Mercedes-Benz do
Brasil recebe prĂªmio mundial da Daimler por seu programa de gestĂ£o ambiental nos
concessionĂ¡rios
· Projeto
brasileiro concorreu entre os dez melhores do mundo no Grupo Daimler, vencendo o
prĂªmio ELA - Environmental Leadership Award
· Iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil toma por base os princĂpios de melhoria contĂnua, cumprimento dos requisitos legais, prevenĂ§Ă£o da poluiĂ§Ă£o e avaliaĂ§Ă£o de desempenho por meio de indicadores
Texto e fotos: Mercedes
· Iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil toma por base os princĂpios de melhoria contĂnua, cumprimento dos requisitos legais, prevenĂ§Ă£o da poluiĂ§Ă£o e avaliaĂ§Ă£o de desempenho por meio de indicadores
Texto e fotos: Mercedes
A
Mercedes-Benz do Brasil conquistou um importante reconhecimento do Grupo Daimler
pelo compromisso e iniciativas em prol da sustentabilidade ambiental. A unidade
brasileira foi escolhida a vencedora do prĂªmio ELA - Environmental Leadership
Award com o projeto "GestĂ£o Ambiental na Rede de ConcessionĂ¡rios - Brasil",
que concorreu entre os 10 melhores do mundo entre empresas da
Daimler.
O prĂªmio foi entregue em
cerimĂ´nia na Alemanha, que contou com a participaĂ§Ă£o de Dimitris Psillakis,
diretor de Vendas e Marketing de AutomĂ³veis e Vans e de Desenvolvimento de Rede
da Mercedes-Benz do Brasil, e Guilherme Heinz, gerente sĂªnior de Meio Ambiente
da Mercedes-Benz do Brasil, Ă¡reas parceiras nesse projeto.
Implantado em toda a Rede de ConcessionĂ¡rios de veĂculos
comerciais e automĂ³veis do Brasil, o projeto se baseou na produĂ§Ă£o de um manual
de processos de GestĂ£o Ambiental e na criaĂ§Ă£o do PrĂªmio Mercedes-Benz de
Responsabilidade Ambiental para ConcessionĂ¡rios.
“A implementaĂ§Ă£o do projeto exigiu muito comprometimento e esforço
das Ă¡reas envolvidas, bem como da nossa Rede. Por isso, o reconhecimento mundial
da Daimler nos traz grande satisfaĂ§Ă£o e alegria, motivando-nos a seguir em
frente e alcançar mais resultados, ampliando a conscientizaĂ§Ă£o para a
preservaĂ§Ă£o ambiental”, diz Dimitris.
Projeto expande o conceito de sustentabilidade da
Daimler
Segundo Guilherme Heinz, o
objetivo do projeto vencedor do PrĂªmio ELA Ă© levar o conceito de
sustentabilidade existente no Grupo Daimler Ă Rede de ConcessionĂ¡rios no Brasil.
“Para tanto, tomamos por base os princĂpios de melhoria contĂnua, cumprimento de
requisitos legais, prevenĂ§Ă£o da poluiĂ§Ă£o e avaliaĂ§Ă£o de desempenho por meio de
indicadores”, afirma o executivo.
Em
2009, foi desenvolvido e implementado em toda a Rede um manual de processos de
GestĂ£o Ambiental, que estabelece que cada concessionĂ¡rio deve ter sua prĂ³pria
polĂtica ambiental, alĂ©m de ter controle sobre todos os impactos ambientais de
suas atividades. Esse manual foi implementado dentro do Programa de CertificaĂ§Ă£o
StarClass, uma plataforma Ăºnica de avaliaĂ§Ă£o de desempenho, reconhecimento e
bonificaĂ§Ă£o da Rede de ConcessionĂ¡rios da Mercedes-Benz do Brasil. Anualmente Ă©
realizada uma auditoria para verificar se todos os pontos do processo estĂ£o
sendo cumpridos.
Em continuidade Ă
implementaĂ§Ă£o do projeto, em 2011 foi instituĂdo o PrĂªmio Mercedes-Benz de
Responsabilidade Ambiental para a Rede de ConcessionĂ¡rios, com o objetivo de
reconhecer e dar visibilidade às melhores ações praticadas em prol do meio
ambiente, promovendo dessa forma o compromisso com o tema, aliado aos resultados
que poderiam, a partir desse momento, nĂ£o apenas ser avaliados, mas tambĂ©m
reconhecidos e divulgados para toda a Rede.
O projeto foi realizado em toda a Rede de ConcessionĂ¡rios de
veĂculos comerciais e automĂ³veis, distribuĂdos pelo Brasil. "Apesar de cada
regiĂ£o do PaĂs ter leis e necessidades especĂficas, o projeto foi um sucesso,
trazendo benefĂcios ambientais a todos e proporcionando a melhoria dos negĂ³cios,
aliada Ă preservaĂ§Ă£o do meio ambiente, por meio de ações que realmente mostram
qualidade, inovaĂ§Ă£o, consciĂªncia ambiental, melhoria das condições de trabalho,
economia financeira e comprometimento com a comunidade", conclui Guilherme
Heinz.
0 ComentĂ¡rios