CAOA
Hyundai traz para o Brasil A Grand
Santa Fe
Texto e fotos: Hyundai
O
novo Hyundai Grand Santa Fe jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias CAOA Hyundai de todo o
Brasil. A nova versĂ£o do utilitĂ¡rio esportivo de grande porte vem complementar a
linha de SUVs da marca, trazendo ao mesmo tempo todas as inovações da Ăºltima
geraĂ§Ă£o do segmento em nĂvel internacional.
A
Grand Santa Fe Ă© 22,5 cm mais longo do que a Santa Fe jĂ¡ conhecida dos clientes
brasileiros. Apenas no entre eixo a Grand Santa Fe tem 10 centĂmetros a mais do
que a Santa Fe, vantagem explorada pelos engenheiros da Hyundai para aumentar o
espaço interno, capacidade do porta-malas e o conforto dos
passageiros.
Estilo
prĂ³prio
Diversos
elementos do design foram desenvolvidos exclusivamente para a Grand Santa Fe, a
começar pela grade dianteira com quatro barras horizontais e os grandes farĂ³is
de neblina também diferenciados. O design esguio e elegante impõe uma forte
presença e se caracteriza também pela funcionalidade e
conveniĂªncia.
A
personalidade Ăºnica do modelo Ă© enfatizada sobretudo pelas linhas de perfil, que
destacam o maior espaço oferecido para os passageiros e o espaço de bagagem
atrĂ¡s da terceira fila de assentos. Da coluna B atĂ© a traseira, o design da
Grand Santa Fe se diferencia bastante de sua irmĂ£ Santa Fe. A visĂ£o lateral Ă©
valorizada também pelas grandes rodas de liga leve Euroflange, com 18 polegadas.
Na traseira, sĂ£o destaques as duas ponteiras cromadas do sistema de escapamento,
posicionadas nas laterais.
Interior:
maior espaço e versatilidade
O
design interno e abundante espaço disponĂvel sĂ£o atributos fundamentais da
concepĂ§Ă£o da Grand Santa Fe. A acomodaĂ§Ă£o dos passageiros da segunda e terceira
fileiras de assentos foi substancialmente melhorada, com aumento considerĂ¡vel no
espaço para as pernas. Todos os bancos sĂ£o forrados de couro de alta qualidade e
os dianteiros dispõem de ajustes elétricos de
posicionamento.
O
design interno permite tambĂ©m a rĂ¡pida e fĂ¡cil alteraĂ§Ă£o da disposiĂ§Ă£o dos
assentos traseiros, que sĂ£o rebatĂveis total ou parcialmente na proporĂ§Ă£o
40:20:40. Desta forma, quando o nĂºmero total de ocupantes for cinco, Ă© possĂvel
aumentar a capacidade do porta-malas ou utilizar os bancos de forma diferente,
abrindo espaço ao seu lado para itens longos, como pranchas de surf ou tacos de
golfe, por exemplo. Um item adicional de conveniĂªncia Ă© a operaĂ§Ă£o elĂ©trica e
sem esforço da grande tampa do porta-malas.
O
interior oferece tambĂ©m um grande nĂºmero de compartimentos e dispositivos para
acomodaĂ§Ă£o de objetos dentro da cabine, dentre eles porta-Ă³culos no console do
teto dianteiro, dois porta-copos dianteiros e dois traseiros, prateleira sob o
painel dianteiro e bolsas nos encostos dos assentos da
frente.
O
ar-condicionado com duas zonas garante conforto personalizado para os ocupantes,
sobretudo em viagens mais longas. O equipamento inclui um sistema de
desembaçamento que detecta o nĂvel de umidade no interior do carro e dirige o
fluxo de ar automaticamente para o para-brisa quando necessĂ¡rio. Outro
componente importante Ă© o ionizador, que gera Ăons com carga negativa para
purificar a atmosfera interna sempre que o sistema de climatizaĂ§Ă£o for
utilizado.
Os
passageiros da segunda fileira de bancos contam com saĂdas de ar especiais
alojadas nas colunas laterais e os da terceira fila também podem controlar a
ventilaĂ§Ă£o. Para maior conforto, os vidros traseiros contam com cortinas
retrĂ¡teis, para reduzir a insolaĂ§Ă£o e aumentar a privacidade.
Força
com eficiĂªncia
A
Grand Santa Fe Ă© equipada pelo consagrado motor V6 Lambda II de 3,3l, que
oferece 270 cv de potĂªncia e torque de 32,4 kgfm. Com bloco de alumĂnio, para
contenĂ§Ă£o do peso do veĂculo, o motor utiliza um sistema de injeĂ§Ă£o que eleva o
torque ao mesmo tempo em que contém o consumo e as emissões de
poluentes.
O
motor Lambda II Ă© conjugado Ă transmissĂ£o automĂ¡tica de seis marchas
desenvolvida pela prĂ³pria Hyundai, dotada de sistema Shiftronic que permite
trocas manuais. A transmissĂ£o se caracteriza pela suavidade nas trocas de marcha
e pela amplitude das relações adequada especificamente Ă s caracterĂsticas do
motor. Para aumentar ainda mais a eficiĂªncia no consumo, o Grand Santa Fe conta
com o sistema Active Eco, que modifica os parĂ¢metros de gerenciamento do motor e
transmissĂ£o, suavizando a resposta ao acelerador e possibilitando economia de 5%
a 7% no consumo de combustĂvel.
Dirigibilidade
superior
A
Grand Santa Fe tem traĂ§Ă£o integral permanente e conta com um abrangente sistema
de controle de estabilidade, o VSM, Vehicle Stability Management, que coordena
eficientemente as funções do Controle EletrĂ´nico de Estabilidade e da direĂ§Ă£o
com assistĂªncia elĂ©trica. O VSM garante maior controle do veĂculo em situações
como trechos com aderĂªncia diferente de um lado para outro, interferindo no
acionamento da direĂ§Ă£o e aplicando frenagens seletivas em cada uma das rodas
quando necessĂ¡rio. Nas curvas, o SUV conta tambĂ©m com o sistema Active
Cornering, com controle de torque e frenagem vetorial.
O
condutor da
Grand Santa Fe conta ainda com o novo sistema Driver Selectable Steering Mode da
Hyundai, com trĂªs diferentes modos de operaĂ§Ă£o – Comfort, Normal e Sport. Esta
tecnologia inovadora permite que o condutor adapte as caracterĂsticas de
dirigibilidade a sua preferĂªncia e Ă s condições que encontrar no caminho. O
sistema ajusta o nĂvel de assistĂªncia da direĂ§Ă£o a cada modo escolhido,
aumentando a sensaĂ§Ă£o de firmeza no volante e a progressividade dos comandos ao
longo do curso da direĂ§Ă£o.
Segurança
em todos os nĂveis
A
nova arquitetura da Grand Santa Fe aumentou a resistĂªncia Ă torĂ§Ă£o em 16%. A
utilizaĂ§Ă£o de aços de alta resistĂªncia aumentou em cerca de 30% o controle de
dissipaĂ§Ă£o de energia em colisões. Os aços especiais tambĂ©m foram aplicados nos
painĂ©is exteriores das portas e 70% da estrutura exterior e do assoalho sĂ£o de
aço resistente Ă corrosĂ£o.
A
Grand Santa Fe Ă© equipada com sete airbags, entre eles protetores tipo cortina
nas janelas laterais e um airbag para os joelhos do motorista. Os cintos de
segurança tĂªm pretensionadores que entram em aĂ§Ă£o quando uma situaĂ§Ă£o de risco Ă©
detectada, firmando os passageiros junto aos bancos para aumentar sua
eficiĂªncia.
O
sistema de frenagem do Grand Santa Fe inclui freios a disco nas quatro rodas e
ABS com Brake Assist, que aplica automaticamente força total ao sistema quando
uma situaĂ§Ă£o de risco for detectada. A funĂ§Ă£o Auto Hold evita que o carro recue
ao arrancar em subidas e o freio de estacionamento tem comando eletrĂ´nico. O
carro conta tambĂ©m com sistema de fixaĂ§Ă£o de cadeirinhas e assentos infantis na
segunda fileira de assentos e cintos de trĂªs pontos em todas as
posições.
InformaĂ§Ă£o
e entretenimento
A
Grand Santa Fe conta com sistema de navegaĂ§Ă£o e entretenimento centrado em uma
tela multifuncional de oito polegadas de terceira geraĂ§Ă£o, que permite uma
interaĂ§Ă£o mais fĂ¡cil e melhor qualidade de imagem. O sistema de infotainment
permite a conexĂ£o de telefone celular via Bluetooth, possui CD player e dispõe
de conexões conta com seis alto-falantes e dois tweeters dianteiros. NavegaĂ§Ă£o
por sistema GPS e cĂ¢mera traseira sĂ£o de sĂ©rie.
Preço
O
Grand Santa Fe chega ao Brasil por a partir de R$ 187
mil.
0 ComentĂ¡rios