Dia Nacional do Fusca comemora Ăcone da
Volkswagen
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Texto e fotos: Volkswagen
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Milhares de fĂ£s comemoram nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o Dia Nacional
do Fusca, um dos carros mais carismĂ¡ticos da histĂ³ria mundial do automĂ³vel.
Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan – este era seu nome
oficial – logo tornou-se o modelo mais popular do paĂs, invadindo ruas e
estradas e tornando-se parte da paisagem nacional. A combinaĂ§Ă£o de baixo custo de aquisiĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o com uma resistĂªncia capaz de afrontar os caminhos e condições de uso mais difĂceis transformou logo o pequeno Volkswagen em ponta de lança da motorizaĂ§Ă£o do Brasil. Mais de uma geraĂ§Ă£o de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um Fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro. Com mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o Fusca hoje Ă© um Ăcone nacional. Ao mesmo tempo em que exemplares bem conservados ou restaurados sĂ£o disputados por colecionadores, dezenas de milhares continuam sendo usados no dia a dia como meio de transporte ou ferramenta de trabalho, seja nas grandes metrĂ³poles, seja no interior do paĂs. Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro tambĂ©m ganhou outras denominações de Ă¢mbito regional, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no ParanĂ¡. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou Ă consagrada designaĂ§Ă£o como Beetle. Mundialmente, o Dia do Fusca Ă© comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu inĂcio ao desenvolvimento e fabricaĂ§Ă£o do Sedan, em 1934.
De importado a brasileiro
Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em
1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente
diferente do tradicional Ă Ă©poca, quando as ruas eram dominadas por grandes
sedĂ£s, o carro chamava a atenĂ§Ă£o por onde passava. Mas sua capacidade de
transportar atĂ© cinco pessoas, baixo consumo de combustĂvel e resistĂªncia
mecĂ¢nica logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser
montado no paĂs, com componentes importados, jĂ¡ em 1953.A produĂ§Ă£o no Brasil começou em 1959, na primeira fĂ¡brica da Volkswagen fora da Alemanha, em SĂ£o Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A histĂ³ria do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricaĂ§Ă£o em 1993, sete anos apĂ³s sua paralisaĂ§Ă£o, em 1986. A pedido do entĂ£o presidente da RepĂºblica, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versĂ£o movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996. O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chega agora ao 27º ano de liderança em vendas no mercado nacional. Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no MĂ©xico – onde Ă© conhecido como "Vocho" – atĂ© 2003.
Do projeto Ă produĂ§Ă£o
A marca Volkswagen, em alemĂ£o, significa "carro do povo" e foi com a missĂ£o
de popularizar o automĂ³vel que o Fusca foi concebido, na dĂ©cada de 1930, pelo
engenheiro austrĂaco Ferdinand Porsche, a pedido do governo da Alemanha. O
inĂcio da Segunda Guerra Mundial, em 1939, impediu que a produĂ§Ă£o do carro
começasse, mas durante o conflito a fĂ¡brica produziu milhares de veĂculos
militares leves utilizando sua plataforma mecĂ¢nica, com motor traseiro
refrigerado a ar.Com o final da guerra, a fabricaĂ§Ă£o do modelo original foi retomada. A situaĂ§Ă£o econĂ´mica da Europa, em recuperaĂ§Ă£o, era favorĂ¡vel para a comercializaĂ§Ă£o de um carro barato e econĂ´mico e, gradualmente, o Volkswagen começou a tornar-se conhecido nĂ£o apenas em seu paĂs de origem, mas em todo o mundo. Considerado um dos "cases" de design mais significativos da histĂ³ria, o Fusca nĂ£o deixou de evoluir ao longo de seus mais de 50 anos de produĂ§Ă£o, mas manteve sempre suas caracterĂsticas bĂ¡sicas: motor traseiro, refrigeraĂ§Ă£o a ar e sua inconfundĂvel aparĂªncia, com para-lamas salientes e estribos laterais. As qualidades do singular modelo que deu origem ao Grupo Volkswagen tornaram-se parte da personalidade da marca e continuam inspirando a criaĂ§Ă£o e produĂ§Ă£o de modelos inovadores, resistentes, econĂ´micos e de alta qualidade.
A tradiĂ§Ă£o renovada: o New Beetle
A imagem do Beetle foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do
New Beetle. Com linhas inspiradas pela versĂ£o original e construĂdo sobre uma
plataforma moderna, com traĂ§Ă£o dianteira e motor com refrigeraĂ§Ă£o lĂquida, o New
Beetle conquistou imediatamente um grande nĂºmero de fĂ£s, alcançando mais de 1
milhĂ£o de unidades vendidas atĂ© 2010.
Novo Fusca chega com novas proporções e mais
esportividade
Nessa nova era do Fusca, a Volkswagen inovou e deixou livre a escolha do nome
do modelo, de acordo com o nome (ou apelido) que o modelo recebeu em cada
mercado ao longo da sua histĂ³ria. Na França, o Beetle Ă© chamado de “Coccinelle”,
nome jĂ¡ utilizado no passado naquele paĂs. Na ItĂ¡lia, o modelo tambĂ©m resgatou o
nome Maggiolino. No Brasil nĂ£o poderia ser diferente. O Fusca Ă© um dos carros
mais lembrados, reconhecidos e carismĂ¡ticos do mercado brasileiro.Uma proposta ainda mais moderna e inovadora, mas com design ainda mais prĂ³ximo do Fusca, chegou ao Brasil em 2012: a primeira versĂ£o do Fusca concebida inteiramente no sĂ©culo 21. Com linhas mais esportivas e tendo na dirigibilidade seu ponto alto, o Novo Fusca se destaca tambĂ©m pela segurança, eficiĂªncia no consumo e baixo Ăndice de emissões. O departamento de Design do Grupo Volkswagen "entendeu" os conceitos do produto e da marca e fixou como objetivo para o novo Fusca: "Criar um novo original!" O Fusca Ă© um novo original.
O design do Novo Fusca – Ăºnico
Foi assim que o design final do Novo Fusca foi criado em Wolfsburg – um carro
do presente e ao mesmo tempo um tributo de design Ă semente automotiva de todo
um grupo corporativo. E realmente inconfundĂvel: se alguĂ©m colocar o primeiro e
o novo Fusca juntos num mesmo local e iluminar suas linhas de teto, observando
suas silhuetas, verĂ¡ linhas quase idĂªnticas na parte traseira. Claramente, o
novo Fusca traz referĂªncias de estilo fundamentais do carro original.Uma comparaĂ§Ă£o com o New Beetle 1998 mostra que nada ficou igual: “O Fusca se caracteriza agora por uma esportividade limpa, autoconfiante e dominadora. O carro nĂ£o apenas tem um perfil mais baixo – tambĂ©m Ă© substancialmente mais largo, o capĂ´ dianteiro Ă© mais longo e o para-brisa foi mais para trĂ¡s. Tudo isso cria um novo dinamismo”, explica Klaus Bischoff, chefe de Design da marca Volkswagen. Enquanto o New Beetle de 1998 era definido por trĂªs semicĂrculos – dianteiro, traseiro e um teto arredondado sobre o centro – o novo modelo libertou-se desta geometria. O perfil do teto Ă© claramente mais baixo e pode ser considerado uma continuaĂ§Ă£o do conceito Ragster mostrado em Detroit em 2005 – uma espĂ©cie de hot rod baseado no New Beetle. O novo Fusca Ă© mais ousado, mais dinĂ¢mico e mais robusto.
Funcionalidade – o Ăºnico Volkswagen atual com farĂ³is
redondos
Outro aspecto do DNA de design da Volkswagen Ă© que o carro nĂ£o tem apenas que
parecer bom, mas oferecer Ă³tima funcionalidade. As duas portas abrem amplamente
e nĂ£o sĂ£o muito longas, facilitando a entrada e saĂda do carro mesmo em
estacionamentos apertados. Naturalmente, o Fusca Ă© o Ăºnico Volkswagen atual com
farĂ³is redondos.FarĂ³is bi-xenĂ´nio opcionais estĂ£o disponĂveis pela primeira vez. LĂ¢mpadas de descarga sem mercĂºrio com 25 Watts foram usadas no mĂ³dulo projetor. A opĂ§Ă£o por farĂ³is bi-xenĂ´nio inclui luzes diurnas, cada uma com 15 LEDs posicionados ao longo da borda externa do farol.
Carro de passeio
Onde o Fusca original tinha o motor, agora fica a tampa do porta-malas, que
se ergue juntamente com o vidro traseiro quando aberta, dando acesso para muita
bagagem (310 a 905 litros). À direita e à esquerda da tampa traseira ficam as
lanternas. Como em todos os Volkswagen, elas tĂªm um visual noturno
inconfundĂvel, em forma de “C”. E, como no Fusca e no New Beetle, suas formas
bĂ¡sicas se integram ao design dos para-lamas salientes. As lanternas tĂªm tom
vermelho escuro, exceto por duas pequenas Ă¡reas brancas, do indicador de direĂ§Ă£o
e luz de rĂ©.No Fusca "Sport" as rodas de liga-leve "Spin" tĂªm 17 polegadas e cinco raios diferenciados. Esta roda Ă© exclusiva do Fusca, que ainda pode ser equipado com as rodas “Twister” – tambĂ©m com cinco raios, mas com a parte interna de alumĂnio claro e a externa em preto fosco, em 18 polegadas.
Original e esportivo também por dentro
"O design interior Ă© tĂ£o singular quanto inconfundĂvel e tem muito do design
do Fusca, como o estilo externo", resume Klaus Bischoff, Chefe de Design da
Volkswagen. O espaço interno é marcado pelo amor pelo detalhe, é um claro
tributo ao Fusca e mescla elementos clĂ¡ssicos com alta tecnologia. Acima de
tudo, o interior se harmoniza perfeitamente com o carro e Ă© diferente de tudo o
que atualmente Ă© oferecido no mundo automotivo.
Formas – um interior que Ă© a soma de suas partes
Os muitos detalhes do interior do novo Fusca o tornam inovadoramente Ăºnico.
Começa pelo para-brisa dianteiro recuado, que remete ao mundo dos carros
clĂ¡ssicos. E o painel de instrumentos, fazendo jus ao nome, que combina
tecnologias inovadoras e comandos com as superfĂcies pintadas e um porta-luvas
no estilo do Fusca original. O carro oferece muito espaço e conforto para quatro
pessoas e leva atĂ© 905 litros de bagagem. TambĂ©m hĂ¡ formas que nĂ£o foram criadas
apenas pela aparĂªncia. Por exemplo, o formato do painel, que remete Ă Ă©poca do
primeiro Fusca e, mesmo assim, nĂ£o Ă© retrĂ´. No Fusca "Sport" o painel conta com
acabamento simulando fibra de carbono, além de painéis das portas pretos e
detalhes no volante pintados na cor "Dark Metal".
Viagem no tempo
Como o Fusca do tempo da refrigeraĂ§Ă£o a ar, o novo Fusca tem um porta-luvas
adicional integrado ao painel frontal cuja tampa abre para cima (o porta-luvas
normal abre para baixo). Outro elemento clĂ¡ssico: os instrumentos auxiliares,
temperatura de Ă³leo, relĂ³gio com cronĂ´metro e medidor de pressĂ£o do turbo, ficam
sobre o sistema de Ă¡udio e navegaĂ§Ă£o.Interior, funcionalidade e segurança. Por dentro, o Fusca oferece o painel dianteiro com aparĂªncia de fibra de carbono, iluminaĂ§Ă£o ambiente, assentos dianteiros esportivos com apoio lombar, volante de trĂªs raios com acabamento de couro, alavancas do freio de mĂ£o e do cĂ¢mbio com acabamento de couro, soleiras das portas e pedaleiras com acabamento de alumĂnio, moldura cromada nos controles do ar-condicionado, painĂ©is das portas pintados de preto e tapetes de carpete. TambĂ©m sĂ£o de sĂ©rie os farĂ³is de neblina com luzes de curva estĂ¡ticas. Indo direto ao ponto: com o Fusca, a Volkswagen criou um dos carros mais seguros neste segmento. O controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC) Ă© de sĂ©rie, assim como um eficiente conjunto de airbags frontais e laterais que protegem os passageiros. Naturalmente, a carroceria – em sua maior parte soldada a laser e galvanizada – tem um dos melhores Ăndices de rigidez torcional da categoria, 26.000 Nm/º.
Motor 2.0 TSI com 200 cv
A Volkswagen estĂ¡ implementando o 2.0 TSI no Fusca no mundo inteiro.
Conhecido do Jetta Highline, este motor desfruta de status de cult, pois oferece
um desempenho extremamente esportivo e Ă© altamente eficiente. O TSI oferece sua
potĂªncia mĂ¡xima a partir de 5.100 rpm. O torque mĂ¡ximo, 280 Nm, Ă© atingido jĂ¡ a
partir de 1.700 rpm. Com cĂ¢mbio DSG de dupla embreagem, o Fusca 2.0 TSI tem
velocidade mĂ¡xima de 223 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. |
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