PPG COLOR SHOW MOSTRA NOVA TENDÊNCIA EM CORES PARA O
SETOR DE CONSUMO
Em evento, a PPG Industries apresenta ao mercado a
coleção COLOROGRAPHY, com cinco novas paletas e 60 cores mais vibrantes
Texto e fotos: PPG
A PPG Industries (NYSE:PPG), líder mundial na
produção de tintas e revestimentos, lança a coleção COLOROGRAPHY, com
cinco novas paletas de cores para diversos setores, desenvolvidas em seus
laboratórios de estilo espalhados pelo mundo e que identifica as tendências de
preferências de cores dos consumidores.
De acordo com Alex Lair Amorim,
Gerente de Pigmentos do Laboratório P&D OEM Automotivo da PPG Industries, as
novas cores refletem os resultados da mais recente pesquisa global de tendência
de cores realizada pela empresa, que constatou a liderança da cor branca, porém
com um espaço maior sendo conquistado por outras cores, como vermelho e laranja.
“Prevemos que tons mais cromáticos devem ganhar uma porção maior da preferência
do consumidor até 2017”, diz o executivo.
Alex Lair de Amorim, Gerente de Cores
& Pigmentos do Laboratório P&D OEM Automotivo da PPG Industrial do
Brasil
|
Amorim ressalta também o fato de
que essa mudança de paradigma corresponde a um padrão normal, segundo a pesquisa
da PPG. “Realizamos essa pesquisa desde a década de 1980 e um detalhe que
percebemos é que toda preferência de consumo segue um padrão, com um momento de
ascendência, um ápice e um declínio. Graficamente falando, o branco já atingiu
seu ápice em 2013, e está agora iniciando seu declínio”.
Para seus parceiros e clientes,
que incluem diversas montadoras automotivas, além de fabricantes de
eletrodomésticos, equipamentos agrícolas e até arquitetura, a PPG disponibilizou
as novas paletas de cores, criadas com base nos resultados obtidos na última
pesquisa realizada pela empresa. A paleta Hi-Breed enfatiza um design
harmônico entre homem e natureza, consistindo em tons neutros e pastéis,
além de algumas cores intensas como o Lapis
Blue. A Mosaic é baseada na riqueza dos padrões
geométricos, artesanais e de estampas, onde as cores sempre estão em combinações
contrastantes, criando blocos separados no mesmo produto.
A paleta New Spirit
reflete cores primitivas e naturais, como a cor de um pôr do sol no deserto.
Entre os tons de destaque, temos o Sunray, um amarelo intenso, com efeito
vitral muito brilhante. A Magnifigance é uma paleta que recaptura o
estilo elaborado e opulento, com cores para um mundo pós-recessão, como
Mystic Magenta – um violeta vibrante de efeito extremo. Finalmente, a
paleta Theorem é minimalista e contemporânea, oferecendo tons castanhos
elegantes e cores equilibradas, como o Crispy Gray, que é um grafite de
efeito esverdeado.
Segundo Amorim, as novas cores
devem refletir a mudança de preferência do público por cores mais vibrantes, não
somente para automóveis, mas para eletrodomésticos e outros produtos também:
“Produzimos material de pintura – isto é, vernizes e tintas – para montadoras e
também fabricantes de home appliances, como lavadoras; para
maquinário industrial e tintas residenciais. Para todos estes mercados,
desenvolvemos cores baseadas nestas paletas”.
As paletas com as novas cores já
estão disponíveis para montadoras, fabricantes de eletrodomésticos e outros
produtos desde novembro de 2013, já abastecendo todos os mercados de consumo
para o ano de 2014. Clique
aqui (em inglês) para saber mais sobre as novas paletas, bem como acessar o
material de referência de cada uma delas.
Carlos Santa Cruz, Diretor-presidente da PPG Industrial do
Brasil |
0 Comentários