O modelo da montadora americana
resume todo o conceito de eficiência, economia e conforto com câmbio automático
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford
Eu ainda sou do tempo em que, se
ter um carro automático era coisa de gente muito rica, até porque o preço era
muito mais alto que do modelo mecânico e o gasto com combustível era quase
proibitivo, praticamente se arrastava o posto de gasolina junto. O tempo
passou, as tecnologias mudaram e o inatingível se tornou acessível.
A utilização dessa tecnologia em
carros de preço mais próximo do consumidor esta, dentro do Brasil, mudando o
gosto dos compradores. Cada vez mais avançado, o câmbio automático ganha as
ruas com modelos de entrada, principalmente nas grandes cidades, onde os
congestionamentos e as freqüentes trocas de marchas influenciam na decisão na
hora da compra, afinal, nada mais confortável que dirigir sem precisar se
preocupar em manusear a alavanca de câmbio repetidamente.
Para sentir na pele o que é
realmente ter um carro desses, testei essa semana o New Fiesta Hatch com câmbio
automático Power Shift de 6 velocidades. A diferença começa logo no motor,
o Sigma 1.6 TiVCT Flex do New Fiesta traz várias inovações, além do duplo
comando de válvulas variável e independente, ele utiliza uma taxa de compressão
de 12:1 otimizada e desenvolve a potência de 130/125 cv com etanol e gasolina, respectivamente,
acelera de 0 a
100 km/h
em 12,1 segundos (etanol) e atinge a velocidade máxima de 190 km/h , segundo dados da
montadora.
Como é praxe, fiz a avaliação na
estrada e na cidade, abastecendo o modelo com etanol, que garante um menor nível
de poluição e um desempenho um pouco acima se fosse utilizada gasolina. A primeira
impressão foi em uma estrada, mais precisamente a rodovia dos Bandeirantes,
onde existem longas retas e curvas suaves, ideal para o modelo desenvolver todo
o seu potencial de desempenho final. O carro é realmente muito rápido, na
estrada atinge em pouco tempo a velocidade máxima, sem muitas trocas de marcha
nem aumentar demais o giro do motor. Em momentos de ultrapassagem sobre veículos
mais lentos, é firme e graças a suas linhas em forma de cunha, corta facilmente
o ar e não provoca os desagradáveis “balanços” quando tem veículos maiores ao
lado.
Nas curvas, o desempenho é o normal
de hatch, a traseira é sempre colada e aceita muito bem a aceleração durante a
passagem pelas parabólicas, típicas nessa estrada. Somente nas retomadas de
velocidade é que o câmbio procura uma marcha menor, mesmo nas subidas e
descidas a sexta marcha é a mais utilizada. As trocas são suaves e praticamente
imperceptíveis graças à dupla embreagem, que proporciona conforto, rapidez e segurança
nas mudanças. Viajei com mais duas pessoas a bordo, confortavelmente
instaladas, pois o espaço para o passageiro ao lado e mesmo quem viaja no banco
de trás, é muito bom. O silêncio interno, que permite conversas entre todos sem
a interferência de barulhos, é comparável a modelos de nível superior. Mesmo com
o ar condicionado ligado e sempre perto do limite de velocidade da estrada, o
modelo consumiu uma média de 10,3 km/l, acima da marca registrada pela Ford.
Já na cidade, o carro tem a mesma
segurança e desempenho encontrados na estrada. O sistema de conectividade SYNC,
que permite total interação com telefone celular e músicas por comando de voz
em português, e é um grande aliado para quem fica dentro do carro por horas em
congestionamentos que parecem nunca terminar. Utilizei o sistema, que é muito fácil
“parear” com o telefone, e durante o deslocamento pude efetuar e receber ligações
sem tirar as mãos do volante, nem mesmo para a procura do contato. O sistema permite
também que se escolha a fonte de música ou notícias, um conforto que até certo
ponto minimiza o stress e auxilia no andamento de outras necessidades, como
telefonar, dentro das condições permitidas por lei.
A programação eletrônica do câmbio,
mesmo em momentos de anda-pára-anda, é sempre visando a economia de combustível,
as marchas trocam rapidamente, mantendo o giro do motor baixo e, portanto,
gastando menos. Com o ar condicionado ligado, e todos os aparelhos em
funcionamento, sendo duas pessoas durante a viagem, o New Fiesta fez dentro da
cidade 7,0 km/l. O modelo inclui no quesito segurança e conforto controle de
estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, a chave programável
MyKey, freios ABS de última geração, oferece 7 airbags, sendo que os dois
frontais são de série e as cores: azul Califórnia, vermelho Arizona, vermelho
Vermont, branco Ártico, preto Bristol e prata Dublin.
O modelo que leva no rosto o DNA
da marca oferece revisão a preço fixo, assistência 24 horas e custa a partir de
R$ 53.890, para o modelo testado, já o básico com motor Flex 1.5 e câmbio
manual R$ 42.990. É um carro moderno, versátil, rápido e tem a vantagem do câmbio
automático, que até pode ser considerado um luxo, mas depois que você prova é
difícil de largar.
FICHA TÉCNICA NEW FIESTA HATCH
Modelo 1.6 Automático PowerShift
Carroceria:…………………………………….. Hatch 5 portas
Motor:…………………………………………….. Ford Sigma 1.6 16V TiVCT Flex
Número e disposição dos cilindros:… 4 em linha
Diâmetro do cilindro:………………………. 79,0 mm
Curso dos êmbolos:………………………… 81,4 mm
Cilindrada:………………………………………. 1.6 (1.597 cm³)
Potência:………………………………………… 130 cv a 6.500 rpm (etanol)
125 cv a 6.500 rpm (gasolina)
Torque:……………………………………………. 157 Nm a 5.000 rpm (etanol)
151 Nm a 4.250 rpm (gasolina)
Rotação de marcha lenta:………………. 780 rpm
Rotação máxima:……………………………. 6.720 rpm
Relação de compressão:………………… 12,0:1
Transmissão
Automática:…………………………………….. PowerShift DPS6
Número de marchas:………………………. 6 à frente e ré
Relação de marchas:
1ª:……………………………………………………. 3,917:1
2ª:……………………………………………………. 2,429:1
3ª:……………………………………………………. 1,436:1
4ª:……………………………………………………. 1,021:1
5ª:……………………………………………………. 0,867:1
6ª:……………………………………………………. 0,702:1
Ré:………………………………………………….. 3,507:1
Relação final
Para 1ª, 2ª, 5ª e 6ª:………………………….. 4,105:1
Para 3ª, 4ª e ré:……………………………….. 4,588:1
Desempenho
Aceleração 0–100 km/h (s):…………….. 12,3 (gasolina)/ 12,1 (álcool)
Velocidade máxima:……………………….. 190 km/h
Consumo (km/l):
Cidade (NBR 6601):……………………….. 11,4 (gasolina)/ 7,9 (etanol)
Estrada (NBR 7024):………………………. 13,9 (gasolina)/ 9,9 (etanol)
(Números ajustados com base no CONPET)
Capacidades
Peso do veículo em
ordem de marcha (kg):……………………. 1.153
Capacidade de carga (kg):……………… 402
Características gerais
Direção:………………………………………….. EPAS, com assistência elétrica
Diâmetro de giro (m):………………………. 10,1
Freio:………………………………………………. Discos dianteiros e tambores traseiros,
com ABS e EBD
Pneus:……………………………………………. 195/55R15 ou 195/50R16
Rodas:……………………………………………. 6,0×15″ de aço ou liga leve/ 6,5×16″, de liga leve
Dimensões externas (mm)
Comprimento:…………………………………. 3.969
Largura com espelhos:…………………… 1.978
Espelhos dobrados:………………………… 1.787
Altura em ordem de marcha:…………… 1.464
Distância entre-eixos:…………………….. 2.489
Balanço traseiro:…………………………….. 662
PBT (kg):…………………………………………. 1.555
Tanque de combustível (L):…………….. 51,6
Porta-malas (L):………………………………. 281
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