Nova Honda CBR 500R: a porta de entrada para as esportivas

Modelo sport traz visual inspirado nos modelos de competiĂ§Ă£o e combina boa maneabilidade, potĂªncia e com preço acessĂ­vel

Texto e fotos: Honda

Dentro do universo das duas rodas, os modelos sport sĂ£o especiais e atraem os apaixonados pelas suas formas agressivas, incrĂ­vel potĂªncia e pilotagem emocionante. ReferĂªncia neste mercado, a Honda jĂ¡ estĂ¡ comercializando o seu modelo esportivo de entrada para a alta cilindrada: a CBR 500R, que combina beleza e alta performance com conduĂ§Ă£o fĂ¡cil, perfeita para quem estĂ¡ procurando a sua primeira esportiva e deseja sentir a adrenalina presente no DNA da marca, respeitado em todas as pistas do mundo.
AlĂ©m destes atributos, a nova integrante da famĂ­lia 500cc traz ainda preço competitivo, sendo oferecida na rede de concessionĂ¡rias Honda a partir de R$ 23 mil, na versĂ£o standard.


Beleza e alta performance
A carenagem, alĂ©m de transparecer Ă  motocicleta um porte equivalente ao de modelos com maior cilindrada, contribui para a diminuiĂ§Ă£o do arrasto aerodinĂ¢mico e acentua ainda mais o seu design esportivo. Integrados ao visual estĂ£o o painel de instrumentos digital na cor branca e o conjunto Ă³ptico, com refletor duplo multifacetado e lĂ¢mpadas halĂ³genas de 55W, que oferece boa visibilidade em qualquer condiĂ§Ă£o. A capacidade do tanque de combustĂ­vel Ă© de 15,7 litros.


Os semi-guidões proporcionam uma pilotagem prĂ³xima Ă s dos modelos de pista e enfatizam toda a emoĂ§Ă£o e estilo sport. A altura do assento Ă© de 785 mm e suas medidas sĂ£o as mais compactas da linha com (C) 2.075 mm x (L) 740 mm x (A) 1.145 mm, distĂ¢ncia entre os eixos de 1.410 mm, tornando a pilotagem ainda mais precisa. O peso seco do modelo Ă© de 181 kg (183kg na versĂ£o ABS).


Versatilidade, maneabilidade e Ă³tima performance, com conduĂ§Ă£o agradĂ¡vel e prazerosa em qualquer situaĂ§Ă£o sĂ£o as marcas registradas da CBR 500R. O modelo compartilha uma base em comum com os outros modelos da famĂ­lia, com chassi em aço, do tipo Diamond, que oferece uma excelente capacidade de manobra.
O desempenho, tanto em vias urbanas como na estrada, Ă© proporcionado pelo motor bicilĂ­ndrico, de quatro tempos e 471 cm3 - DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de vĂ¡lvulas no cabeçote, quatro vĂ¡lvulas por cilindro e arrefecimento a lĂ­quido -, que desenvolve potĂªncia mĂ¡xima de 50,4 cv a 8.500 rpm e torque mĂ¡ximo de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm.


Os pistões sĂ£o forjados em liga de alumĂ­nio, com diĂ¢metro de 67 mm, curso de 66,8 mm e construĂ§Ă£o diferenciada, semelhantes aos utilizados na motocicleta CBR 600RR. A rigidez e resistĂªncia tambĂ©m foram otimizadas e seus pesos reduzidos, para tornar o funcionamento ainda mais suave e eficiente.
As respostas rĂ¡pidas ao comando do acelerador sĂ£o garantidas pelo sistema de alimentaĂ§Ă£o eletrĂ´nico PGM-FI (sistema de injeĂ§Ă£o programada de combustĂ­vel), que envia ao motor o volume ideal de combustĂ­vel para cada faixa de rotaĂ§Ă£o, melhorando a eficiĂªncia e criando um excelente equilĂ­brio entre mĂ¡xima potĂªncia e baixo consumo. O escape foi desenvolvido em aço inoxidĂ¡vel, com design integrado ao pedal do garupa.
Aliado a este conjunto motriz, o cĂ¢mbio de seis velocidades possui embreagem multi-disco e oferece engates precisos, o que possibilita excelente desempenho do conjunto tanto em trechos urbanos quanto na estrada.


No tocante Ă  suspensĂ£o, a Honda trouxe tudo que hĂ¡ de mais moderno e de alta tecnologia disponĂ­vel no mercado de duas rodas.
A dianteira recebeu garfo telescĂ³pio, com curso de 120 mm, desenvolvido para proporcionar total domĂ­nio e estabilidade em curvas, sem deixar de lado o conforto. Na traseira, a suspensĂ£o Ă© monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e conta com nove nĂ­veis de regulagens da prĂ©-carga do amortecedor.
Ainda no quesito conforto, o painel de instrumentos Ă© totalmente digital e de fĂ¡cil leitura, que traz - alĂ©m do velocĂ­metro - conta-giros por grĂ¡fico de barras, relĂ³gio, hodĂ´metro (total e parcial), medidores de consumo de combustĂ­vel instantĂ¢neo e mĂ©dia, alĂ©m de indicadores de diagnĂ³stico do motor, que permite ao motociclista se concentrar na pilotagem com maior conforto e segurança.


As rodas em alumĂ­nio fundido trazem design exclusivo e foram projetadas para oferecer leveza e resistĂªncia em qualquer superfĂ­cie. Os pneus sĂ£o 120/70 ZR-17 na frente e 160/60 ZR-17 na traseira. A rabeta Ă© desenhada, em estilo esportivo. O banco de dois nĂ­veis oferece grande conforto e excelente ergonomia, permitindo que o piloto fique integrado e se fixe mais adequadamente Ă  motocicleta. Isto colabora para execuĂ§Ă£o de manobras mais rĂ¡pidas e que exigem maior firmeza, principalmente em velocidades mais altas.


Para oferecer total controle da pilotagem, a nova integrante da famĂ­lia CBR estĂ¡ equipada com freio dianteiro a disco com diĂ¢metro de 320 mm de acionamento hidrĂ¡ulico e cĂ¡liper de duplo pistĂ£o. JĂ¡ o traseiro, conta com disco de 240 mm de diĂ¢metro, acionado por pistĂ£o e pinça simples. O modelo tambĂ©m chega com versĂ£o equipada com freios ABS, sistema eletrĂ´nico que evita o travamento das rodas e propicia total segurança, mesmo em situações de frenagem mais bruscas. Para maior segurança, todos dispõem ainda de HISS (Honda Ignition Security System - Sistema de Segurança de IgniĂ§Ă£o Honda).

FamĂ­lia de sucesso
A famĂ­lia 500cc conta ainda com outros dois modelos: a recĂ©m-lançada CB 500F, naked, e a CB 500X, crossover, que tem previsĂ£o de lançamento para este ano. Com os lançamentos, a Honda tem como objetivo oferecer modelos que proporcionem conforto, potĂªncia e segurança para todos os pĂºblicos e se firmar como lĂ­der absoluta no mercado de alta cilindrada.


JĂ¡ disponĂ­vel na rede de concessionĂ¡rias, a CBR 500R serĂ¡ oferecida nas cores branca (STD e ABS) e vermelha (STD) por R$ 23 mil (standard) e R$ 24,5 mil (versĂ£o ABS).
 
Ficha TĂ©cnica

Item
CBR500R
AlimentaĂ§Ă£o
Sistema de injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica
programada de combustĂ­vel (PGM-FI)
Altura do assento (mm)
790
Ă‚ngulo de Caster / Trail  (º /mm)
25,5 / 101,9
Bateria (V / Ah)
12 / 8,6
Capacidade do tanque (litros)
15,7 (2,8 de reserva)
Ă“leo do motor (litros)
3,2 (2,7 para troca)
Chassi
Aço, tipo Diamond
Consumo (km/l) (WMTC mode)
27
DiĂ¢metro x curso (mm)
67 x 66,8
Dimensões (C x L x A) (mm)
2.075 x 740 x 1.145
DistĂ¢ncia entre eixos (mm)
1.410
DistĂ¢ncia mĂ­nima do solo (mm)
140
Embreagem
Multidisco / banho de Ă³leo
Farol (alto/baixo) (W)
1 lĂ¢mpada halĂ³gena H4  60 / 55
Freio dianteiro
Disco Wavy 320mm / 2 cĂ¡lipers
Freio traseiro
Disco Wavy 240mm / 1 cĂ¡liper
Motor
DOHC, bicilĂ­ndrico,
4 tempos, arrefecido a lĂ­quido, 471 cc
Peso seco (kg)
181 (183 na versĂ£o ABS)
Pneu dianteiro
120/70 - ZR17M/C
Pneu traseiro
160/60 - ZR17M/C
PotĂªncia mĂ¡xima (CV/rpm)
50,4 x 8.500
RelaĂ§Ă£o de compressĂ£o
10,7: 1
Sistema de partida
Elétrica
SuspensĂ£o dianteira
TelescĂ³pica
SuspensĂ£o traseira
Braço oscilante Pro-Link
Torque mĂ¡ximo (Nm/rpm)
4,3 x 7.000
TransmissĂ£o
6 velocidades