O compacto, com jeito de primeiro
carro, não decepciona na apresentação, desempenho e principalmente no preço
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors
Não é de hoje que a montadora
chinesa, que em breve vai ter fábrica no Brasil, adota a política do
“completão” para todos os modelos. É uma forma de atrair o consumidor, mas é,
ao mesmo tempo, uma forma de deixar a preocupação apenas em sentar e dirigir.
Não tem nenhum segredo, no caso do J2, ele tem até mais opcionais embarcados
como originais que a maioria dos seus concorrentes diretos, e por um preço só,
no caso, R$ 33.990.
Testei o modelo de entrada durante 10 dias, colocando-o sempre à prova em situações de transito pesado, leve e rodovias. Já é uma praxe eu testar veículos nas condições mais comuns e extremas, usando principalmente uma boa parte da capacidade que o modelo oferece. Com o J2, não foi diferente, fizemos um grande tour pela cidade de São Paulo e nos atiramos em duas rodovias de diferentes características. O resultado vocês vão conhecer agora!
Tudo começa pelo ótimo motor que equipa o modelo com1.4
litro , em bloco de alumínio, 16 válvulas e duplo
comando, que desenvolve 108 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 138 Nm (14,1
kgfm) a 4.500 rpm, isso tem como conseqüência aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e
velocidade máxima de 187
km/h , tem cambio manual de 5 marchas e pouco peso total,
trata-se de um modelo de apenas 915
Kg . Um senão, que já citei em alguns modelos, é a falta
de opção pela utilização de etanol. Em cidades como São Paulo, onde o
combustível tem preço atraente, um carro desse porte deveria ter essa segunda
opção de combustível.
O design agrada, ele tem uma cara agressiva e suas laterais são marcadas por linhas suaves, traz as lanternas traseiras em uma posição alta e tem espaço de sobra para quatro pessoas. Por dentro, ele conserva o DNA da marca, harmonizando elementos claros em meio a uma atmosfera mais escura, ressaltando os instrumentos e botões de comando.
Andando pelas ruas da cidade, em horário de rush, o J2 sempre se mantém firme. Os itens de conforto melhoram bastante a atmosfera caótica de quem esta preso em intermináveis engarrafamentos, é uma ilha de tranqüilidade no meio do caos urbano. Tudo funciona sem exagero, a temperatura interna regulada pelos ajustes do sistema de climatização, o ótimo isolamento acústico e a boa qualidade do equipamento de som fazem a diferença, e garantem um stress menor. Em termos de dirigibilidade, devido às suas características de dimensões pequenas e ampla visão externa, a mudança de faixa ou mesmo o cuidado em se dirigir por ruas ou vias mais estreitas, o carro é muito bom, tem rápida resposta, não te deixa “vacilão” em momento de decisão. O consumo é muito bom, mesmo em situações de anda-pára-anda, o carro fez uma média de 10 km/l, que faz muito bem ao bolso!
Do congestionamento para a liberdade. Saí para a estrada logo cedo para testar o carro em duas situações de temperatura, uma mais fria, típica dos estados do sul e outra mais quente, mais voltada à região norte-nordeste. Em ambos os casos, o carro não tem mudança no desempenho, nem mesmo com o intenso sol da tarde, quando naturalmente as coisas ficam, digamos, mais lentas. Motor, câmbio e pneus conservam a mesma performance nessas drásticas variações, o mesmo vale para todo o conjunto eletrônico e de refrigeração.
Usando o carro em condições normais, na rodovia ele é muito firme, seguro e tem uma ótima resposta em momentos de subidas e ultrapassagens, mesmo com quatro adultos a bordo. O ritmo é o mesmo de veículos com maior cilindrada, a tocada é firme, constante e, sempre que necessário, quando exigidos, motor e câmbio funcionam em perfeita harmonia, dando segurança em manobras mais extremas.
O carro vem com um pacote fechado de acessórios e itens de segurança e uma forma de atrair compradores para esse, que pode ser o primeiro carro: a JAC Motors oferece 6 anos de garantia e assistência 24 horas. É a montadora chinesa e quase brasileira querendo fazer parte da vida do consumidor, desde o início.
Testei o modelo de entrada durante 10 dias, colocando-o sempre à prova em situações de transito pesado, leve e rodovias. Já é uma praxe eu testar veículos nas condições mais comuns e extremas, usando principalmente uma boa parte da capacidade que o modelo oferece. Com o J2, não foi diferente, fizemos um grande tour pela cidade de São Paulo e nos atiramos em duas rodovias de diferentes características. O resultado vocês vão conhecer agora!
Tudo começa pelo ótimo motor que equipa o modelo com
O design agrada, ele tem uma cara agressiva e suas laterais são marcadas por linhas suaves, traz as lanternas traseiras em uma posição alta e tem espaço de sobra para quatro pessoas. Por dentro, ele conserva o DNA da marca, harmonizando elementos claros em meio a uma atmosfera mais escura, ressaltando os instrumentos e botões de comando.
Andando pelas ruas da cidade, em horário de rush, o J2 sempre se mantém firme. Os itens de conforto melhoram bastante a atmosfera caótica de quem esta preso em intermináveis engarrafamentos, é uma ilha de tranqüilidade no meio do caos urbano. Tudo funciona sem exagero, a temperatura interna regulada pelos ajustes do sistema de climatização, o ótimo isolamento acústico e a boa qualidade do equipamento de som fazem a diferença, e garantem um stress menor. Em termos de dirigibilidade, devido às suas características de dimensões pequenas e ampla visão externa, a mudança de faixa ou mesmo o cuidado em se dirigir por ruas ou vias mais estreitas, o carro é muito bom, tem rápida resposta, não te deixa “vacilão” em momento de decisão. O consumo é muito bom, mesmo em situações de anda-pára-anda, o carro fez uma média de 10 km/l, que faz muito bem ao bolso!
Do congestionamento para a liberdade. Saí para a estrada logo cedo para testar o carro em duas situações de temperatura, uma mais fria, típica dos estados do sul e outra mais quente, mais voltada à região norte-nordeste. Em ambos os casos, o carro não tem mudança no desempenho, nem mesmo com o intenso sol da tarde, quando naturalmente as coisas ficam, digamos, mais lentas. Motor, câmbio e pneus conservam a mesma performance nessas drásticas variações, o mesmo vale para todo o conjunto eletrônico e de refrigeração.
Usando o carro em condições normais, na rodovia ele é muito firme, seguro e tem uma ótima resposta em momentos de subidas e ultrapassagens, mesmo com quatro adultos a bordo. O ritmo é o mesmo de veículos com maior cilindrada, a tocada é firme, constante e, sempre que necessário, quando exigidos, motor e câmbio funcionam em perfeita harmonia, dando segurança em manobras mais extremas.
O carro vem com um pacote fechado de acessórios e itens de segurança e uma forma de atrair compradores para esse, que pode ser o primeiro carro: a JAC Motors oferece 6 anos de garantia e assistência 24 horas. É a montadora chinesa e quase brasileira querendo fazer parte da vida do consumidor, desde o início.
Ficha técnica
Modelo
|
J2
|
Versão
|
1.4
VVT 16V
|
Dimensões totais - Comp.XLarg.XAlt.(mm)
|
3535×1640×1475
|
Entre eixos (mm)
|
2390
|
Peso em ordem de marcha (kg)
|
915
|
Capacidade do porta-malas (Lts)
|
121
|
Capacidade do tanque de combustível (l)
|
35
|
Tipo de motor
|
Quatro
cilindros em linha
|
Deslocamento volumétrico (cc)
|
1332
|
Diâmetro (mm)
|
75
|
Curso (mm)
|
75,4
|
Comando de válvulas
|
DOHC 16V
VVT
|
Potência Máxima (cv/rpm)
|
108/6000
|
Torque Máximo (Nm/rpm)
|
138/4500
|
Taxa de compressão
|
10.5:1
|
Transmissão
|
Manual de
cinco Velocidades
|
Suspensão dianteira independente, tipo
McPherson com molas helicoidais
|
●
|
Suspensão traseira independente, tipo
Dual Link com molas helicoidais
|
●
|
Barra estabilizadora dianteira
|
●
|
Barra estabilizadora traseira
|
-
|
Freios
|
Dianteiro
a disco ventilado e traseiro a tambor com sapatas auto-ajustáveis
|
Pneus
|
175/60
R14
|
Rodas
|
Em liga
de alumínio 14"
|
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
|
●
|
Desembaçador traseiro
|
●
|
Limpador traseiro
|
-
|
Retrovisores elétricos
|
●
|
Lâmpadas halógenas
|
●
|
Faróis com regulagem elétrica de altura
|
●
|
Faróis de neblina (dianteira)
|
●
|
Lanternas de neblina (traseira)
|
●
|
Brake light
|
●
|
Protetor de cárter
|
-
|
Luzes de leitura
|
●
|
Alças de segurança dianteiras e
traseiras
|
●
|
Parasol com espelho de cortesia
|
●
|
Parasol com espelho iluminado
|
-
|
Acendedor de cigarros
|
●
|
Retrovisor interno antiofuscante
|
●
|
Barras longitudinais no teto
|
-
|
Limpador traseiro com temporizador
|
-
|
Espelho retrovisor elétrico com
repetidor de direção
|
-
|
Iluminação do porta malas
|
-
|
Luzes de segurança nas portas
|
●
|
Porta revistas
|
●
|
Volante revestido em couro
|
-
|
Volante com comandos multi-função
|
-
|
Banco traseiro bipartido 60/40
|
-
|
Bancos em Black Fabric
|
●
|
Assento do motorista com ajuste de
altura
|
-
|
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste
de altura
|
●
|
Assento central com apoio de cabeça
|
-
|
Assentos intermediários rebatíveis e
removíveis
|
-
|
Assentos traseiros rebatíveis e
removíveis
|
-
|
Airbag duplo
|
●
|
Portas com barras de proteção lateral
|
●
|
Cintos traseiros laterais de 3 pontos
|
●
|
Cintos dianteiros com pré-tensionador
|
●
|
Chave com destravamento remoto das
portas
|
●
|
Trava central das portas
|
●
|
Alarme anti-furto
|
●
|
Travamento automático das portas a
|
●
|
Freio ABS com EBD
|
●
|
Sensor de estacionamento traseiro
|
●
|
Porta copos
|
●
|
Acendedor de cigarros / tomada (12V)
|
●
|
Tomada de energia (12V) extra
|
-
|
Luz de leitura
|
●
|
Antena impressa no para-brisa
|
●
|
Iluminação azul no painel de
instrumentos
|
●
|
Volante com regulagem de altura
|
●
|
Direção hidráulica
|
Elétrica
|
Ar-condicionado
|
Eletrônico
|
CD MP3 player com entrada USB
|
●
|
Abertura interna da tampa do tanque de
combustível
|
●
|
Seis alto-falantes
|
●
|
Velocidade máxima
|
|
Aceleração de
|
9,8
segundos
|
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