A fábrica de linhas de transmissão de Turim é a primeira unidade da FPT industrial na Itália a receber a certificação Nível Prata no programa WCM (World Class Manufacturing), metodologia global de organização do ciclo de produção industrial

Texto e fotos: FPT

Em 2013, a unidade de Turim da FPT Industrial produziu mais de 150.000 eixos e 60.000 caixas de câmbio, além de se especializar na produção de engrenagens cônicas para outras instalações do Grupo CNH Industrial. A fábrica de linhas de transmissão em Turim é uma das mais importantes e significativas da FPT Industrial.


World Class Manufacturing (WCM) é uma metodologia internacional para organizar o ciclo de fabricação, e já foi adotada, em escala mundial, pelas mais importantes empresas de todos os ramos, do automotivo ao de prestação de serviços, de bens de consumo ao de ferramentas industriais.
O WCM tem a meta de melhorar continuamente o desempenho da produção e eliminar, gradualmente, o desperdício, ajudando a garantir a qualidade do produto e uma maior flexibilidade para atender as solicitações dos clientes. Tudo isso é obtido através de um sistema de produção estruturado e integrado, que engloba todos os processos da fábrica: da segurança ao meio ambiente, da manutenção à logística e qualidade, assim como o envolvimento e a motivação da equipe de funcionários. As atividades do WCM são analisadas a intervalos regulares e cada fábrica recebe uma nota e prêmios (Bronze, Prata, Ouro).
"Após receber a certificação nível Bronze em 2010, essa nova realização recompensa o trabalho duro da FPT Industrial nos últimos anos, para tornar sua estrutura de fabricação cada vez mais eficiente e flexível, ganhando vantagem competitiva sobre os melhores da categoria", disse Domenico Nucera, gerente da fábrica de linhas de transmissão de Turim da FPT Industrial.
A fábrica de linhas de transmissão de Turim junta-se à fábrica francesa de Bourbon-Lancy da FPT, que já recebeu o prêmio Prata do WCM e tentará atingir o nível Ouro durante o ano de 2015. A unidade italiana de Foggia já recebeu o nível Bronze e está trabalhando para obter a certificação Prata.
Graças à aplicação da metodologia WCM, as atividades da FPT Industrial vêm passando por um processo de melhoria contínua, obtendo níveis cada vez maiores de competitividade, e contribuindo assim para definir a empresa como um dos desenvolvedores e produtores mais importantes e confiáveis em escala mundial.