Mercedes-Benz do Brasil recebe prĂªmio mundial da Daimler por seu programa de gestĂ£o ambiental nos concessionĂ¡rios

· Projeto brasileiro concorreu entre os dez melhores do mundo no Grupo Daimler, vencendo o prĂªmio ELA - Environmental Leadership Award
· Iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil toma por base os princĂ­pios de melhoria contĂ­nua, cumprimento dos requisitos legais, prevenĂ§Ă£o da poluiĂ§Ă£o e avaliaĂ§Ă£o de desempenho por meio de indicadores


Texto e fotos: Mercedes

A Mercedes-Benz do Brasil conquistou um importante reconhecimento do Grupo Daimler pelo compromisso e iniciativas em prol da sustentabilidade ambiental. A unidade brasileira foi escolhida a vencedora do prĂªmio ELA - Environmental Leadership Award com o projeto "GestĂ£o Ambiental na Rede de ConcessionĂ¡rios - Brasil", que concorreu entre os 10 melhores do mundo entre empresas da Daimler.

Prof. Dr. Thomas Weber, membro do Conselho de DireĂ§Ă£o da Daimler, responsĂ¡vel por Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz AutomĂ³veis; Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de AutomĂ³veis e Vans e de Desenvolvimento de Rede da Mercedes-Benz do Brasil; Guilherme Heinz, gerente sĂªnior de Meio Ambiente da Mercedes-Benz do Brasil; Prof. Dr. Herbert Kohler, vice-presidente de Pesquisa e Sustentabilidade e responsĂ¡vel por Meio Ambiente da Daimler AG
O prĂªmio foi entregue em cerimĂ´nia na Alemanha, que contou com a participaĂ§Ă£o de Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de AutomĂ³veis e Vans e de Desenvolvimento de Rede da Mercedes-Benz do Brasil, e Guilherme Heinz, gerente sĂªnior de Meio Ambiente da Mercedes-Benz do Brasil, Ă¡reas parceiras nesse projeto.
Implantado em toda a Rede de ConcessionĂ¡rios de veĂ­culos comerciais e automĂ³veis do Brasil, o projeto se baseou na produĂ§Ă£o de um manual de processos de GestĂ£o Ambiental e na criaĂ§Ă£o do PrĂªmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental para ConcessionĂ¡rios.
“A implementaĂ§Ă£o do projeto exigiu muito comprometimento e esforço das Ă¡reas envolvidas, bem como da nossa Rede. Por isso, o reconhecimento mundial da Daimler nos traz grande satisfaĂ§Ă£o e alegria, motivando-nos a seguir em frente e alcançar mais resultados, ampliando a conscientizaĂ§Ă£o para a preservaĂ§Ă£o ambiental”, diz Dimitris.

Projeto expande o conceito de sustentabilidade da Daimler

Segundo Guilherme Heinz, o objetivo do projeto vencedor do PrĂªmio ELA Ă© levar o conceito de sustentabilidade existente no Grupo Daimler Ă  Rede de ConcessionĂ¡rios no Brasil. “Para tanto, tomamos por base os princĂ­pios de melhoria contĂ­nua, cumprimento de requisitos legais, prevenĂ§Ă£o da poluiĂ§Ă£o e avaliaĂ§Ă£o de desempenho por meio de indicadores”, afirma o executivo.
Em 2009, foi desenvolvido e implementado em toda a Rede um manual de processos de GestĂ£o Ambiental, que estabelece que cada concessionĂ¡rio deve ter sua prĂ³pria polĂ­tica ambiental, alĂ©m de ter controle sobre todos os impactos ambientais de suas atividades. Esse manual foi implementado dentro do Programa de CertificaĂ§Ă£o StarClass, uma plataforma Ăºnica de avaliaĂ§Ă£o de desempenho, reconhecimento e bonificaĂ§Ă£o da Rede de ConcessionĂ¡rios da Mercedes-Benz do Brasil. Anualmente Ă© realizada uma auditoria para verificar se todos os pontos do processo estĂ£o sendo cumpridos.
Em continuidade Ă  implementaĂ§Ă£o do projeto, em 2011 foi instituĂ­do o PrĂªmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental para a Rede de ConcessionĂ¡rios, com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade Ă s melhores ações praticadas em prol do meio ambiente, promovendo dessa forma o compromisso com o tema, aliado aos resultados que poderiam, a partir desse momento, nĂ£o apenas ser avaliados, mas tambĂ©m reconhecidos e divulgados para toda a Rede.
O projeto foi realizado em toda a Rede de ConcessionĂ¡rios de veĂ­culos comerciais e automĂ³veis, distribuĂ­dos pelo Brasil. "Apesar de cada regiĂ£o do PaĂ­s ter leis e necessidades especĂ­ficas, o projeto foi um sucesso, trazendo benefĂ­cios ambientais a todos e proporcionando a melhoria dos negĂ³cios, aliada Ă  preservaĂ§Ă£o do meio ambiente, por meio de ações que realmente mostram qualidade, inovaĂ§Ă£o, consciĂªncia ambiental, melhoria das condições de trabalho, economia financeira e comprometimento com a comunidade", conclui Guilherme Heinz.