A Ford faz hoje a estreia mundial do novo Focus ST, com aprimoramentos que melhoram o desempenho, a dirigibilidade e a economia de combustĂ­vel do esportivo

Texto e fotos: Ford

Ele serĂ¡ apresentado no Goodwood Festival of Speed, tradicional evento do Reino Unido voltado a carros de alta performance.
O novo Focus ST, pela primeira vez, oferece uma versĂ£o a diesel. O carro traz tecnologias avançadas de controle de chassi, suspensĂ£o e direĂ§Ă£o e um visual mais agressivo que inclui a opĂ§Ă£o de pneus de 19 polegadas feitos sob medida.
O novo Focus ST com motor diesel 2.0 TDCi de 185 cv acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e tem velocidade mĂ¡xima de 217 km/h, com um consumo de apenas 22,72 km/l. Na versĂ£o EcoBoost 2.0 a gasolina, de 250 cv, faz de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chega a 248 km/h, com consumo de 14,7 km/l - o menor jĂ¡ obtido em um Focus ST a gasolina.


Os dois modelos vĂªm com sistema Auto-Start-Stop, que desliga o motor nas paradas e o religa automaticamente para economizar combustĂ­vel, e transmissĂ£o manual de seis velocidades. Suas relações de marcha foram desenvolvidas individualmente para cada motor para uma aceleraĂ§Ă£o rĂ¡pida nas arrancadas e velocidade de cruzeiro confortĂ¡vel.


DinĂ¢mica aprimorada
Refinar a experiĂªncia de direĂ§Ă£o foi o objetivo principal no desenvolvimento do novo Focus ST, feito pelo Ford Team RS, braço europeu do grupo global de veĂ­culos de desempenho da marca. A suspensĂ£o traz novas molas dianteiras e nova calibraĂ§Ă£o dos amortecedores dianteiros e traseiros para um comportamento dinĂ¢mico ainda mais afiado.
O controle eletrĂ´nico de estabilidade ganhou uma nova funĂ§Ă£o, a "Electronic Transitional Stability", que monitora a estabilidade do veĂ­culo e as ações do motorista e intervĂ©m conforme a necessidade para manter o controle em mudanças rĂ¡pidas de direĂ§Ă£o em velocidade, como numa mudança de faixa. O controle eletrĂ´nico de torque em curvas tambĂ©m foi revisado para otimizar a traĂ§Ă£o e a agilidade.
"A Ford tem reputaĂ§Ă£o em hatchbacks de desempenho com excelente dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o e o novo Focus ST faz jus a esse pedigree", diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa.


Visual esportivo
O novo Focus ST tem um estilo mais alegre e agressivo que a geraĂ§Ă£o anterior, com capĂ´ esculpido, farĂ³is mais finos com lentes escurecidas e carroceria rebaixada. O pacote inclui saias laterais na cor da carroceria, spoiler traseiro redesenhado e escapamento duplo central. As opções de cores sĂ£o tangerina Scream, branco Frozen, preto Panther e vermelho Race, alĂ©m das novas cinza Stealth e azul Deep Impact.
A cabine de estilo "cockpit" ganhou um design mais simples e intuitivo. O painel de instrumentos exibe trĂªs novos mostradores, de pressĂ£o do turbo, temperatura e pressĂ£o de Ă³leo. O volante revestido em couro macio, a alavanca do cĂ¢mbio em cromo acetinado e os pedais esportivos tambĂ©m sĂ£o novos, assim como os bancos desenvolvidos pela Ford junto com a Recaro.


Tecnologias avançadas
O Focus ST vem com sistema de conectividade Ford SYNC 2, com controle de voz para Ă¡udio, navegaĂ§Ă£o, temperatura e celular. Sua tela de 8 polegadas, sensĂ­vel ao toque e de alta definiĂ§Ă£o, exibe o logotipo ST ao iniciar.
Os farĂ³is adaptativos com lĂ¢mpadas Bi-Xenon HID, que ajustam a intensidade e o Ă¢ngulo do facho conforme a velocidade do veĂ­culo, o Ă¢ngulo de direĂ§Ă£o e a distĂ¢ncia dos objetos, sĂ£o outra novidade. O carro traz ainda alerta de trĂ¡fego cruzado e uma versĂ£o aprimorada do sistema de frenagem ativa na cidade, capaz de evitar colisões em velocidades de atĂ© 50 km/h.

Goodwood
O Goodwood Festival of Speed foi o local escolhido para a apresentaĂ§Ă£o do modelo, que chega ao mercado europeu no começo de 2015 nas versões de cinco portas e perua. Desde que o Focus ST foi lançado, em 2002, a Ford jĂ¡ vendeu mais de 140.000 unidades do modelo em 40 paĂ­ses.