Desenvolvida para condições extremas, transmissĂ£o ZF equipa veĂ­culo de defesa Iveco Guarani   

A 6HP602 permite que o blindado tenha um arranque mais rĂ¡pido, e garante mais segurança para as ações militares, com o motorista ‘focando’ sua atenĂ§Ă£o em situações de combate

Texto e fotos: ZF   
     
NĂ£o sĂ£o apenas carros, caminhões e Ă´nibus que sĂ£o equipados com transmissĂ£o ZF aqui no Brasil. Os veĂ­culos de defesa, mercado que começa a ganhar mais evidĂªncia em nosso PaĂ­s, tambĂ©m sĂ£o tracionados com equipamentos da marca. Equipado com a Ecomat 6HP602, o Iveco Guarani, que passou a ser fabricado em Sete Lagoas (MG), Ă© um exemplo dessa nova realidade.


Apesar de ser basicamente a mesma transmissĂ£o que equipa Ă´nibus e caminhões, a ZF Ecomat 6HP602 possui alguns diferenciais para conferir maior confiabilidade em operações extremamente severas, como as que sĂ£o realizadas por veĂ­culos de defesa. "A transmissĂ£o Ă© automĂ¡tica, e conta com um conversor de torque permite uma transferĂªncia de força contĂ­nua, fator essencial para aplicações militares. Outra vantagem Ă© que o ‘motorista’ pode focar mais nos seus arredores durante os combates e nĂ£o na troca de marchas", afirmou Stefan Prebeck, diretor de sistemas de eixos e transmissões fora de estrada da ZF.
“O produto utilizado em veĂ­culos de defesa Ă© semelhante ao que Ă© visto em caminhões, Ă´nibus e guindastes, e mantĂªm o mesmo padrĂ£o ZF de robustez para qualquer uma destas operações”, acrescenta o executivo.
Outra diferença estĂ¡ na relaĂ§Ă£o da primeira marcha, que deve permitir mais força para o motor contar com uma aceleraĂ§Ă£o rĂ¡pida. "A primeira marcha tem uma distribuiĂ§Ă£o maior de 5,6, sendo que o normal Ă© 3,43. Com isso, o veĂ­culo ganha um arranque mais rĂ¡pido, mesmo levando uma carga pesada", revela Prebeck.
Assim como no segmento de veĂ­culos comerciais, a ZF nĂ£o Ă© a Ăºnica empresa a atuar como fornecedora para veĂ­culos de defesa. No entanto, as vantagens dos produtos da marca alemĂ£ em relaĂ§Ă£o aos concorrentes tambĂ©m se sobrepõem Ă s da concorrĂªncia. "A transmissĂ£o automĂ¡tica da ZF tem trĂªs marchas a mais (seis no total) e, dessa forma, acelera mais rapidamente, oferece maior velocidade final, desaceleraĂ§Ă£o mais potente e melhor força de traĂ§Ă£o", explica o diretor.
A ZF Ecomat 6HP602 Ă© fabricada em Friedrichshafen, local de onde a ZF fabrica transmissões para equipar nĂ£o sĂ³ o Iveco Guarani, mas tambĂ©m muitos outros veĂ­culos de defesa pelo mundo, como o tanque Iveco SuperAV (transmissĂ£o ZF 7HP902), o utilitĂ¡rio Sherpa Medium MRAP (ZF 9S1310), e os caminhões de defesa da Renault – Sherpa Medium 5 & 10 (ZF 6S1000), e o Kerax, nas configurações 4x4, 6x6 e 8x8 (ZF 16S 2520 TO).