HYUNDAI i30 CHEGA AO BRASIL COM O NOVO MOTOR 1.8 MPI DE 150 CV
•Com o novo motor, o hatch mĂ©dio da Hyundai ganha em desempenho e economia
•Novo i30 estĂ¡ disponĂvel em duas versões
•Design diferenciado, segurança e conforto sĂ£o pontos altos do modelo
Texto e fotos: Hyundai
O compacto de luxo Hyundai i30 recebeu uma importante atualizaĂ§Ă£o e, a partir de agora, passa a contar com novo e mais moderno motor. 1.8 MPI, com 150 cv e 18,2 kgfm de torque, mais potente e eficiente do que a versĂ£o 2.0 litros, anteriormente oferecida e com potĂªncia de 145 cv.
A alteraĂ§Ă£o segue a tendĂªncia mundialmente conhecida como downsizing, isto Ă©, a utilizaĂ§Ă£o da tecnologia para reduzir o tamanho dos motores acompanhada pelo aumento do desempenho e eficiĂªncia energĂ©tica.
O motor 1.8 MPI Ă© marcado por sua alta eficiĂªncia que, a par de um desempenho excepcional, proporciona baixo consumo de combustĂvel graças ao bloco de alumĂnio de baixo peso e uma sĂ©rie de outros recursos de engenharia. Entre os muitos itens importantes nesse sentido estĂ£o os balancins roletados e a reduĂ§Ă£o do atrito obtida em vĂ¡rios componentes.
Um sistema avançado de variaĂ§Ă£o das vĂ¡lvulas de admissĂ£o colabora com o aumento no desempenho. Entre outros itens, o motor 1.8 MPI conta com injeĂ§Ă£o de combustĂvel multiponto controlada por computador, duplo comando de vĂ¡lvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em relaĂ§Ă£o aos cilindros, configuraĂ§Ă£o que reduz o atrito dos pistões, aumentando a durabilidade e a eficiĂªncia no consumo.
O motor 1.8 MPI Ă© marcado por sua alta eficiĂªncia que, a par de um desempenho excepcional, proporciona baixo consumo de combustĂvel graças ao bloco de alumĂnio de baixo peso e uma sĂ©rie de outros recursos de engenharia. Entre os muitos itens importantes nesse sentido estĂ£o os balancins roletados e a reduĂ§Ă£o do atrito obtida em vĂ¡rios componentes.
Um sistema avançado de variaĂ§Ă£o das vĂ¡lvulas de admissĂ£o colabora com o aumento no desempenho. Entre outros itens, o motor 1.8 MPI conta com injeĂ§Ă£o de combustĂvel multiponto controlada por computador, duplo comando de vĂ¡lvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em relaĂ§Ă£o aos cilindros, configuraĂ§Ă£o que reduz o atrito dos pistões, aumentando a durabilidade e a eficiĂªncia no consumo.
A distribuiĂ§Ă£o Ă© feita por meio de um sistema de corrente, ao invĂ©s da correia dentada, projetado para reduzir ruĂdos e os sistemas auxiliares – bomba d’Ă¡gua, alternador e compressor do ar-condicionado sĂ£o montados diretamente no bloco do motor e movimentados por uma Ăºnica correia.
O desempenho e eficiĂªncia do novo motor sĂ£o otimizados pela transmissĂ£o automĂ¡tica A6GF1, desenvolvida pela prĂ³pria Hyundai. Compacta e leve, ela permite uma conduĂ§Ă£o esportiva e tambĂ©m colabora com a reduĂ§Ă£o do consumo de combustĂvel.
O desempenho e eficiĂªncia do novo motor sĂ£o otimizados pela transmissĂ£o automĂ¡tica A6GF1, desenvolvida pela prĂ³pria Hyundai. Compacta e leve, ela permite uma conduĂ§Ă£o esportiva e tambĂ©m colabora com a reduĂ§Ă£o do consumo de combustĂvel.
Engenharia avançada
Desde seu lançamento, o Hyundai i30 destacou-se no mercado por sua abrangente lista de equipamentos de sĂ©rie. Um dos destaques do modelo Ă© o sistema de direĂ§Ă£o Flex Steer, com assistĂªncia elĂ©trica, que tambĂ©m proporciona economia de combustĂvel.
O sistema Flex Steer permite que o motorista selecione entre trĂªs modos de direĂ§Ă£o, variando o grau da assistĂªncia oferecida. O modo Comfort Ă© ideal para uso na cidade, o Normal, para uso em percursos mistos e o Sport, para conduĂ§Ă£o em estradas, em velocidades maiores, ou direĂ§Ă£o esportiva.
A suspensĂ£o dianteira do i30 utiliza o sistema MacPherson, com seis pontos de montagem, garantindo melhor dirigibilidade. A suspensĂ£o traseira Ă© por eixo de torĂ§Ă£o, compacta e leve.
SilĂªncio ao rodar e baixas vibrações foram preocupações dos engenheiros da Hyundai ao desenvolver o i30, o que resultou em sensaĂ§Ă£o ao rodar comparĂ¡vel a carros de categorias superiores. Material isolante sonoro foi aplicado em seis pontos na estrutura, as borrachas das portas sĂ£o duplas, reduzindo o ruĂdo do vento em alta velocidade e atĂ© mesmo o desenho das maçanetas externas foi otimizado em testes aerodinĂ¢micos.
A estrutura do Hyundai i30 utiliza aço ultra resistente em pontos estratĂ©gicos para elevar a rigidez torcional e a segurança do compartimento dos passageiros. As portas contam com barras de proteĂ§Ă£o contra impactos laterais e as colunas B (centrais) e as laterais do teto sĂ£o estampadas a quente, mĂ©todo de produĂ§Ă£o que aumenta a resistĂªncia do aço. Aço de alta resistĂªncia tambĂ©m Ă© utilizado na estrutura interna e externa das soleiras.
A estrutura do Hyundai i30 utiliza aço ultra resistente em pontos estratĂ©gicos para elevar a rigidez torcional e a segurança do compartimento dos passageiros. As portas contam com barras de proteĂ§Ă£o contra impactos laterais e as colunas B (centrais) e as laterais do teto sĂ£o estampadas a quente, mĂ©todo de produĂ§Ă£o que aumenta a resistĂªncia do aço. Aço de alta resistĂªncia tambĂ©m Ă© utilizado na estrutura interna e externa das soleiras.
O Hyundai i30 conta com atĂ© sete airbags para proteĂ§Ă£o dos ocupantes. SĂ£o dois airbags frontais, para o motorista e passageiro, dois airbags laterais dianteiros, para proteĂ§Ă£o do ombro e tronco, dois airbags de cortina, que cobrem as janelas laterais dianteiras e traseiras em caso de capotagem, e um airbag especial para proteĂ§Ă£o dos joelhos do motorista contra choques na parte inferior do painel de instrumentos.
Quanto Ă segurança ativa, o carro oferece, alĂ©m dos freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuiĂ§Ă£o eletrĂ´nica da força de frenagem) o sistema de controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESP). Utilizando dados como velocidade, posiĂ§Ă£o do volante e Ă¢ngulo de deslocamento, o ESP pode realizar frenagens seletivas para garantir que o carro mantenha o curso ao longo das curvas em situações-limite em que, normalmente, o motorista correria sĂ©rio risco de perder o controle do veĂculo.
Quanto Ă segurança ativa, o carro oferece, alĂ©m dos freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuiĂ§Ă£o eletrĂ´nica da força de frenagem) o sistema de controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESP). Utilizando dados como velocidade, posiĂ§Ă£o do volante e Ă¢ngulo de deslocamento, o ESP pode realizar frenagens seletivas para garantir que o carro mantenha o curso ao longo das curvas em situações-limite em que, normalmente, o motorista correria sĂ©rio risco de perder o controle do veĂculo.
Conforto e conveniĂªncia
A proposta de criar um compacto de luxo incluiu, obviamente, uma série de itens destinados a aumentar o conforto e a praticidade para o motorista e passageiros.
O Hyundai i30 conta, por exemplo, com freio de estacionamento com controle eletrĂ´nico, recurso que alĂ©m de prĂ¡tico libera espaço na Ă¡rea central dianteira.
O Hyundai i30 conta, por exemplo, com freio de estacionamento com controle eletrĂ´nico, recurso que alĂ©m de prĂ¡tico libera espaço na Ă¡rea central dianteira.
Uma tela de sete polegadas sensĂvel ao toque fica ao centro do painel, sobre o console central, e serve para expor as imagens geradas pela cĂ¢mera de rĂ© (que fica oculta sob o logotipo na tampa do porta-malas). AlĂ©m da cĂ¢mera, o motorista Ă© auxiliado no estacionamento pelos sensores instalados no para-choques traseiro.
O sistema de ar-condicionado tem comando eletrĂ´nico, facilitando selecionar a temperatura interna desejada.
Garantia e serviços
O Hyundai i30 estĂ¡ coberto pela garantia por um perĂodo de cinco anos, sem limite de quilometragem. Por um perĂodo de um ano, o motorista conta tambĂ©m com o serviço de assistĂªncia 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o territĂ³rio nacional
Preços e cores
O novo Hyundai i30 1.8 estĂ¡ disponĂvel nas cores preto, prata e branco, por a partir de R$ 71,9 mil.
Dados técnicos
Motor
Nu 1.8 MPI DOHC
Tipo: quatro cilindros em linha, transversal
CombustĂvel: gasolina
Cilindrada: 1.797 cm³
DiĂ¢metro x curso: 81 x 87,2 mm
VĂ¡lvulas: 16
Taxa de compressĂ£o: 10,3 : 1
PotĂªncia mĂ¡xima: 150 cv a 6.500 rpm
Torque mĂ¡ximo: 178 Nm a 4.700 rpm
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