O novo modelo da montadora japonesa mostra, na pista, que não é um carro para meninos

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Caio Mattos / Honda


Devo confessar que nunca fui muito fã de carros coupé, sou do tempo em que o hatch fazia mais sucesso com a mulherada e, como a família se resume em apenas eu e minha inseparável mochila, nem sempre as viagens tinham mais de um passageiro, a mala. Mas sempre respeitei seu charme e suas linhas quase sempre agressivas, o modelo é uma paisagem para os olhos, pois são agradáveis e invariavelmente chamativos.


Agora, de verdade, é impossível não se apaixonar pelo novo modelo. É como se estar sentado dentro de uma asa de avião com rodas, um carro bem ao estilo Norte Americano de ser esportivo. Montado na unidade de Alliston, em Ontário, no Canadá, o Novo Honda Civic Si é um carro surpreendente, forte, invocado e muito, muito nervoso.


Tudo começa no coração. O motor 2.4 i-VTEC 16 válvulas DOHC que usa apenas gasolina, incluindo o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, e o comando de válvulas variável permitiram atingir a potência de 206 cv a 7.000 rpm, o torque de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, com uma taxa de compressão de 11:1 e a rotação pode chegar a 7.100 rpm, sem o auxílio de compressores ou turbinas.


Eu fui convidado para testar o novo modelo na pista da Fazenda Capuava, interior de São Paulo, em um ambiente controlado e seguro, até porque um carro como esse em condições de cidade grande, onde a velocidade média é de 60 km/h não permite avaliar tudo que ele oferece.


Ao contrário dos esportivos convencionais, você não “veste” o modelo, a intenção é se “instalar” no que também não podemos chamar de cabine, mas sim de cockpit. O interior do Civic Si Coupé tem revestimento dos bancos nas cores preto e vermelho, além do painel, que traz componentes com aspecto de fibra de carbono. O toque de esportividade fica por conta do shift light, sistema localizado no painel superior à esquerda que informa a aproximação da rotação de potência máxima do motor.


A preocupação da montadora não foi apenas com a esportividade, mas também com o bem estar, principalmente quando se dirige o carro no dia-a-dia. A apresentação dos itens de conforto inclui um display de LCD i-MID com a nova função Power Monitor, que indica por meio de um gráfico de barras a evolução da potência do motor.


No painel central, está o Display Áudio, uma tela de 7” sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital. O conjunto de áudio de alta definição traz quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.


Vamos ao que interessa: o teste. Devidamente instalado, começam as três voltas rápidas pelo seletivo circuito construído pelo saudoso Alcides Diniz dentro da propriedade que era dele. É um circuito com uma reta longa, muitas curvas de ângulos generosos, subidas e descidas em velocidade, tem algumas curvas cegas e, na verdade é ideal para carros de muito torque, onde depois de cada parábola é possível uma aceleração rápida e forte.


Na volta de instalação, porém rápida, seguimos o safety car conduzido pelo Ricardo Maurício, piloto duas vezes campeão da Stock Car e na seqüência fica por nossa conta. O importante é aproveitar ao máximo no curto tempo em que estamos no comando do Civic Si Coupé, portanto, fé em Deus e pé na tábua.


Um dos itens que mais impressiona no carro é a estabilidade. A suspensão dianteira do tipo MacPherson e a traseira Multi-Link passaram por alterações na geometria e trazem novos componentes. No sistema traseiro, as molas estão com maior ângulo, os amortecedores têm nova calibragem e a barra estabilizadora está mais rígida, oferecendo mais estabilidade mesmo em curvas acentuadas.


A dirigibilidade é confortável e muito confiável, afinal os pneus 225/40R18 e a direção com assistência elétrica EPS progressiva permitem direcionar de forma precisa o carro para as entradas das curvas. O sistema de freios tem discos ventilados na dianteira e rígidos na traseira, com ABS e EBD, além do indispensável controle de tração. Nota: o carro tem tração dianteira, mas sua performance nas curvas é tão precisa que parece estar sendo empurrado e não puxado.


Fiz uma volta lançada deixando os carros que iam à frente se distanciarem, afinal, seguir as marcações da pista de onde frear, fazer a tangência e acelerar limitavam um pouco. Claro que foi levada em consideração nessas marcações a segurança dos jornalistas, mas, por que não ousar um pouco mais?


Nas entradas das curvas, eu retardei um pouco a freada e acelerei antes do indicado, para forçar mesmo o carro a ter algumas reações típicas nesse tipo de ação. Mesmo assim nada mudou, o conjunto se comporta com muita segurança e estabilidade, o sistema de freios é eficiente e permite, se for o caso, e em situações de emergência, fazer freadas mais duras sem comprometer a dirigibilidade nem a segurança.


Isso se deve ao fato do modelo contar com o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) para auxiliar no controle da estabilidade, quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações de sobre-esterço (saída de traseira) e subesterço (saída de frente). Sua central eletrônica detecta falhas de aderência e possível perda de trajetória, freando e liberando na intensidade exata a roda afetada para que o carro retorne à direção correta, e é claro que assim fica muito mais fácil conduzir esse canhão.


Por se tratar de uma pista muito seletiva, o balanço normal em carros dessa categoria é quase imperceptível, e quando enchemos o motor na reta, a cavalaria responde de forma imediata e plena. Mantendo a tradição, o câmbio do Civic Si Coupé é manual de seis velocidades dotado de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas, e na parte de maior velocidade consegui atingir 135 km/h em cerca de 600 metros.


Depois de duas voltas com esse tipo de esforço, fim do teste e a certeza de que esse carro vai agradar muito aos apaixonados pelo modelo. Ele está disponível nas cores sólidas Taffeta White e Rallye Red e nas perolizadas Crystal Black e Orange Fire, tem preço sugerido de R$ 119.900,00 independentemente da cor, com três anos de garantia, sem limite de quilometragem, alguns itens de boutique como opcionais e vai estar nas concessionárias no fim desse mês de outubro.


Com apenas 100 unidades importadas para 2014, é melhor correr se quiser ter um desses para chamar de seu, afinal de contas nem sempre se tem a oportunidade de domar uma fera como essa usando apenas as mãos.


Assista o vídeo de apresentação do novo HONDA CIVIC Si no canal de vídeo do BORRACHATV clicando no link abaixo


 FICHA TÉCNICA

Motor (2.354 cm³) 2.4l  DOHC i-VTEC
Potência - gasolina/(cv x rpm) 206 x 7.000
Torque - gasolina/(kgf.m x rpm) 23.9/4.400
Tração Dianteira
Transmissão manual de 6 velocidades
Pneus 225/40 R18
Estepe temporário T135/80 D16
Rodas liga leve diamantadas (pol) aro 18'
Direção com assistência elétrica progressiva (MA-EPS) o
Suspensão dianteira McPherson
Suspensão traseira Multi-link

DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm) 2.620
Comprimento (mm) 4.550
Altura (mm) 1.415
Largura (mm) 1.755
Massa em ordem de marcha (kg) MT 1359
Peso Bruto Total (kg) MT 1780
Capacidade do tanque de gasolina (l) 50
Volume do porta-malas (l) 331

EXTERIOR
Abertura do bocal de abastecimento com alavanca interna
Brake light
Câmera de ré Multivisão 3 ângulos
Farol de neblina
Grade frontal preta brilhante
Maçanetas externas na cor do veículo
Retrovisores elétricos na cor do veículo
Teto Solar

INTERIOR
Acabamento do volante e transmissão em couro*
Alto-falante 4 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer
Ar-condicionado digital
Áudio com visor LCD de 7 polegadas (CD/AM-FM/USB/bluetooth com comando HFT no volante)
Banco do motorista com regulagem de altura
Bancos traseiros reclináveis, bipartidos (60/40)
Chave com controle de abertura/fechamento das portas, porta-malas e alarme
Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
Console central com porta-copos
Descansa-braço dianteiro com compartimento
Desembaçador do vidro traseiro
Detalhes nas portas e maçanetas internas prata fosco
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
Iluminação interna dianteira individual
Limpador de pára-brisa com intermitente e variável
Painel com computador de bordo multifunções
Para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro
Piloto automático (cruise control)
Porta-malas com iluminação interna
Porta-objetos nas portas dianteiras
Porta-revistas atrás do banco dianteiro do passageiro
Revestimento dos bancos tecido exclusivo Si
Tomada 12 volts
Vidro do motorista com função 1 toque (subida e descida) e anti-esmagamento
Vidros elétricos
Volante com ajustes do sistema de som

SEGURANÇA
Alarme
Airbag frontal para motorista e passageiro
Airbag lateral para motorista e passageiro
Airbag lateral de cortina para motorista e passageiro
Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro
Barras de proteção lateral
Chave com controle de travas das portas
Cintos de seg. dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. força e reg. altura
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
Freios a disco com Sistema ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake Distribution)
Limit Slip Differential (melhor tração em curvas em alta velocidade)
Sistema Immobilizer
Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h

CORES
Orange Fire Pearl, Rallye Red, Crystal Black Pearl, Taffeta White

PREÇO
R$ 119.900,00 (OUT/2014)