O modelo da montadora americana resume todo o conceito de eficiência, economia e conforto com câmbio automático

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford

Eu ainda sou do tempo em que, se ter um carro automático era coisa de gente muito rica, até porque o preço era muito mais alto que do modelo mecânico e o gasto com combustível era quase proibitivo, praticamente se arrastava o posto de gasolina junto. O tempo passou, as tecnologias mudaram e o inatingível se tornou acessível.
A utilização dessa tecnologia em carros de preço mais próximo do consumidor esta, dentro do Brasil, mudando o gosto dos compradores. Cada vez mais avançado, o câmbio automático ganha as ruas com modelos de entrada, principalmente nas grandes cidades, onde os congestionamentos e as freqüentes trocas de marchas influenciam na decisão na hora da compra, afinal, nada mais confortável que dirigir sem precisar se preocupar em manusear a alavanca de câmbio repetidamente.


Para sentir na pele o que é realmente ter um carro desses, testei essa semana o New Fiesta Hatch com câmbio automático Power Shift de 6 velocidades. A diferença começa logo no motor, o Sigma 1.6 TiVCT Flex do New Fiesta traz várias inovações, além do duplo comando de válvulas variável e independente, ele utiliza uma taxa de compressão de 12:1 otimizada e desenvolve a potência de 130/125 cv com etanol e gasolina, respectivamente, acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos (etanol) e atinge a velocidade máxima de 190 km/h, segundo dados da montadora.


Como é praxe, fiz a avaliação na estrada e na cidade, abastecendo o modelo com etanol, que garante um menor nível de poluição e um desempenho um pouco acima se fosse utilizada gasolina. A primeira impressão foi em uma estrada, mais precisamente a rodovia dos Bandeirantes, onde existem longas retas e curvas suaves, ideal para o modelo desenvolver todo o seu potencial de desempenho final. O carro é realmente muito rápido, na estrada atinge em pouco tempo a velocidade máxima, sem muitas trocas de marcha nem aumentar demais o giro do motor. Em momentos de ultrapassagem sobre veículos mais lentos, é firme e graças a suas linhas em forma de cunha, corta facilmente o ar e não provoca os desagradáveis “balanços” quando tem veículos maiores ao lado.


Nas curvas, o desempenho é o normal de hatch, a traseira é sempre colada e aceita muito bem a aceleração durante a passagem pelas parabólicas, típicas nessa estrada. Somente nas retomadas de velocidade é que o câmbio procura uma marcha menor, mesmo nas subidas e descidas a sexta marcha é a mais utilizada. As trocas são suaves e praticamente imperceptíveis graças à dupla embreagem, que proporciona conforto, rapidez e segurança nas mudanças. Viajei com mais duas pessoas a bordo, confortavelmente instaladas, pois o espaço para o passageiro ao lado e mesmo quem viaja no banco de trás, é muito bom. O silêncio interno, que permite conversas entre todos sem a interferência de barulhos, é comparável a modelos de nível superior. Mesmo com o ar condicionado ligado e sempre perto do limite de velocidade da estrada, o modelo consumiu uma média de 10,3 km/l, acima da marca registrada pela Ford.


Já na cidade, o carro tem a mesma segurança e desempenho encontrados na estrada. O sistema de conectividade SYNC, que permite total interação com telefone celular e músicas por comando de voz em português, e é um grande aliado para quem fica dentro do carro por horas em congestionamentos que parecem nunca terminar. Utilizei o sistema, que é muito fácil “parear” com o telefone, e durante o deslocamento pude efetuar e receber ligações sem tirar as mãos do volante, nem mesmo para a procura do contato. O sistema permite também que se escolha a fonte de música ou notícias, um conforto que até certo ponto minimiza o stress e auxilia no andamento de outras necessidades, como telefonar, dentro das condições permitidas por lei.


A programação eletrônica do câmbio, mesmo em momentos de anda-pára-anda, é sempre visando a economia de combustível, as marchas trocam rapidamente, mantendo o giro do motor baixo e, portanto, gastando menos. Com o ar condicionado ligado, e todos os aparelhos em funcionamento, sendo duas pessoas durante a viagem, o New Fiesta fez dentro da cidade 7,0 km/l. O modelo inclui no quesito segurança e conforto controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, a chave programável MyKey, freios ABS de última geração, oferece 7 airbags, sendo que os dois frontais são de série e as cores: azul Califórnia, vermelho Arizona, vermelho Vermont, branco Ártico, preto Bristol e prata Dublin.


O modelo que leva no rosto o DNA da marca oferece revisão a preço fixo, assistência 24 horas e custa a partir de R$ 53.890, para o modelo testado, já o básico com motor Flex 1.5 e câmbio manual R$ 42.990. É um carro moderno, versátil, rápido e tem a vantagem do câmbio automático, que até pode ser considerado um luxo, mas depois que você prova é difícil de largar.


FICHA TÉCNICA NEW FIESTA HATCH
Modelo 1.6 Automático PowerShift

Carroceria:…………………………………….. Hatch 5 portas
Motor:…………………………………………….. Ford Sigma 1.6 16V TiVCT Flex
Número e disposição dos cilindros:… 4 em linha
Diâmetro do cilindro:………………………. 79,0 mm
Curso dos êmbolos:………………………… 81,4 mm
Cilindrada:………………………………………. 1.6 (1.597 cm³)
Potência:………………………………………… 130 cv a 6.500 rpm (etanol)
125 cv a 6.500 rpm (gasolina)
Torque:……………………………………………. 157 Nm a 5.000 rpm (etanol)
151 Nm a 4.250 rpm (gasolina)
Rotação de marcha lenta:………………. 780 rpm
Rotação máxima:……………………………. 6.720 rpm
Relação de compressão:………………… 12,0:1

Transmissão
Automática:…………………………………….. PowerShift DPS6
Número de marchas:………………………. 6 à frente e ré
Relação de marchas:
1ª:……………………………………………………. 3,917:1
2ª:……………………………………………………. 2,429:1
3ª:……………………………………………………. 1,436:1
4ª:……………………………………………………. 1,021:1
5ª:……………………………………………………. 0,867:1
6ª:……………………………………………………. 0,702:1
Ré:………………………………………………….. 3,507:1
Relação final
Para 1ª, 2ª, 5ª e 6ª:………………………….. 4,105:1
Para 3ª, 4ª e ré:……………………………….. 4,588:1

Desempenho
Aceleração 0–100 km/h (s):…………….. 12,3 (gasolina)/ 12,1 (álcool)
Velocidade máxima:……………………….. 190 km/h
Consumo (km/l):
Cidade (NBR 6601):……………………….. 11,4 (gasolina)/ 7,9 (etanol)
Estrada (NBR 7024):………………………. 13,9 (gasolina)/ 9,9 (etanol)
(Números ajustados com base no CONPET)

Capacidades         
Peso do veículo em
ordem de marcha (kg):……………………. 1.153
Capacidade de carga (kg):……………… 402

Características gerais
Direção:………………………………………….. EPAS, com assistência elétrica
Diâmetro de giro (m):………………………. 10,1
Freio:………………………………………………. Discos dianteiros e tambores traseiros,
com ABS e EBD
Pneus:……………………………………………. 195/55R15 ou 195/50R16
Rodas:……………………………………………. 6,0×15″ de aço ou liga leve/ 6,5×16″, de liga leve

Dimensões externas (mm)
Comprimento:…………………………………. 3.969
Largura com espelhos:…………………… 1.978
Espelhos dobrados:………………………… 1.787
Altura em ordem de marcha:…………… 1.464
Distância entre-eixos:…………………….. 2.489
Balanço traseiro:…………………………….. 662
PBT (kg):…………………………………………. 1.555
Tanque de combustível (L):…………….. 51,6
Porta-malas (L):………………………………. 281