Volkswagen up! Ă© o carro equipado mais econĂ´mico do
Brasil
|
Texto e fotos: Volkswagen
|
O up! vai chegar ao mercado brasileiro com um importante reconhecimento de
qualidade e eficiĂªncia energĂ©tica: a melhor classificaĂ§Ă£o no PBE (Programa
Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia,
Qualidade e Tecnologia) entre os modelos equipados com motor flexĂvel, direĂ§Ă£o
assistida e ar-condicionado. O modelo obteve classificaĂ§Ă£o “A” (verde) no PBE 2014 e atingiu o consumo energĂ©tico (mĂ©dia E22/E100) de apenas 1,57 MJ/km, conforme norma NBR 7024. O PBE estabelece que, se a montadora planeja comercializar mais de 33% dos veĂculos com ar-condicionado e direĂ§Ă£o assistida, o consumo de energia desses equipamentos deve ser considerado para obtenĂ§Ă£o dos resultados. De acordo com essas normas, o up! Ă© capaz de rodar atĂ© 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e atĂ© 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol (E100), valores obtidos conforme norma NBR 7024 e corrigidos pela Portaria INMETRO nº 10/2012. “O up! serĂ¡ uma nova referĂªncia em eficiĂªncia energĂ©tica no mercado brasileiro. Para isso, equipamos o modelo com a nova geraĂ§Ă£o de motores 1.0l de trĂªs cilindros, o mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil”, afirma o Dr. Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Volkswagen do Brasil.
Motor do Ano 2014
Lançado ano passado no Fox BlueMotion,
o motor 1.0l de trĂªs cilindros que equipa o up! oferece excelentes nĂveis de
consumo e desempenho – qualidades que lhe garantiram o prĂªmio “Motor do Ano
2014”, concedido por um jĂºri formado por jornalistas especializados e
engenheiros. A premiaĂ§Ă£o Ă© uma das mais importantes da indĂºstria automobilĂstica
brasileira.Com 999 cm³ de cilindrada, o motor 1.0l do up! Ă© Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustĂveis em qualquer proporĂ§Ă£o. Sua potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) Ă mesma rotaĂ§Ă£o, com etanol. O torque mĂ¡ximo Ă© de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantĂ©m por longa faixa de rotações. JĂ¡ a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque mĂ¡ximo estĂ¡ disponĂvel. Essa ampla faixa de distribuiĂ§Ă£o do torque merece destaque, pois melhora o desempenho em baixos regimes e dĂ¡ fĂ´lego para retomadas de velocidade, alĂ©m de tornar o up! um veĂculo extremamente econĂ´mico.
PadrĂ£o de economia e sustentabilidade
Além do up!, os
modelos Gol, Voyage, Fox, Polo e Saveiro tambĂ©m receberam nota “A” pelo PBE
2014, por apresentarem excelentes nĂºmeros de consumo de combustĂvel. O Fox
BlueMotion, tambĂ©m equipado com a nova geraĂ§Ă£o de motores 1.0l de trĂªs cilindros
do up!, apresenta consumo energético de apenas 1,60 MJ/km.O Gol BlueMotion Technology e o Voyage BlueMotion Technology, equipados com motor 1.0l TEC, apresentam consumo energético de 1,68 MJ/km. O Polo BlueMotion 1.6 se destaca com o consumo energético de 1,76 MJ/km e a Saveiro 1.6, com 1,93 MJ/km. |
- Home
- Mobilidade
- _Abeifa
- _Abiauto
- _Abimaq
- _Abraciclo
- _Anip
- _Fenabrave
- _Lançamentos
- _Test Drive
- Cultura
- _Cabo & Streaming
- _Cinema
- _Livros & Revistas
- _Teatro
- _Test Movie
- Institucionais & Salões
- _Fenatran
- _Automec
- _Institucional
- _SalĂ£o do AutomĂ³vel
- _SalĂ£o Duas Rodas
- Competições
- _FĂ³rmula 1
- _MotoGP
- Melhor da Vida
- _Ar & Mar
- _Comer & Beber
- _Moda & Beleza
- _Turismo
- Redes e Contato
- _Contato
- _Facebook
- _Instagram
- _Twitter
- _YouTube
0 ComentĂ¡rios