Volkswagen do Brasil comemora a produĂ§Ă£o histĂ³rica de 1.000.000 de unidades da Saveiro

- Lançada em 1982, a pick-up Saveiro foi o Ăºltimo modelo a integrar a famĂ­lia Gol 
- A Nova Saveiro, lançada em abril, apresenta a linguagem global de design da marca Volkswagen 
- Com investimentos de R$ 250 milhões a Nova Saveiro ganhou uma Ă¡rea exclusiva de ArmaĂ§Ă£o na fĂ¡brica Anchieta, inaugurada em maio

Texto e fotos: Volkswagen
 
A Volkswagen do Brasil acaba de completar a marca histĂ³rica de 1 milhĂ£o de unidades da pick-up Saveiro produzidas no Brasil. Com 60.374 unidades de janeiro a outubro de 2013, a pick-up Ă© o modelo mais vendido da marca no segmento de comerciais leves. Nos dez primeiros meses de 2013, as vendas da Volkswagen cresceram 9% nesse segmento na comparaĂ§Ă£o com o mesmo perĂ­odo de 2012. Um Ă­ndice que superou a evoluĂ§Ă£o da prĂ³pria indĂºstria no segmento, que foi de 5% no mesmo perĂ­odo.


“Este ano lançamos a Nova Saveiro que chegou para fortalecer a nossa participaĂ§Ă£o no segmento de comerciais leves. Com um novo design a pick-up estĂ¡ agora alinhada aos demais integrantes da famĂ­lia Gol e com mais inovações tecnolĂ³gicas exclusivas em seu segmento de mercado. A principal delas Ă© a nova arquitetura eletrĂ´nica, que permitiu a utilizaĂ§Ă£o de novos recursos de segurança, conforto e tecnologia inĂ©ditos na categoria”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil Thomas Schmal

Nova Saveiro Linha 2014
Em abril deste ano, a Saveiro ganhou novo visual na linha 2014, com diversas modificações, alinhando o modelo com os demais integrantes da famĂ­lia Gol e com a linguagem global de design da marca Volkswagen. Ao mesmo tempo, a Nova Saveiro recebeu mais itens de sĂ©rie e inovações tecnolĂ³gicas exclusivas em seu segmento de mercado.


Entre as mudanças visuais mais importantes estĂ¡ o novo para-choque dianteiro, que reforça a imagem de robustez do veĂ­culo. TambĂ©m completamente novos sĂ£o o capĂ´ e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos os detalhes exclusivos do utilitĂ¡rio.


A Nova Saveiro estĂ¡ disponĂ­vel nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida; alĂ©m das versões Trooper e da Cross, ambas com cabine estendida.

Nova armaĂ§Ă£o

O lançamento da Nova Saveiro criou uma demanda superior que resultou em um investimento de R$ 250 milhões para a construĂ§Ă£o de uma Ă¡rea de ArmaĂ§Ă£o exclusiva para o modelo. A nova ArmaĂ§Ă£o (onde sĂ£o montadas e soldadas as carrocerias) jĂ¡ estĂ¡ em operaĂ§Ă£o na fĂ¡brica Anchieta, em SĂ£o Bernardo do Campo (SP).


Com a mais alta tecnologia disponĂ­vel na indĂºstria automotiva mundial, a ArmaĂ§Ă£o da Nova Saveiro Ă© a mais avançada da Volkswagen do Brasil, com o mesmo nĂ­vel tecnolĂ³gico da linha onde Ă© produzido o Novo Golf, em Wolfsburg, na Alemanha.


Saveiro, 31 anos do trabalho ao lazer
Lançada em 1982 nas versões S e LS, a pick-up Saveiro foi o Ăºltimo modelo a integrar a famĂ­lia Gol. Desenvolvida com o objetivo de transportar cargas nas cidades e rodovias, tornou-se tambĂ©m um veĂ­culo diferenciado para o esporte e o lazer. O nome foi inspirado em uma embarcaĂ§Ă£o que transporta passageiro e carga, fazendo jus Ă  funcionalidade do carro.
Em seu lançamento, a Saveiro era equipada com motor refrigerado a ar de quatro cilindros contrapostos horizontais, com 1.600 cm³, e cĂ¢mbio de quatro marchas. Em 1985, ganhou o primeiro motor com arrefecimento lĂ­quido, tambĂ©m com 1.600 cm³, com quatro cilindros em linha, com cĂ¢mbio manual de cinco marchas.
Em 1987 passou a ter trĂªs novos modelos: C, CL e GL e em 1991 ganhou a janela traseira deslizante. Entre 1989 e 1991, a Saveiro teve uma versĂ£o movida a diesel que foi bem acolhida, porĂ©m deixou de ser fabricada por causa da mudança da legislaĂ§Ă£o, que restringiu o uso do diesel.
Em 1997, recebeu a injeĂ§Ă£o de combustĂ­vel eletrĂ´nica multiponto, melhorando o consumo e reduzindo as emissões de poluentes. Em 1999, chegaram os airbags, importante item de segurança, e a disponibilidade de ar-condicionado para todas as versões.
A 4ª geraĂ§Ă£o chegou em 2006. Totalmente renovada, baseada no Novo Gol, a quinta geraĂ§Ă£o da Saveiro chegou em 2009, com o motor EA111 1.6 VHT montado transversalmente e a transmissĂ£o MQ200. Nessa nova geraĂ§Ă£o o modelo passou a oferecer tambĂ©m carroceria com cabine estendida.

Carreira Internacional
A exportaĂ§Ă£o da Saveiro começou no mesmo ano do seu lançamento (1982). Hoje, Ă© o 5º mais exportado da marca com um total de 171.410 unidades em toda histĂ³ria, para 62 mercados.