O circuito de Spa-Gfrancorchamps é um desafio singular para os pneus, com curvas onde os pilotos aceleram muito, velocidade máxima de 320 km/h e pontos de frenagens fortes
Texto e vídeo: Pirelli
Os carros passam pela Eau Rouge a 300 km/h, com os motores em sua potência máxima, com 1G de compressão negativa e 5G de força lateral. Esse é um dos pontos que tornam Spa uma das corridas que mais exige da estrutura, levando a tecnologia presente nos pneus ao limite.
Os carros são acertados para baixa pressão aerodinâmica, o que favorece as velocidades máximas, mas pode complicar nas frenagens. Desacelerações bruscas podem resultar em travamento das rodas, o que prejudica os pneus.
Baixas temperaturas, asfalto típico de estradas e ondulações em vários pontos do circuito são os grandes desafios para que os pneus consigam fornecer aderência máxima. Curvas longas com altas cargas de força lateral exigem muito dos pneus, principalmente da estrutura e dos ombros.
Para mais informações sobre Spa e as exigências que o circuito tem sobre os pneus, baixe o vídeo com animações 3D produzido pela Pirelli.
Assista o vídeo no BorrachaTV, canal do Youtube
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