O carro da chinesa
JAC Motors chega com mais cara de brasileiro
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors
Muito
se fala da qualidade, acabamento e confiabilidade dos modelos de origem
asiĂ¡tica, geram nos consumidores a desconfiança no produto e, por
desconhecimento, espantam os menos avisados. Foi pensando em mudar essa forma
de encarar os produtos chineses que a montadora investiu pesado na nova forma
de se apresentar com seus produtos.
Desde
que chegaram ao Brasil em 2011, os modelos passaram por vĂ¡rias re-estilizações
e foram ficando a cada dia com mais cara de carro nacional. O pacote de
acessĂ³rios originais de fĂ¡brica e a garantia estendida, que chega hĂ¡ 6 anos,
começam a espantar o fantasma da desconfiança e atrair novos e importantes
aliados para testar e aprovar os carros da marca, um salto de qualidade
importantĂssimo para quem vai começar a montar os modelos dentro de, no mĂ¡ximo,
2 anos na sua fĂ¡brica em Camaçari, na Bahia.
Fui
convidado a testar o modelo J3 Turin, um sedĂ£ desenvolvido no centro de design
da empresa na cidade italiana de Turin. Suas formas tornaram-se mais
arredondadas e agradĂ¡veis aos olhos de quem Ă© pego de surpresa observando o
carro por vĂ¡rios Ă¢ngulos diferentes. Ele tem como diferença para o seu irmĂ£o J3
somente o porta-malas maior e a falta do limpador traseiro, sĂ£o iguais em tudo
e segue o mesmo padrĂ£o de entrega ao cliente, um carro completo.
Durante
10 dias, testei o modelo nas mais diversas situações de ruas pela cidade e
estrada. O carro Ă© muito Ă¡gil e rĂ¡pido, tem itens de conforto que proporcionam
uma agradĂ¡vel sensaĂ§Ă£o de dirigir mesmo em interminĂ¡veis congestionamentos que
assolam a cidade de SĂ£o Paulo. O modelo exibe um novo painel de instrumentos,
volante de trĂªs raios e Ă© caracterizado por um elemento vazado em sua base.
O
quadro de instrumentos tem mostradores individuais, que oferecem melhor
leitura. À esquerda do volante, o painel exibe os comandos dos retrovisores de
acionamento elétrico, que ficavam anteriormente no puxador da porta do
motorista, e a regulagem elĂ©trica de altura de facho dos farĂ³is. Ele recebeu um
equipamento de Ă¡udio integrado ao conjunto, enquanto os controles de
climatizaĂ§Ă£o foram deslocados para baixo. Tudo continua ao alcance imediato da
mĂ£o direita do motorista, sem prejuĂzo Ă ergonomia, e com acessos mais rĂ¡pidos.
Na
parte mecĂ¢nica, ele vem equipado com motor 1.4 litro , confeccionado
em bloco de alumĂnio e desenvolvido em parceria com a austrĂaca AVL, com 16
vĂ¡lvulas e duplo comando, que desenvolve 108 cv de potĂªncia a 6.000 rpm e
torque de 138 Nm (14,1 kgfm) a 4.500 rpm, o J3 tem aceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos
(11,9 segundos para o J3 Turin) e velocidade mĂ¡xima de 186 km/h . O condutor
percebe o torque desde os regimes mais baixos até nas altas rotações. A
transmissĂ£o manual de 5 velocidades, Ă© precisa e confortĂ¡vel, proporciona
engates sem se precisar ficar “procurando” as marchas. O Ăºnico senĂ£o Ă© o fato
de ser apenas abastecido com gasolina, nĂ£o existe ainda a versĂ£o FLEX desse
eficiente motor.
Na
cidade, pude constatar que se trata de um modelo Ă¡gil e eficiente, a troca de
faixas em avenidas e as interminĂ¡veis lombadas, sĂ£o feitas sem maiores esforços
de quem dirige. JĂ¡ na estrada, o J3 Turin aparenta ter uma potĂªncia maior. É
firme nas ultrapassagens e seguro nas velocidades cruzeiro impostas pelas
rodovias. Mesmo em velocidades mais altas, o nĂvel de confiabilidade e a
firmeza das ações do carro em nada se modificam, sĂ£o seguras e constantes,
proporcionando grande conforto ao motorista e passageiros.
O
modelo possui ainda uma lista de equipamentos de série realmente grande, inclui
ar-condicionado, direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, freios com ABS e EBD, duplo airbag
frontal, acionamento elétrico de vidros, trava e retrovisores, sensor de estacionamento
traseiro, travamento automĂ¡tico das portas a 15 km/h , banco traseiro
bipartido 60/40, porta-malas de 490 litros , tudo para garantir o que o
brasileiro mais procura em um carro: conforto, segurança e economia.
A
JAC Motors esta fazendo uma grande mudança na adaptaĂ§Ă£o de seus carros para o
pĂºblico brasileiro, ganhando mercado e espantando de vez a desconfiança. Viva o
novo, xĂ´ preconceito!
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