Dia Nacional do Fusca comemora Ă­cone da Volkswagen
 
  • FabricaĂ§Ă£o nacional foi de 1959 a 1986 e de 1993 e 1996
  • New Beetle marcou o retorno do Fusca, em 1998
  • Em 2012, chega o Novo Fusca, o mais esportivo de todos os tempos

Texto e fotos: Volkswagen
 
Milhares de fĂ£s comemoram nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca, um dos carros mais carismĂ¡ticos da histĂ³ria mundial do automĂ³vel. Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan – este era seu nome oficial – logo tornou-se o modelo mais popular do paĂ­s, invadindo ruas e estradas e tornando-se parte da paisagem nacional.
A combinaĂ§Ă£o de baixo custo de aquisiĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o com uma resistĂªncia capaz de afrontar os caminhos e condições de uso mais difĂ­ceis transformou logo o pequeno Volkswagen em ponta de lança da motorizaĂ§Ă£o do Brasil. Mais de uma geraĂ§Ă£o de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um Fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.
Com mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o Fusca hoje Ă© um Ă­cone nacional. Ao mesmo tempo em que exemplares bem conservados ou restaurados sĂ£o disputados por colecionadores, dezenas de milhares continuam sendo usados no dia a dia como meio de transporte ou ferramenta de trabalho, seja nas grandes metrĂ³poles, seja no interior do paĂ­s.
Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro tambĂ©m ganhou outras denominações de Ă¢mbito regional, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no ParanĂ¡. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou Ă  consagrada designaĂ§Ă£o como Beetle.
Mundialmente, o Dia do Fusca Ă© comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu inĂ­cio ao desenvolvimento e fabricaĂ§Ă£o do Sedan, em 1934.


De importado a brasileiro
Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional Ă  Ă©poca, quando as ruas eram dominadas por grandes sedĂ£s, o carro chamava a atenĂ§Ă£o por onde passava. Mas sua capacidade de transportar atĂ© cinco pessoas, baixo consumo de combustĂ­vel e resistĂªncia mecĂ¢nica logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no paĂ­s, com componentes importados, jĂ¡ em 1953.
A produĂ§Ă£o no Brasil começou em 1959, na primeira fĂ¡brica da Volkswagen fora da Alemanha, em SĂ£o Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A histĂ³ria do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricaĂ§Ă£o em 1993, sete anos apĂ³s sua paralisaĂ§Ă£o, em 1986. A pedido do entĂ£o presidente da RepĂºblica, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versĂ£o movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chega agora ao 27º ano de liderança em vendas no mercado nacional.
Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no MĂ©xico – onde Ă© conhecido como "Vocho" – atĂ© 2003.


Do projeto Ă  produĂ§Ă£o
A marca Volkswagen, em alemĂ£o, significa "carro do povo" e foi com a missĂ£o de popularizar o automĂ³vel que o Fusca foi concebido, na dĂ©cada de 1930, pelo engenheiro austrĂ­aco Ferdinand Porsche, a pedido do governo da Alemanha. O inĂ­cio da Segunda Guerra Mundial, em 1939, impediu que a produĂ§Ă£o do carro começasse, mas durante o conflito a fĂ¡brica produziu milhares de veĂ­culos militares leves utilizando sua plataforma mecĂ¢nica, com motor traseiro refrigerado a ar.
Com o final da guerra, a fabricaĂ§Ă£o do modelo original foi retomada. A situaĂ§Ă£o econĂ´mica da Europa, em recuperaĂ§Ă£o, era favorĂ¡vel para a comercializaĂ§Ă£o de um carro barato e econĂ´mico e, gradualmente, o Volkswagen começou a tornar-se conhecido nĂ£o apenas em seu paĂ­s de origem, mas em todo o mundo.
Considerado um dos "cases" de design mais significativos da histĂ³ria, o Fusca nĂ£o deixou de evoluir ao longo de seus mais de 50 anos de produĂ§Ă£o, mas manteve sempre suas caracterĂ­sticas bĂ¡sicas: motor traseiro, refrigeraĂ§Ă£o a ar e sua inconfundĂ­vel aparĂªncia, com para-lamas salientes e estribos laterais.
As qualidades do singular modelo que deu origem ao Grupo Volkswagen tornaram-se parte da personalidade da marca e continuam inspirando a criaĂ§Ă£o e produĂ§Ă£o de modelos inovadores, resistentes, econĂ´micos e de alta qualidade.


A tradiĂ§Ă£o renovada: o New Beetle
A imagem do Beetle foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versĂ£o original e construĂ­do sobre uma plataforma moderna, com traĂ§Ă£o dianteira e motor com refrigeraĂ§Ă£o lĂ­quida, o New Beetle conquistou imediatamente um grande nĂºmero de fĂ£s, alcançando mais de 1 milhĂ£o de unidades vendidas atĂ© 2010.

Novo Fusca chega com novas proporções e mais esportividade
Nessa nova era do Fusca, a Volkswagen inovou e deixou livre a escolha do nome do modelo, de acordo com o nome (ou apelido) que o modelo recebeu em cada mercado ao longo da sua histĂ³ria. Na França, o Beetle Ă© chamado de “Coccinelle”, nome jĂ¡ utilizado no passado naquele paĂ­s. Na ItĂ¡lia, o modelo tambĂ©m resgatou o nome Maggiolino. No Brasil nĂ£o poderia ser diferente. O Fusca Ă© um dos carros mais lembrados, reconhecidos e carismĂ¡ticos do mercado brasileiro.
Uma proposta ainda mais moderna e inovadora, mas com design ainda mais prĂ³ximo do Fusca, chegou ao Brasil em 2012: a primeira versĂ£o do Fusca concebida inteiramente no sĂ©culo 21. Com linhas mais esportivas e tendo na dirigibilidade seu ponto alto, o Novo Fusca se destaca tambĂ©m pela segurança, eficiĂªncia no consumo e baixo Ă­ndice de emissões.
O departamento de Design do Grupo Volkswagen "entendeu" os conceitos do produto e da marca e fixou como objetivo para o novo Fusca: "Criar um novo original!" O Fusca Ă© um novo original.

O design do Novo Fusca – Ăºnico
Foi assim que o design final do Novo Fusca foi criado em Wolfsburg – um carro do presente e ao mesmo tempo um tributo de design Ă  semente automotiva de todo um grupo corporativo. E realmente inconfundĂ­vel: se alguĂ©m colocar o primeiro e o novo Fusca juntos num mesmo local e iluminar suas linhas de teto, observando suas silhuetas, verĂ¡ linhas quase idĂªnticas na parte traseira. Claramente, o novo Fusca traz referĂªncias de estilo fundamentais do carro original.
Uma comparaĂ§Ă£o com o New Beetle 1998 mostra que nada ficou igual: “O Fusca se caracteriza agora por uma esportividade limpa, autoconfiante e dominadora. O carro nĂ£o apenas tem um perfil mais baixo – tambĂ©m Ă© substancialmente mais largo, o capĂ´ dianteiro Ă© mais longo e o para-brisa foi mais para trĂ¡s. Tudo isso cria um novo dinamismo”, explica Klaus Bischoff, chefe de Design da marca Volkswagen. Enquanto o New Beetle de 1998 era definido por trĂªs semicĂ­rculos – dianteiro, traseiro e um teto arredondado sobre o centro – o novo modelo libertou-se desta geometria. O perfil do teto Ă© claramente mais baixo e pode ser considerado uma continuaĂ§Ă£o do conceito Ragster mostrado em Detroit em 2005 – uma espĂ©cie de hot rod baseado no New Beetle. O novo Fusca Ă© mais ousado, mais dinĂ¢mico e mais robusto.

Funcionalidade – o Ăºnico Volkswagen atual com farĂ³is redondos
Outro aspecto do DNA de design da Volkswagen Ă© que o carro nĂ£o tem apenas que parecer bom, mas oferecer Ă³tima funcionalidade. As duas portas abrem amplamente e nĂ£o sĂ£o muito longas, facilitando a entrada e saĂ­da do carro mesmo em estacionamentos apertados. Naturalmente, o Fusca Ă© o Ăºnico Volkswagen atual com farĂ³is redondos.
FarĂ³is bi-xenĂ´nio opcionais estĂ£o disponĂ­veis pela primeira vez. LĂ¢mpadas de descarga sem mercĂºrio com 25 Watts foram usadas no mĂ³dulo projetor. A opĂ§Ă£o por farĂ³is bi-xenĂ´nio inclui luzes diurnas, cada uma com 15 LEDs posicionados ao longo da borda externa do farol.

Carro de passeio
Onde o Fusca original tinha o motor, agora fica a tampa do porta-malas, que se ergue juntamente com o vidro traseiro quando aberta, dando acesso para muita bagagem (310 a 905 litros). Ă€ direita e Ă  esquerda da tampa traseira ficam as lanternas. Como em todos os Volkswagen, elas tĂªm um visual noturno inconfundĂ­vel, em forma de “C”. E, como no Fusca e no New Beetle, suas formas bĂ¡sicas se integram ao design dos para-lamas salientes. As lanternas tĂªm tom vermelho escuro, exceto por duas pequenas Ă¡reas brancas, do indicador de direĂ§Ă£o e luz de rĂ©.
No Fusca "Sport" as rodas de liga-leve "Spin" tĂªm 17 polegadas e cinco raios diferenciados. Esta roda Ă© exclusiva do Fusca, que ainda pode ser equipado com as rodas “Twister” – tambĂ©m com cinco raios, mas com a parte interna de alumĂ­nio claro e a externa em preto fosco, em 18 polegadas.

Original e esportivo também por dentro
"O design interior Ă© tĂ£o singular quanto inconfundĂ­vel e tem muito do design do Fusca, como o estilo externo", resume Klaus Bischoff, Chefe de Design da Volkswagen. O espaço interno Ă© marcado pelo amor pelo detalhe, Ă© um claro tributo ao Fusca e mescla elementos clĂ¡ssicos com alta tecnologia. Acima de tudo, o interior se harmoniza perfeitamente com o carro e Ă© diferente de tudo o que atualmente Ă© oferecido no mundo automotivo.

Formas – um interior que Ă© a soma de suas partes
Os muitos detalhes do interior do novo Fusca o tornam inovadoramente Ăºnico. Começa pelo para-brisa dianteiro recuado, que remete ao mundo dos carros clĂ¡ssicos. E o painel de instrumentos, fazendo jus ao nome, que combina tecnologias inovadoras e comandos com as superfĂ­cies pintadas e um porta-luvas no estilo do Fusca original. O carro oferece muito espaço e conforto para quatro pessoas e leva atĂ© 905 litros de bagagem. TambĂ©m hĂ¡ formas que nĂ£o foram criadas apenas pela aparĂªncia. Por exemplo, o formato do painel, que remete Ă  Ă©poca do primeiro Fusca e, mesmo assim, nĂ£o Ă© retrĂ´. No Fusca "Sport" o painel conta com acabamento simulando fibra de carbono, alĂ©m de painĂ©is das portas pretos e detalhes no volante pintados na cor "Dark Metal".

Viagem no tempo
Como o Fusca do tempo da refrigeraĂ§Ă£o a ar, o novo Fusca tem um porta-luvas adicional integrado ao painel frontal cuja tampa abre para cima (o porta-luvas normal abre para baixo). Outro elemento clĂ¡ssico: os instrumentos auxiliares, temperatura de Ă³leo, relĂ³gio com cronĂ´metro e medidor de pressĂ£o do turbo, ficam sobre o sistema de Ă¡udio e navegaĂ§Ă£o.
Interior, funcionalidade e segurança.
Por dentro, o Fusca oferece o painel dianteiro com aparĂªncia de fibra de carbono, iluminaĂ§Ă£o ambiente, assentos dianteiros esportivos com apoio lombar, volante de trĂªs raios com acabamento de couro, alavancas do freio de mĂ£o e do cĂ¢mbio com acabamento de couro, soleiras das portas e pedaleiras com acabamento de alumĂ­nio, moldura cromada nos controles do ar-condicionado, painĂ©is das portas pintados de preto e tapetes de carpete. TambĂ©m sĂ£o de sĂ©rie os farĂ³is de neblina com luzes de curva estĂ¡ticas.
Indo direto ao ponto: com o Fusca, a Volkswagen criou um dos carros mais seguros neste segmento. O controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC) Ă© de sĂ©rie, assim como um eficiente conjunto de airbags frontais e laterais que protegem os passageiros. Naturalmente, a carroceria – em sua maior parte soldada a laser e galvanizada – tem um dos melhores Ă­ndices de rigidez torcional da categoria, 26.000 Nm/º.

Motor 2.0 TSI com 200 cv
A Volkswagen estĂ¡ implementando o 2.0 TSI no Fusca no mundo inteiro. Conhecido do Jetta Highline, este motor desfruta de status de cult, pois oferece um desempenho extremamente esportivo e Ă© altamente eficiente. O TSI oferece sua potĂªncia mĂ¡xima a partir de 5.100 rpm. O torque mĂ¡ximo, 280 Nm, Ă© atingido jĂ¡ a partir de 1.700 rpm. Com cĂ¢mbio DSG de dupla embreagem, o Fusca 2.0 TSI tem velocidade mĂ¡xima de 223 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.