Volkswagen registra recorde histĂ³rico nas vendas de comerciais leves
em 2013
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Texto e fotos: Volkswagen
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A Volkswagen do Brasil encerra 2013 com recorde histĂ³rico nas vendas de
comerciais leves no mercado nacional. De janeiro a dezembro, a marca
comercializou 127.642 unidades, um aumento de 9% sobre as
vendas de 2012 no segmento. O recorde anterior foi registrado em 2012, quando
atingiu 117.118 unidades de comerciais leves. No mesmo perĂodo, a indĂºstria
cresceu 4,3% no segmento. “Esse recorde Ă© um reflexo dos esforços da marca nesse segmento, onde a Volkswagen sempre apresentou uma atuaĂ§Ă£o de destaque, com produtos que atendem Ă s necessidades especĂficas desse pĂºblico”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. O modelo mais vendido da marca no segmento Ă© a Saveiro, com 72.373 unidades no perĂodo. Na sequĂªncia, a Kombi (25.219 unidades), Amarok (24.194 unidades), o Tiguan (5.599 unidades) e o Touareg (253 unidades). “O sucesso da Amarok incrementou as vendas da Volkswagen no segmento de comerciais leves. Um modelo com apenas trĂªs anos de mercado e que tem apresentado um crescimento contĂnuo, principalmente apĂ³s a chegada da versĂ£o com transmissĂ£o automĂ¡tica de oito marchas e da cabine simples", destaca a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks. Em 2013, a Volkswagen tambĂ©m comemorou (em março), a importante marca de 2.500.000 de comerciais leves produzidos em 60 anos de atividades no Brasil.
Amarok – nova referĂªncia no segmento
A pick-up mĂ©dia Amarok tambĂ©m tem contribuĂdo de forma fundamental para o
desempenho da Volkswagen no segmento de comerciais leves. Em 2013, as vendas da
Amarok apresentaram um aumento de 20% em relaĂ§Ă£o a 2012.No segmento de picapes mĂ©dias, foi um dos modelos que mais cresceu, aumentando para 13,4% a participaĂ§Ă£o em vendas, passando para a terceira posiĂ§Ă£o no ranking de picapes mĂ©dias, superando competidores com mais tradiĂ§Ă£o no mercado nacional. Desde o seu lançamento, a Amarok estabeleceu um novo parĂ¢metro no segmento, trazendo soluções e inovações que conquistaram esse pĂºblico especĂfico. A linha 2014 da pick-up Amarok, passa a oferecer ainda mais tecnologia, com mais equipamentos de sĂ©rie e novos opcionais. Entre os destaques estĂ¡ a configuraĂ§Ă£o Highline, topo de linha, que agora passa a contar de sĂ©rie com controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC), assistente para partidas em rampas (HSA), controle automĂ¡tico de descida (HDC) e farĂ³is de neblina com luzes dinĂ¢micas para manobras – recurso inĂ©dito entre as picapes mĂ©dias no Brasil. Outra novidade para a versĂ£o Highline Ă© a opĂ§Ă£o de ser equipada com airbags laterais para tĂ³rax e cabeça, alĂ©m do duplo airbag frontal. As bolsas do airbag para tĂ³rax e cabeça (uma Ăºnica bolsa que cobre essas regiões) estĂ£o localizadas no encosto dos bancos dianteiros e proporcionam maior proteĂ§Ă£o em colisões laterais. A versĂ£o topo de linha oferece o rebatimento elĂ©trico dos espelhos retrovisores, o que facilita estacionar a pick-up em vagas mais estreitas. Com os espelhos rebatidos a largura Ă© reduzida em 17 cm. A fim de tornar as manobras da picape mais seguras, a Amarok Highline, que jĂ¡ tem como item de sĂ©rie um exclusivo (no segmento) sistema de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com OPS (Optical Parking System), passa a ofertar como opcional a cĂ¢mera traseira. A Amarok Ă© oferecida em sete opções de configuraĂ§Ă£o, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, traĂ§Ă£o 4x2 e traĂ§Ă£o 4x4, transmissĂ£o manual de seis marchas ou automĂ¡tica de oito marchas. Na versĂ£o S da pick-up – oferecida em configurações de cabine simples (com traĂ§Ă£o 4x2 ou 4x4) e de dupla (traĂ§Ă£o 4x4) – o motor 2.0 TDI conta com um turbocompressor e tem potĂªncia de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque Ă© de 34,7 kgfm, disponĂvel a partir de 1.600 rpm. Nas versões SE, Trendline e Highline, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potĂªncia para 180 cv. O torque mĂ¡ximo Ă© de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o cĂ¢mbio manual de 6 marchas. Com o cĂ¢mbio automĂ¡tico de 8 marchas (recurso opcional para a versĂ£o Trendline e de sĂ©rie na Highline), o torque mĂ¡ximo Ă© de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.
Nova Saveiro
Da mesma forma, a Nova Saveiro, lançada
em 2013, tambĂ©m fortaleceu a participaĂ§Ă£o da marca no segmento de comerciais
leves. Com um novo design a pick-up estĂ¡ alinhada aos demais integrantes da
famĂlia Gol e com mais inovações tecnolĂ³gicas exclusivas em seu segmento de
mercado. A principal delas Ă© a nova arquitetura eletrĂ´nica, que permitiu a
utilizaĂ§Ă£o de novos recursos de segurança, conforto e tecnologia inĂ©ditos na
categoria.Entre as mudanças visuais mais importantes estĂ¡ o novo para-choque dianteiro, que reforça a imagem de robustez do veĂculo. TambĂ©m completamente novos sĂ£o o capĂ´ e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos os detalhes exclusivos do utilitĂ¡rio. EstĂ¡ disponĂvel nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida; alĂ©m das versões Trooper e da Cross, ambas com cabine estendida. A Saveiro completou, no ano passado, a marca histĂ³rica de 1 milhĂ£o de unidades produzidas no Brasil, e Ă© o modelo mais vendido da marca no segmento de comerciais leves. |
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