Natura amplia opções de Transporte SustentĂ¡vel

Empresa implanta projeto piloto em quatro cidades brasileiras até o fim de 2013

Texto e fotos: Natura

O compromisso da Natura com a sustentabilidade permeia todas as esferas da companhia. A otimizaĂ§Ă£o de processos, a diminuiĂ§Ă£o da emissĂ£o de gases estufa e a reduĂ§Ă£o do consumo e do desperdĂ­cio de insumos sĂ£o algumas das iniciativas da empresa a favor de prĂ¡ticas cada vez menos nocivas ao meio ambiente.  O mais novo movimento feito nesse sentido Ă© a ampliaĂ§Ă£o do uso de transportes sustentĂ¡veis nas operações logĂ­sticas.


A Natura jĂ¡ contava com alguns veĂ­culos movidos a etanol, como dois caminhões para transportar produtos entre a fĂ¡brica em Cajamar (SP) e os centros de distribuiĂ§Ă£o (HUB e CDSP) da empresa, e um Ă´nibus fretado que leva parte dos seus funcionĂ¡rios de SĂ£o Paulo atĂ© sua sede no interior paulista. A novidade agora Ă© o uso de veĂ­culos elĂ©tricos como carros para carga, triciclos e bicicletas nas entregas dos produtos Ă s consultoras. AtĂ© o fim de 2013, estarĂ£o em operaĂ§Ă£o nove veĂ­culos verdes distribuĂ­dos em diferentes cidades como SĂ£o Paulo, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro. Esse nĂºmero deve aumentar em 2014, segundo Ricardo Faucon, diretor de serviço ao cliente da Natura.


Ainda em fase de teste, a iniciativa conta com a parceria de empresas engajadas em trazer os veĂ­culos elĂ©tricos para a realidade brasileira. No Rio de Janeiro, a Natura conta com a FedEx Express para fazer suas entregas com veĂ­culo elĂ©trico. A iniciativa da companhia de transporte expresso de introduzir veĂ­culos elĂ©tricos na operaĂ§Ă£o brasileira faz parte de seu programa global de sustentabilidade desenhado para conduzir seu compromisso ambiental nas comunidades onde atua. Em Campinas, o carro sustentĂ¡vel da marca Renault faz parte do programa de Mobilidade ElĂ©trica da CPFL, realizado no Ă¢mbito de P&D da Aneel - AgĂªncia Nacional de Energia ElĂ©trica (Aneel)- que busca viabilizar a utilizaĂ§Ă£o de veĂ­culos elĂ©tricos em frotas empresariais nas cidades brasileiras, nos prĂ³ximos cinco anos. Em SĂ£o Paulo, Curitiba e Campinas, as transportadoras Direct e Dias Entregadora sĂ£o responsĂ¡veis pelas bicicletas e triciclos elĂ©tricos, respectivamente. Com o apoio desses parceiros, a Natura passa a ser a primeira empresa a colocar em operaĂ§Ă£o veĂ­culos elĂ©tricos para transporte de cargas no Brasil.


O projeto inovador possui duas metas claras: a eficiĂªncia operacional, que visa aumentar o nĂºmero de entregas por dia com a mesma frota, e a reduĂ§Ă£o da emissĂ£o de CO2, meta atrelada ao objetivo macro da Natura de reduzir em atĂ© 33% as emissões relativas de GEE (gases de efeito estufa). 
Atualmente o setor de transporte de produtos corresponde a 15% das emissões totais da companhia. “TrĂªs bicicletas elĂ©tricas ou um triciclo substituindo um carro a Ă¡lcool com consumo mensal de 200 litros reduzem em atĂ© 98% as emissões de CO2. JĂ¡ um carro elĂ©trico modelo Renault Kangoo Z.E., substituindo um carro a gasolina com consumo mensal de 250 litros, reduz em atĂ© 85% as emissões do mesmo gĂ¡s”, explica Denise Alves, diretora de sustentabilidade da Natura.
“As bicicletas e triciclos elĂ©tricos foram avaliados como Ă³timas opções para o aumento da capilaridade da frota, possibilitando maior rapidez e eficiĂªncia nas entregas de porte pequeno em regiões com dificuldade de estacionamento, enquanto veĂ­culos de carga elĂ©tricos tem a finalidade de fazer entregas em regiões com maiores nĂºmeros de pedidos”, conta Faucon. “Na cidade de Campinas, por exemplo, as bicicletas elĂ©tricas farĂ£o tambĂ©m entregas referentes Ă  Rede Natura, projeto piloto da Natura, no qual cada consultora tem a oportunidade de ter sua prĂ³pria pĂ¡gina de vendas na internet. Pelo fato da Rede concentrar pedidos de pequeno porte, que sĂ£o entregues diretamente para a consumidora final, a bicicleta se torna uma Ă³tima alternativa”, completa o executivo.