up! marca inĂcio de uma nova era para a Volkswagen no
Brasil
|
Texto e fotos: Volkswagen
|
A Volkswagen do Brasil apresenta um novo membro de sua famĂlia: o up!, modelo
que marca o inĂcio de uma nova era para a empresa no PaĂs. O up! chega como o
carro mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro, conciliando
desempenho, economia de combustĂvel, segurança, conforto e recursos de
entretenimento para os ocupantes. Oferecido na versĂ£o de quatro portas, o up! Ă© parte da linha 2015 da Volkswagen e tem seis versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!. HĂ¡ um up! para cada consumidor. Design inovador – O up! se destaca jĂ¡ no primeiro olhar, com seu desenho inovador, moderno e jovial. A ligaĂ§Ă£o com o Brasil estĂ¡ na origem do up!: o desenho do modelo foi elaborado pelo brasileiro Marco Antonio Pavone. O up! estabelece uma nova referĂªncia em design para a Volkswagen, com linhas limpas, que se adaptam a qualquer situaĂ§Ă£o. Motor moderno – O up! Ă© equipado com a nova geraĂ§Ă£o de motores 1.0l de 3 cilindros Total Flex. Sua potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) Ă mesma rotaĂ§Ă£o, com etanol. O torque mĂ¡ximo Ă© de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantĂ©m por longa faixa de rotações. JĂ¡ a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque mĂ¡ximo estĂ¡ disponĂvel. O motor 1.0l Ă© equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina – trata-se do primeiro motor do PaĂs nessa faixa de cilindrada a receber esse sistema. Mais econĂ´mico do Brasil – O up! tambĂ©m chega ao mercado com a melhor classificaĂ§Ă£o no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O modelo obteve a classificaĂ§Ă£o “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, entre os veĂculos equipados com ar-condicionado e direĂ§Ă£o assistida (referĂªncia janeiro/2014). O motor estĂ¡ combinado a uma nova versĂ£o da consagrada transmissĂ£o MQ200. As relações sĂ£o longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustĂvel e reduĂ§Ă£o nas emissões. Mais seguro da categoria – O up! Ă© o primeiro automĂ³vel compacto a obter 5 estrelas na proteĂ§Ă£o de adultos e 4 estrelas na proteĂ§Ă£o de crianças no Latin NCAP, organizaĂ§Ă£o que avalia a segurança dos veĂculos. Dessa forma, o up! repete no Brasil o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o que evidencia o alto nĂvel de qualidade do modelo brasileiro. Dimensões compactas – O up! inaugura para a marca a nova plataforma PQ12. O modelo mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centĂmetros sobre o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acrĂ©scimo de 2 centĂmetros). Seu entre-eixos tem 2,42 metros de comprimento. O peso total do modelo Ă© de 910 kg, o que representa um grande avanço no segmento de veĂculos no qual o novo Volkswagen atuarĂ¡. Altos nĂveis de segurança – A combinaĂ§Ă£o de baixo peso e segurança elevada sĂ³ Ă© possĂvel com a adoĂ§Ă£o de tecnologias inovadoras de fabricaĂ§Ă£o. AlĂ©m disso, por meio da combinaĂ§Ă£o do uso de aço de alta resistĂªncia, motor leve e compacto e a busca por remover cada grama supĂ©rfluo, a empresa atingiu o excelente peso total do novo up!. Menor custo de reparabilidade – Outra importante conquista do up! Ă© o melhor Ăndice geral no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veĂculos vendidos no Brasil apĂ³s uma colisĂ£o. O up! obteve Ăndice Car Group 11, o melhor entre todos os veĂculos participantes do estudo – Ă© tambĂ©m o melhor da histĂ³ria do levantamento, que Ă© realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de ExperimentaĂ§Ă£o e Segurança ViĂ¡ria). Para todos os pĂºblicos – O up! se destaca pela gama de versões oferecidas. VersĂ¡til, o modelo atende a todos os pĂºblicos – hĂ¡ um up! para cada pessoa. Desde a versĂ£o take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se freios ABS com EBD, air bag duplo, limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retrĂ¡teis e palhetas “aerowischer” – que tĂªm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparaĂ§Ă£o Ă s palhetas convencionais de maior eficiĂªncia. Aprimorado para o Brasil – O up! brasileiro, que tem trĂªs anos de garantia total de fĂ¡brica, recebeu aprimoramentos especĂficos para se adequar ao consumidor do Brasil. Entre essas modificações estĂ¡ a tampa do porta-malas, que combina metal e vidro. Essa soluĂ§Ă£o melhora as proporções do carro e colabora para reduzir o custo de reparabilidade e, dessa forma, o valor do seguro. O tanque de combustĂvel no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para 50 litros (15 litros a mais que no modelo europeu). Outra alteraĂ§Ă£o importante em relaĂ§Ă£o ao up! europeu foi realizada nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilaĂ§Ă£o do habitĂ¡culo. Porta-malas com sistema “s.a.v.e.” – Seu porta-malas tem 285 litros de capacidade, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221 litros) e o torna um dos maiores da categoria. AlĂ©m disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variĂ¡vel de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prĂ¡tica. DireĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica “easy drive” – O sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica “easy drive” Ă© item de sĂ©rie nas versões de topo de linha high up!, black up!, white up! e red up! e equipamento opcional para as versões take up! e move up!. AlĂ©m do excelente conforto, uma de suas principais vantagens em relaĂ§Ă£o aos sistemas de assistĂªncia hidrĂ¡ulica Ă© sĂ³ demandar energia quando necessĂ¡rio – ou seja, em curvas ou manobras, por exemplo. Isso representa uma reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂvel de atĂ© 3% quando comparado com um sistema de direĂ§Ă£o com assistĂªncia hidrĂ¡ulica (convencional). Interior moderno – O interior do up! repete as formas limpas e sĂ³lidas encontradas em sua carroceria. Em seu painel os elementos centrais formam um contraponto, o que tambĂ©m gera equilĂbrio visual na cabine. O quadro de instrumentos consiste em um ou trĂªs (a partir da versĂ£o move up!) instrumentos analĂ³gicos com um visor digital. A inovaĂ§Ă£o tambĂ©m estĂ¡ no interior do up!, com diferentes acabamentos para o painel (disponĂveis a partir da versĂ£o move up!) e combinações de ambientaĂ§Ă£o. Volante esportivo – O volante do up! tambĂ©m merece destaque, com a base reta – o formato Ă© inspirado no volante do Fusca. Na versĂ£o high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! hĂ¡ apliques em chrome effect, com o nome do modelo. Bancos “one shape” – Os bancos dianteiros “one shape” sĂ£o de sĂ©rie para todas as versões e possuem regulagem milimĂ©trica de altura e estilo moderno, alĂ©m de recurso antimergulho e assento mais longo. Os revestimentos dos bancos sĂ£o diferentes a cada versĂ£o, com oferta do revestimento em couro sintĂ©tico “native” como opcional a partir da versĂ£o move up!. SĂ£o dez opções de cores para a carroceria e sete rodas ou calotas diferentes, que variam conforme a versĂ£o. maps&more – O up! oferece como opcional, a partir da versĂ£o move up!, o “maps & more” – sistema de infotainment e navegaĂ§Ă£o. Esse recurso de tecnologia Ă© oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen. Trata-se de um dispositivo com tela sensĂvel ao toque (touchscreen) que funciona como extensĂ£o do rĂ¡dio e do computador de bordo do veĂculo, oferecendo tambĂ©m conectividade multimĂdia e sistema de navegaĂ§Ă£o (GPS), jĂ¡ com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexĂ£o com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operaĂ§Ă£o intuitiva e simples de usar. |
- Home
- Mobilidade
- _Abeifa
- _Abiauto
- _Abimaq
- _Abraciclo
- _Anip
- _Fenabrave
- _Lançamentos
- _Test Drive
- Cultura
- _Cabo & Streaming
- _Cinema
- _Livros & Revistas
- _Teatro
- _Test Movie
- Institucionais & Salões
- _Fenatran
- _Automec
- _Institucional
- _SalĂ£o do AutomĂ³vel
- _SalĂ£o Duas Rodas
- Competições
- _FĂ³rmula 1
- _MotoGP
- Melhor da Vida
- _Ar & Mar
- _Comer & Beber
- _Moda & Beleza
- _Turismo
- Redes e Contato
- _Contato
- _Facebook
- _Instagram
- _Twitter
- _YouTube
0 ComentĂ¡rios