CAOA Hyundai traz para o Brasil A Grand Santa Fe

· Novo modelo oferece mais conforto e maior espaço interno para atĂ© sete passageiros

· Estilo diferenciado: linhas mais dinĂ¢micas e imponentes

· Pacote tecnolĂ³gico de vanguarda para maior segurança e conveniĂªncia

· TraĂ§Ă£o integral permanente e sistemas de assistĂªncia Ă  dirigibilidade

Texto e fotos: Hyundai
  
O novo Hyundai Grand Santa Fe jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias CAOA Hyundai de todo o Brasil. A nova versĂ£o do utilitĂ¡rio esportivo de grande porte vem complementar a linha de SUVs da marca, trazendo ao mesmo tempo todas as inovações da Ăºltima geraĂ§Ă£o do segmento em nĂ­vel internacional.


A Grand Santa Fe Ă© 22,5 cm mais longo do que a Santa Fe jĂ¡ conhecida dos clientes brasileiros. Apenas no entre eixo a Grand Santa Fe tem 10 centĂ­metros a mais do que a Santa Fe, vantagem explorada pelos engenheiros da Hyundai para aumentar o espaço interno, capacidade do porta-malas e o conforto dos passageiros.

Estilo prĂ³prio

Diversos elementos do design foram desenvolvidos exclusivamente para a Grand Santa Fe, a começar pela grade dianteira com quatro barras horizontais e os grandes farĂ³is de neblina tambĂ©m diferenciados. O design esguio e elegante impõe uma forte presença e se caracteriza tambĂ©m pela funcionalidade e conveniĂªncia.


A personalidade Ăºnica do modelo Ă© enfatizada sobretudo pelas linhas de perfil, que destacam o maior espaço oferecido para os passageiros e o espaço de bagagem atrĂ¡s da terceira fila de assentos. Da coluna B atĂ© a traseira, o design da Grand Santa Fe se diferencia bastante de sua irmĂ£ Santa Fe. A visĂ£o lateral Ă© valorizada tambĂ©m pelas grandes rodas de liga leve Euroflange, com 18 polegadas. Na traseira, sĂ£o destaques as duas ponteiras cromadas do sistema de escapamento, posicionadas nas laterais.

Interior: maior espaço e versatilidade

O design interno e abundante espaço disponĂ­vel sĂ£o atributos fundamentais da concepĂ§Ă£o da Grand Santa Fe. A acomodaĂ§Ă£o dos passageiros da segunda e terceira fileiras de assentos foi substancialmente melhorada, com aumento considerĂ¡vel no espaço para as pernas. Todos os bancos sĂ£o forrados de couro de alta qualidade e os dianteiros dispõem de ajustes elĂ©tricos de posicionamento.


O volante do Grand Santa Fe tem design esportivo, com trĂªs raios e acabamento em dois tons, tambĂ©m com forraĂ§Ă£o em couro assim como a manopla do cĂ¢mbio. No console central, o motorista conta com a grande tela multifuncional integrada Ă  cĂ¢mera traseira que facilita as manobras de estacionamento. O teto solar panorĂ¢mico proporciona uma luminosidade especial ao interior do carro e conta com cortina deslizante para isolamento contra o excesso de sol.
O design interno permite tambĂ©m a rĂ¡pida e fĂ¡cil alteraĂ§Ă£o da disposiĂ§Ă£o dos assentos traseiros, que sĂ£o rebatĂ­veis total ou parcialmente na proporĂ§Ă£o 40:20:40. Desta forma, quando o nĂºmero total de ocupantes for cinco, Ă© possĂ­vel aumentar a capacidade do porta-malas ou utilizar os bancos de forma diferente, abrindo espaço ao seu lado para itens longos, como pranchas de surf ou tacos de golfe, por exemplo. Um item adicional de conveniĂªncia Ă© a operaĂ§Ă£o elĂ©trica e sem esforço da grande tampa do porta-malas.
O interior oferece tambĂ©m um grande nĂºmero de compartimentos e dispositivos para acomodaĂ§Ă£o de objetos dentro da cabine, dentre eles porta-Ă³culos no console do teto dianteiro, dois porta-copos dianteiros e dois traseiros, prateleira sob o painel dianteiro e bolsas nos encostos dos assentos da frente.


O ar-condicionado com duas zonas garante conforto personalizado para os ocupantes, sobretudo em viagens mais longas. O equipamento inclui um sistema de desembaçamento que detecta o nĂ­vel de umidade no interior do carro e dirige o fluxo de ar automaticamente para o para-brisa quando necessĂ¡rio. Outro componente importante Ă© o ionizador, que gera Ă­ons com carga negativa para purificar a atmosfera interna sempre que o sistema de climatizaĂ§Ă£o for utilizado.
Os passageiros da segunda fileira de bancos contam com saĂ­das de ar especiais alojadas nas colunas laterais e os da terceira fila tambĂ©m podem controlar a ventilaĂ§Ă£o. Para maior conforto, os vidros traseiros contam com cortinas retrĂ¡teis, para reduzir a insolaĂ§Ă£o e aumentar a privacidade.

Força com eficiĂªncia

A Grand Santa Fe Ă© equipada pelo consagrado motor V6 Lambda II de 3,3l, que oferece 270 cv de potĂªncia e torque de 32,4 kgfm. Com bloco de alumĂ­nio, para contenĂ§Ă£o do peso do veĂ­culo, o motor utiliza um sistema de injeĂ§Ă£o que eleva o torque ao mesmo tempo em que contĂ©m o consumo e as emissões de poluentes.


O motor Lambda II Ă© conjugado Ă  transmissĂ£o automĂ¡tica de seis marchas desenvolvida pela prĂ³pria Hyundai, dotada de sistema Shiftronic que permite trocas manuais. A transmissĂ£o se caracteriza pela suavidade nas trocas de marcha e pela amplitude das relações adequada especificamente Ă s caracterĂ­sticas do motor. Para aumentar ainda mais a eficiĂªncia no consumo, o Grand Santa Fe conta com o sistema Active Eco, que modifica os parĂ¢metros de gerenciamento do motor e transmissĂ£o, suavizando a resposta ao acelerador e possibilitando economia de 5% a 7% no consumo de combustĂ­vel.

Dirigibilidade superior

A Grand Santa Fe tem traĂ§Ă£o integral permanente e conta com um abrangente sistema de controle de estabilidade, o VSM, Vehicle Stability Management, que coordena eficientemente as funções do Controle EletrĂ´nico de Estabilidade e da direĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica. O VSM garante maior controle do veĂ­culo em situações como trechos com aderĂªncia diferente de um lado para outro, interferindo no acionamento da direĂ§Ă£o e aplicando frenagens seletivas em cada uma das rodas quando necessĂ¡rio. Nas curvas, o SUV conta tambĂ©m com o sistema Active Cornering, com controle de torque e frenagem vetorial.


O condutor da Grand Santa Fe conta ainda com o novo sistema Driver Selectable Steering Mode da Hyundai, com trĂªs diferentes modos de operaĂ§Ă£o – Comfort, Normal e Sport. Esta tecnologia inovadora permite que o condutor adapte as caracterĂ­sticas de dirigibilidade a sua preferĂªncia e Ă s condições que encontrar no caminho. O sistema ajusta o nĂ­vel de assistĂªncia da direĂ§Ă£o a cada modo escolhido, aumentando a sensaĂ§Ă£o de firmeza no volante e a progressividade dos comandos ao longo do curso da direĂ§Ă£o.

Segurança em todos os níveis

A nova arquitetura da Grand Santa Fe aumentou a resistĂªncia Ă  torĂ§Ă£o em 16%. A utilizaĂ§Ă£o de aços de alta resistĂªncia aumentou em cerca de 30% o controle de dissipaĂ§Ă£o de energia em colisões. Os aços especiais tambĂ©m foram aplicados nos painĂ©is exteriores das portas e 70% da estrutura exterior e do assoalho sĂ£o de aço resistente Ă  corrosĂ£o.


A Grand Santa Fe Ă© equipada com sete airbags, entre eles protetores tipo cortina nas janelas laterais e um airbag para os joelhos do motorista. Os cintos de segurança tĂªm pretensionadores que entram em aĂ§Ă£o quando uma situaĂ§Ă£o de risco Ă© detectada, firmando os passageiros junto aos bancos para aumentar sua eficiĂªncia.
O sistema de frenagem do Grand Santa Fe inclui freios a disco nas quatro rodas e ABS com Brake Assist, que aplica automaticamente força total ao sistema quando uma situaĂ§Ă£o de risco for detectada. A funĂ§Ă£o Auto Hold evita que o carro recue ao arrancar em subidas e o freio de estacionamento tem comando eletrĂ´nico. O carro conta tambĂ©m com sistema de fixaĂ§Ă£o de cadeirinhas e assentos infantis na segunda fileira de assentos e cintos de trĂªs pontos em todas as posições.

InformaĂ§Ă£o e entretenimento

A Grand Santa Fe conta com sistema de navegaĂ§Ă£o e entretenimento centrado em uma tela multifuncional de oito polegadas de terceira geraĂ§Ă£o, que permite uma interaĂ§Ă£o mais fĂ¡cil e melhor qualidade de imagem. O sistema de infotainment permite a conexĂ£o de telefone celular via Bluetooth, possui CD player e dispõe de conexões conta com seis alto-falantes e dois tweeters dianteiros. NavegaĂ§Ă£o por sistema GPS e cĂ¢mera traseira sĂ£o de sĂ©rie.


Preço

O Grand Santa Fe chega ao Brasil por a partir de R$ 187 mil.