Checkauto registra aumento de consultas sobre veĂculos com histĂ³rico de roubo e furto
Mais de 4% do total de consultas realizadas pela empresa foram sobre esta informaĂ§Ă£o
Texto e fotos: Dekra
Dirceu de Souza, morador da cidade de Apucarana, no ParanĂ¡, se interessou por um veĂculo seminovo, ano/modelo 2007. O desejo de adquirir o automĂ³vel, encontrado em uma homepage de classificados, foi tĂ£o grande, que Souza buscou mais informações no site da Checkauto (www.checauto.com.br) – empresa do Grupo DEKRA Brasil, lĂder mundial em inspeções e vistorias –, tendo em mĂ£os o nĂºmero do Renavam (Registro Nacional de VeĂculos Automotores). A medida prudencial ajudou a descobrir que o carro jĂ¡ havia sido objeto de furto, recuperado e vendido ao proprietĂ¡rio que fez o anĂºncio.
“Com os dados da Checkauto foi possĂvel ter um histĂ³rico bem abrangente, e assegurar a procedĂªncia do veĂculo. Isso foi muito importante na decisĂ£o de compra, pois obtive informações de que a documentaĂ§Ă£o estava em ordem, incluindo o boletim de ocorrĂªncia. O procedimento foi decisivo para fechar o negĂ³cio com tranquilidade”, relata o paranaense.
Casos de histĂ³rico de procedĂªncia com roubo e furto, como o de Souza, foram, juntamente com o de leilĂ£o e veĂculos baixados, os destaques nas consultas realizadas pela Checkauto em outubro. No perĂodo, a companhia evitou mais de R$ 1,1 bilhĂ£o de danos ao bolso dos consumidores. Do total, cerca de R$ 95 milhões foram referentes Ă identificaĂ§Ă£o de veĂculos com alguma restriĂ§Ă£o de roubo/furto, leilĂ£o e veĂculos baixados.
Segundo o levantamento da Checkauto, do total de consultas realizadas, 1% solicitou informações relacionadas a veĂculos baixados, e outros 9% tiveram ligaĂ§Ă£o com histĂ³rico de leilĂ£o. “Ainda Ă© preciso fazer um trabalho profundo para conscientizar o consumidor brasileiro sobre o problema, e minimizar os riscos que ele corre ao fazer uma compra sem verificar o histĂ³rico. Diversos veĂculos circulam no mercado, mesmo estando com o chassi baixado”, ressalta Mario CĂ¡ssio Vieira Mauricio, COO (Chief Operations Officer). De acordo com ele, a identificaĂ§Ă£o desse tipo de restriĂ§Ă£o Ă© primordial para que o comprador nĂ£o tenha problemas de ordem judicial.
O executivo explica que as ocorrĂªncias com relaĂ§Ă£o a roubo e furto estĂ£o em ritmo crescente desde o inĂcio do ano e, em outubro, representaram 4% do total de consultas realizadas.
“Uma anĂ¡lise mais aprofundada, por meio de uma consulta Ă base de dados da Checkauto, pode evitar prejuĂzos reais ao bolso do cliente. A falta de parĂ¢metro e dados a respeito de um veĂculo seminovo e/ou usado dificulta qualquer negociador a tomar uma decisĂ£o segura. Os riscos relativos Ă procedĂªncia do veĂculo sĂ£o incertos. Quem opta por adquirir um carro sem verificar se hĂ¡ restrições corre o risco de desembolsar ainda mais, alĂ©m da dor de cabeça”, finaliza Mauricio.
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