Pajero Dakar tem novidades na linha 2014 e traz novo Power Train

O legĂ­timo 4x4 da estrada Ă© o veĂ­culo ideal para toda a famĂ­lia e estĂ¡ ainda mais equipado com novo motor, cĂ¢mbio, paddle shifters e oito airbags

Texto e fotos: Mitsubishi

ConfortĂ¡vel, robusto e sofisticado, o Pajero Dakar tem em seu DNA a tradiĂ§Ă£o e o pioneirismo da Mitsubishi Motors. O 4x4 da estrada leva confortavelmente toda a famĂ­lia com espaço de sobra para atĂ© sete ocupantes e Ă© capaz de enfrentar as mais difĂ­ceis situações off-road.


"O nome deste SUV jĂ¡ diz muito sobre sua personalidade. "Pajero" Ă© tradiĂ§Ă£o em todo mundo com 30 anos de histĂ³ria, tecnologia e evoluĂ§Ă£o. "Dakar" Ă© referĂªncia mundial quando se fala em off-road. Por isso, o Pajero Dakar confirma o DNA 4x4 da Mitsubishi, sinĂ´nimo de liberdade, aventura, superaĂ§Ă£o e resistĂªncia", destaca Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.
O Pajero Dakar 2014 Ă© equipado com o novo Power Train, que agrega a transmissĂ£o automĂ¡tica de 5 velocidades e o 3.2 diesel de 180 cv. A relaĂ§Ă£o do diferencial estĂ¡ alongada, o que deixa o Pajero Dakar ainda mais silencioso e econĂ´mico. O tanque de combustĂ­vel estĂ¡ 20% maior e agora tem 90 litros, que oferece muito mais autonomia para longas viagens.
As novidades se espalham por todo o veĂ­culo. Os Paddle Shifters em Titanium Style dĂ£o mais praticidade e comodidade ao motorista, que tem a opĂ§Ă£o das trocas de marcha atrĂ¡s do volante, deixando a conduĂ§Ă£o ainda mais prazerosa e esportiva.
A frente Frontside Dakar tem desenho arrojado e harmĂ´nico, grade off-road integrada ao conjunto Ă³ptico que recebe farĂ³is de xĂªnon HID com regulagem automĂ¡tica de altura e lavador. Os farĂ³is de neblina completam o conjunto e as rodas Power Design sĂ£o de liga leve de 17".


No interior, os novos bancos tĂªm design moderno e ergonĂ´mico, o que deixa as longas viagens ainda mais confortĂ¡veis. Motorista e passageiro contam ainda com ajuste elĂ©trico nos bancos dianteiros, mais praticidade e comodidade para o dia a dia. Para reforçar a segurança, o Pajero Dakar vem equipado com sistema Full Airbags, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.

Novo Power Train
O novo Power Train diesel traz um conjunto de melhorias no motor e cĂ¢mbio do Pajero Dakar. O motor diesel tem quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 vĂ¡lvulas, injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica direta common-rail, turbocompressor e intercooler, desenvolvendo potĂªncia de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm.
JĂ¡ o motor flex, 3.5L V6 MPI, Ă© o mais potente da categoria com 205 cv. Com tecnologia nacional, foi projetado para funcionar com gasolina ou etanol, em qualquer proporĂ§Ă£o. Montado na longitudinal, tem 24 vĂ¡lvulas e o torque chega a 33,5 kgf.m a 3.500 rpm (etanol) e 31,5 kgf.m a 3.500 rpm (gasolina).


A tecnologia do novo Power Train permite atĂ© 20 combinações de marcha, o que torna o Pajero Dakar HPE um veĂ­culo perfeito para rodar nas grandes cidades e nos mais diversos tipos de terreno. O cĂ¢mbio automĂ¡tico da versĂ£o HPE diesel tem cinco velocidades e Ă© equipado com Sports Mode e INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System), que reĂºne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente, tornando ainda mais agradĂ¡vel a conduĂ§Ă£o do veĂ­culo em qualquer situaĂ§Ă£o.
O motorista pode optar pelo modo sequencial Sports Mode, onde a troca de marchas Ă© feita de forma manual tanto na alavanca no console, como nos paddle shifters localizados estrategicamente atrĂ¡s do volante, dando uma sensaĂ§Ă£o mais esportiva de conduĂ§Ă£o.

Autonomia de 1.000 km comprovada
Para comprovar a eficiĂªncia do novo Power Train, aliado ao tanque de combustĂ­vel de 90 litros, a Mitsubishi Motors fez uma viagem de mais de 1.000 quilĂ´metros, de SĂ£o Paulo Ă  BrasĂ­lia, mas com um grande diferencial: sem paradas para abastecimento. A KPMG foi responsĂ¡vel pelo acompanhamento desse teste inĂ©dito, que comprova, mais uma vez, toda a tecnologia embarcada no Pajero Full.


O piloto da Stock Car Duda Pamplona foi o convidado para fazer parte desse desafio. "Uma experiĂªncia Ăºnica, jamais imaginei que poderia percorrer tantos quilĂ´metros sem parar em um posto de combustĂ­veis. Sem contar que o conforto do Pajero Dakar Ă© impressionante e tornou a viagem ainda mais prazerosa", disse Duda, que tambĂ©m Ă© chefe de equipe no Brasileiro de Marcas.

SUV completo
O Pajero Dakar vem com sistema multimĂ­dia Power Touch, GPS com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, alĂ©m de cĂ¢mera de rĂ© com as imagens sendo exibidas na tela de 7" e sensor de estacionamento, que facilita as manobras.
Tecnologia e praticidade estĂ£o presentes em todos os detalhes do Pajero Dakar. O SUV Ă© equipado com sensor de chuva, acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is, volante com revestimento em couro, ar-condicionado automĂ¡tico e controle de Ă¡udio e piloto automĂ¡tico integrados.


A terceira fileira tem o sistema Double Action Folding, onde os bancos sĂ£o rebatĂ­veis e ficam embutidos no assoalho, deixando um espaço livre ainda maior para o porta-malas. Quando utilizados, oferecem total conforto aos passageiros, inclusive com comando de ar-condicionado independente. A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.627 litros.
Para o conforto ainda maior do motorista e passageiros, o Pajero Dakar tem 24 porta-objetos distribuĂ­dos pelo veĂ­culo, duas tomadas 12V e 12 luzes de cortesia que garantem melhor visibilidade no interior.
Com um raio de giro de 5,6 metros, o Pajero Dakar Ă© versĂ¡til em qualquer situaĂ§Ă£o, permitindo curvas e manobras com facilidade.

Off-road completo
A vocaĂ§Ă£o off-road presente no nome deste SUV pode ser comprovada atravĂ©s do moderno sistema de traĂ§Ă£o Super Select 4WD com quatro modos distintos de seleĂ§Ă£o: 4x2 (2H), 4x4 (4H), 4x4 bloqueado (4HLc) e 4x4 bloqueado com reduzida (4LLc).
No modo 2H, o SUV opera somente com a traĂ§Ă£o traseira, sendo recomendado para uso urbano e em rodovias, onde nĂ£o Ă© necessĂ¡rio a força nas quatro rodas e privilegia a economia de combustĂ­vel. O modo 4H faz com que o veĂ­culo distribua eletronicamente a força de traĂ§Ă£o nas quatro rodas, atuando quando necessĂ¡rio e ideal para estradas e pisos molhados com baixa aderĂªncia.


JĂ¡ no modo 4HLc, a traĂ§Ă£o estarĂ¡ atuando o tempo todo nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e Ă© recomendado para situações off-road. O modo 4LLc tambĂ©m terĂ¡ a traĂ§Ă£o nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e reduzido, onde se faz necessĂ¡ria força total, como a transposiĂ§Ă£o de obstĂ¡culos.
Os Ă¢ngulos de entrada e saĂ­da mostram toda sua vocaĂ§Ă£o off-road. O Ă¢ngulo para subida Ă© de 36º, de saĂ­da de 25º, com possibilidade de inclinaĂ§Ă£o lateral que chega a atĂ© 45°, alĂ©m de capacidade mĂ¡xima de subida de 35º. A altura livre do solo Ă© de 215 mm, o que deixa o motorista e passageiros com uma visĂ£o completa de dentro do veĂ­culo.
O Pajero Dakar Ă© construĂ­do no conceito cab on chassi, e tem 20 pontos reforçados em sua estrutura, resultando viagens mais prazerosas, tranquilas e confortĂ¡veis. O chassi Ă© constituĂ­do por longarinas do tipo box type com alta resistĂªncia a torĂ§Ă£o e flexĂ£o, capaz de enfrentar os maiores desafios off-road. A suspensĂ£o ryde dynamics Ă© resistente e confortĂ¡vel em todas as situações.

Segurança
O Pajero Dakar Ă© equipado com o que hĂ¡ de mais moderno em segurança. A cabine conta com o sistema RISE de deformaĂ§Ă£o programada. A coluna de direĂ§Ă£o, pedal e o espelho retrovisor interno sĂ£o colapsĂ¡veis e o Pajero Dakar ainda conta com barras de proteĂ§Ă£o lateral e sistema Full Airbag, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.
O sistema de freios tambĂ©m recebe novidades e conta agora com a tecnologia 4-ABS com EBD e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo o veĂ­culo em uma trajetĂ³ria correta e segura mesmo em situações limites de utilizaĂ§Ă£o dos freios.

Acabamento exclusivo
A sigla HPE (High Performance Equipment) confirma que o Pajero Dakar é um veículo completo, com grande destaque no mercado, e que proporciona mais segurança e conforto ao motorista e passageiros.
O estilo e a beleza estĂ£o presentes em cada detalhe do Pajero Dakar. Para o acesso ao veĂ­culo, o sistema keyless facilita o travamento e destravamento das portas. O modelo possui conjunto Ă³ptico integrado ao para-choque, luzes de neblina com moldura na cor grafite e contorno cromado, alĂ©m de grade frontal com moldura cromada. Para-barro nos para-lamas dianteiro e traseiro preserva a carroceria e a pintura em situações extremas.
Com dois amortecedores a gĂ¡s, a abertura da tampa traseira Ă© feita sem dificuldades. Os espelhos retrovisores sĂ£o rebatĂ­veis eletronicamente e as maçanetas das portas tambĂ©m recebem acabamento cromado. Estribos posicionados estrategicamente facilitam o acesso ao veĂ­culo. Completando a parte externa, o Pajero Dakar HPE Ă© equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direĂ§Ă£o com led posicionadas nos retrovisores externos.
Com iluminaĂ§Ă£o na cor vermelha, o painel tem instrumentos de fĂ¡cil leitura e visualizaĂ§Ă£o. O volante de trĂªs raios vem com piloto automĂ¡tico e comandos de Ă¡udio integrados, alĂ©m de ajuste da coluna de direĂ§Ă£o.
O Pajero Dakar tem 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm.

Cores
Produzido na fĂ¡brica Mitsubishi Motors em CatalĂ£o, no interior de GoiĂ¡s, os veĂ­culos da linha Pajero Dakar tĂªm trĂªs anos de garantia e estĂ£o disponĂ­veis nas cores Vermelho Bordeaux, Verde Pantanal, Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Tecno e Preto Ă”nix.

Preços
Pajero Dakar HPE Diesel - R$ 172.990
Pajero Dakar HPE Flex - R$ 146.990
Pajero Dakar Diesel AT - R$ 146.990