PSA Peugeot
Citroën: as vendas mundiais atingem 2 819 000 unidades
em 2013
Fatos marcantes
2013
• As vendas
mundiais de veĂculos montados et de unidades desmontadas totalizaram 2 819 000
unidades, apresentando um recuo de 4,9% no acumulado do ano, e as vendas de
veĂculos montados mantiveram-se estĂ¡veis em -0,1%,
• Uma tendĂªncia
anual que se inverteu no quarto trimestre, com uma alta de 4% das vendas de
veĂculos montados,
• Nova progressĂ£o
da parte das vendas efetuadas fora de Europa, para 42% ante 38% em
2012,
• Continuidade da
estratĂ©gia de subida de gama, com as vendas de veĂculos premium totalizando 19%,
ante 9% em 2009,
• Sucesso dos
modelos Peugeot 2008 e 308,
• Sucesso dos
modelos Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso,
• Lançamento
bem-sucedido da marca DS na China,
• PSA Peugeot
CitroĂ«n manteve a liderança em matĂ©ria de reduĂ§Ă£o de emissões de CO2, com uma
mĂ©dia de 116,2 gramas/km, ou seja, uma diminuiĂ§Ă£o de 6,2 gramas em relaĂ§Ă£o a
2012
Texto e grĂ¡fico: PSA
Em
2013, o mercado automobilĂstico mundial teve evoluções contrastadas. Assim, os
mercados europeu e russo continuaram em queda, com uma retraĂ§Ă£o de 1,6% (Europa
30) e de 5,4%, respectivamente. O mercado chinĂªs, ao contrĂ¡rio, registrou um
aumento de +19,1% e o mercado latino-americano cresceu
+2,9%.
Nesse
contexto, as vendas mundiais do Grupo (veĂculos montados e unidades desmontadas)
totalizaram 2 819 000 unidades, em queda de 4,9%. As vendas de veĂculos montados
ficaram praticamente estĂ¡veis, com 2 818 000 unidades vendidas, ou um recuo de
0,1% em comparaĂ§Ă£o com 2012 e um crescimento de 4% em relaĂ§Ă£o ao quarto
trimestre.
O
mercado europeu apresenta uma nova queda
ApĂ³s
uma retraĂ§Ă£o de 8,6% em 2012, o mercado europeu (Europa 30) registrou uma nova
queda em 2013, de -1,6%.
Em
2013, apenas alguns mercados apresentaram alta, como a GrĂ£-Bretanha e a Espanha
(de 11% e 4,1% respectivamente).
Esses
mercados em recuperaĂ§Ă£o, no entanto, ainda estĂ£o muito distantes dos nĂveis de
2007: a Espanha alcançou 809 000 licenciamentos em 2013, ante 1 892 000 em
2007.
A
França regrediu 5,5% e a ItĂ¡lia 7,6%, para 1 404 000 licenciamentos – o nĂvel
mais baixo desde 1979 – ante 2 739 000 em 2007.
Na
Europa, com 304 000 emplacamentos de veĂculos VUL, o Grupo manteve sua liderança
no segmento, conservando uma participaĂ§Ă£o no mercado de 20,7%, praticamente
estĂ¡vel em relaĂ§Ă£o a 2012.
Nesse
contexto, o Grupo privilegiou os canais de distribuiĂ§Ă£o mais rentĂ¡veis e sua
participaĂ§Ă£o no mercado ficou em 11,94% na Europa 30, ante 12,7% em
2012.
A
internacionalizaĂ§Ă£o do Grupo se confirma
A
estratĂ©gia de internacionalizaĂ§Ă£o continua dando frutos: a porcentagem de
veĂculos vendidos fora da Europa progrediu muito desde 2009. Com 42% das vendas
efetuadas fora de Europa em 2013, a PSA Peugeot CitroĂ«n estĂ¡ alinhada com seu
objetivo de realizar 50% de suas vendas fora da Europa em
2015.
China:
um crescimento fortĂssimo
O
mercado chinĂªs teve um crescimento de 19,1% em 2013. Nesse contexto, as vendas
do Grupo cresceram 26,1%, para 557 000 unidades, ante 442 000 em 2012. A
participaĂ§Ă£o no mercado do Grupo ficou em 3,64%. A China Ă© o segundo maior
mercado da PSA Peugeot Citroën depois da França.
Peugeot
registrou uma nova alta de 25,8%, com 272 000 unidades vendidas ante 216 000 em
2012. As vendas da Citroën progrediram 26,3%, para 285 000 unidades, ante 226
000 em 2012.
O
Peugeot 3008, o Citroën C4L, lançado no começo do ano, o Peugeot 301 e o Citroën
C-ElysĂ©e, propostos a partir do segundo semestre de 2013, contribuĂram
fortemente para o desenvolvimento comercial do Grupo na
China.
Em
2014, as vendas da PSA Peugeot Citroën devem continuar a crescer, especialmente
com o desenvolvimento da rede comercial em todo o territĂ³rio e a ampliaĂ§Ă£o da
oferta.
A
classe média, clientela alvo das vendas do Grupo na China, representa hoje 25%
da populaĂ§Ă£o chinesa, mas deve progredir para 40% atĂ© 2020. Para acompanhar essa
evoluĂ§Ă£o, o Grupo prevĂª uma capacidade de produĂ§Ă£o anual de 950 000 veĂculos em
suas fĂ¡bricas de Shenzhen (200 000 unidades para a CAPSA) e Wuhan (750 000
unidades para a DPCA). A construĂ§Ă£o de uma quarta fĂ¡brica da DPCA estĂ¡ sendo
analisada.
América
Latina: uma situaĂ§Ă£o ainda contrastada
O
mercado latino-americano (Argentina, Brasil, Chile, MĂ©xico) registrou uma
progressĂ£o global de 2,9% em 2013, totalizando 5 937 000 licenciamentos. A
anĂ¡lise detalhada desse nĂºmero revela importantes disparidades
locais.
O
mercado brasileiro sofreu uma queda de 1,5%, pela primeira vez em 10 anos. Essa
retraĂ§Ă£o ocorreu mesmo com a prorrogaĂ§Ă£o, ao longo de 2013, da reduĂ§Ă£o do IPI*
aplicada em 2012, num momento de forte agressividade das ofertas comerciais,
principalmente no segundo semestre. Entretanto, a evoluĂ§Ă£o cambial na regiĂ£o (em
relaĂ§Ă£o ao €) Ă© muito desfavorĂ¡vel e penaliza fortemente o desempenho econĂ´mico
do Grupo.
O
baixo nĂvel de integraĂ§Ă£o local das atividades do Grupo amplifica esse efeito
cambial.
Nesse
contexto, as vendas da PSA Peugeot CitroĂ«n na regiĂ£o cresceram 7% em comparaĂ§Ă£o
com 2012, totalizando 303 000 unidades vendidas na zona América Latina e uma
participaĂ§Ă£o no mercado de 4,9%. Na Argentina, o grupo PSA manteve crescimento
elevado, com 140 100 emplacamentos em 2013, representando uma progressĂ£o de
25,5% em relaĂ§Ă£o a 2012. O Grupo foi muito bem-sucedido nos lançamentos do
Peugeot 208 e do CitroĂ«n C4 Lounge, cujas vendas jĂ¡ ultrapassaram as previsões.
Os licenciamentos do Grupo registraram um forte aumento tanto no Chile (+31,5%)
como no MĂ©xico (+33,4%), bem acima do crescimento dos mercados, que foi de
+10,3% e +7,9%, respectivamente.
* « Imposto sobre
Produtos Industrializados »
RĂºssia:
mercado automotivo em forte retraĂ§Ă£o
Com a
economia russa atravessando um momento de desaceleraĂ§Ă£o, o mercado automotivo
encolheu 5,4% em 2013. A participaĂ§Ă£o no mercado do Grupo caiu 0,3 ponto
percentual, para 2,3%.
Em
2013, os lançamentos de veĂculos adaptados ao mercado - os modelos Peugeot 301 e
208 e o CitroĂ«n C-ElysĂ©e – vieram completar a oferta das marcas. O CitroĂ«n C4
Sedan, produzido localmente em Kaluga, foi lançado em junho. Com esses modelos,
o Grupo poderĂ¡ reforçar sua presença no mercado russo em
2014.
Resto
do mundo
Graças
ao sucesso dos modelos Peugeot 301 e Citroën C4L e C-Elysée, as vendas do Grupo
tambĂ©m cresceram fora dessas trĂªs regiões, particularmente na ArgĂ©lia: +6,9% e
na Turquia : +7,6%.
ProgressĂ£o
das vendas de veĂculos premium
A
estratégia de subida de gama do Grupo apoia-se em marcas fortes, com nichos de
mercado diferenciados.
A
subida de gama do Grupo traduziu-se no aumento das vendas de veĂculos premium*,
que passaram de 505 000 unidades em 2012 para 540 000 unidades em 2013, ou 19%
do volumes total de vendas.
Os
veĂculos dotados da tecnologia hĂbrida a diesel « Hybrid4 » contribuem para a
subida de gama das marcas: na Europa, eles representam 11% das vendas do Peugeot
3008, 16% das vendas do Peugeot 508 e 34% do Citroën DS5.
No
total, o Grupo vendeu, em 2013, 24 319 veĂculos hĂbridos, passando a ocupar a
segunda posiĂ§Ă£o nas vendas de veĂculos hĂbridos na Europa.
* Os veĂculos Premium
oferecem uma sĂ©rie de caracterĂsticas de referĂªncia no segmento (prazer de
dirigir, segurança, qualidade do acabamento, conectividade, conforto,...) e
reĂºnem modelos diferenciados dos segmentos A, B e C (Peugeot 207CC, 2008, 308CC,
RCZ, 3008, 4008 e Citroën DS3, DS3 Cabrio, DS4, C4-AIRCROSS), assim como modelos
dos segmentos D e E (Peugeot 508, 407 e Citroën DS5, C5,
C6).
Lançamentos
bem-sucedidos
Em
2013, a PSA Peugeot Citroën foi bem-sucedida no lançamento de novos
veĂculos.
O
crossover urbano Peugeot 2008, lançado na primavera passada, e o novo Peugeot
308 obtiveram resultados que foram além dos objetivos, com 82 000 e 34 000
pedidos, respectivamente.
No
caso da Citroën, os novos C4 Picasso e Grand C4 Picasso, com 58 000 pedidos,
permitiram dinamizar os resultados da marca.
ReduĂ§Ă£o
das emissões de CO2: PSA Peugeot Citroën lidera e se antecipa às normas
europeias
O
Grupo continua reduzindo as emissões de CO2 de seus veĂculos e se consolida como
um dos lĂderes europeus nessa Ă¡rea. Com uma mĂ©dia de emissões de CO2 de 116,2 g
por km* em 2013, ante 122,4 g de CO2 por km em 2012, o Grupo jĂ¡ ultrapassa os
objetivos fixados por Bruxelas para 2015 (130 g CO2 / km).
* Dados atualizados no
final de novembro de 2013.
55,3%
dos veĂculos vendidos pelo Grupo na Europa emitem menos de 111 g CO2 / km,
contra 39,1% em 2012.
A
reduĂ§Ă£o das emissões de CO2 Ă© ilustrada pelas novas tecnologias que foram
desenvolvidas e lançadas ao longo de 2013:
- A
plataforma modular de Ăºltima geraĂ§Ă£o EMP2 introduzida em 2013 nas fĂ¡bricas de
Vigo, no novo Citroën C4 Picasso e de Sochaux, no novo Peugeot 308. Essa nova
plataforma possibilitarĂ¡ o desenvolvimento de silhuetas diversificadas nos
segmentos C e D, com desempenhos incomparĂ¡veis, sobretudo em matĂ©ria de emissões
de CO2.
- As
motorizações tĂ©rmicas otimizadas graças Ă famĂlia de motores de 3 cilindros a
gasolina, incluindo as versões Turbo PureTech 110 e 130 cv, lançadas no fim de
outubro no centro de produĂ§Ă£o Française de MĂ©canique.
- A
exclusiva tecnologia de despoluiĂ§Ă£o Diesel Blue HDi, para atender Ă norma Euro 6
e reduzir as emissões de Ă³xido de nitrogĂªnio do motor Diesel para o nĂvel do
motor a gasolina. Essa nova linha de escapamento lançada no final de 2013 no
Peugeot 508 e no CitroĂ«n C4 vai progressivamente equipar a gama de veĂculos a
diesel ao longo do ano de 2014.
- As
tecnologias hĂbridas com a generalizaĂ§Ă£o da segunda geraĂ§Ă£o do Stop & Start
e-HDi nas gamas a diesel da Peugeot e da Citroën.
- A
tecnologia hĂbrida a diesel « Hybrid4 » que prossegue seu desenvolvimento na
Europa, equipando mais de 50 000 veĂculos Peugeot e CitroĂ«n que foram
comercializados desde seu lançamento.
PSA
Peugeot Citroën: vendas mundiais 2012 e 2013 (VP +
VUL)
|
|
2012
|
|
|
2013
| |
Europa*
|
Peugeot
|
948
|
000
|
|
879
|
000
|
Citroën
|
811
|
000
|
|
750
|
000
| |
Total
PSA
|
1
758
|
000
|
1
|
629
|
000
| |
RĂºssia
|
Peugeot
|
45
|
000
|
|
33
|
000
|
Citroën
|
34
|
000
|
|
29
|
000
| |
Total
PSA
|
78
|
000
|
|
61
|
000
| |
América
Latina
|
Peugeot
|
173
|
000
|
|
183
|
000
|
Citroën
|
110
|
000
|
|
120
|
000
| |
Total
PSA
|
283
|
000
|
|
303
|
000
| |
China
|
Peugeot
|
216
|
000
|
|
272
|
000
|
Citroën
|
226
|
000
|
|
285
|
000
| |
Total
PSA
|
442
|
000
|
|
557
|
000
| |
Resto
do mundo
|
Peugeot
|
174
|
000
|
|
185
|
000
|
Citroën
|
84
|
000
|
|
82
|
000
| |
Total
PSA
|
239
|
000
|
|
267
|
000
| |
Total
VeĂculos Montados (VM)
|
Peugeot
|
1
555
|
000
|
1
|
552
|
000
|
Citroën
|
1
265
|
000
|
1
|
266
|
000
| |
Total
PSA
|
2
820
|
000
|
2
|
818
|
000
| |
Unidades
Desmontadas (UD)
|
Peugeot
|
145
|
000
|
|
1
|
100
|
Citroën
|
|
0
|
|
|
0
| |
Total
PSA
|
145
|
000
|
|
1
|
100
| |
Total
VM + UD
|
Peugeot
|
1
700
|
000
|
1
|
553
|
000
|
Citroën
|
1
265
|
000
|
1
|
266
|
000
| |
Total
PSA
|
2
965
|
000
|
2
|
819
|
000
|
*Europa: UE + EFTA +
CroĂ¡cia + BĂ³snia + Kosovo + MacedĂ´nia + Montenegro +
SĂ©rvia
0 ComentĂ¡rios