O Novo Ka e o Novo Ka+ concorrem como finalistas em dois importantes prêmios da imprensa especializada, o Carro do Ano 2015, da revista Autoesporte, e Prêmio Americar, da Associação América Latina da Imprensa de Carros
Texto e fotos: Ford
O motor 1.0 12V TiVCT Flex, do Novo Ka e do Novo Ka+, também disputa o título de Motor do Ano.
Recém-lançados no mercado, os novos hatch e sedã compactos da Ford trouxeram um novo padrão de design, tecnologia e equipamentos para o segmento e foram recebidos com entusiasmo por especialistas e consumidores. O Novo Ka registrou o melhor resultado no lançamento entre os carros da categoria, com 7.088 unidades emplacadas em setembro, seu primeiro mês completo de vendas. O Novo Ka+ começa a chegar agora às revendas, completando a oferta da marca no segmento de maior volume do mercado.
O prêmio Carro do Ano, da Autoesporte, é um dos mais tradicionais do Brasil e está na 48ª edição. O Novo Ka e o Novo Ka+ concorrem ao título com mais 16 modelos, de diferentes marcas e segmentos. O anúncio público dos premiados será em dezembro. No Prêmio Americar, um dos mais importantes da indústria automobilística regional, o Novo Ka está entre os cinco finalistas na categoria Melhor Carro América Latina. O prêmio é promovido pela Associação América Latina da Imprensa com os votos de jornalistas de 11 países da região. A votação final será no dia 7 de novembro.
Totalmente novo
Desenvolvidos no Brasil como veículos compactos globais, o Novo Ka e o Novo Ka+ são um projeto inédito. Design de linhas modernas e inteligentes e interior espaçoso e funcional, com 21 porta-objetos, são características que chamam a atenção nos dois compactos. A linha é líder em desempenho e economia com seus motores 1.0 12V TiVCT Flex e 1.5 16V Sigma Flex, ambos com selo A de eficiência energética do Inmetro. Ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, chave canivete com controle remoto e rádio MyConnection com Bluetooth são itens de série, assim como o MyFord Dock - compartimento exclusivo que permite acomodar o celular ou GPS no painel.
A dinâmica veicular refinada é outro ponto de destaque do Novo Ka e do Novo Ka+. Além de freios ABS com distribuição eletrônica e controle de frenagem em curvas, são os únicos do segmento com a opção de controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac) e assistente de partida em rampa. E inovam também na conectividade. São os primeiros no Brasil a oferecer sistema de conectividade SYNC com comando de voz, AppLink para acesso a aplicativos do celular e Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao SAMU em caso de acidente grave.
Motor do Ano
O motor 1.0 TiVCT Flex do Novo Ka e do Novo Ka+ concorre ao prêmio de Motor do Ano, numa lista com 14 finalistas. Com três cilindros e projeto de última geração, ele tem a maior potência e torque da sua cilindrada, com 85/80 cv e torque de 105/100 Nm com etanol e gasolina.
Além disso, é o mais econômico entre os carros 1.0 com ar-condicionado, dentro do ranking do Inmetro: faz 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada. Duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escape, com quatro válvulas por cilindro, sistema eletrônico de partida a frio "Ford Easy Start", sistema de arrefecimento em dois estágios, correia primária com funcionamento em óleo, taxa de compressão de 12:1 e coletor de escape integrado ao cabeçote são outras características quer contribuem para otimizar seu rendimento e durabilidade.
Conta ainda com um sistema inovador de eliminação de vibrações, que em lugar dos contrapesos tradicionais utiliza o desbalanceamento proposital da polia para um funcionamento mais suave e silencioso.
0 Comentários