Nova Honda CBR 500R: a porta de
entrada para as esportivas
Modelo sport traz visual inspirado nos
modelos de competiĂ§Ă£o e combina boa maneabilidade, potĂªncia e com preço
acessĂvel
Texto e fotos: Honda
Dentro do
universo das duas rodas, os modelos sport sĂ£o especiais e atraem os apaixonados
pelas suas formas agressivas, incrĂvel potĂªncia e pilotagem emocionante.
ReferĂªncia neste mercado, a Honda jĂ¡ estĂ¡ comercializando o seu modelo esportivo
de entrada para a alta cilindrada: a CBR 500R, que combina beleza e alta
performance com conduĂ§Ă£o fĂ¡cil, perfeita para quem estĂ¡ procurando a sua
primeira esportiva e deseja sentir a adrenalina presente no DNA da marca,
respeitado em todas as pistas do mundo.
Além destes
atributos, a nova integrante da famĂlia 500cc traz ainda preço competitivo,
sendo oferecida na rede de concessionĂ¡rias Honda a partir de R$ 23 mil, na
versĂ£o standard.
Beleza e alta
performance
A carenagem,
além de transparecer à motocicleta um porte equivalente ao de modelos com maior
cilindrada, contribui para a diminuiĂ§Ă£o do arrasto aerodinĂ¢mico e acentua ainda
mais o seu design esportivo. Integrados ao visual estĂ£o o painel de instrumentos
digital na cor branca e o conjunto Ă³ptico, com refletor duplo multifacetado e
lĂ¢mpadas halĂ³genas de 55W, que oferece boa visibilidade em qualquer condiĂ§Ă£o. A
capacidade do tanque de combustĂvel Ă© de 15,7 litros.
Os semi-guidões
proporcionam uma pilotagem prĂ³xima Ă s dos modelos de pista e enfatizam toda a
emoĂ§Ă£o e estilo sport. A altura do assento Ă© de 785 mm e suas medidas sĂ£o
as mais compactas da linha com (C) 2.075 mm x (L) 740 mm x (A) 1.145 mm,
distĂ¢ncia entre os eixos de 1.410 mm, tornando a pilotagem ainda mais precisa. O
peso seco do modelo Ă© de 181 kg (183kg na versĂ£o ABS).
Versatilidade,
maneabilidade e Ă³tima performance, com conduĂ§Ă£o agradĂ¡vel e prazerosa em
qualquer situaĂ§Ă£o sĂ£o as marcas registradas da CBR 500R. O modelo compartilha
uma base em comum com os outros modelos da famĂlia, com chassi em aço, do tipo
Diamond, que oferece uma excelente capacidade de manobra.
O desempenho,
tanto em vias urbanas como na estrada, Ă© proporcionado pelo motor bicilĂndrico,
de quatro tempos e 471 cm3 - DOHC (Double Over Head Camshaft),
com duplo comando de vĂ¡lvulas no cabeçote, quatro vĂ¡lvulas por cilindro e
arrefecimento a lĂquido -, que desenvolve potĂªncia mĂ¡xima de 50,4 cv a 8.500 rpm
e torque mĂ¡ximo de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm.
Os pistões sĂ£o forjados em
liga de alumĂnio, com diĂ¢metro de 67 mm, curso de 66,8 mm e construĂ§Ă£o
diferenciada, semelhantes aos utilizados na motocicleta CBR 600RR. A rigidez e
resistĂªncia tambĂ©m foram otimizadas e seus pesos reduzidos, para tornar o
funcionamento ainda mais suave e eficiente.
As respostas
rĂ¡pidas ao comando do acelerador sĂ£o garantidas pelo sistema de alimentaĂ§Ă£o
eletrĂ´nico PGM-FI (sistema de injeĂ§Ă£o programada de combustĂvel), que envia ao
motor o volume ideal de combustĂvel para cada faixa de rotaĂ§Ă£o, melhorando a
eficiĂªncia e criando um excelente equilĂbrio entre mĂ¡xima potĂªncia e baixo
consumo. O escape foi desenvolvido em aço inoxidĂ¡vel, com design integrado ao
pedal do garupa.
Aliado a este
conjunto motriz, o cĂ¢mbio de seis velocidades possui embreagem multi-disco e
oferece engates precisos, o que possibilita excelente desempenho do conjunto
tanto em trechos urbanos quanto na estrada.
No tocante Ă
suspensĂ£o, a Honda trouxe tudo que hĂ¡ de mais moderno e de alta tecnologia
disponĂvel no mercado de duas rodas.
A dianteira recebeu garfo telescĂ³pio, com curso de 120 mm, desenvolvido para proporcionar total domĂnio e estabilidade em curvas, sem deixar de lado o conforto. Na traseira, a suspensĂ£o Ă© monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e conta com nove nĂveis de regulagens da prĂ©-carga do amortecedor.
A dianteira recebeu garfo telescĂ³pio, com curso de 120 mm, desenvolvido para proporcionar total domĂnio e estabilidade em curvas, sem deixar de lado o conforto. Na traseira, a suspensĂ£o Ă© monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e conta com nove nĂveis de regulagens da prĂ©-carga do amortecedor.
Ainda no quesito
conforto, o painel de instrumentos Ă© totalmente digital e de fĂ¡cil leitura, que
traz - alĂ©m do velocĂmetro - conta-giros por grĂ¡fico de barras, relĂ³gio,
hodĂ´metro (total e parcial), medidores de consumo de combustĂvel instantĂ¢neo e
mĂ©dia, alĂ©m de indicadores de diagnĂ³stico do motor, que permite ao motociclista
se concentrar na pilotagem com maior conforto e segurança.
As rodas em
alumĂnio fundido trazem design exclusivo e foram projetadas para oferecer leveza
e resistĂªncia em qualquer superfĂcie. Os pneus sĂ£o 120/70 ZR-17 na frente e
160/60 ZR-17 na traseira. A rabeta Ă© desenhada, em estilo esportivo. O
banco de dois nĂveis oferece grande conforto e excelente ergonomia,
permitindo que o piloto fique integrado e se fixe mais adequadamente Ă
motocicleta. Isto colabora para execuĂ§Ă£o de manobras mais rĂ¡pidas e que exigem
maior firmeza, principalmente em velocidades mais altas.
Para oferecer
total controle da pilotagem, a nova integrante da famĂlia CBR estĂ¡ equipada com
freio dianteiro a disco com diĂ¢metro de 320 mm de acionamento hidrĂ¡ulico e
cĂ¡liper de duplo pistĂ£o. JĂ¡ o traseiro, conta com disco de 240 mm de diĂ¢metro,
acionado por pistĂ£o e pinça simples. O modelo tambĂ©m chega com versĂ£o equipada
com freios ABS, sistema eletrĂ´nico que evita o travamento das rodas e propicia
total segurança, mesmo em situações de frenagem mais bruscas. Para maior
segurança, todos dispõem ainda de HISS (Honda Ignition Security System -
Sistema de Segurança de IgniĂ§Ă£o Honda).
FamĂlia de
sucesso
A famĂlia 500cc
conta ainda com outros dois modelos: a recém-lançada CB 500F, naked, e a CB
500X, crossover, que tem previsĂ£o de lançamento para este ano. Com os
lançamentos, a Honda tem como objetivo oferecer modelos que proporcionem
conforto, potĂªncia e segurança para todos os pĂºblicos e se firmar como lĂder
absoluta no mercado de alta cilindrada.
JĂ¡ disponĂvel na
rede de concessionĂ¡rias, a CBR 500R serĂ¡ oferecida nas cores branca (STD e ABS)
e vermelha (STD) por R$ 23 mil (standard) e R$ 24,5 mil (versĂ£o
ABS).
Ficha
TĂ©cnica
Item
|
CBR500R
|
AlimentaĂ§Ă£o
|
Sistema de injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica
programada de combustĂvel (PGM-FI) |
Altura do assento (mm)
|
790
|
Ă‚ngulo de Caster / Trail (º /mm)
|
25,5 / 101,9
|
Bateria (V / Ah)
|
12 / 8,6
|
Capacidade do tanque (litros)
|
15,7 (2,8 de reserva)
|
Ă“leo do motor (litros)
|
3,2 (2,7 para troca)
|
Chassi
|
Aço, tipo Diamond
|
Consumo (km/l) (WMTC mode)
|
27
|
DiĂ¢metro x curso (mm)
|
67 x 66,8
|
Dimensões (C x L x A) (mm)
|
2.075 x 740 x 1.145
|
DistĂ¢ncia entre eixos (mm)
|
1.410
|
DistĂ¢ncia mĂnima do solo (mm)
|
140
|
Embreagem
|
Multidisco / banho de
Ă³leo
|
Farol (alto/baixo) (W)
|
1 lĂ¢mpada halĂ³gena H4 60 /
55
|
Freio dianteiro
|
Disco Wavy 320mm / 2
cĂ¡lipers
|
Freio traseiro
|
Disco Wavy 240mm / 1
cĂ¡liper
|
Motor
|
DOHC, bicilĂndrico,
4 tempos, arrefecido a lĂquido, 471
cc
|
Peso seco (kg)
|
181 (183 na versĂ£o ABS)
|
Pneu dianteiro
|
120/70 - ZR17M/C
|
Pneu traseiro
|
160/60 - ZR17M/C
|
PotĂªncia mĂ¡xima (CV/rpm)
|
50,4 x 8.500
|
RelaĂ§Ă£o de compressĂ£o
|
10,7: 1
|
Sistema de partida
|
Elétrica
|
SuspensĂ£o dianteira
|
TelescĂ³pica
|
SuspensĂ£o traseira
|
Braço oscilante
Pro-Link
|
Torque mĂ¡ximo (Nm/rpm)
|
4,3 x 7.000
|
TransmissĂ£o
|
6
velocidades
|
0 ComentĂ¡rios