O modelo da Toyota é econômico e surpreende pelo espaço

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

É um irmão mais parrudo e amplo se comparado com o modelo hatch. Podemos dizer que é um Toyota “mais” Toyota, pois a montadora japonesa tem seu sucesso calcado em carros sedã, e o modelo popular tem ares de carro médio. Tratar o Etios sedã como carro pequeno é, na verdade uma heresia, em se tratando de qualidade mecânica e espaço interno excelentes.


Eu testei o modelo durante 7 dias, sempre com quatro passageiros e principalmente em rodovia. Também utilizei o carro no pesado trânsito de São Paulo durante o horário de rush, quem conhece a cidade, sabe exatamente do que estou falando, um minuto no engarrafamento equivale a uma hora na estrada.


O carro é valente, o Etios sedã é comercializado em três versões: X, XS e XLS, todas com motorização 1.5L, que já é um enorme ganho. O modelo que testei é o TOP, o XLS que trás itens como direção elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta visual de não afivelamento do cinto, barra de proteção nas 4 portas, ar condicionado, sistema de áudio, conta-giros, vidros e travas elétricas, faróis de neblina e sistema de alarme.


Na estrada, ele se comporta muito bem, é rápido, não vive pedindo marcha e aumenta a velocidade com muita facilidade. Isso se deve ao motor 1.5L Flex Fuel de 16 válvulas, o resultado é potência e economia no mesmo pacote. Abastecido com gasolina fornece 92 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, já com etanol: 96,5 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm. As respostas de eficiência ficam em (etanol) 0 – 100km/h em 11,3 segundos e (gasolina) 0 – 100km/h em 11,8 segundos. E também é econômico, segundo dados da montadora, os valores ficam entre: Consumo Urbano - Etanol - 8.4km/l, Gasolina - 11.9km/l e o Consumo Rodoviário - Etanol - 9.3km/l, Gasolina -14 km/l.


Fiz um percurso de mais de 300 km em rodovia, a direção é prazerosa, o carro esta sempre na mão e deixa facilmente outro veículos mais lentos para trás. Mesmo com a adição do porta-malas e com bagagem, sua estabilidade é idêntica ao modelo hatch, a suspensão é confiável e rígida na medida certa. O ponto forte da mecânica é o conjunto motor/câmbio, que são muito bem equalizados.


Na cidade, os itens de conforto fornecem uma ótima atmosfera dentro do veículo, mesmo quando ficamos parados em intermináveis congestionamentos, num dia quente, o ar condicionado tratou de manter a temperatura interna sempre agradável.


O Etios sedã é o carro ideal para uma família de tamanho médio, cabe em qualquer vaga de estacionamento, gasta pouco combustível, e tem um imenso porta-malas com 562 litros. Além de tudo isso, tem conforto de carro grande, desempenho de médio e economia de pequeno, quer mais?