Toyota revela design e preço de seu sedĂ£ FCV, movido a cĂ©lula de combustĂ­vel

Modelo, que foi apresentado como conceito no Ăºltimo SalĂ£o de TĂ³quio, deve ser lançado no primeiro semestre de 2015

Texto e fotos: Toyota

A Toyota Motor Corporation apresentou nesta quarta-feira, 25 de junho, o design externo de seu sedĂ£ movido a cĂ©lula de hidrogĂªnio. O modelo, que foi apresentado pela primeira vez como carro conceito no SalĂ£o do AutomĂ³vel de TĂ³quio 2013, serĂ¡ lançado no primeiro semestre de 2015, no JapĂ£o. AlĂ©m disso, a montadora tambĂ©m jĂ¡ estĂ¡ com os preparativos em andamento para a fase de lançamento nos mercados norte-americano e europeu.


No JapĂ£o, o sedĂ£ movido a cĂ©lula de hidrogĂªnio serĂ¡ vendido ao preço de cerca de 7 milhões de ienes (aproximadamente US$ 68 mil, livre de impostos sobre consumo). Inicialmente, as vendas serĂ£o limitadas apenas para as regiões onde a infraestrutura de abastecimento de hidrogĂªnio estĂ¡ sendo desenvolvida. Os preços para os mercados dos EUA e Europa ainda nĂ£o foram definidos. No futuro prĂ³ximo, alĂ©m do preço, a Toyota irĂ¡ divulgar tambĂ©m informações mais detalhadas, tais como especificações e metas de vendas.


O hidrogĂªnio Ă© considerado como uma das alternativas de combustĂ­vel mais promissora, uma vez que pode ser produzido com uma variedade de fontes de energias primĂ¡rias, como a solar e eĂ³lica. Quando comprimido, o hidrogĂªnio apresenta densidade de energia mais elevada do que as baterias, sendo de fĂ¡cil amarzenagem e transporte. AlĂ©m do seu potencial como combustĂ­vel para uso domĂ©stico e em automĂ³veis, o elemento pode ser utilizado em uma vasta gama de aplicações, como a geraĂ§Ă£o de energia em grande escala.
A Toyota tem desenvolvido veĂ­culos movidos a cĂ©lula de combustĂ­vel hĂ¡ mais de 20 anos. O sistema da Toyota inclui o FC Stack, que gera eletricidade a partir da reaĂ§Ă£o quĂ­mica entre hidrogĂªnio e oxigĂªnio, alĂ©m de tanques de hidrogĂªnio de alta pressĂ£o. Em 2002, a Toyota disponibilizou, de forma limitada, o aluguel do “Toyota FCHV”, um SUV de cĂ©lula de combustĂ­vel, no JapĂ£o e EUA.


Desde entĂ£o, avanços significativos foram feitos ao sistema de cĂ©lula de combustĂ­vel. O FCV revelado hoje pela Toyota, por exemplo, se destaca pelo seu desempenho, que se assemelha a um veĂ­culo de motor a gasolina, com autonomia de aproximadamente 700 km (de acordo com medições realizadas pela Toyota com base nos parĂ¢mentros considerados pelo MinistĂ©rio JaponĂªs de Turismo, Infraestrutura e Transportes). O motor, quando acionado, emite apenas vapor d’Ă¡gua produzido pela reaĂ§Ă£o entre hidrogĂªnio e oxigĂªnio. O tempo de reabastecimento Ă© de cerca de trĂªs minutos.


VeĂ­culos movidos a cĂ©lulas de combustĂ­vel contribuem para a diversificaĂ§Ă£o de combustĂ­veis automotivos, nĂ£o emitem CO2 ou substĂ¢ncias nocivas para o ambiente durante a operaĂ§Ă£o, mantendo a mesma conveniĂªncia dos veĂ­culos movidos Ă  gasolina. A Toyota acredita no potencial dessas fontes alternativas de combustĂ­vel, por serem amigas do meio ambiente e ideais para a promoĂ§Ă£o de uma sociedade com mobilidade sustentĂ¡vel.
As empresas do Grupo Toyota tambĂ©m estĂ£o envolvidas em outras iniciativas relacionadas ao uso de hidrogĂªnio, realizando testes em residĂªncias e na produĂ§Ă£o de empilhadeiras e Ă´nibus.