O compacto, com jeito de primeiro carro, não decepciona na apresentação, desempenho e principalmente no preço

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

Não é de hoje que a montadora chinesa, que em breve vai ter fábrica no Brasil, adota a política do “completão” para todos os modelos. É uma forma de atrair o consumidor, mas é, ao mesmo tempo, uma forma de deixar a preocupação apenas em sentar e dirigir. Não tem nenhum segredo, no caso do J2, ele tem até mais opcionais embarcados como originais que a maioria dos seus concorrentes diretos, e por um preço só, no caso, R$ 33.990.


Testei o modelo de entrada durante 10 dias, colocando-o sempre à prova em situações de transito pesado, leve e rodovias. Já é uma praxe eu testar veículos nas condições mais comuns e extremas, usando principalmente uma boa parte da capacidade que o modelo oferece. Com o J2, não foi diferente, fizemos um grande tour pela cidade de São Paulo e nos atiramos em duas rodovias de diferentes características. O resultado vocês vão conhecer agora!


Tudo começa pelo ótimo motor que equipa o modelo com 1.4 litro, em bloco de alumínio, 16 válvulas e duplo comando, que desenvolve 108 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 138 Nm (14,1 kgfm) a 4.500 rpm, isso tem como conseqüência aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 187 km/h, tem cambio manual de 5 marchas e pouco peso total, trata-se de um modelo de apenas 915 Kg. Um senão, que já citei em alguns modelos, é a falta de opção pela utilização de etanol. Em cidades como São Paulo, onde o combustível tem preço atraente, um carro desse porte deveria ter essa segunda opção de combustível.


O design agrada, ele tem uma cara agressiva e suas laterais são marcadas por linhas suaves, traz as lanternas traseiras em uma posição alta e tem espaço de sobra para quatro pessoas. Por dentro, ele conserva o DNA da marca, harmonizando elementos claros em meio a uma atmosfera mais escura, ressaltando os instrumentos e botões de comando.
Andando pelas ruas da cidade, em horário de rush, o J2 sempre se mantém firme. Os itens de conforto melhoram bastante a atmosfera caótica de quem esta preso em intermináveis engarrafamentos, é uma ilha de tranqüilidade no meio do caos urbano. Tudo funciona sem exagero, a temperatura interna regulada pelos ajustes do sistema de climatização, o ótimo isolamento acústico e a boa qualidade do equipamento de som fazem a diferença, e garantem um stress menor. Em termos de dirigibilidade, devido às suas características de dimensões pequenas e ampla visão externa, a mudança de faixa ou mesmo o cuidado em se dirigir por ruas ou vias mais estreitas, o carro é muito bom, tem rápida resposta, não te deixa “vacilão” em momento de decisão. O consumo é muito bom, mesmo em situações de anda-pára-anda, o carro fez uma média de 10 km/l, que faz muito bem ao bolso!


Do congestionamento para a liberdade. Saí para a estrada logo cedo para testar o carro em duas situações de temperatura, uma mais fria, típica dos estados do sul e outra mais quente, mais voltada à região norte-nordeste. Em ambos os casos, o carro não tem mudança no desempenho, nem mesmo com o intenso sol da tarde, quando naturalmente as coisas ficam, digamos, mais lentas. Motor, câmbio e pneus conservam a mesma performance nessas drásticas variações, o mesmo vale para todo o conjunto eletrônico e de refrigeração.


Usando o carro em condições normais, na rodovia ele é muito firme, seguro e tem uma ótima resposta em momentos de subidas e ultrapassagens, mesmo com quatro adultos a bordo. O ritmo é o mesmo de veículos com maior cilindrada, a tocada é firme, constante e, sempre que necessário, quando exigidos, motor e câmbio funcionam em perfeita harmonia, dando segurança em manobras mais extremas.


O carro vem com um pacote fechado de acessórios e itens de segurança e uma forma de atrair compradores para esse, que pode ser o primeiro carro: a JAC Motors oferece 6 anos de garantia e assistência 24 horas. É a montadora chinesa e quase brasileira querendo fazer parte da vida do consumidor, desde o início.

Ficha técnica

Modelo
J2
Versão
1.4 VVT 16V
Dimensões totais - Comp.XLarg.XAlt.(mm)
3535×1640×1475
Entre eixos (mm)
2390
Peso em ordem de marcha (kg)
915
Capacidade do porta-malas (Lts)
121
Capacidade do tanque de combustível (l)
35
Tipo de motor
Quatro cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cc)
1332
Diâmetro (mm)
75
Curso (mm)
75,4
Comando de válvulas
DOHC 16V VVT
Potência Máxima (cv/rpm)
108/6000
Torque Máximo (Nm/rpm)
138/4500
Taxa de compressão
10.5:1
Transmissão
Manual de cinco Velocidades
Suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais
Suspensão traseira independente, tipo Dual Link com molas helicoidais
Barra estabilizadora dianteira
Barra estabilizadora traseira
-
Freios
Dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor com sapatas auto-ajustáveis
Pneus
175/60 R14
Rodas
Em liga de alumínio 14"
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
Desembaçador traseiro
Limpador traseiro
-
Retrovisores elétricos
Lâmpadas halógenas
Faróis com regulagem elétrica de altura
Faróis de neblina (dianteira)
Lanternas de neblina (traseira)
Brake light
Protetor de cárter
-
Luzes de leitura
Alças de segurança dianteiras e traseiras
Parasol com espelho de cortesia
Parasol com espelho iluminado
-
Acendedor de cigarros
Retrovisor interno antiofuscante
Barras longitudinais no teto
-
Limpador traseiro com temporizador
-
Espelho retrovisor elétrico com repetidor de direção
-
Iluminação do porta malas
-
Luzes de segurança nas portas
Porta revistas
Volante revestido em couro
-
Volante com comandos multi-função
-
Banco traseiro bipartido 60/40
-
Bancos em Black Fabric
Assento do motorista com ajuste de altura
-
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
Assento central com apoio de cabeça
-
Assentos intermediários rebatíveis e removíveis
-
Assentos traseiros rebatíveis e removíveis
-
Airbag duplo
Portas com barras de proteção lateral
Cintos traseiros laterais de 3 pontos
Cintos dianteiros com pré-tensionador
Chave com destravamento remoto das portas
Trava central das portas
Alarme anti-furto
Travamento automático das portas a 15 km/h
Freio ABS com EBD
Sensor de estacionamento traseiro
Porta copos
Acendedor de cigarros / tomada (12V)
Tomada de energia (12V) extra
-
Luz de leitura
Antena impressa no para-brisa
Iluminação azul no painel de instrumentos
Volante com regulagem de altura
Direção hidráulica
Elétrica
Ar-condicionado
Eletrônico
CD MP3 player com entrada USB
Abertura interna da tampa do tanque de combustível
Seis alto-falantes
Velocidade máxima
187 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h
9,8 segundos