PSA Peugeot CitroĂ«n: as vendas mundiais atingem 2 819 000 unidades em 2013
  
Fatos marcantes 2013

• As vendas mundiais de veĂ­culos montados et de unidades desmontadas totalizaram 2 819 000 unidades, apresentando um recuo de 4,9% no acumulado do ano, e as vendas de veĂ­culos montados mantiveram-se estĂ¡veis em -0,1%,
• Uma tendĂªncia anual que se inverteu no quarto trimestre, com uma alta de 4% das vendas de veĂ­culos montados,
• Nova progressĂ£o da parte das vendas efetuadas fora de Europa, para 42% ante 38% em 2012,
• Continuidade da estratĂ©gia de subida de gama, com as vendas de veĂ­culos premium totalizando 19%, ante 9% em 2009,
• Sucesso dos modelos Peugeot 2008 e 308,
• Sucesso dos modelos CitroĂ«n C4 Picasso e Grand C4 Picasso,
• Lançamento bem-sucedido da marca DS na China,
• PSA Peugeot CitroĂ«n manteve a liderança em matĂ©ria de reduĂ§Ă£o de emissões de CO2, com uma mĂ©dia de 116,2 gramas/km, ou seja, uma diminuiĂ§Ă£o de 6,2 gramas em relaĂ§Ă£o a 2012

Texto e grĂ¡fico: PSA

Em 2013, o mercado automobilĂ­stico mundial teve evoluções contrastadas. Assim, os mercados europeu e russo continuaram em queda, com uma retraĂ§Ă£o de 1,6% (Europa 30) e de 5,4%, respectivamente. O mercado chinĂªs, ao contrĂ¡rio, registrou um aumento de +19,1% e o mercado latino-americano cresceu +2,9%. 
Nesse contexto, as vendas mundiais do Grupo (veĂ­culos montados e unidades desmontadas) totalizaram 2 819 000 unidades, em queda de 4,9%. As vendas de veĂ­culos montados ficaram praticamente estĂ¡veis, com 2 818 000 unidades vendidas, ou um recuo de 0,1% em comparaĂ§Ă£o com 2012 e um crescimento de 4% em relaĂ§Ă£o ao quarto trimestre.

O mercado europeu apresenta uma nova queda
ApĂ³s uma retraĂ§Ă£o de 8,6% em 2012, o mercado europeu (Europa 30) registrou uma nova queda em 2013, de -1,6%.
Em 2013, apenas alguns mercados apresentaram alta, como a GrĂ£-Bretanha e a Espanha (de 11% e 4,1% respectivamente).
Esses mercados em recuperaĂ§Ă£o, no entanto, ainda estĂ£o muito distantes dos nĂ­veis de 2007: a Espanha alcançou 809 000 licenciamentos em 2013, ante 1 892 000 em 2007.
A França regrediu 5,5% e a ItĂ¡lia 7,6%, para 1 404 000 licenciamentos – o nĂ­vel mais baixo desde 1979 – ante 2 739 000 em 2007.
Na Europa, com 304 000 emplacamentos de veĂ­culos VUL, o Grupo manteve sua liderança no segmento, conservando uma participaĂ§Ă£o no mercado de 20,7%, praticamente estĂ¡vel em relaĂ§Ă£o a 2012.
Nesse contexto, o Grupo privilegiou os canais de distribuiĂ§Ă£o mais rentĂ¡veis e sua participaĂ§Ă£o no mercado ficou em 11,94% na Europa 30, ante 12,7% em 2012.

A internacionalizaĂ§Ă£o do Grupo se confirma
A estratĂ©gia de internacionalizaĂ§Ă£o continua dando frutos: a porcentagem de veĂ­culos vendidos fora da Europa progrediu muito desde 2009. Com 42% das vendas efetuadas fora de Europa em 2013, a PSA Peugeot CitroĂ«n estĂ¡ alinhada com seu objetivo de realizar 50% de suas vendas fora da Europa em 2015.

China: um crescimento fortĂ­ssimo
O mercado chinĂªs teve um crescimento de 19,1% em 2013. Nesse contexto, as vendas do Grupo cresceram 26,1%, para 557 000 unidades, ante 442 000 em 2012.  A participaĂ§Ă£o no mercado do Grupo ficou em 3,64%. A China Ă© o segundo maior mercado da PSA Peugeot CitroĂ«n depois da França.
Peugeot registrou uma nova alta de 25,8%, com 272 000 unidades vendidas ante 216 000 em 2012.  As vendas da CitroĂ«n progrediram 26,3%, para 285 000 unidades, ante 226 000 em 2012.
O Peugeot 3008, o Citroën C4L, lançado no começo do ano, o Peugeot 301 e o Citroën C-Elysée, propostos a partir do segundo semestre de 2013, contribuíram fortemente para o desenvolvimento comercial do Grupo na China.
Em 2014, as vendas da PSA Peugeot CitroĂ«n devem continuar a crescer, especialmente com o desenvolvimento da rede comercial em todo o territĂ³rio e a ampliaĂ§Ă£o da oferta.
A classe mĂ©dia, clientela alvo das vendas do Grupo na China, representa hoje 25% da populaĂ§Ă£o chinesa, mas deve progredir para 40% atĂ© 2020. Para acompanhar essa evoluĂ§Ă£o, o Grupo prevĂª uma capacidade de produĂ§Ă£o anual de 950 000 veĂ­culos em suas fĂ¡bricas de Shenzhen (200 000 unidades para a CAPSA) e Wuhan (750 000 unidades para a DPCA). A construĂ§Ă£o de uma quarta fĂ¡brica da DPCA estĂ¡ sendo analisada.

AmĂ©rica Latina: uma situaĂ§Ă£o ainda contrastada
O mercado latino-americano (Argentina, Brasil, Chile, MĂ©xico) registrou uma progressĂ£o global de 2,9% em 2013, totalizando 5 937 000 licenciamentos. A anĂ¡lise detalhada desse nĂºmero revela importantes disparidades locais.
O mercado brasileiro sofreu uma queda de 1,5%, pela primeira vez em 10 anos. Essa retraĂ§Ă£o ocorreu mesmo com a prorrogaĂ§Ă£o, ao longo de 2013, da reduĂ§Ă£o do IPI* aplicada em 2012, num momento de forte agressividade das ofertas comerciais, principalmente no segundo semestre. Entretanto, a evoluĂ§Ă£o cambial na regiĂ£o (em relaĂ§Ă£o ao €) Ă© muito desfavorĂ¡vel e penaliza fortemente o desempenho econĂ´mico do Grupo.
O baixo nĂ­vel de integraĂ§Ă£o local das atividades do Grupo amplifica esse efeito cambial.
Nesse contexto, as vendas da PSA Peugeot CitroĂ«n na regiĂ£o cresceram 7% em comparaĂ§Ă£o com 2012, totalizando 303 000 unidades vendidas na zona AmĂ©rica Latina e uma participaĂ§Ă£o no mercado de 4,9%. Na Argentina, o grupo PSA manteve crescimento elevado, com 140 100 emplacamentos em 2013, representando uma progressĂ£o de 25,5% em relaĂ§Ă£o a 2012. O Grupo foi muito bem-sucedido nos lançamentos do Peugeot 208 e do CitroĂ«n C4 Lounge, cujas vendas jĂ¡ ultrapassaram as previsões. Os licenciamentos do Grupo registraram um forte aumento tanto no Chile (+31,5%) como no MĂ©xico (+33,4%), bem acima do crescimento dos mercados, que foi de +10,3% e +7,9%, respectivamente.

* « Imposto sobre Produtos Industrializados »

RĂºssia: mercado automotivo em forte retraĂ§Ă£o
Com a economia russa atravessando um momento de desaceleraĂ§Ă£o, o mercado automotivo encolheu 5,4% em 2013.  A participaĂ§Ă£o no mercado do Grupo caiu 0,3 ponto percentual, para 2,3%.
Em 2013, os lançamentos de veĂ­culos adaptados ao mercado - os modelos Peugeot 301 e 208 e o CitroĂ«n C-ElysĂ©e – vieram completar a oferta das marcas. O CitroĂ«n C4 Sedan, produzido localmente em Kaluga,  foi lançado em junho. Com esses modelos, o Grupo poderĂ¡ reforçar sua presença no mercado russo em 2014.

Resto do mundo
Graças ao sucesso dos modelos Peugeot 301 e CitroĂ«n C4L e C-ElysĂ©e, as vendas do Grupo tambĂ©m cresceram fora dessas trĂªs regiões, particularmente na ArgĂ©lia: +6,9% e na Turquia : +7,6%.

ProgressĂ£o das vendas de veĂ­culos premium
A estratégia de subida de gama do Grupo apoia-se em marcas fortes, com nichos de mercado diferenciados.
A subida de gama do Grupo traduziu-se no aumento das vendas de veĂ­culos premium*, que passaram de 505 000 unidades em 2012 para 540 000 unidades em 2013,  ou  19% do volumes total de vendas.
Os veĂ­culos dotados da tecnologia hĂ­brida a diesel « Hybrid4 » contribuem para a subida de gama das marcas: na Europa, eles representam 11% das vendas do Peugeot 3008, 16% das vendas do Peugeot 508 e 34% do CitroĂ«n DS5.
No total, o Grupo vendeu, em 2013, 24 319 veĂ­culos hĂ­bridos, passando a ocupar a segunda posiĂ§Ă£o nas vendas de veĂ­culos hĂ­bridos na Europa.
* Os veĂ­culos Premium oferecem uma sĂ©rie de caracterĂ­sticas de referĂªncia no segmento (prazer de dirigir, segurança, qualidade do acabamento, conectividade, conforto,...) e reĂºnem modelos diferenciados dos segmentos A, B e C (Peugeot 207CC, 2008, 308CC, RCZ, 3008, 4008 e CitroĂ«n DS3, DS3 Cabrio, DS4, C4-AIRCROSS), assim como modelos dos segmentos D e E (Peugeot 508, 407 e CitroĂ«n DS5, C5, C6).

Lançamentos bem-sucedidos
Em 2013, a PSA Peugeot Citroën foi bem-sucedida no lançamento de novos veículos.
O crossover urbano Peugeot 2008, lançado na primavera passada, e o novo Peugeot 308 obtiveram resultados que foram além dos objetivos, com 82 000 e 34 000 pedidos, respectivamente.
No caso da Citroën, os novos C4 Picasso e Grand C4 Picasso, com 58 000 pedidos, permitiram dinamizar os resultados da marca.

ReduĂ§Ă£o das emissões de CO2: PSA Peugeot CitroĂ«n lidera e se antecipa Ă s normas europeias
O Grupo continua reduzindo as emissões de CO2 de seus veĂ­culos e se consolida como um dos lĂ­deres europeus nessa Ă¡rea. Com uma mĂ©dia de emissões de CO2 de 116,2 g por km* em 2013, ante 122,4 g de CO2 por km em 2012, o Grupo jĂ¡ ultrapassa os objetivos fixados por Bruxelas para 2015 (130 g CO2 / km).

* Dados atualizados no final de novembro de 2013.

55,3% dos veĂ­culos vendidos pelo Grupo na Europa emitem menos de 111 g CO2 / km, contra 39,1% em 2012. 
A reduĂ§Ă£o das emissões de CO2 Ă© ilustrada pelas novas tecnologias que foram desenvolvidas e lançadas ao longo de 2013: 
- A plataforma modular de Ăºltima geraĂ§Ă£o EMP2 introduzida em 2013 nas fĂ¡bricas de Vigo, no novo CitroĂ«n C4 Picasso e de Sochaux, no novo Peugeot 308. Essa nova plataforma possibilitarĂ¡ o desenvolvimento de silhuetas diversificadas nos segmentos C e D, com desempenhos incomparĂ¡veis, sobretudo em matĂ©ria de emissões de CO2.
- As motorizações tĂ©rmicas otimizadas graças Ă  famĂ­lia de motores de 3 cilindros a gasolina, incluindo as versões Turbo PureTech 110 e 130 cv, lançadas no fim de outubro no centro de produĂ§Ă£o Française de MĂ©canique.
- A exclusiva tecnologia de despoluiĂ§Ă£o Diesel Blue HDi, para atender Ă  norma Euro 6 e reduzir as emissões de Ă³xido de nitrogĂªnio do motor Diesel para o nĂ­vel do motor a gasolina. Essa nova linha de escapamento lançada no final de 2013 no Peugeot 508 e no CitroĂ«n C4 vai progressivamente equipar a gama de veĂ­culos a diesel ao longo do ano de 2014.
- As tecnologias hĂ­bridas com a generalizaĂ§Ă£o da segunda geraĂ§Ă£o do Stop & Start e-HDi nas gamas a diesel da Peugeot e da CitroĂ«n.
- A tecnologia hĂ­brida a diesel « Hybrid4 » que prossegue seu desenvolvimento na Europa, equipando mais de 50 000 veĂ­culos Peugeot e CitroĂ«n que foram comercializados desde seu lançamento.

PSA Peugeot Citroën: vendas mundiais 2012 e 2013 (VP + VUL)



2012


2013
Europa*
Peugeot
948
000

879
000
Citroën
811
000

750
000
Total PSA
1 758
000
1
629
000
RĂºssia
Peugeot
45
000

33
000
Citroën
34
000

29
000
Total PSA
78
000

61
000
América Latina
Peugeot
173
000

183
000
Citroën
110
000

120
000
Total PSA
283
000

303
000
China
Peugeot
216
000

272
000
Citroën
226
000

285
000
Total PSA
442
000

557
000
Resto do mundo
Peugeot
174
000

185
000
Citroën
84
000

82
000
Total PSA
239
000

267
000
Total VeĂ­culos Montados (VM)
Peugeot
1 555
000
1
552
000
Citroën
1 265
000
1
266
000
Total PSA
2 820
000
2
818
000
Unidades Desmontadas (UD)
Peugeot
145
000

1
100
Citroën

0


0
Total PSA
145
000

1
100
Total VM + UD
Peugeot
1 700
000
1
553
000
Citroën
1 265
000
1
266
000
Total PSA
2 965
000
2
819
000

*Europa: UE + EFTA + CroĂ¡cia + BĂ³snia +  Kosovo + MacedĂ´nia + Montenegro + SĂ©rvia