Natura
amplia opções de Transporte SustentĂ¡vel
Empresa
implanta projeto piloto em quatro cidades brasileiras até o fim de
2013
Texto e fotos: Natura
O compromisso
da Natura com a sustentabilidade permeia todas as esferas da companhia. A
otimizaĂ§Ă£o de processos, a diminuiĂ§Ă£o da emissĂ£o de gases estufa e a reduĂ§Ă£o do
consumo e do desperdĂcio de insumos sĂ£o algumas das iniciativas da empresa a
favor de prĂ¡ticas cada vez menos nocivas ao meio ambiente. O mais novo
movimento feito nesse sentido Ă© a ampliaĂ§Ă£o do uso de transportes sustentĂ¡veis
nas operações logĂsticas.
A Natura jĂ¡
contava com alguns veĂculos movidos a etanol, como dois caminhões para
transportar produtos entre a fĂ¡brica em Cajamar (SP) e os centros de
distribuiĂ§Ă£o (HUB e CDSP) da empresa, e um Ă´nibus fretado que leva parte dos
seus funcionĂ¡rios de SĂ£o Paulo atĂ© sua sede no interior paulista. A novidade
agora Ă© o uso de veĂculos elĂ©tricos como carros para carga, triciclos e
bicicletas nas entregas dos produtos Ă s consultoras. AtĂ© o fim de 2013, estarĂ£o
em operaĂ§Ă£o nove veĂculos verdes distribuĂdos em diferentes cidades como SĂ£o
Paulo, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro. Esse nĂºmero deve aumentar em 2014,
segundo Ricardo Faucon, diretor de serviço ao cliente da
Natura.
Ainda em fase
de teste, a iniciativa conta com a parceria de empresas engajadas em trazer os
veĂculos elĂ©tricos para a realidade brasileira. No Rio de Janeiro, a Natura
conta com a FedEx Express para fazer suas entregas com veĂculo elĂ©trico. A
iniciativa da companhia de transporte expresso de introduzir veĂculos elĂ©tricos
na operaĂ§Ă£o brasileira faz parte de seu programa global de sustentabilidade
desenhado para conduzir seu compromisso ambiental nas comunidades onde atua. Em
Campinas, o carro sustentĂ¡vel da marca Renault faz parte do programa de
Mobilidade ElĂ©trica da CPFL, realizado no Ă¢mbito de P&D da Aneel - AgĂªncia
Nacional de Energia ElĂ©trica (Aneel)- que busca viabilizar a utilizaĂ§Ă£o de
veĂculos elĂ©tricos em frotas empresariais nas cidades brasileiras, nos prĂ³ximos
cinco anos. Em SĂ£o Paulo, Curitiba e Campinas, as transportadoras Direct e Dias
Entregadora sĂ£o responsĂ¡veis pelas bicicletas e triciclos elĂ©tricos,
respectivamente. Com o apoio desses parceiros, a Natura passa a ser a primeira
empresa a colocar em operaĂ§Ă£o veĂculos elĂ©tricos para transporte de cargas no
Brasil.
O projeto
inovador possui duas metas claras: a eficiĂªncia operacional, que visa aumentar o
nĂºmero de entregas por dia com a mesma frota, e a reduĂ§Ă£o da emissĂ£o de CO2,
meta atrelada ao objetivo macro da Natura de reduzir em até 33% as emissões
relativas de GEE (gases de efeito estufa).
Atualmente o
setor de transporte de produtos corresponde a 15% das emissões totais da
companhia. “TrĂªs bicicletas elĂ©tricas ou um triciclo substituindo um carro a
Ă¡lcool com consumo mensal de 200 litros reduzem em atĂ© 98% as emissões de CO2.
JĂ¡ um carro elĂ©trico modelo Renault Kangoo Z.E., substituindo um carro a
gasolina com consumo mensal de 250 litros, reduz em até 85% as emissões do mesmo
gĂ¡s”, explica Denise Alves, diretora de sustentabilidade da Natura.
“As bicicletas
e triciclos elĂ©tricos foram avaliados como Ă³timas opções para o aumento da
capilaridade da frota, possibilitando maior rapidez e eficiĂªncia nas entregas de
porte pequeno em regiões com dificuldade de estacionamento, enquanto veĂculos de
carga elétricos tem a finalidade de fazer entregas em regiões com maiores
nĂºmeros de pedidos”, conta Faucon. “Na cidade de Campinas, por exemplo, as
bicicletas elĂ©tricas farĂ£o tambĂ©m entregas referentes Ă Rede Natura, projeto
piloto da Natura, no qual cada consultora tem a oportunidade de ter sua prĂ³pria
pĂ¡gina de vendas na internet. Pelo fato da Rede concentrar pedidos de pequeno
porte, que sĂ£o entregues diretamente para a consumidora final, a bicicleta se
torna uma Ă³tima alternativa”, completa o executivo.
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