Conceito Classe S Coupé: Uma perspectiva do novo modelo topo de linha
  
Tradicionalmente, o topo da linha de produtos da Mercedes-Benz Ă© ocupado por um grande cupĂª. Com o conceito Classe S CoupĂ© a empresa oferece uma visĂ£o concreta da prĂ³xima geraĂ§Ă£o do modelo. Sua aparĂªncia e estilo autoconfiantes incorporam a filosofia de pureza no design. No interior, com sua arquitetura espetacular e detalhamento exclusivo, o automĂ³vel de quatro lugares reflete o mais moderno luxo contemporĂ¢neo

Texto e fotos: Mercedes

Clara sensualidade como forma de expressĂ£o de luxo e modernidade - este foi o foco dos designers e Ă© a filosofia de design da Mercedes-Benz. O objetivo Ă© criar contornos definidos e superfĂ­cies suaves, que deixem clara a alta tecnologia e transpareçam apelo emocional. A sensualidade se reflete nos valores centrais do design - tradiĂ§Ă£o, emoĂ§Ă£o e evoluĂ§Ă£o. Essas sĂ£o as estrelas-guia, que sĂ£o realçadas de forma diferente dependendo do modelo. A Mercedes-Benz cria uma ponte entre a modernidade e a vanguarda, entre a tradiĂ§Ă£o e o desenvolvimento. Cada sĂ©rie de modelos tem um papel designado e um carĂ¡ter muito especĂ­fico, dependendo dos atributos em que o design Ă© centrado. Ainda assim, um Mercedes-Benz Ă© sempre reconhecido facilmente. Devido Ă  incorporaĂ§Ă£o de inovações estilĂ­sticas, porĂ©m buscando manter a tradiĂ§Ă£o viva, os designers recorrem a uma variedade de caracterĂ­sticas tĂ­picas da marca.


Exterior: um perfil fluido com proporções perfeitas 
O perfil fluido do conceito Classe S CoupĂ© incorpora clara sensualidade numa forma atual. Ele se caracteriza pelas tĂ­picas proporções de um carro com traĂ§Ă£o traseira, que sĂ£o ressaltadas pela marca registrada da Mercedes, a linha descendente. O longo capĂ´, com linhas exclusivas e saliĂªncias que remetem Ă  potĂªncia, o habitĂ¡culo rebaixado com a linha de cintura alta, os arcos das rodas acentuados, assim como as rodas de 21 polegadas (pneus dianteiros 265/35 R21 e traseiros 295/35 R21), alĂ©m da traseira larga consolidam o posicionamento do conceito Classe S CoupĂ© como uma obra prima do refinamento automotivo. Com 2.945 mm de distĂ¢ncia entre-eixos, o cupĂª tem 5.050 mm de comprimento, 1.958 mm de largura e 1.409 mm de altura.
As superfĂ­cies arqueadas dĂ£o ao veĂ­culo uma personalidade sensual.  A aparĂªncia escultural confere ao conceito uma elegĂ¢ncia clĂ¡ssica e forma uma perfeita simbiose com a linguagem de design moderna e evolutiva.
A vista lateral Ă© marcada pela linha descendente, alinhada ao carĂ¡ter emocional do carro. Ela ressalta as tĂ­picas proporções da marca como uma assinatura visual. As linhas foram deliberadamente reduzidas ao bĂ¡sico, criando uma clareza atemporal.
A interaĂ§Ă£o criativa de vĂ¡rios elementos de design empresta ao conceito Classe S CoupĂ© uma dianteira com ar confiante e superior. Ao centro dela fica a grade do radiador tridimensional com contorno de diamante, cuja estrutura Ă© definida pelos elementos retangulares em cromo escurecido. Ela traz a estrela central da Mercedes em uma lĂ¢mina.
Os farĂ³is totalmente em LED, com as "sobrancelhas" das luzes de conduĂ§Ă£o diurna, reforçam o ar confiante e diferenciado do veĂ­culo.  No conceito Classe S CoupĂ© essas sobrancelhas foram posicionadas mais Ă  frente, em uma linha semicircular invertida. A aparĂªncia de diamante dos farĂ³is e as lanternas traseiras arrematam os detalhes luxuosos de acabamento do carro de exibiĂ§Ă£o.
O perfil lateral Ă© definido pela linha esticada do teto com formato curvado e pelas portas sem molduras. Uma elegante moldura cromada tridimensional cerca as Ă¡reas envidraçadas, que nĂ£o sofrem a interrupĂ§Ă£o das colunas B. Tudo isso compõe o tĂ­pico visual dos cupĂªs da Mercedes-Benz. Ao desenvolver os espelhos externos, os designers aproveitaram a liberdade oferecida na concepĂ§Ă£o de um carro conceitual, criando um formato bem estreito e elegante.
Uma forma muscular acima do eixo traseiro, projetando-se do painel lateral, gera uma sensaĂ§Ă£o de leveza e dinamismo, mesmo com o carro parado. As superfĂ­cies arqueadas e as linhas dos painĂ©is laterais fluem para a traseira, estreitando o perfil do carro de forma gradual.
A traseira, com suas superfĂ­cies, ombros largos e linhas de carĂ¡ter acentuado arremata o visual com um toque de emoĂ§Ă£o. O deslocamento da placa para a parte inferior do para-choque permitiu posicionar a estrela de trĂªs pontas de forma mais destacada na tampa lisa do porta-malas. Ela Ă© complementada por um friso cromado, modelado com muita atenĂ§Ă£o aos detalhes. O friso corre horizontalmente sobre a tampa e continua atĂ© depois das lanternas traseiras, reforçando a impressĂ£o visual de largura.  A distribuiĂ§Ă£o dos LEDs em duas fileiras horizontais dentro da luminĂ¡ria traseira dividida em duas partes representa a alta tecnologia e, ao mesmo tempo, Ă© um reminiscente do design em relevo dos modelos mais antigos.


Interior: fluidez nas linhas
ElegĂ¢ncia escultural e simplicidade tambĂ©m caracterizam a parte interna. O painel branco de instrumentos dĂ¡ uma aparĂªncia clara e sensual. Como todo o interior, o painel Ă© dominado por linhas fluidas: as ondulações superior e inferior definem a estrutura.
A arquitetura do painel de instrumentos Ă© espetacular. Graças a uma nova forma de acomodaĂ§Ă£o dos airbags, os designers conseguiram dar Ă  parte inferior do painel um formato escultural. A seĂ§Ă£o superior do conjunto de instrumentos parece flutuar Ă  frente do painel, como se formasse uma camada superior Ă  parte.  O painel de instrumentos se integra sem descontinuidade Ă s portas, em um movimento envolvente. A ondulaĂ§Ă£o tem continuidade nos painĂ©is das portas.
As aberturas de ventilaĂ§Ă£o que, entre outros lugares, tambĂ©m sĂ£o alojadas em um conjunto de quatro no centro do painel, tĂªm um design futurista altamente detalhado, com as barbatanas que conduzem a corrente de ar de forma oval. As aberturas foram criadas para criar contraste e sĂ£o feitas de uma combinaĂ§Ă£o de alumĂ­nio branco com aparĂªncia de cerĂ¢mica e alumĂ­nio escovado e polido.
Os elementos de controle de alumĂ­nio tĂªm formato limpo e funcional, contrastando fortemente com as formas orgĂ¢nicas e avançadas ao seu redor.
Acima dessa superfĂ­cie com formas livres, a tela jĂ¡ conhecida na nova Classe S, com 30,7 cm (12,3 polegadas) fica abrigada sob uma pequena carenagem. Ela tem proporções 8:3.  No conceito Classe S CoupĂ©, os mostradores, totalmente cobertos por vidro, sĂ£o ainda mais esbeltos e parecem flutuar livremente. Como elementos de alta tecnologia, eles criam um excitante contraste com o cenĂ¡rio sensual do painel de instrumentos. O jogo de cores dos displays utiliza um verde-azulado, esportivo e moderno.
Uma tela sensĂ­vel ao toque com quatro relĂ³gios com horĂ¡rios internacionais fica no centro do console. O motorista pode escolher quais relĂ³gios quer mostrar. Para isso, basta rolar um globo terrestre no mostrador e escolher o fuso horĂ¡rio. Um menu irĂ¡ mostrar as opções de cidades. O conceito do relĂ³gio multifusos foi criado e implementado pelos designers e engenheiros do Centro de Design Avançado da Mercedes-Benz em Palo Alto, no estado americano da CalifĂ³rnia.
A unidade central de comando no console central parece uma joia brilhante. Sua superfĂ­cie de alta qualidade, tipo "diamante negro", dĂ¡ impressĂ£o de profundidade. O mĂ©todo de fabricaĂ§Ă£o "diamante negro" utiliza o processo de deposiĂ§Ă£o de vapores quĂ­micos para colocar metais preciosos sobre uma superfĂ­cie cromada de alto brilho a temperaturas em torno de 1.000° C. O metal entĂ£o reage com a superfĂ­cie, formando uma camada com alta resistĂªncia a riscos e alta força adesiva.
Os painĂ©is das portas do conceito Classe S CoupĂ© sĂ£o feitos de alumĂ­nio. Utilizando algoritmos em computadores, linhas topogrĂ¡ficas delicadas sĂ£o traçadas no metal, replicando os contornos dos elementos de controle montados nas portas. Isto cria um interessante padrĂ£o luminoso, com pequenas luzes brilhantes.  A inspiraĂ§Ă£o deste detalhe foi tirada das formações rochosas do estado de Utah, nos EUA. As perfurações progressivas nos alto-falantes tambĂ©m foram geradas por algoritmos e mostram a estĂ©tica inteligente derivada da matemĂ¡tica.
Como todo o interior, os bancos tem uma fluĂªncia de linhas altamente dinĂ¢mica e natural, dando continuidade ao design escultural das superfĂ­cies. Os assentos dianteiros evocam uma associaĂ§Ă£o com a alta costura, jĂ¡ que suas formas esculturais envolvem linhas sensuais que lembram os figurinos de uma coleĂ§Ă£o de moda. Na parte superior do banco, os encostos laterais envolvem o ocupante como um colar. As linhas verticais dos assentos se devem a um conjunto de delicadas canaletas. Os arremates nas laterais geram contraste e, como a perfuraĂ§Ă£o nas superfĂ­cies dos bancos, sĂ£o fatores a mais contribuindo para a impressĂ£o de elegĂ¢ncia esportiva.
A gama de cores e materiais joga com os contrastes salientes em antracita e branco, assim como o alumĂ­nio, e reforça a modernidade atemporal e natureza de vanguarda do design que elevam o conceito Classe S CoupĂ© a um supremo nĂ­vel de exclusividade, alta qualidade e perfeiĂ§Ă£o. A forraĂ§Ă£o do teto do veĂ­culo Ă© feita de seda tecida a mĂ£o, o que arremata o carĂ¡ter de exclusividade do interior.


Tecnologia: sistemas de assistĂªncia inteligentes e uma suspensĂ£o capaz de enxergar
Ele Ă© movimentado por um motor V8 Biturbo.  Ele gera 335 kW (455 cv) e tem 4.663 cm³ de cilindrada.  O torque mĂ¡ximo Ă© 700 Nm.
O conceito Classe S CoupĂ© estĂ¡ equipado com a tecnologia "Intelligent Drive" da Mercedes-Benz. Graças a dois "olhos", a cĂ¢mera estereoscĂ³pica pode obter uma visĂ£o tridimensional da Ă¡rea atĂ© 50 metros Ă  frente do veĂ­culo e, como um sistema "6DVision", pode detectar a posiĂ§Ă£o e movimento de objetos. Ela monitora o entorno Ă  frente do carro numa extensĂ£o de atĂ© 500 metros. Esses dados sĂ£o combinados com os obtidos por sensores por radar e ultrassom. Uma grande quantidade de sistemas de assistĂªncia monitora o trĂ¡fego circundante para o motorista. Isto ajuda a reduzir a carga que recai sobre o motorista, alĂ©m de proteger tambĂ©m outros usuĂ¡rios da via.
A suspensĂ£o tambĂ©m utiliza a nova cĂ¢mera estereoscĂ³pica. Como a nova Classe S, o conceito Classe S CoupĂ© pode detectar ondulações na pista com antecedĂªncia. Quando o ROAD SURFACE SCAN detecta essas ondulações com a ajuda da cĂ¢mera, o sistema MAGIC BODY CONTROL ajusta a suspensĂ£o antecipadamente para adequar-se Ă  situaĂ§Ă£o. Utilizando as imagens da cĂ¢mera e informações sobre o veĂ­culo, a unidade de controle calcula continuamente a melhor estratĂ©gia para lidar com trechos irregulares, assim como longas ondulações.
O sistema de informaĂ§Ă£o e entretenimento tambĂ©m atende aos mais altos padrões. O software MoodGrid do serviço de reconhecimento de mĂºsica Gracenote possibilita escutar as mĂºsicas mais apropriadas ao momento. Encontrar mĂºsicas adequadas nĂ£o exige mais que o motorista e os passageiros do conceito Classe S CoupĂ© pesquisem arduamente suas coleções de gravações digitais. Baseado numa classificaĂ§Ă£o, o software prepara uma prĂ©-seleĂ§Ă£o de mĂºsicas. Essa relaĂ§Ă£o nĂ£o inclui apenas mĂºsicas conhecidas, mas peças de um catĂ¡logo contendo 18 milhões de trilhas, adaptadas para o gosto individual e o espĂ­rito do momento. O sistema de navegaĂ§Ă£o baseado no Garmin NaviCore tambĂ©m proporciona a orientaĂ§Ă£o mais conveniente, com design moderno e mapas tridimensionais.