A Ford Caminhões apresenta os avanços tecnológicos do novo caminhão leve F-4000 durante o Congresso e Mostra Internacional SAE BRASIL, em São Paulo

Texto e fotos: Ford

No evento voltado para a tecnologia da mobilidade, a engenharia especializada em caminhões da Ford mostrará o novo motor Euro 5 de 2.8 litros e quatro cilindros, a nova transmissão de cinco velocidades e o novo eixo traseiro que formam um eficiente conjunto no segmento de veículos comerciais.


Além da mostra tecnológica, o evento é composto por 22 painéis temáticos, com apresentações e debates sobre tecnologia da mobilidade. Executivos da Ford estarão presentes em alguns deles. Natan Vieira, vice-presidente de Marketing da Ford participará do painel "A Contribuição do Avanço Tecnológico e da Utilização de Novos Materiais para os Meios de Transporte Modernos".
O Congresso SAE BRASIL conta com a participação anual de montadoras e sistemistas que mostram as principais inovações do setor. Reúne uma média de 12 mil visitantes em cada edição.

Novo Euro 5
O novo motor 2.8 Euro 5 tem uma configuração compacta, além de excelente relação peso-potência e monitoramento eletrônico. "Essas características técnicas fazem com que tenha um desempenho superior em potência e economia", explica Pedro Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.
O motor conta com sistema de pós-tratamento de gases SCR, que emite menos poluentes, e também é preparado para receber biodiesel B20. Ele desenvolve 150 cv (@ 3.200 rpm) e torque de 360 Nm (@ 1.500/2.900 rpm). Entre suas características de funcionamento vale destacar o aumento rápido de rotação que proporciona melhor desempenho em médias e altas rotações e um consumo cerca de 6% menor que a motorização Euro 3.

Transmissão
Para potencializar sua eficiência, o novo F-4000 é equipado com transmissão Eaton de cinco velocidades. "A nova transmissão favorece o desempenho, o conforto ao dirigir e a economia de combustível do F-4000", comenta Pedro Aquino.
Desenvolvida para aplicações comerciais, essa transmissão é extremamente robusta e também equipa os modelos Cargo 816 e Cargo 1119. Ela tem uma relação de marchas que otimiza a força do motor em diferentes condições de rodagem, tanto em uso urbano como rural, e aumenta em mais de 11% o torque nas rodas.


Nova linha
O recém-lançado F-4000 pertence à Série F, que conta também com o caminhão semileve F-350. Os novos modelos se destacam pela robustez e versatilidade tanto para uso urbano como rural, unindo potência e capacidade de carga superior com o conforto de uma picape. A Série F é uma das linhas de caminhões mais tradicionais do País, com mais de cinco décadas de existência. Durante sua trajetória, o F-4000 foi o caminhão leve mais vendido da história do mercado nacional, com mais de 170.000 unidades comercializadas.