O modelo da Toyota é econômico e
surpreende pelo espaço
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
É um irmão mais parrudo e amplo
se comparado com o modelo hatch. Podemos dizer que é um Toyota “mais” Toyota,
pois a montadora japonesa tem seu sucesso calcado em carros sedã, e o modelo
popular tem ares de carro médio. Tratar o Etios sedã como carro pequeno é, na
verdade uma heresia, em se tratando de qualidade mecânica e espaço interno
excelentes.
Eu testei o modelo durante 7
dias, sempre com quatro passageiros e principalmente em rodovia. Também
utilizei o carro no pesado trânsito de São Paulo durante o horário de rush,
quem conhece a cidade, sabe exatamente do que estou falando, um minuto no
engarrafamento equivale a uma hora na estrada.
O carro é valente, o Etios sedã é
comercializado em três versões: X, XS e XLS, todas com motorização 1.5L, que já
é um enorme ganho. O modelo que testei é o TOP, o XLS que trás itens como
direção elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta visual de não
afivelamento do cinto, barra de proteção nas 4 portas, ar condicionado, sistema
de áudio, conta-giros, vidros e travas elétricas, faróis de neblina e sistema
de alarme.
Na estrada, ele se comporta muito
bem, é rápido, não vive pedindo marcha e aumenta a velocidade com muita
facilidade. Isso se deve ao motor 1.5L Flex Fuel de 16 válvulas, o resultado é
potência e economia no mesmo pacote. Abastecido com gasolina fornece 92 cavalos de potência a 5.600
rpm e 13,9 kgfm de
torque a 3.100 rpm, já com etanol: 96,5
cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
As respostas de eficiência ficam em (etanol) 0 – 100km/h em 11,3 segundos e (gasolina)
0 – 100km/h em 11,8 segundos. E também é econômico, segundo dados da montadora,
os valores ficam entre: Consumo Urbano - Etanol - 8.4km/l, Gasolina - 11.9km/l
e o Consumo Rodoviário - Etanol - 9.3km/l, Gasolina -14 km/l.
Fiz um percurso de mais de 300 km em rodovia, a direção
é prazerosa, o carro esta sempre na mão e deixa facilmente outro veículos mais
lentos para trás. Mesmo com a adição do porta-malas e com bagagem, sua
estabilidade é idêntica ao modelo hatch, a suspensão é confiável e rígida na
medida certa. O ponto forte da mecânica é o conjunto motor/câmbio, que são
muito bem equalizados.
Na cidade, os itens de conforto
fornecem uma ótima atmosfera dentro do veículo, mesmo quando ficamos parados em
intermináveis congestionamentos, num dia quente, o ar condicionado tratou de
manter a temperatura interna sempre agradável.
O Etios sedã é o carro ideal para
uma família de tamanho médio, cabe em qualquer vaga de estacionamento, gasta
pouco combustível, e tem um imenso porta-malas com 562 litros . Além de tudo
isso, tem conforto de carro grande, desempenho de médio e economia de pequeno,
quer mais?
0 Comentários