FORD INTRODUZ SISTEMA INOVADOR DE AIRBAG COM O MUSTANG 2015

A Ford desenvolveu um novo sistema de airbag que, além de aumentar a segurança do passageiro, é menor, mais leve, amplia o espaço interno e o conforto na cabine

Texto e fotos: Ford

Essa tecnologia Ăºnica e patenteada permite que os airbags sejam instalados em novos locais dentro do veĂ­culo, dando mais liberdade aos projetistas. Sua primeira aplicaĂ§Ă£o serĂ¡ no airbag de joelho do passageiro do novo Mustang, com lançamento no final do ano.


Feita de um novo tipo de plĂ¡stico, a bolsa inflĂ¡vel fica integrada Ă  tampa do porta-luvas e protege o joelho do passageiro da frente, como um airbag de joelho convencional montado sob o painel de instrumentos, como mostra o vĂ­deo disponĂ­vel neste link.
"Com este projeto inovador de airbag, desenvolvemos uma tecnologia que oferece proteĂ§Ă£o para os passageiros, ao mesmo tempo em que reduz o peso e permite maior flexibilidade de design", destaca Sean West, gerente de Segurança Veicular da Ford.
Para criar o novo airbag, os engenheiros da Ford desenvolveram e testaram materiais e tĂ©cnicas de construĂ§Ă£o inovadoras. Diferentemente do airbag tradicional de tecido, o novo sistema usa plĂ¡stico injetado flexĂ­vel, ensanduichado na tampa do porta-luvas. Assim que um impacto Ă© detectado e classificado pelo sistema de sensores, a bolsa Ă© inflada em direĂ§Ă£o Ă s pernas do passageiro, proporcionando amortecimento como um airbag tradicional de joelho.


Por ser integrado ao porta-luvas, na borda do painel, o novo airbag nĂ£o precisa "viajar" tĂ£o longe como um airbag convencional de joelho, que infla em direĂ§Ă£o ao chĂ£o antes de se curvar para cima. AlĂ©m disso, como distribui a carga de impacto sobre uma Ă¡rea maior, ele pode operar com uma pressĂ£o menor de enchimento.
O resultado Ă© um design 65% mais leve e uma bolsa 75% menor que a convencional, com o mesmo nĂ­vel de proteĂ§Ă£o para o passageiro. O sistema conta tambĂ©m com acabamento mais discreto, sem costuras ou cobertura visĂ­veis, e dĂ¡ flexibilidade aos designers para colocar o painel mais prĂ³ximo do pĂ¡ra-brisa, aumentando a sensaĂ§Ă£o de espaço na cabine.
Com o desenvolvimento do novo airbag de joelho do Mustang, a Ford registrou 15 patentes nos EUA, além de outras pendentes. Ele é um dos itens de tecnologia do veículo, que tem um total de oito airbags, o dobro do modelo atual: dois de joelho, dois dianteiros, dois laterais, além de dois de cortina no modelo fastback, ou dois de cabeça no modelo conversível, montados nos bancos.
O novo Mustang conta com sensores de impacto na frente, laterais e centro do carro, alĂ©m de sensor de capotamento, para controlar o funcionamento dos airbags e prĂ©-tensionadores dos cintos de segurança, que apertam ainda mais o cinto dos ocupantes dos bancos dianteiros em caso de acidente para mantĂª-los em uma posiĂ§Ă£o segura.