Mercedes-Benz inicia a produção da nova Classe C na fábrica de Bremen
•A Daimler está investindo mais de um bilhão de euros no centro de competência para a Classe C em Bremen
•Dr. Dieter Zetsche: "Estamos elevando os padrões também em termos de produção. Dentro de seis meses teremos iniciado a produção da Classe C em quatro fábricas de quatro continentes. Desta forma, seguimos à frente - mais um marco em nossa estratégia de crescimento Mercedes-Benz 2020."
Texto e fotos: Mercedes
A primeira nova Classe C acaba de sair da linha de montagem na fábrica de Bremen da Mercedes-Benz. O início da produção marca o começo de um novo capítulo para a marca na história de sucesso de sua linha de modelos mais vendida. Até hoje, a empresa já entregou a seus clientes mais de 8,5 milhões de veículos da Classe C.
A partir de 2014 a Classe C será, pela primeira vez, fabricada em quatro continentes com os mesmos padrões de qualidade da Mercedes-Benz: Bremen (Alemanha), cuja fábrica controla a produção global da Classe C; East London (África do Sul); Beijing (China) e Tuscaloosa (Estados Unidos). O investimento total na produção da nova Classe C para este ano chega a dois bilhões de euros.
Para o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Direção da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, "a nova Classe C está estabelecendo novos padrões no segmento dos médios premium em vários aspectos - do design e qualidade perceptível, aos sistemas de assistência à direção e à construção com baixo peso. Com a mesma importância, estamos elevando os padrões também em termos de produção. Dentro de seis meses teremos iniciado a produção em quatro fábricas da Classe C em quatro continentes. Desta forma, seguimos à frente - mais um marco em nossa estratégia de crescimento Mercedes-Benz 2020."
A Daimler está investindo mais de um bilhão de euros no centro de competência para a Classe C em Bremen. Todos os aspectos do processo são controlados a partir de Bremen, começando pela estratégia do ferramental e o treinamento de pessoas visando a qualidade do produto. A empresa assim garante que os mais altos padrões de qualidade sejam atendidos em todos os locais de produção desde o começo.
Wilfried Porth, membro do Conselho de Direção da Daimler AG para Recursos Humanos e diretor de Relações Trabalhistas e da Mercedes-Benz Vans, declarou que "a intensiva interação entre as quatro fábricas da Classe C ao redor do mundo é um excelente exemplo de como especialistas de várias regiões e culturas diferentes trabalham lado a lado na Daimler com dedicação e sucesso. Juntamente com seus colegas de Bremen, cerca de 300 empregados de todo o mundo também passaram por treinamento intensivo para transmitir seu minucioso know-how em Tuscaloosa, East London e Beijing. "Todos os funcionários completaram um amplo treinamento como preparação para o início da produção. Os cursos aconteceram na fábrica piloto em Sindelfingen, no centro de treinamento em Bremen e nas próprias linhas de produção.
"Como centro de competência para a nova Classe C, desempenhamos um papel especial na rede de produção. Estamos muito orgulhosos por fabricar um ícone da marca aqui em Bremen e controlar o lançamento da produção global. Possuímos uma equipe excelente que respondeu com maestria a todos os desafios", explica Andreas Kellermann, diretor da fábrica da Mercedes-Benz em Bremen.
As principais mudanças em termos de estrutura do veículo são a combinação de materiais, as tecnologias de fabricação inovadoras e as instalações de monitoramento de processos. O conteúdo de alumínio da estrutura da carroceria, por exemplo, é 50% maior, comparado com o do antecessor. A combinação de alumínio e aço no exterior do automóvel contribui significativamente para a proteção contra corrosão. Um centro de tecnologia para montar o teto e uma instalação de alta precisão para medir folgas estão entre as novidades na área de montagem.
A eficiência energética foi um fator importante no projeto dos processos de produção desde o planejamento. A quantidade de energia consumida por veículo fabricado foi reduzida em mais de 30%, em parte pela otimização da engenharia de construção e tecnologia da pintura. A ergonomia foi outro aspecto chave no desenvolvimento dos processos de produção. Cada passo individual do trabalho foi examinado em detalhes antecipadamente - tudo com o objetivo de otimizar as condições de trabalho para a equipe.
Segundo Uwe Werner, diretor do Conselho dos Trabalhadores da fábrica da Mercedes-Benz em Bremen, "faz 75 anos que produzimos veículos em Bremen e, há 35 anos, fazemos modelos da Mercedes-Benz. Estou muito satisfeito em poder transmitir nosso conhecimento e competência para os colegas internacionais, como parte de nosso papel como centro de competência. Nós, em Bremen, faremos tudo o que pudermos para apoiar e dividir nossa experiência, assegurando que a nova Classe C seja produzida ao redor do mundo com a qualidade Mercedes."
A Mercedes-Benz lançou o modelo 190 em 1982. Menor veículo da linha de produtos na época, ele logo foi apelidado e de "Baby-Benz". A designação Classe C surgiu em 1993 e a gama de modelos foi expandida desde então, com as versões estate e coupé aparecendo como novas opções. Lançada em 2007, a quarta geração da Classe C anunciou a chegada das linhas de equipamento ELEGANCE e AVANTGARDE. Até hoje, foram vendidos mais de 2,2 milhões de sedãs, peruas e cupês, apenas desta geração.
0 Comentários