O carro da chinesa JAC Motors chega com mais cara de brasileiro

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors


Muito se fala da qualidade, acabamento e confiabilidade dos modelos de origem asiĂ¡tica, geram nos consumidores a desconfiança no produto e, por desconhecimento, espantam os menos avisados. Foi pensando em mudar essa forma de encarar os produtos chineses que a montadora investiu pesado na nova forma de se apresentar com seus produtos.


Desde que chegaram ao Brasil em 2011, os modelos passaram por vĂ¡rias re-estilizações e foram ficando a cada dia com mais cara de carro nacional. O pacote de acessĂ³rios originais de fĂ¡brica e a garantia estendida, que chega hĂ¡ 6 anos, começam a espantar o fantasma da desconfiança e atrair novos e importantes aliados para testar e aprovar os carros da marca, um salto de qualidade importantĂ­ssimo para quem vai começar a montar os modelos dentro de, no mĂ¡ximo, 2 anos na sua fĂ¡brica em Camaçari, na Bahia.


Fui convidado a testar o modelo J3 Turin, um sedĂ£ desenvolvido no centro de design da empresa na cidade italiana de Turin. Suas formas tornaram-se mais arredondadas e agradĂ¡veis aos olhos de quem Ă© pego de surpresa observando o carro por vĂ¡rios Ă¢ngulos diferentes. Ele tem como diferença para o seu irmĂ£o J3 somente o porta-malas maior e a falta do limpador traseiro, sĂ£o iguais em tudo e segue o mesmo padrĂ£o de entrega ao cliente, um carro completo.


Durante 10 dias, testei o modelo nas mais diversas situações de ruas pela cidade e estrada. O carro Ă© muito Ă¡gil e rĂ¡pido, tem itens de conforto que proporcionam uma agradĂ¡vel sensaĂ§Ă£o de dirigir mesmo em interminĂ¡veis congestionamentos que assolam a cidade de SĂ£o Paulo. O modelo exibe um novo painel de instrumentos, volante de trĂªs raios e Ă© caracterizado por um elemento vazado em sua base.


O quadro de instrumentos tem mostradores individuais, que oferecem melhor leitura. Ă€ esquerda do volante, o painel exibe os comandos dos retrovisores de acionamento elĂ©trico, que ficavam anteriormente no puxador da porta do motorista, e a regulagem elĂ©trica de altura de facho dos farĂ³is. Ele recebeu um equipamento de Ă¡udio integrado ao conjunto, enquanto os controles de climatizaĂ§Ă£o foram deslocados para baixo. Tudo continua ao alcance imediato da mĂ£o direita do motorista, sem prejuĂ­zo Ă  ergonomia, e com acessos mais rĂ¡pidos.


Na parte mecĂ¢nica, ele vem equipado com motor 1.4 litro, confeccionado em bloco de alumĂ­nio e desenvolvido em parceria com a austrĂ­aca AVL, com 16 vĂ¡lvulas e duplo comando, que desenvolve 108 cv de potĂªncia a 6.000 rpm e torque de 138 Nm (14,1 kgfm) a 4.500 rpm, o J3 tem aceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos (11,9 segundos para o J3 Turin) e velocidade mĂ¡xima de 186 km/h. O condutor percebe o torque desde os regimes mais baixos atĂ© nas altas rotações. A transmissĂ£o manual de 5 velocidades, Ă© precisa e confortĂ¡vel, proporciona engates sem se precisar ficar “procurando” as marchas. O Ăºnico senĂ£o Ă© o fato de ser apenas abastecido com gasolina, nĂ£o existe ainda a versĂ£o FLEX desse eficiente motor.
Na cidade, pude constatar que se trata de um modelo Ă¡gil e eficiente, a troca de faixas em avenidas e as interminĂ¡veis lombadas, sĂ£o feitas sem maiores esforços de quem dirige. JĂ¡ na estrada, o J3 Turin aparenta ter uma potĂªncia maior. É firme nas ultrapassagens e seguro nas velocidades cruzeiro impostas pelas rodovias. Mesmo em velocidades mais altas, o nĂ­vel de confiabilidade e a firmeza das ações do carro em nada se modificam, sĂ£o seguras e constantes, proporcionando grande conforto ao motorista e passageiros.


O modelo possui ainda uma lista de equipamentos de sĂ©rie realmente grande, inclui ar-condicionado, direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, freios com ABS e EBD, duplo airbag frontal, acionamento elĂ©trico de vidros, trava e retrovisores, sensor de estacionamento traseiro, travamento automĂ¡tico das portas a 15 km/h, banco traseiro bipartido 60/40, porta-malas de 490 litros, tudo para garantir o que o brasileiro mais procura em um carro: conforto, segurança e economia.
A JAC Motors esta fazendo uma grande mudança na adaptaĂ§Ă£o de seus carros para o pĂºblico brasileiro, ganhando mercado e espantando de vez a desconfiança. Viva o novo, xĂ´ preconceito!