Conceito Classe S Coupé:
Uma perspectiva do novo modelo topo de linha
Tradicionalmente, o topo da linha de produtos da Mercedes-Benz Ă© ocupado
por um grande cupĂª. Com o conceito Classe S CoupĂ© a empresa oferece uma visĂ£o
concreta da prĂ³xima geraĂ§Ă£o do modelo. Sua aparĂªncia e estilo autoconfiantes
incorporam a filosofia de pureza no design. No interior, com sua arquitetura
espetacular e detalhamento exclusivo, o automĂ³vel de quatro lugares reflete o
mais moderno luxo contemporĂ¢neo
Texto e fotos: Mercedes
Clara sensualidade como forma
de expressĂ£o de luxo e modernidade - este foi o foco dos designers e Ă© a
filosofia de design da Mercedes-Benz. O objetivo Ă© criar contornos definidos e
superfĂcies suaves, que deixem clara a alta tecnologia e transpareçam apelo
emocional. A sensualidade se reflete nos valores centrais do design - tradiĂ§Ă£o,
emoĂ§Ă£o e evoluĂ§Ă£o. Essas sĂ£o as estrelas-guia, que sĂ£o realçadas de forma
diferente dependendo do modelo. A Mercedes-Benz cria uma ponte entre a
modernidade e a vanguarda, entre a tradiĂ§Ă£o e o desenvolvimento. Cada sĂ©rie de
modelos tem um papel designado e um carĂ¡ter muito especĂfico, dependendo dos
atributos em que o design Ă© centrado. Ainda assim, um Mercedes-Benz Ă© sempre
reconhecido facilmente. Devido Ă incorporaĂ§Ă£o de inovações estilĂsticas, porĂ©m
buscando manter a tradiĂ§Ă£o viva, os designers recorrem a uma variedade de
caracterĂsticas tĂpicas da marca.
Exterior: um perfil fluido
com proporções perfeitas
O perfil fluido do conceito
Classe S Coupé incorpora clara sensualidade numa forma atual. Ele se
caracteriza pelas tĂpicas proporções de um carro com traĂ§Ă£o traseira, que sĂ£o
ressaltadas pela marca registrada da Mercedes, a linha descendente. O longo
capĂ´, com linhas exclusivas e saliĂªncias que remetem Ă potĂªncia, o habitĂ¡culo
rebaixado com a linha de cintura alta, os arcos das rodas acentuados, assim
como as rodas de 21 polegadas (pneus dianteiros 265/35 R21 e traseiros 295/35
R21), além da traseira larga consolidam o posicionamento do conceito Classe S
CoupĂ© como uma obra prima do refinamento automotivo. Com 2.945 mm de distĂ¢ncia
entre-eixos, o cupĂª tem 5.050 mm de comprimento, 1.958 mm de largura e 1.409 mm
de altura.
As superfĂcies arqueadas dĂ£o
ao veĂculo uma personalidade sensual. A
aparĂªncia escultural confere ao conceito uma elegĂ¢ncia clĂ¡ssica e forma uma
perfeita simbiose com a linguagem de design moderna e evolutiva.
A vista lateral Ă© marcada pela
linha descendente, alinhada ao carĂ¡ter emocional do carro. Ela ressalta as
tĂpicas proporções da marca como uma assinatura visual. As linhas foram
deliberadamente reduzidas ao bĂ¡sico, criando uma clareza atemporal.
A interaĂ§Ă£o criativa de vĂ¡rios
elementos de design empresta ao conceito Classe S Coupé uma dianteira com ar
confiante e superior. Ao centro dela fica a grade do radiador tridimensional
com contorno de diamante, cuja estrutura Ă© definida pelos elementos
retangulares em cromo escurecido. Ela traz a estrela central da Mercedes em uma
lĂ¢mina.
Os farĂ³is totalmente em LED,
com as "sobrancelhas" das luzes de conduĂ§Ă£o diurna, reforçam o ar
confiante e diferenciado do veĂculo. No
conceito Classe S Coupé essas sobrancelhas foram posicionadas mais à frente, em
uma linha semicircular invertida. A aparĂªncia de diamante dos farĂ³is e as
lanternas traseiras arrematam os detalhes luxuosos de acabamento do carro de
exibiĂ§Ă£o.
O perfil lateral Ă© definido
pela linha esticada do teto com formato curvado e pelas portas sem molduras.
Uma elegante moldura cromada tridimensional cerca as Ă¡reas envidraçadas, que
nĂ£o sofrem a interrupĂ§Ă£o das colunas B. Tudo isso compõe o tĂpico visual dos
cupĂªs da Mercedes-Benz. Ao desenvolver os espelhos externos, os designers
aproveitaram a liberdade oferecida na concepĂ§Ă£o de um carro conceitual, criando
um formato bem estreito e elegante.
Uma forma muscular acima do
eixo traseiro, projetando-se do painel lateral, gera uma sensaĂ§Ă£o de leveza e
dinamismo, mesmo com o carro parado. As superfĂcies arqueadas e as linhas dos
painéis laterais fluem para a traseira, estreitando o perfil do carro de forma
gradual.
A traseira, com suas
superfĂcies, ombros largos e linhas de carĂ¡ter acentuado arremata o visual com
um toque de emoĂ§Ă£o. O deslocamento da placa para a parte inferior do
para-choque permitiu posicionar a estrela de trĂªs pontas de forma mais
destacada na tampa lisa do porta-malas. Ela Ă© complementada por um friso
cromado, modelado com muita atenĂ§Ă£o aos detalhes. O friso corre horizontalmente
sobre a tampa e continua até depois das lanternas traseiras, reforçando a
impressĂ£o visual de largura. A
distribuiĂ§Ă£o dos LEDs em duas fileiras horizontais dentro da luminĂ¡ria traseira
dividida em duas partes representa a alta tecnologia e, ao mesmo tempo, Ă© um
reminiscente do design em relevo dos modelos mais antigos.
Interior: fluidez nas
linhas
ElegĂ¢ncia escultural e
simplicidade também caracterizam a parte interna. O painel branco de
instrumentos dĂ¡ uma aparĂªncia clara e sensual. Como todo o interior, o painel Ă©
dominado por linhas fluidas: as ondulações superior e inferior definem a
estrutura.
A arquitetura do painel de
instrumentos Ă© espetacular. Graças a uma nova forma de acomodaĂ§Ă£o dos airbags,
os designers conseguiram dar Ă parte inferior do painel um formato escultural.
A seĂ§Ă£o superior do conjunto de instrumentos parece flutuar Ă frente do painel,
como se formasse uma camada superior Ă parte.
O painel de instrumentos se integra sem descontinuidade Ă s portas, em um
movimento envolvente. A ondulaĂ§Ă£o tem continuidade nos painĂ©is das portas.
As aberturas de ventilaĂ§Ă£o
que, entre outros lugares, tambĂ©m sĂ£o alojadas em um conjunto de quatro no
centro do painel, tĂªm um design futurista altamente detalhado, com as
barbatanas que conduzem a corrente de ar de forma oval. As aberturas foram
criadas para criar contraste e sĂ£o feitas de uma combinaĂ§Ă£o de alumĂnio branco
com aparĂªncia de cerĂ¢mica e alumĂnio escovado e polido.
Os elementos de controle de alumĂnio tĂªm
formato limpo e funcional, contrastando fortemente com as formas orgĂ¢nicas e
avançadas ao seu redor.
Acima dessa superfĂcie com
formas livres, a tela jĂ¡ conhecida na nova Classe S, com 30,7 cm (12,3
polegadas) fica abrigada sob uma pequena carenagem. Ela tem proporções
8:3. No conceito Classe S Coupé, os
mostradores, totalmente cobertos por vidro, sĂ£o ainda mais esbeltos e parecem
flutuar livremente. Como elementos de alta tecnologia, eles criam um excitante
contraste com o cenĂ¡rio sensual do painel de instrumentos. O jogo de cores dos
displays utiliza um verde-azulado, esportivo e moderno.
Uma tela sensĂvel ao toque com
quatro relĂ³gios com horĂ¡rios internacionais fica no centro do console. O
motorista pode escolher quais relĂ³gios quer mostrar. Para isso, basta rolar um
globo terrestre no mostrador e escolher o fuso horĂ¡rio. Um menu irĂ¡ mostrar as
opções de cidades. O conceito do relĂ³gio multifusos foi criado e implementado
pelos designers e engenheiros do Centro de Design Avançado da Mercedes-Benz em
Palo Alto, no estado americano da CalifĂ³rnia.
A unidade central de comando no console central
parece uma joia brilhante. Sua superfĂcie de alta qualidade, tipo
"diamante negro", dĂ¡ impressĂ£o de profundidade. O mĂ©todo de
fabricaĂ§Ă£o "diamante negro" utiliza o processo de deposiĂ§Ă£o de
vapores quĂmicos para colocar metais preciosos sobre uma superfĂcie cromada de
alto brilho a temperaturas em torno de 1.000° C. O metal entĂ£o reage com a
superfĂcie, formando uma camada com alta resistĂªncia a riscos e alta força
adesiva.
Os painéis das portas do
conceito Classe S CoupĂ© sĂ£o feitos de alumĂnio. Utilizando algoritmos em
computadores, linhas topogrĂ¡ficas delicadas sĂ£o traçadas no metal, replicando
os contornos dos elementos de controle montados nas portas. Isto cria um
interessante padrĂ£o luminoso, com pequenas luzes brilhantes. A inspiraĂ§Ă£o deste detalhe foi tirada das
formações rochosas do estado de Utah, nos EUA. As perfurações progressivas nos
alto-falantes também foram geradas por algoritmos e mostram a estética
inteligente derivada da matemĂ¡tica.
Como todo o interior, os
bancos tem uma fluĂªncia de linhas altamente dinĂ¢mica e natural, dando
continuidade ao design escultural das superfĂcies. Os assentos dianteiros
evocam uma associaĂ§Ă£o com a alta costura, jĂ¡ que suas formas esculturais
envolvem linhas sensuais que lembram os figurinos de uma coleĂ§Ă£o de moda. Na
parte superior do banco, os encostos laterais envolvem o ocupante como um
colar. As linhas verticais dos assentos se devem a um conjunto de delicadas
canaletas. Os arremates nas laterais geram contraste e, como a perfuraĂ§Ă£o nas
superfĂcies dos bancos, sĂ£o fatores a mais contribuindo para a impressĂ£o de
elegĂ¢ncia esportiva.
A gama de cores e materiais
joga com os contrastes salientes em antracita e branco, assim como o alumĂnio,
e reforça a modernidade atemporal e natureza de vanguarda do design que elevam
o conceito Classe S CoupĂ© a um supremo nĂvel de exclusividade, alta qualidade e
perfeiĂ§Ă£o. A forraĂ§Ă£o do teto do veĂculo Ă© feita de seda tecida a mĂ£o, o que
arremata o carĂ¡ter de exclusividade do interior.
Tecnologia: sistemas de
assistĂªncia inteligentes e uma suspensĂ£o capaz de enxergar
Ele Ă© movimentado por um motor
V8 Biturbo. Ele gera 335 kW (455 cv) e
tem 4.663 cm³ de cilindrada. O
torque mĂ¡ximo Ă© 700 Nm.
O conceito Classe S CoupĂ© estĂ¡ equipado com a
tecnologia "Intelligent Drive" da Mercedes-Benz. Graças a dois
"olhos", a cĂ¢mera estereoscĂ³pica pode obter uma visĂ£o tridimensional
da Ă¡rea atĂ© 50 metros Ă frente do veĂculo e, como um sistema "6DVision",
pode detectar a posiĂ§Ă£o e movimento de objetos. Ela monitora o entorno Ă frente
do carro numa extensĂ£o de atĂ© 500 metros. Esses dados sĂ£o combinados com os
obtidos por sensores por radar e ultrassom. Uma grande quantidade de sistemas
de assistĂªncia monitora o trĂ¡fego circundante para o motorista. Isto ajuda a
reduzir a carga que recai sobre o motorista, além de proteger também outros
usuĂ¡rios da via.
A suspensĂ£o tambĂ©m utiliza a
nova cĂ¢mera estereoscĂ³pica. Como a nova Classe S, o conceito Classe S CoupĂ©
pode detectar ondulações na pista com antecedĂªncia. Quando o ROAD SURFACE SCAN
detecta essas ondulações com a ajuda da cĂ¢mera, o sistema MAGIC BODY CONTROL
ajusta a suspensĂ£o antecipadamente para adequar-se Ă situaĂ§Ă£o. Utilizando as
imagens da cĂ¢mera e informações sobre o veĂculo, a unidade de controle calcula
continuamente a melhor estratégia para lidar com trechos irregulares, assim
como longas ondulações.
O sistema de informaĂ§Ă£o e
entretenimento também atende aos mais altos padrões. O software MoodGrid do
serviço de reconhecimento de mĂºsica Gracenote possibilita escutar as mĂºsicas
mais apropriadas ao momento. Encontrar mĂºsicas adequadas nĂ£o exige mais que o
motorista e os passageiros do conceito Classe S Coupé pesquisem arduamente suas
coleções de gravações digitais. Baseado numa classificaĂ§Ă£o, o software prepara
uma prĂ©-seleĂ§Ă£o de mĂºsicas. Essa relaĂ§Ă£o nĂ£o inclui apenas mĂºsicas conhecidas,
mas peças de um catĂ¡logo contendo 18 milhões de trilhas, adaptadas para o gosto
individual e o espĂrito do momento. O sistema de navegaĂ§Ă£o baseado no Garmin
NaviCore tambĂ©m proporciona a orientaĂ§Ă£o mais conveniente, com design moderno e
mapas tridimensionais.
0 ComentĂ¡rios