Com qualidade de imagem full HD e resistente a choques e vibrações, a nova câmera oculta é ideal para registrar o ponto de vista do condutor e identificar criminosos

Texto e fotos: Axis

A Axis Communications, criadora da câmera de segurança digital, desenvolveu câmeras em miniatura próprias para uso em ônibus e caminhões. Resistente a trepidações, choques, vibrações e movimentos bruscos, a nova série F pode ser instalada no interior ou no exterior do veículo, monitorando tanto o que se apresenta à frente do veículo quanto eventuais abordagens feitas ao condutor, o comportamento de passageiros e o controle de cargas.
Por serem extremamente discretas, com uma unidade principal e uma ponta onde fica apenas a lente e o sensor, as câmeras podem ficar embutidas em qualquer superfície do veículo e evitar que assaltantes percebam que estão sendo monitorados. Para veículos que têm suas rotas acompanhadas via satélite ou GPS, as imagens permitem entender em tempo real o que está acontecendo, mesmo que o motorista não se comunique com a central.


Para lidar com a mudança de luz durante o dia e com a má iluminação à noite, o que momentaneamente prejudicar a qualidade da imagem numa câmera comum, a série F traz uma tecnologia que faz uma compensação imediata da diferença de iluminação (WDR com Captura Forense), permitindo utilizar as imagens como provas judiciais.
Em vez de instalar um storage dentro do veículo, o que ocupa espaço e encarece o projeto, é possível armazenar as imagens na própria câmera através de um cartão de memória SD.
“Estão surgindo diversos projetos de videomonitoramento móvel para frotas inteiras de ônibus, que podem fazer a contagem de pessoas que entram e saem através das câmeras”, afirma Marcelo Ponte, gerente de Marketing da Axis. “O lançamento da série F amplia o portfolio da Axis para o setor de transportes, um setor que continuará recebendo atenção da empresa para complementar nossa oferta para centros de distribuição”.
A unidade principal e dois modelos das unidades com sensores estarão disponíveis a partir de julho. A partir de setembro, outras duas unidades com sensores chegarão ao mercado para completar a série F. As unidades serão vendidas separadamente.