Volkswagen do Brasil apoia mostra “TĂºnel da CiĂªncia”, inĂ©dita no PaĂ­s
 
  • ExposiĂ§Ă£o interativa e multimĂ­dia estarĂ¡ aberta ao pĂºblico gratuitamente de 30 de janeiro a 21 de fevereiro, em SĂ£o Paulo
  • Volkswagen apresenta maquete da cidade “MicroCity”, um centro de mobilidade futurista
  • Evento faz parte da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014”, que tem a Volkswagen como patrocinadora premium

Texto e fotos: Volkswagen
 
A Volkswagen do Brasil Ă© apoiadora premium da exposiĂ§Ă£o multimĂ­dia “TĂºnel da CiĂªncia Max Planck”, que estarĂ¡ aberta gratuitamente ao pĂºblico de hoje (30 de janeiro) a 21 de fevereiro no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em SĂ£o Paulo. A mostra foi inaugurada ontem (29/1) em evento para convidados que contou com a presença do vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Holger Rust; do Ministro da CiĂªncia, Tecnologia e InovaĂ§Ă£o, Marco Antonio Raupp, entre outras autoridades. Direcionada a visitantes acima de 12 anos, a mostra Ă© uma das maiores e mais interativas do mundo na Ă¡rea de educaĂ§Ă£o para as ciĂªncias. InĂ©dita no Brasil, a exposiĂ§Ă£o jĂ¡ esteve em 20 paĂ­ses e recebeu mais de nove milhões de visitantes desde o ano 2000. O “TĂºnel da CiĂªncia” faz parte da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014”, que tem a Volkswagen do Brasil como patrocinadora premium.

O vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Holger Rust (esq.) e o Ministro da CiĂªncia, Tecnologia e InovaĂ§Ă£o, Marco Antonio Raupp, na inauguraĂ§Ă£o do "TĂºnel da CiĂªncia Max Planck", em SĂ£o Paulo
Na exposiĂ§Ă£o “TĂºnel da CiĂªncia”, a Volkswagen apresenta a “MicroCity” por meio de uma maquete de Lego; nela, a Volkswagen dĂ¡ ideias de como podem ser os carros em uma cidade futurista. A “MicroCity” Ă© um centro de mobilidade, onde o uso de veĂ­culos Ă© ainda mais fĂ¡cil e atraente para os clientes; nessa cidade imaginĂ¡ria hĂ¡ utilizaĂ§Ă£o do espaço de maneira altamente eficiente, estacionamentos convenientes e seguros, infraestrutura de carregamento confiĂ¡vel para mobilidade elĂ©trica, opções de mobilidade como compartilhamento de carros, entre outras soluções inovadoras.
“Ao apoiar o ‘TĂºnel da CiĂªncia Max Planck’, a Volkswagen do Brasil oferece a toda famĂ­lia uma oportunidade de ampliar conhecimentos na Ă¡rea cientĂ­fica, tendo acesso a inovações capazes de transformar o mundo e a sociedade”, afirmou o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Holger Rust. A mostra “TĂºnel da CiĂªncia” Ă© realizada pela Sociedade Max Planck, que tambĂ©m conta com patrocĂ­nio da Volkswagen. Trata-se de uma das instituições de pesquisa mais importantes do mundo, com mais de 5.300 cientistas e 17 prĂªmios Nobel. A Sociedade Max Planck Ă© uma organizaĂ§Ă£o alemĂ£ de pesquisa independente e sem fins lucrativos que realiza estudos nas Ă¡reas de ciĂªncias naturais e humanas.


“TĂºnel da CiĂªncia Max Planck”
A exposiĂ§Ă£o “TĂºnel da CiĂªncia Max Planck” aborda grandes descobertas em pesquisa, alĂ©m de revelar oportunidades cientĂ­ficas e tecnolĂ³gicas para as inovações mais transformadoras do futuro. A mostra pretende estimular a curiosidade sobre a importĂ¢ncia da ciĂªncia e da inovaĂ§Ă£o.
Criado em 2000, o “TĂºnel da CiĂªncia” conta com trĂªs versões. A versĂ£o 3.0, que serĂ¡ apresentada no Brasil, Ă© a mais recente – lançada na RĂºssia em 2013 – e estĂ¡ distribuĂ­da em oito mĂ³dulos: Universo - Dos quarks ao cosmos: A imagem do universo, segundo a percepĂ§Ă£o humana, tem mudado radicalmente nos Ăºltimos anos. Modernos telescĂ³pios possibilitaram Ă  comunidade cientĂ­fica internacional buscar respostas alĂ©m dos limites conhecidos atĂ© entĂ£o, como a descoberta de que a maior parte do cosmo consiste em matĂ©ria negra e energia negra. Agora os cientistas se ocupam de coletar amostras e analisar dados para chegar a novas respostas.
MatĂ©ria - Design do mundo microscĂ³pico: A expectativa Ă© que daqui em diante a matĂ©ria seja criada a partir de uma prancheta, molĂ©cula por molĂ©cula, Ă¡tomo por Ă¡tomo. Desenhadas e adaptadas Ă s propriedades requeridas. Essa “nova matĂ©ria” Ă© a esperança para diversas soluções e desafios da humanidade, como o combate ao envelhecimento e a eficiĂªncia energĂ©tica. Vida - Dos elementos aos sistemas: As pesquisas realizadas pelas biociĂªncias sĂ£o vastas, caminham desde os processos celulares atĂ© a composiĂ§Ă£o de ecossistemas complexos. As tentativas mais recentes da ciĂªncia sĂ£o utilizar a imensidĂ£o de informaĂ§Ă£o disponĂ­vel e reagrupĂ¡-las, a fim de tecer teorias abrangentes sobre a vida, conectando informações detalhadas das estruturas mais Ă­nfimas com as caracterĂ­sticas, funções e interações de seus ecossistemas. Isso possibilitaria aos cientistas proporem conclusões mais verossĂ­meis sobre as mudanças do ecossistema terrestre e demonstrarem melhor as perspectivas de intervenĂ§Ă£o humana na vida e a possibilidade real de recriĂ¡-la.
Complexidade - Dos dados Ă  compreensĂ£o: Nosso mundo tem se tornado mais interconectado e, consequentemente, complexo. Atitudes simples gerando processos de mudanças em cadeia; o caos como elemento determinante das leis naturais dos sistemas. Assim, cientistas passam a identificar novos caminhos, deixam de tentar entender e controlar o mundo em detalhes redutores, mas concentram esforços no estudo de interações e contextos gerais. CĂ©rebro - FĂ¡brica de maravilhas na cabeça: 100 bilhões de neurĂ´nios conectados em uma complexa estrutura de rede, o cĂ©rebro Ă© o responsĂ¡vel por determinar nossas percepções, pensamentos, sentimentos e ações. Dependente da predisposiĂ§Ă£o genĂ©tica e influenciado por fatores ambientais e processos de aprendizado, o cĂ©rebro humano continua um mistĂ©rio no que diz respeito a como funcionam os principais fenĂ´menos mentais. A causa: a extraordinĂ¡ria complexidade dos padrões de excitaĂ§Ă£o que se formam em rede.
SaĂºde - Pesquisa para a medicina do futuro: Expectativas de vida crescentes, tratamentos mais eficientes, melhores e com menor efeito colateral, diagnĂ³sticos prematuros e precisos, centros de tratamento e uso de robĂ³tica em operações delicadas: a revoluĂ§Ă£o mĂ©dica chegou. Mas, para quem? Em Ă­ndices globais, o maior desafio da pesquisa mĂ©dica Ă© o confronto da desigualdade mĂ©dica e do desenvolvimento da pesquisa internacionalmente. Energia - Vida no Antropoceno: O acesso Ă  energia Ă© a chave elementar no desenvolvimento da humanidade. No entanto, a maioria da energia que utilizamos hoje Ă© proveniente de recursos finitos, como o uso de combustĂ­veis fĂ³sseis. EficiĂªncia energĂ©tica e uso de energia limpa sĂ£o soluções intermediĂ¡rias ao modelo atual, porĂ©m, cientistas desenvolvem pesquisas que propõem uma soluĂ§Ă£o definitiva, o uso de energia renovĂ¡vel, como fotossĂ­nteses artificiais e tecnologias de fusĂ£o, baseadas na estrutura solar.
Sociedade - O mundo em mobilidade: A integraĂ§Ă£o global do comĂ©rcio, serviços, polĂ­tica, cultura, direito e comunicaĂ§Ă£o tem transformado as relações humanas e a prĂ³pria estrutura de nossas instituições e Estados. O resultado Ă© uma profunda mudança social, que afeta diretamente o modo de viver em todos os setores sociais. A dificuldade do desenvolvimento das ciĂªncias humanas, no entanto, estĂ¡ justamente nesse processo global, com a finalidade de entender e prever os fenĂ´menos sociais e melhor preparar o indivĂ­duo para os desafios desse mundo conectado. O “TĂºnel da CiĂªncia Max Planck” apresenta imagens, grĂ¡ficos, exposições, vĂ­deos de entrevistas e animações. Um guia digital da mostra conduz o visitante ao mundo das pesquisas da Sociedade Max Planck. No final, os visitantes terĂ£o a oportunidade de propor suas perguntas e enviĂ¡-las por meio do “TĂºnel da CiĂªncia”, interagindo, posteriormente, com as outras sedes do evento.


Sobre a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014
A “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014”, que tem a Volkswagen do Brasil como uma das patrocinadoras premium, foi aberta em maio de 2013 e prossegue atĂ© maio de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. InĂºmeros eventos estĂ£o sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo Ă© apresentar uma autĂªntica e moderna imagem da Alemanha aliada Ă  economia e Ă  cultura, bem como ao desenvolvimento da ciĂªncia, tendo a parceria com o Brasil como princĂ­pio. Sua principal mensagem Ă© mostrar como uma parceria confiĂ¡vel e inovadora com o Brasil, que jĂ¡ funciona hĂ¡ dĂ©cadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas Ă¡reas econĂ´mica, cultural e cientĂ­fica, sob as bases da confiança mĂºtua e valores agregados. A temporada Ă© uma iniciativa do MinistĂ©rio das Relações Exteriores da Alemanha. Os realizadores do projeto sĂ£o o BDI Brazil Board, Goethe-Institut (GI), MinistĂ©rio de EducaĂ§Ă£o e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e o MinistĂ©rio para CooperaĂ§Ă£o e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). Do lado brasileiro, a Temporada tem o apoio da AgĂªncia AlemĂ£ de CooperaĂ§Ă£o Internacional (GIZ), da CĂ¢mara de ComĂ©rcio e IndĂºstria Brasil-Alemanha (AHK), do Centro AlemĂ£o de CiĂªncia e InovaĂ§Ă£o - SĂ£o Paulo (DWIH-SP), da ConfederaĂ§Ă£o Nacional da IndĂºstria (CNI), do MinistĂ©rio da Cultura do Governo Federal do Brasil e do Serviço Social do ComĂ©rcio (SESC).

SERVIÇO “TĂºnel da CiĂªncia Max Planck”
ExposiĂ§Ă£o: 30 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014
Local: Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 6º andar, SĂ£o Paulo)
ClassificaĂ§Ă£o: 12 anos
HorĂ¡rios: Segunda a sexta-feira, das 8h Ă s 19h. SĂ¡bados e domingos, das 12h Ă s 19h
Entrada: gratuita (ingresso deve ser retirado no local)
Mais informações: www.tuneldaciencia.com.br