PPG COLOR SHOW MOSTRA NOVA TENDÊNCIA EM CORES PARA O SETOR DE CONSUMO

Em evento, a PPG Industries apresenta ao mercado a coleção COLOROGRAPHY, com cinco novas paletas e 60 cores mais vibrantes

Texto e fotos: PPG

A PPG Industries (NYSE:PPG), líder mundial na produção de tintas e revestimentos, lança a coleção COLOROGRAPHY, com cinco novas paletas de cores para diversos setores, desenvolvidas em seus laboratórios de estilo espalhados pelo mundo e que identifica as tendências de preferências de cores dos consumidores.

Alex Lair de Amorim, Gerente de Cores & Pigmentos do Laboratório P&D OEM Automotivo da PPG Industrial do Brasil
De acordo com Alex Lair Amorim, Gerente de Pigmentos do Laboratório P&D OEM Automotivo da PPG Industries, as novas cores refletem os resultados da mais recente pesquisa global de tendência de cores realizada pela empresa, que constatou a liderança da cor branca, porém com um espaço maior sendo conquistado por outras cores, como vermelho e laranja. “Prevemos que tons mais cromáticos devem ganhar uma porção maior da preferência do consumidor até 2017”, diz o executivo.


Amorim ressalta também o fato de que essa mudança de paradigma corresponde a um padrão normal, segundo a pesquisa da PPG. “Realizamos essa pesquisa desde a década de 1980 e um detalhe que percebemos é que toda preferência de consumo segue um padrão, com um momento de ascendência, um ápice e um declínio. Graficamente falando, o branco já atingiu seu ápice em 2013, e está agora iniciando seu declínio”.
Para seus parceiros e clientes, que incluem diversas montadoras automotivas, além de fabricantes de eletrodomésticos, equipamentos agrícolas e até arquitetura, a PPG disponibilizou as novas paletas de cores, criadas com base nos resultados obtidos na última pesquisa realizada pela empresa. A paleta Hi-Breed enfatiza um design harmônico entre homem e natureza, consistindo em tons neutros e pastéis, além de algumas cores intensas como o Lapis Blue. A Mosaic é baseada na riqueza dos padrões geométricos, artesanais e de estampas, onde as cores sempre estão em combinações contrastantes, criando blocos separados no mesmo produto.


A paleta New Spirit reflete cores primitivas e naturais, como a cor de um pôr do sol no deserto. Entre os tons de destaque, temos o Sunray, um amarelo intenso, com efeito vitral muito brilhante. A Magnifigance é uma paleta que recaptura o estilo elaborado e opulento, com cores para um mundo pós-recessão, como Mystic Magenta – um violeta vibrante de efeito extremo. Finalmente, a paleta Theorem é minimalista e contemporânea, oferecendo tons castanhos elegantes e cores equilibradas, como  o Crispy  Gray, que é um grafite de efeito esverdeado.
Segundo Amorim, as novas cores devem refletir a mudança de preferência do público por cores mais vibrantes, não somente para automóveis, mas para eletrodomésticos e outros produtos também: “Produzimos material de pintura – isto é, vernizes e tintas – para montadoras e também fabricantes de home appliances, como lavadoras; para maquinário industrial e tintas residenciais. Para todos estes mercados, desenvolvemos cores baseadas nestas paletas”.

Carlos Santa Cruz, Diretor-presidente da PPG Industrial do Brasil
As paletas com as novas cores já estão disponíveis para montadoras, fabricantes de eletrodomésticos e outros produtos desde novembro de 2013, já abastecendo todos os mercados de consumo para o ano de 2014. Clique aqui (em inglês) para saber mais sobre as novas paletas, bem como acessar o material de referência de cada uma delas.