O Macan


A Porsche estĂ¡ ampliando a sua linha de produtos com o objetivo de incluir uma categoria de veĂ­culo completamente nova. O Macan Ă© o primeiro modelo da Porsche a integrar o segmento de SUV compacto e, muito provavelmente, estabelecerĂ¡ novos padrões no campo de dinĂ¢mica e prazer de direĂ§Ă£o, tanto nas estradas pavimentadas como em terreno desnivelado. O Macan combina as caracterĂ­sticas tradicionais de manobra que identificam a Porsche: aceleraĂ§Ă£o mĂ¡xima e alto poder de frenagem, ampla potĂªncia de motor, extrema agilidade e precisĂ£o ideal de direĂ§Ă£o. AlĂ©m disso, todas essas caracterĂ­sticas sĂ£o combinadas com um alto nĂ­vel de conforto e praticidade para o uso diĂ¡rio. O DNA esportivo do Macan, como de todos os veĂ­culos da Porsche, pode ser imediatamente reconhecido no seu design. O veĂ­culo utilitĂ¡rio esportivo Ă© incomparĂ¡vel em virtude de seu contorno plano e amplo. O capĂ´ envolvente e a linha levemente inclinada do teto acentuam a impressĂ£o global de elegĂ¢ncia esportiva e dinĂ¢mica poderosa. Muitos dos elementos do design foram reproduzidos de outros carros esportivos da Porsche e aprimorados para o Macan, tornando claro, desde o primeiro olhar, que o Porsche Macan Ă© o primeiro carro esportivo no segmento de SUV compacto. O Macan Ă© “Made in Germany”, produzido na fĂ¡brica de Leipzig. A Porsche investiu 500 milhões de euros na fĂ¡brica e iniciou no local uma linha de produĂ§Ă£o, configurada para produzir cerca de 50.000 veĂ­culos por ano – todos fabricados de acordo com a mais elevada precisĂ£o e com o nĂ­vel de qualidade mais avançado, o que Ă© de se esperar da Porsche

Texto e fotos: Porsche

Na Ă©poca do seu lançamento para o mercado, o Macan estarĂ¡ disponĂ­vel em trĂªs modelos. O Macan S estĂ¡ equipado com um motor V6 biturbo de 3,0 litros, com uma potĂªncia de 340 cv, contando tambĂ©m com traĂ§Ă£o ativa nas quatro rodas controlada eletronicamente e com uma embreagem de mĂºltiplos discos de mapa controlado. A traĂ§Ă£o nas quatro rodas, aliĂ¡s, Ă© uma caracterĂ­stica comum a todas as versões do Macan. Uma transmissĂ£o de dupla embreagem com sete marchas transfere a potĂªncia conforme necessĂ¡rio e quase sem interrupções na força de traĂ§Ă£o, permitindo que o veĂ­culo acelere de 0 a 100 km in 5,4 segundos (ou 5,2 segundos quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono). O veĂ­culo alcança uma velocidade mĂ¡xima de 254 km/h, e seus valores de consumo de combustĂ­vel de acordo com o novo ciclo de direĂ§Ă£o europeu, ou NCDE, ficam entre 11,1 e 11,5 km/l, o que corresponde a um nĂ­vel de emissões de CO2 entre 212 a 204 g/km.


O Macan S Diesel Ă© o corredor de longa distĂ¢ncia econĂ´mico dentre as trĂªs versões do Macan. Seu motor turbodiesel V6 de 3,0 litros obtĂ©m valores de consumo de combustĂ­vel de acordo com o NCDE que ficam entre 15,9 e 16,4 km/l, o que corresponde a emissões de CO2 entre 164 e 159 g/km. Mesmo assim, o Macan S Diesel acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos (ou 6,1 segundos quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono), graças a seu motor de 258 cv atingindo a velocidade mĂ¡xima de 230 km/h.


JĂ¡ a versĂ£o topo de linha do modelo Macan, o Macan Turbo, provavelmente serĂ¡ o veĂ­culo mais potente no segmento de SUV compacto. O motor V6 biturbo de 3,6 litros, que estĂ¡ sendo usado pela primeira vez em um modelo Porsche, gera inigualĂ¡veis 400 cv de potĂªncia e catapulta o veĂ­culo de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Quando equipado com o pacote Sport Chrono, Ă© possĂ­vel atĂ© mesmo alcançar essa velocidade em 4,6 segundos. Embora a velocidade mĂ¡xima seja 266 km/h, os valores de consumo de combustĂ­vel do Macan Turbo, de acordo com o NCDE, ficam entre 10,8 e 11,2 km/l, o que equivale a emissões de CO2 entre 216 e 208 g/km.


Macan significa tigre no idioma indonĂ©sio, e o veĂ­culo realmente age de acordo com seu nome: poderoso e pronto para atacar a todo o momento, mas Ă¡gil e tenaz em terrenos off-road. O mais recente estĂ¡gio de evoluĂ§Ă£o da traĂ§Ă£o nas quatro rodas, conhecido como gestĂ£o de traĂ§Ă£o da Porsche (Porsche Traction Management ou PTM), gerou um dos sistemas de direĂ§Ă£o mais poderosos do mundo. Com o lançamento do Macan, a Porsche agora oferece veĂ­culos esportivos com traĂ§Ă£o nas quatro rodas, abrangendo uma gama sem precedentes.
Um olhar na ficha tĂ©cnica de desempenho revela que o Macan foi concebido tendo em mente a agilidade. Outras caracterĂ­sticas inconfundĂ­veis do veĂ­culo incluem suas proporções, o design e os pneus mistos nas rodas grandes. Os motores, sistemas de acionamento e o Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas fazem com que as caracterĂ­sticas do veĂ­culo se traduzam de modo dinĂ¢mico e eficiente tanto nas estradas como em terrenos off-road, fazendo com que ele seja uma verdadeira experiĂªncia de direĂ§Ă£o Porsche. Os bancos do motorista e do passageiro estĂ£o colocados em uma posiĂ§Ă£o baixa, tĂ­pica dos carros esportivos.


A variaĂ§Ă£o de equipamentos que vĂªm de fĂ¡brica no Macan Ă© abrangente e inclui traĂ§Ă£o nas quatro rodas, PDK, volante esportivo multifuncional com alavancas de troca de marcha, rodas grandes, sistema de Ă¡udio de alto desempenho e um porta-malas que pode ser acionado eletricamente. A lista de equipamentos especiais opcionais oferece ainda mais destaques como, por exemplo, o sistema de suspensĂ£o a ar, que o Macan ostenta exclusivamente em seu segmento. Outro sistema Ă© o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) de vetoramento do torque, que foi especialmente adaptado para o Macan. O sistema distribui diversos nĂ­veis de torque de direĂ§Ă£o Ă s rodas traseiras e trabalha em conjunto com um bloqueio de diferencial no eixo traseiro, controlado eletronicamente. A lista de opções Porsche inclui ainda o bastante procurado farol alto dinĂ¢mico, que faz parte do sistema de iluminaĂ§Ă£o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) e que ajusta de maneira contĂ­nua o nĂ­vel dos farĂ³is de acordo com o trĂ¡fego Ă  frente e em direĂ§Ă£o contrĂ¡ria.

Design: profundamente enraizado no legado de carros esportivos da Porsche
A herança dos carros esportivos no Macan fica evidente em muitos detalhes de seu design. Os projetistas utilizaram todos os recursos disponĂ­veis para fazer com que as dimensões e as linhas do modelo confirmem esta declaraĂ§Ă£o. O resultado pode ser resumido em duas palavras tradicionais para um carro esportivo: amplo e baixo. O design incorpora esportividade, dinamismo e precisĂ£o Ă  elegĂ¢ncia e construĂ§Ă£o de baixo peso. Linhas arredondadas sĂ£o combinadas com bordas de precisĂ£o estrategicamente posicionadas. Com suas proporções harmoniosas, a aparĂªncia do Macan Ă© compacta, poderosa e rente ao chĂ£o.
Mesmo quando estĂ¡ parado, detalhes de design tomados dos carros esportivos Porsche destacam o que o Macan tem a oferecer em termos de desempenho. Por exemplo, o formato de janela lateral e a linha descendente do teto na traseira do carro, conhecida como a linha de extensĂ£o da Porsche, sĂ£o uma indicaĂ§Ă£o clara do 911. As asas traseiras tambĂ©m tĂªm o perfil suave do 911.
O 918 Spyder Ă© considerado o veĂ­culo que evoluiu ainda mais o DNA do design Porsche. O Macan adota esta mesma caracterĂ­stica, e o formato bĂ¡sico de seus farĂ³is principais se baseia no do 918 Spyder, enquanto as lĂ¢minas na parte inferior das portas dianteiras e traseiras relembram as junções rebaixadas das portas do supercarro esportivo hĂ­brido. Por dentro, o Macan vem equipado de fĂ¡brica com um volante esportivo multifuncional, cujo desenho Ă© completamente novo e se baseia no 918 Spyder.


O visual lateral, com sua linha de teto esportiva rebaixada, cria um perfil agudo e enfatiza a natureza dinĂ¢mica do veĂ­culo, enquanto as linhas de design que vĂ£o em direĂ§Ă£o Ă  parte traseira do veĂ­culo acentuam as asas amplas e esculpidas. Com os chamados Window Graphics - as bordas de todas as superfĂ­cies de vidro laterais - e o formato do pilar D, estas linhas de design sĂ£o uma indicaĂ§Ă£o do design do 911.
Outro destaque no design da lateral do carro, e outro meio de personalizar o veĂ­culo, sĂ£o as lĂ¢minas na parte inferior das portas dianteiras e traseiras, elementos de inserĂ§Ă£o formados dinamicamente, que sĂ£o colocadas Ă  disposiĂ§Ă£o em diferentes materiais. O desenho destas lĂ¢minas laterais lembra as junções rebaixadas das portas do 918 Spyder, bem como o protetor de entrada da porta dianteira. Combinado com as maçanetas sofisticadas, isto faz com que as portas pareçam ser mais estreitas e significativamente mais esportivas e dinĂ¢micas.
No Macan S e no Macan S Diesel, as lĂ¢minas laterais vĂªm pintadas de fĂ¡brica na cor preta, ou Lava Black. No Macan Turbo, as lĂ¢minas laterais vĂªm pintadas na mesma cor externa do carro (um opcional para o Macan S e o Macan S Diesel), o que acrescenta elegĂ¢ncia clĂ¡ssica ao seu visual. LĂ¢minas laterais em carbono verdadeiro, disponĂ­veis como opcional para todas as versões, dĂ£o mais Ăªnfase ao carĂ¡ter esportivo do Macan.
Outro detalhe atraente no design do Macan Ă© a soleira lateral contĂ­nua. Junto ao spoiler de teto longo na cor preta, este elemento enfatiza o design fluido do veĂ­culo. Os pneus mistos tĂªm 265 mm de largura no eixo dianteiro e 295 mm de largura no eixo traseiro. Com as rodas de atĂ© 21 polegadas, os pneus tambĂ©m realçam as intenções esportivas do Macan.
Com suas linhas sutis e curvas harmoniosas, a traseira do carro Ă© uma uniĂ£o entre a esportividade e a elegĂ¢ncia. Foi propositadamente projetada para ser uma Ă¡rea ampla e sem muitas interferĂªncias, para dar ao veĂ­culo um visual maior. Para conseguir manter este visual ininterrupto, a alavanca de abertura do porta-malas foi escondida embaixo do limpador do para-brisa, e a placa estĂ¡ na parte inferior traseira.
Os farĂ³is traseiros do Macan sĂ£o outra caracterĂ­stica atraente, ostentando um design tridimensional extremamente compacto e tecnologia LED, outra referĂªncia ao 918 Spyder. O difusor traseiro em todas as versões Ă© acompanhado em ambos os lados por escapamentos duplos - redondos no Macan S e no Macan S Diesel, e quadrados no Turbo. Todas as versões tĂªm um escapamento esportivo feito de aço inoxidĂ¡vel cromado como opcional.

Interior esportivo e de alta qualidade
O enfoque no aspecto Ă¡gil e amplo continua no interior do Porsche Macan. Linhas sofisticadas, transições precisas e trabalho manual de alta qualidade criam uma fusĂ£o harmoniosa entre esportividade, qualidade e elegĂ¢ncia.
Desde os bancos dianteiros rebaixados, o console central em declive e o conceito de mostrador e operaĂ§Ă£o atĂ© a ampla gama de opções de personalizaĂ§Ă£o, o interior oferece tanto um senso de familiaridade como novas caracterĂ­sticas atraentes, como por exemplo o novo volante esportivo multifuncional.
A cabine conta com todas as caracterĂ­sticas tradicionais de um carro esportivo. O olhar Ă© imediatamente atraĂ­do para o volante esportivo multifuncional que vem de fĂ¡brica, cujo desenho Ă© completamente novo e baseado no 918 Spyder. Outros botões multifuncionais que vĂªm de fĂ¡brica sĂ£o para o telefone, rĂ¡dio e computador de bordo, que ao lado das alavancas de troca de marcha ergonomicamente posicionadas garantem que as mĂ£os do motorista estejam sempre liberadas para permanecer no volante fazendo com que sua concentraĂ§Ă£o continue na estrada.
TrĂªs mostradores redondos com um tacĂ´metro situado na posiĂ§Ă£o central formam o painel de instrumentos. O tubo no lado direito abriga uma tela colorida de 4,8 polegadas de alta resoluĂ§Ă£o. Como seria de se esperar, o botĂ£o para igniĂ§Ă£o estĂ¡ situado no lado esquerdo do volante, o que Ă© tradicional nos carros da Porsche. O console central em declive com o seletor de marchas em uma posiĂ§Ă£o elevada, comumente encontrado nos carros de corrida, traz o motorista ainda mais para dentro da cabine. Os botões das funções mais importantes estĂ£o reunidos em grupos lĂ³gicos no console central, permitindo uma operaĂ§Ă£o simples e intuitiva das funções individuais.

O Porsche Doppelkupplung (PDK) vem de fĂ¡brica
Pela primeira vez em um novo modelo da Porsche, todas as versões do Macan vĂªm de fĂ¡brica com o Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas de alto desempenho. As vantagens deste desenho de transmissĂ£o incluem um excelente desempenho de partida, trocas de marchas extremamente rĂ¡pidas sem qualquer interrupĂ§Ă£o na força de traĂ§Ă£o, tempos de reaĂ§Ă£o curtos, baixo consumo de combustĂ­vel e um conforto excepcional durante a troca das marchas. Da mesma forma como para praticamente todos os veĂ­culos da Porsche que incluem o PDK, existem duas caixas de cĂ¢mbio: no lado direito, o nĂ­vel de troca de marchas necessĂ¡rio Ă© acionado atravĂ©s de um seletor de marchas tradicional da Porsche, enquanto que a do lado esquerdo pode ser acionada manualmente ou com as alavancas de troca de marcha no volante, que vĂªm de fĂ¡brica.

TraĂ§Ă£o ativa nas quatro rodas e Porsche Traction Management (PTM)
A traĂ§Ă£o ativa nas quatro rodas faz parte do sistema de gestĂ£o da traĂ§Ă£o Porsche (Porsche Traction Management, PTM) e vem de fĂ¡brica em todas as versões do Macan. Junto aos outros elementos do sistema, como a embreagem de mĂºltiplos discos de mapa controlado, controlada eletronicamente, o diferencial de freio automĂ¡tico (Automatic Brake Differential, ABD) e o ajuste antiderrrapagem (Anti-Slip Regulation, ASR), a traĂ§Ă£o nas quatro rodas cuida da traĂ§Ă£o e da segurança.


O sistema de traĂ§Ă£o nas quatro rodas Ă© um dos sistemas com tempo de resposta mais rĂ¡pidos no mercado e seu desenho realça as caracterĂ­sticas de carro esportivo do Macan. O eixo traseiro Ă© sempre manobrado e o eixo dianteiro recebe seu torque de direĂ§Ă£o do eixo traseiro, e o torque depende da razĂ£o de travamento da embreagem de mĂºltiplos discos controlada eletronicamente.

Modo off-road com o apertar de um botĂ£o
O modo off-road vem de fĂ¡brica no Macan, e a funĂ§Ă£o Ă© acionada com o apertar de um botĂ£o no console central, nas velocidades de zero a 80 km/h. Esta funĂ§Ă£o troca todos os sistemas relevantes para um programa off-road orientado pela traĂ§Ă£o. Por exemplo, as revoluções de troca e as marchas sĂ£o direcionadas para terem um nĂ­vel mais acentuado de traĂ§Ă£o, a embreagem Ă© prĂ©-tensionada a um grau mais elevado para poder oferecer mais rapidamente o torque de direĂ§Ă£o adequado ao eixo dianteiro. A divisĂ£o padrĂ£o do torque entre os eixos dianteiro e traseiro, bem como a resposta do pedal do acelerador, tambĂ©m sĂ£o adaptadas Ă s condições off-road. AlĂ©m disso, a distĂ¢ncia atĂ© o solo pode ser facilmente aumentada em 40 milĂ­metros acima do seu nĂ­vel normal graças ao chassi com suspensĂ£o a ar opcional, o que oferece uma distĂ¢ncia mĂ¡xima atĂ© o solo de 230 milĂ­metros.

OpĂ§Ă£o: Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus)
O sistema de vetoramento do torque Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) foi especialmente adaptado para o Macan com o objetivo de melhorar a dinĂ¢mica e a estabilidade de direĂ§Ă£o. O PTV Plus usa uma divisĂ£o variĂ¡vel do torque padrĂ£o nas rodas traseiras, combinada com um bloqueio de diferencial no eixo traseiro controlado eletronicamente. Em resposta ao Ă¢ngulo e Ă  velocidade de esterçamento, Ă  posiĂ§Ă£o do pedal do acelerador, Ă  proporĂ§Ă£o de guinada e Ă  velocidade do veĂ­culo, o PTV Plus melhora o comportamento do esterçamento e a precisĂ£o do esterçamento atravĂ©s de intervenções direcionadas no freio na parte interna das rodas traseiras para melhorar a agilidade. Isso faz com que a parte externa das rodas traseiras receba uma maior força de propulsĂ£o, permitindo assim um maior impulso de manobra no volante. O resultado Ă© um esterçamento direto e dinĂ¢mico nas curvas. O PTV Plus tambĂ©m exerce um impacto positivo quando o Macan enfrenta terrenos off-road: o giro da roda traseira em terreno macio Ă© reduzido atravĂ©s de intervenções direcionadas de travamento e frenagem.

O botĂ£o Sport vem de fĂ¡brica
Todas as versões do Macan vĂªm de fĂ¡brica com o botĂ£o Sport, que pode ser encontrado no console central, Ă  esquerda do seletor de marchas. Quando o botĂ£o Sport Ă© pressionado, o sistema de gestĂ£o eletrĂ´nica do motor faz com que a resposta do motor seja ainda mais rĂ¡pida: um toque no pedal do acelerador resulta em uma resposta notavelmente mais direta pelo motor, o limitador de rotações Ă© configurado para ter um nĂ­vel mais especĂ­fico e a dinĂ¢mica do motor assume uma sensaĂ§Ă£o esportiva. AlĂ©m disso, o PDK permite que os pontos de troca de marcha ocorram em uma faixa de velocidade mais elevada, acrescentando um toque ainda mais esportivo. Os tempos de resposta sĂ£o mais curtos, e as trocas de marcha mais definidas e instantĂ¢neas, particularmente durante as reduções das marchas com a embreagem dupla. O som do motor tambĂ©m foi adaptado para soar ainda mais robusto. AlĂ©m disso, o sistema de controle de chassi por gestĂ£o de suspensĂ£o ativa da Porsche (Porsche Active Suspension Management, PASM) (que faz parte do equipamento que vem de fĂ¡brica no Macan Turbo) estĂ¡ configurado no modo esportivo para proporcionar uma sensaĂ§Ă£o mais esportiva Ă  suspensĂ£o e ao esterçamento direto, oferecendo assim caracterĂ­sticas de manobra ainda mais Ă¡geis.

OpĂ§Ă£o: pacote Sport Chrono
O pacote opcional Sport Chrono oferece um melhor desempenho com o apertar de um botĂ£o. O pacote Sport Chrono permite que o chassi, o motor e a transmissĂ£o sejam sintonizados a um nĂ­vel ainda mais esportivo, acompanhado por um som ainda mais emocionante. O pacote Sport Chrono Ă© caracterizado por um cronĂ´metro analĂ³gico e digital no painel de instrumentos, bem como com outro botĂ£o Sport Plus localizado no console central. Outro elemento do pacote Ă© o mostrador do desempenho no sistema opcional de gestĂ£o de comunicaĂ§Ă£o da Porsche (Porsche Communication Management, PCM), que oferece informações sobre o tempo total de direĂ§Ă£o, a distĂ¢ncia percorrida na volta atual ou o tempo que leva para completar cada volta, por exemplo. A funĂ§Ă£o “Launch Control” tambĂ©m estĂ¡ incluĂ­da: esta funĂ§Ă£o permite obter um nĂ­vel de aceleraĂ§Ă£o similar ao necessĂ¡rio para dar a largada em uma corrida. Esta vantagem melhorou em 0,2 segundos o tempo de aceleraĂ§Ă£o padrĂ£o necessĂ¡rio para ir de zero a 100 km/h em todas os modelos. A funĂ§Ă£o “Launch Control” permite obter melhores tempos de volta e uma melhor distribuiĂ§Ă£o entre conforto e esportividade no momento em que o veĂ­culo Ă© manobrado, garantindo assim ainda mais prazer ao dirigir.

TrĂªs versões de chassi para o Macan
O Macan conta com trĂªs versões de chassi Ă  disposiĂ§Ă£o. O desenho das molas de aço atende aos padrões mais exigentes de desempenho, prazer de dirigir, capacidade de transitar por terrenos off-road e conforto. A consistente filosofia de construĂ§Ă£o de baixo peso, incorporada pelos eixos e componentes de chassi de alumĂ­nio, contribui para uma maior dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o e conforto. O eixo dianteiro se baseia em um desenho com cinco braços (five-link) pelo qual o eixo traseiro Ă© formado por um desenho trapezoidal de braços. No eixo traseiro, uma disposiĂ§Ă£o separada das molas e amortecedores no suporte para roda melhora o conforto na viagem e a resposta de manobra pelos amortecedores. Esta disposiĂ§Ă£o Ă© tambĂ©m responsĂ¡vel pela ampla capacidade de carga no porta-malas.
A segunda versĂ£o do chassi do Macan Ă© uma combinaĂ§Ă£o do desenho das molas de aço e do sistema PASM, que vem de fĂ¡brica na versĂ£o topo de linha, Macan Turbo. O PASM pode ser selecionado como opĂ§Ă£o no Macan S e no Macan S Diesel. A combinaĂ§Ă£o do desenho das molas de aço e do sistema PASM permite que o veĂ­culo atinja, com ainda mais eficiĂªncia, elevados padrões de conforto em longas distĂ¢ncias, desempenho e agilidade. Esta variante de chassi tambĂ©m proporciona uma distribuiĂ§Ă£o significativamente melhor do amortecimento da suspensĂ£o entre os trĂªs programas do PASM de “Comfort”, “Sport” e “Sport Plus”, apenas com o apertar de um botĂ£o.

PASM (Porsche Active Suspension Management)
O sistema ajustĂ¡vel de absorĂ§Ă£o de choque PASM, controlado eletronicamente, aumenta o prazer de dirigir, a segurança e o conforto, e faz parte do equipamento de fĂ¡brica do Macan Turbo. O sistema regula de maneira ativa e contĂ­nua a força de amortecimento nos eixos dianteiros e traseiros. Os veĂ­culos normalmente demonstram um movimento notĂ¡vel da carroceria em resposta a um estilo de direĂ§Ă£o muito dinĂ¢mico que envolve fases de aceleraĂ§Ă£o e frenagem bruscas ou quando estĂ¡ em terrenos off-road. O PASM foi projetado para intervir e reduzir o movimento da carroceria. Dependendo da sua preferĂªncia e necessidades, os motoristas podem escolher entre trĂªs programas: “Comfort”, “Sport” e “Sport Plus”.

SuspensĂ£o a ar: exclusiva neste segmento de mercado
A terceira versĂ£o de chassi do Porsche Macan, e exclusiva neste segmento de veĂ­culos, Ă© a suspensĂ£o a ar opcional que inclui um sistema de nivelamento, ajuste de altura e o PASM. Esta variante de chassi tambĂ©m atende aos nĂ­veis mais exigentes de conforto, esportividade e desempenho, e coloca o veĂ­culo na pole position quando comparado a todos os outros desenhos de chassi.
Quando comparado ao desenho com molas de aço, o Macan com suspensĂ£o a ar fica 15 milĂ­metros abaixo do Normal Level e, devido ao centro de gravidade associado mais baixo, ele oferece tanto uma melhor dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o como mais conforto. A suspensĂ£o a ar mantĂ©m automaticamente uma posiĂ§Ă£o consistente do veĂ­culo, independente da distribuiĂ§Ă£o da carga. A altura atĂ© o solo pode ser ajustada em trĂªs nĂ­veis diferentes, conforme necessĂ¡rio: “High Level I”, “Normal Level” e “Low Level”. No nĂ­vel “High Level I”, o veĂ­culo fica 40 milĂ­metros acima do “Normal Level”, com uma distĂ¢ncia mĂ¡xima atĂ© o solo de 230 milĂ­metros. Esta opĂ§Ă£o Ă© acionada pelo botĂ£o off-road e pode ser usada em velocidades entre zero a 80 km/h.

Freios poderosos oferecem um nĂ­vel de desempenho de primeira categoria
Os freios do Porsche Macan fazem jus ao nĂ­vel de desempenho excepcional do veĂ­culo. Atendendo aos padrões normalmente elevados estabelecidos pela marca, o Macan se destaca com o sistema de frenagem mais poderoso de seu segmento de mercado. O Macan utiliza freios dianteiros com pinça fixa de seis pistões, com pinças de freio monobloco de alumĂ­nio. As pinças de freio do Macan S e do Macan S Diesel pressionam discos de freio com 350 milĂ­metros de diĂ¢metro, enquanto os discos de freio do Turbo tĂªm 360 milĂ­metros de diĂ¢metro. Em todos os modelos, a aĂ§Ă£o de frenagem na parte traseira Ă© proporcionada por pinças de freio flutuantes, com um freio de mĂ£o elĂ©trico integrado. Os discos de freio traseiros do Macan S e do Macan S Diesel tĂªm 330 milĂ­metros de diĂ¢metro e os discos de freio traseiros do Turbo, 365 milĂ­metros de diĂ¢metro. O freio de mĂ£o elĂ©trico oferece mais conforto e segurança ao estacionar o veĂ­culo. O freio de mĂ£o Ă© liberado automaticamente quando o veĂ­culo sai do lugar. Outra caracterĂ­stica que estĂ¡ sendo lançada Ă© a funĂ§Ă£o Hold.

Pneus mistos: benefĂ­cios funcionais e visuais
A utilizaĂ§Ă£o dos pneus no Macan Ă© tradicional de carros esportivos: o veĂ­culo Ă© projetado para usar pneus mistos com dimensões diferentes nos eixos dianteiro e traseiro. Os pneus mistos enfatizam o visual de carro esportivo do Porsche Macan e tambĂ©m oferecem algumas vantagens funcionais: combinados com o sistema de traĂ§Ă£o nas quatro rodas projetado para veĂ­culos com traseira pesada, os pneus largos no eixo traseiro aumentam a traĂ§Ă£o e melhoram a estabilidade de direĂ§Ă£o. Os pneus dianteiros mais estreitos permitem que sejam realizadas manobras de esterçamento esportivas, porĂ©m precisas, o que tambĂ©m contribui com a agilidade do veĂ­culo. Em geral, os pneus mistos desempenham uma funĂ§Ă£o essencial sobre o excelente desempenho de direĂ§Ă£o do Macan. Pneus 235/60 R 18 (dianteira) e 255/55 R 18 (traseira) vĂªm de fĂ¡brica no Macan S e no Macan S Diesel, enquanto que o Macan Turbo conta com pneus 235/55 R 19 (dianteira) e 255/50 R 19 (traseira).
As rodas disponĂ­veis para o Porsche Macan representam perfeitamente esta caracterĂ­stica, tambĂ©m nas estradas. Existe uma ampla gama de rodas com designs atraentes Ă  escolha. Esta gama inclui rodas de atĂ© 21 polegadas, que estĂ£o disponĂ­veis para todas as versões do Macan.

Sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica
O sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica – pela primeira vez utilizado em um SUV da Porsche – permite que o Macan seja dirigido de modo preciso e mais direto, com a agilidade de resposta tradicional da marca Porsche, em todas as situações de direĂ§Ă£o. O sistema de direĂ§Ă£o tambĂ©m oferece diversos benefĂ­cios relacionados ao consumo de combustĂ­vel: em comparaĂ§Ă£o com os sistemas de direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica convencionais, o sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica economiza atĂ© 0,1 litro de combustĂ­vel por 100 quilĂ´metros, jĂ¡ que o sistema apenas exige energia para esterçar. Um efeito importante Ă© o fato de que o Macan pode ser equipado com um sistema que avisa quando o carro sai da faixa, que trabalha em conjunto com o sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica e controla as intervenções de esterçamento ativa quando elas sĂ£o necessĂ¡rias.

Carroceria: desenvolvida para o carro esportivo dentro do segmento de SUV compacto
Uma consideraĂ§Ă£o essencial no desenvolvimento da carroceria do Macan foi a meta de criar um veĂ­culo que mostrasse imediatamente que Ă© um Porsche quando comparado a outros SUV compactos, ou seja, criar um carro esportivo para este segmento de mercado. Esta meta certamente foi alcançada, como demonstrado por diversas caracterĂ­sticas do veĂ­culo. Por exemplo, o capĂ´ cobre os arcos das rodas e embute os farĂ³is principais, fazendo com que a dianteira do carro tenha um visual amplo e robusto. As linhas de design nĂ­tidas e avançadas no capĂ´ enfatizam ainda mais a largura do veĂ­culo. A carroceria Ă© totalmente fabricada em alumĂ­nio, o que oferece uma reduĂ§Ă£o no peso e, portanto, contribui para uma maior eficiĂªncia e dinamismo.

Interior e equipamento: equipamento excepcional de alta qualidade
O espaço para os passageiros no Porsche Macan inclui a tendĂªncia atual do design dos carros esportivos da Porsche, proporcionando um visual de primeira categoria. Entre os equipamentos oferecidos no interior estĂ¡ o sistema de som surround Burmester de alto desempenho, disponĂ­vel pela primeira vez em um veĂ­culo desta categoria. Outras novas opções de equipamento incluem o sistema que avisa quando o carro sai da faixa e o sistema que ajuda o motorista na troca de faixas. Funções como o piloto automĂ¡tico adaptĂ¡vel (Adaptive Cruise Control, ACC) com o sistema Porsche Active Safe (PAS) oferecem ainda mais conforto e segurança.
A ergonomia respalda a direĂ§Ă£o esportiva: o console central em declive e a posiĂ§Ă£o do banco do motorista garantem uma distĂ¢ncia muito curta entre o volante e o seletor de marchas, fazendo com que o motorista agora fique ainda mais integrado ao interior, graças ao fato de que o seletor de marchas estĂ¡ montado em uma posiĂ§Ă£o elevada, tradicionalmente encontrada nos carros de corrida. Os controles de todas as funções e ajustes principais estĂ£o reunidos em grupos lĂ³gicos no console central, sendo que os botões podem ser facilmente alcançados para garantir uma operaĂ§Ă£o rĂ¡pida e intuitiva. Assim como em todos os modelos da Porsche, o botĂ£o da igniĂ§Ă£o estĂ¡ posicionado do lado esquerdo do volante.
O painel de instrumentos tambĂ©m Ă© tĂ­pico da Porsche, oferecendo trĂªs mostradores redondos tradicionais com um tacĂ´metro localizado na posiĂ§Ă£o central. Um indicador da marcha dentro do tacĂ´metro diz ao motorista qual marcha foi engatada pelo Porsche Doppelkupplungsgetriebe (PDK). Uma tela colorida de 4,8 polegadas de alta resoluĂ§Ă£o estĂ¡ no mostrador direito. AlĂ©m de mostrar as funções mais importantes do computador de bordo, esta tela tambĂ©m apresenta os mapas do sistema opcional de gestĂ£o da comunicaĂ§Ă£o da Porsche (Porsche Communication Management, PCM) com mĂ³dulo de navegaĂ§Ă£o.

VisĂ£o e sinalizaĂ§Ă£o perfeitas: sistemas de iluminaĂ§Ă£o no Macan
Os sistemas de iluminaĂ§Ă£o e o design do Porsche Macan formam uma parte inteira unificada, proporcionando uma funcionalidade excepcional. As caracterĂ­sticas distintivas na dianteira do Macan incluem os mĂ³dulos generosamente proporcionados dos farĂ³is principais, os farĂ³is de dia e a disposiĂ§Ă£o das luzes de neblina. Os farĂ³is traseiros, com seu design elegante, reforçam o carĂ¡ter esportivo do veĂ­culo, fazendo com que o Macan seja inconfundĂ­vel, mesmo no escuro.
FarĂ³is principais de halogĂªnio com feixe de projeĂ§Ă£o vĂªm de fĂ¡brica no Porsche Macan. FarĂ³is principais de bi-xenĂ´n tambĂ©m estĂ£o disponĂ­veis como item opcional (vĂªm de fĂ¡brica no Macan Turbo). Contando tambĂ©m com tecnologia de projeĂ§Ă£o, o sistema inclui farĂ³is de curva estĂ¡ticos e dinĂ¢micos (sistema de iluminaĂ§Ă£o dinĂ¢mica Porsche [Porsche Dynamic Light System, PDLS]).
O Macan S e o Macan S Diesel contam com farĂ³is de dia, e o Macan Turbo vem equipado com tecnologia de luzes LED de quatro pontos. FarĂ³is de neblina tambĂ©m vĂªm de fĂ¡brica em todas as versões do Macan, para garantir a segurança nas estradas, mesmo em condições climĂ¡ticas ruins. O Macan S e o Macan S Diesel tĂªm luzes halĂ³genas de neblina arredondadas, integradas na parte dianteira; jĂ¡ esses farĂ³is no Macan Turbo usam tecnologia LED.
Os farĂ³is traseiros incluem integralmente tecnologia LED, e tĂªm um design similar aos farĂ³is do Porsche 918 Spyder. Os farĂ³is dĂ£o um aspecto altamente sofisticado e amplo, reforçando ainda mais as caracterĂ­sticas de carro esportivo do Macan. O design tridimensional Ă© particularmente atraente e faz com que o Macan seja inconfundĂ­vel, tanto de dia como de noite: as luzes de freio circulares enfatizam os detalhes elegantes do farol traseiro horizontal, o que simultaneamente realça a direĂ§Ă£o do efeito de iluminaĂ§Ă£o tridimensional, tĂ£o impressionante de dia como de noite, e garante que o veĂ­culo seja facilmente reconhecido.
Na AmĂ©rica Latina, as versões do Macan estarĂ£o disponĂ­veis a partir de maio de 2014. O preço final das versões serĂ¡ anunciado em uma Ă©poca mais prĂ³xima ao lançamento.