Volkswagen up! Ă© o carro equipado mais econĂ´mico do Brasil
  • Com classificaĂ§Ă£o "A" (verde), modelo Ă© o melhor em consumo energĂ©tico entre todos os veĂ­culos equipados com motor flexĂ­vel, direĂ§Ă£o assistida e ar-condicionado (1,57 MJ/km, mĂ©dia E22/E100) *Base PBE Janeiro de 2014
  • up! vem equipado com a nova geraĂ§Ă£o de motores 1.0l de trĂªs cilindros, o mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil
  • Com atĂ© 82 cv (E100), motor Ă© o mais potente da categoria e foi premiado como o “Motor do Ano 2014”

Texto e fotos: Volkswagen

O up! vai chegar ao mercado brasileiro com um importante reconhecimento de qualidade e eficiĂªncia energĂ©tica: a melhor classificaĂ§Ă£o no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) entre os modelos equipados com motor flexĂ­vel, direĂ§Ă£o assistida e ar-condicionado.
O modelo obteve classificaĂ§Ă£o “A” (verde) no PBE 2014 e atingiu o consumo energĂ©tico (mĂ©dia E22/E100) de apenas 1,57 MJ/km, conforme norma NBR 7024. O PBE estabelece que, se a montadora planeja comercializar mais de 33% dos veĂ­culos com ar-condicionado e direĂ§Ă£o assistida, o consumo de energia desses equipamentos deve ser considerado para obtenĂ§Ă£o dos resultados.


De acordo com essas normas, o up! Ă© capaz de rodar atĂ© 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e atĂ© 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol (E100), valores obtidos conforme norma NBR 7024 e corrigidos pela Portaria INMETRO nº 10/2012.
“O up! serĂ¡ uma nova referĂªncia em eficiĂªncia energĂ©tica no mercado brasileiro. Para isso, equipamos o modelo com a nova geraĂ§Ă£o de motores 1.0l de trĂªs cilindros, o mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil”, afirma o Dr. Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Volkswagen do Brasil.


Motor do Ano 2014
Lançado ano passado no Fox BlueMotion, o motor 1.0l de trĂªs cilindros que equipa o up! oferece excelentes nĂ­veis de consumo e desempenho – qualidades que lhe garantiram o prĂªmio “Motor do Ano 2014”, concedido por um jĂºri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiaĂ§Ă£o Ă© uma das mais importantes da indĂºstria automobilĂ­stica brasileira.
Com 999 cm³ de cilindrada, o motor 1.0l do up! Ă© Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustĂ­veis em qualquer proporĂ§Ă£o. Sua potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) Ă  mesma rotaĂ§Ă£o, com etanol.
O torque mĂ¡ximo Ă© de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantĂ©m por longa faixa de rotações. JĂ¡ a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque mĂ¡ximo estĂ¡ disponĂ­vel.
Essa ampla faixa de distribuiĂ§Ă£o do torque merece destaque, pois melhora o desempenho em baixos regimes e dĂ¡ fĂ´lego para retomadas de velocidade, alĂ©m de tornar o up! um veĂ­culo extremamente econĂ´mico.


PadrĂ£o de economia e sustentabilidade
AlĂ©m do up!, os modelos Gol, Voyage, Fox, Polo e Saveiro tambĂ©m receberam nota “A” pelo PBE 2014, por apresentarem excelentes nĂºmeros de consumo de combustĂ­vel. O Fox BlueMotion, tambĂ©m equipado com a nova geraĂ§Ă£o de motores 1.0l de trĂªs cilindros do up!, apresenta consumo energĂ©tico de apenas 1,60 MJ/km.
O Gol BlueMotion Technology e o Voyage BlueMotion Technology, equipados com motor 1.0l TEC, apresentam consumo energético de 1,68 MJ/km. O Polo BlueMotion 1.6 se destaca com o consumo energético de 1,76 MJ/km e a Saveiro 1.6, com 1,93 MJ/km.