridas de turismo nos EUA.
O atual não foca uma categoria específica, e traz mecânica modificada, estrutura reforçada e um pacote aerodinâmico exclusivo que otimizam a performance do carro em pistas.
No famoso circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, o Camaro Z/28 cravou a volta em 7min37s40, cerca de quatro segundos mais rápido que a versão original do modelo e mais rápido que rivais como o Porsche 911 Carrera S e o Lamborghini Murcielago LP640.


Para segurar todo o ímpeto do Chevrolet, foram instalados discos de freio de cerâmica e fibra de carbono Brembo, que mantêm a eficiência mesmo quando submetidos ao uso severo e repetitivo, comum em corridas e track days.
A versão Z/28 também passou por um “regime” que a deixou cerca 135 kg mais leve que o modelo original. Este processo envolveu a adoção de rodas em materiais nobres e vidro traseiro mais fino, por exemplo.
Já o pacote aerodinâmico inclui itens como aerofólio traseiro Wickerbill, parachoque dianteiro personalizados e paralamas alargados.

Potência extra
O Camaro Z/28 é equipado com um exclusivo motor 7.0 V8 aspirado e montado a mão que rende 512 cavalos de potência e 66,5 kgfm de torque. A transmissão é manual, de seis marchas.
Além de rápido em retas e preciso nas frenagens, o cupê foi projetado para contornar curvas com o máximo de aderência. Para isso, o chassi e a suspensão passaram por melhorias que incluíram um centro gravitacional mais baixo, barras estabilizadoras específicas e molas de competição.
Os pneus também são diferentes do da versão SS (406 cv) vendidas no Brasil. No Z/28, eles têm as mesmas dimensões tanto na frente como atrás (P305/30/ZR19).
Sistema de controle de tração avançado que permite o ajuste da configuração do chassis e sistema de condução dinâmica completam a lista de equipamentos à disposição do piloto.


Por dentro, o Z/28 também traz acabamento exclusivo, incluindo volante de base reta e bancos tipo concha da marca Recaro com ajustes manuais. Esse sistema é mais leve e prático, próprio para aplicações esportivas.
Os assentos traseiros também passaram por modificações visando a redução de peso (4 kg).
“O Camaro Z/28 faz no Salão de São Paulo a sua primeira aparição oficial no país, mas apenas para demonstrar o potencial tecnológico da marca Chevrolet”, justifica Marcos Munhoz, vice-presidente da empresa no Brasil.