O Macan
A Porsche estĂ¡ ampliando a sua linha de produtos com o objetivo de
incluir uma categoria de veĂculo completamente nova. O Macan Ă© o
primeiro modelo da Porsche a integrar o segmento de SUV compacto e,
muito provavelmente, estabelecerĂ¡ novos padrões no campo de dinĂ¢mica e
prazer de direĂ§Ă£o, tanto nas estradas pavimentadas como em terreno
desnivelado. O Macan combina as caracterĂsticas tradicionais de manobra
que identificam a Porsche: aceleraĂ§Ă£o mĂ¡xima e alto poder de frenagem,
ampla potĂªncia de motor, extrema agilidade e precisĂ£o ideal de direĂ§Ă£o.
AlĂ©m disso, todas essas caracterĂsticas sĂ£o combinadas com um alto nĂvel
de conforto e praticidade para o uso diĂ¡rio. O DNA esportivo do Macan,
como de todos os veĂculos da Porsche, pode ser imediatamente reconhecido
no seu design. O veĂculo utilitĂ¡rio esportivo Ă© incomparĂ¡vel em virtude
de seu contorno plano e amplo. O capĂ´ envolvente e a linha levemente
inclinada do teto acentuam a impressĂ£o global de elegĂ¢ncia esportiva e
dinĂ¢mica poderosa. Muitos dos elementos do design foram reproduzidos de
outros carros esportivos da Porsche e aprimorados para o Macan, tornando
claro, desde o primeiro olhar, que o Porsche Macan Ă© o primeiro carro
esportivo no segmento de SUV compacto. O Macan Ă© “Made in Germany”,
produzido na fĂ¡brica de Leipzig. A Porsche investiu 500 milhões de euros
na fĂ¡brica e iniciou no local uma linha de produĂ§Ă£o, configurada para
produzir cerca de 50.000 veĂculos por ano – todos fabricados de acordo
com a mais elevada precisĂ£o e com o nĂvel de qualidade mais avançado, o
que Ă© de se esperar da Porsche
Texto e fotos: Porsche
Na época do seu lançamento para o
mercado, o Macan estarĂ¡ disponĂvel em trĂªs modelos. O Macan S estĂ¡
equipado com um motor V6 biturbo de 3,0 litros, com uma potĂªncia de 340
cv, contando tambĂ©m com traĂ§Ă£o ativa nas quatro rodas controlada
eletronicamente e com uma embreagem de mĂºltiplos discos de mapa
controlado. A traĂ§Ă£o nas quatro rodas, aliĂ¡s, Ă© uma caracterĂstica comum
a todas as versões do Macan. Uma transmissĂ£o de dupla embreagem com
sete marchas transfere a potĂªncia conforme necessĂ¡rio e quase sem
interrupções na força de traĂ§Ă£o, permitindo que o veĂculo acelere de 0 a
100 km in 5,4 segundos (ou 5,2 segundos quando equipado com o pacote
opcional Sport Chrono). O veĂculo alcança uma velocidade mĂ¡xima de 254
km/h, e seus valores de consumo de combustĂvel de acordo com o novo
ciclo de direĂ§Ă£o europeu, ou NCDE, ficam entre 11,1 e 11,5 km/l, o que
corresponde a um nĂvel de emissões de CO2 entre 212 a 204 g/km.
O
Macan S Diesel Ă© o corredor de longa distĂ¢ncia econĂ´mico dentre as trĂªs
versões do Macan. Seu motor turbodiesel V6 de 3,0 litros obtém valores
de consumo de combustĂvel de acordo com o NCDE que ficam entre 15,9 e
16,4 km/l, o que corresponde a emissões de CO2 entre 164 e 159 g/km.
Mesmo assim, o Macan S Diesel acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,3
segundos (ou 6,1 segundos quando equipado com o pacote opcional Sport
Chrono), graças a seu motor de 258 cv atingindo a velocidade mĂ¡xima de
230 km/h.
JĂ¡ a versĂ£o topo de linha do modelo Macan, o Macan
Turbo, provavelmente serĂ¡ o veĂculo mais potente no segmento de SUV
compacto. O motor V6 biturbo de 3,6 litros, que estĂ¡ sendo usado pela
primeira vez em um modelo Porsche, gera inigualĂ¡veis 400 cv de potĂªncia e
catapulta o veĂculo de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Quando equipado
com o pacote Sport Chrono, Ă© possĂvel atĂ© mesmo alcançar essa velocidade
em 4,6 segundos. Embora a velocidade mĂ¡xima seja 266 km/h, os valores
de consumo de combustĂvel do Macan Turbo, de acordo com o NCDE, ficam
entre 10,8 e 11,2 km/l, o que equivale a emissões de CO2 entre 216 e 208
g/km.
Macan significa tigre no idioma indonĂ©sio, e o veĂculo
realmente age de acordo com seu nome: poderoso e pronto para atacar a
todo o momento, mas Ă¡gil e tenaz em terrenos off-road. O mais recente
estĂ¡gio de evoluĂ§Ă£o da traĂ§Ă£o nas quatro rodas, conhecido como gestĂ£o de
traĂ§Ă£o da Porsche (Porsche Traction Management ou PTM), gerou um dos
sistemas de direĂ§Ă£o mais poderosos do mundo. Com o lançamento do Macan, a
Porsche agora oferece veĂculos esportivos com traĂ§Ă£o nas quatro rodas,
abrangendo uma gama sem precedentes.
Um olhar na ficha técnica de
desempenho revela que o Macan foi concebido tendo em mente a agilidade.
Outras caracterĂsticas inconfundĂveis do veĂculo incluem suas
proporções, o design e os pneus mistos nas rodas grandes. Os motores,
sistemas de acionamento e o Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas
fazem com que as caracterĂsticas do veĂculo se traduzam de modo
dinĂ¢mico e eficiente tanto nas estradas como em terrenos off-road,
fazendo com que ele seja uma verdadeira experiĂªncia de direĂ§Ă£o Porsche.
Os bancos do motorista e do passageiro estĂ£o colocados em uma posiĂ§Ă£o
baixa, tĂpica dos carros esportivos.
A variaĂ§Ă£o de equipamentos
que vĂªm de fĂ¡brica no Macan Ă© abrangente e inclui traĂ§Ă£o nas quatro
rodas, PDK, volante esportivo multifuncional com alavancas de troca de
marcha, rodas grandes, sistema de Ă¡udio de alto desempenho e um
porta-malas que pode ser acionado eletricamente. A lista de equipamentos
especiais opcionais oferece ainda mais destaques como, por exemplo, o
sistema de suspensĂ£o a ar, que o Macan ostenta exclusivamente em seu
segmento. Outro sistema Ă© o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) de
vetoramento do torque, que foi especialmente adaptado para o Macan. O
sistema distribui diversos nĂveis de torque de direĂ§Ă£o Ă s rodas
traseiras e trabalha em conjunto com um bloqueio de diferencial no eixo
traseiro, controlado eletronicamente. A lista de opções Porsche inclui
ainda o bastante procurado farol alto dinĂ¢mico, que faz parte do sistema
de iluminaĂ§Ă£o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) e que
ajusta de maneira contĂnua o nĂvel dos farĂ³is de acordo com o trĂ¡fego Ă
frente e em direĂ§Ă£o contrĂ¡ria.
Design: profundamente enraizado no legado de carros esportivos da Porsche
A
herança dos carros esportivos no Macan fica evidente em muitos detalhes
de seu design. Os projetistas utilizaram todos os recursos disponĂveis
para fazer com que as dimensões e as linhas do modelo confirmem esta
declaraĂ§Ă£o. O resultado pode ser resumido em duas palavras tradicionais
para um carro esportivo: amplo e baixo. O design incorpora
esportividade, dinamismo e precisĂ£o Ă elegĂ¢ncia e construĂ§Ă£o de baixo
peso. Linhas arredondadas sĂ£o combinadas com bordas de precisĂ£o
estrategicamente posicionadas. Com suas proporções harmoniosas, a
aparĂªncia do Macan Ă© compacta, poderosa e rente ao chĂ£o.
Mesmo
quando estĂ¡ parado, detalhes de design tomados dos carros esportivos
Porsche destacam o que o Macan tem a oferecer em termos de desempenho.
Por exemplo, o formato de janela lateral e a linha descendente do teto
na traseira do carro, conhecida como a linha de extensĂ£o da Porsche, sĂ£o
uma indicaĂ§Ă£o clara do 911. As asas traseiras tambĂ©m tĂªm o perfil suave
do 911.
O 918 Spyder Ă© considerado o veĂculo que evoluiu ainda mais o
DNA do design Porsche. O Macan adota esta mesma caracterĂstica, e o
formato bĂ¡sico de seus farĂ³is principais se baseia no do 918 Spyder,
enquanto as lĂ¢minas na parte inferior das portas dianteiras e traseiras
relembram as junções rebaixadas das portas do supercarro esportivo
hĂbrido. Por dentro, o Macan vem equipado de fĂ¡brica com um volante
esportivo multifuncional, cujo desenho Ă© completamente novo e se baseia
no 918 Spyder.
O visual lateral, com sua linha de teto esportiva
rebaixada, cria um perfil agudo e enfatiza a natureza dinĂ¢mica do
veĂculo, enquanto as linhas de design que vĂ£o em direĂ§Ă£o Ă parte
traseira do veĂculo acentuam as asas amplas e esculpidas. Com os
chamados Window Graphics - as bordas de todas as superfĂcies de vidro
laterais - e o formato do pilar D, estas linhas de design sĂ£o uma
indicaĂ§Ă£o do design do 911.
Outro destaque no design da lateral
do carro, e outro meio de personalizar o veĂculo, sĂ£o as lĂ¢minas na
parte inferior das portas dianteiras e traseiras, elementos de inserĂ§Ă£o
formados dinamicamente, que sĂ£o colocadas Ă disposiĂ§Ă£o em diferentes
materiais. O desenho destas lĂ¢minas laterais lembra as junções
rebaixadas das portas do 918 Spyder, bem como o protetor de entrada da
porta dianteira. Combinado com as maçanetas sofisticadas, isto faz com
que as portas pareçam ser mais estreitas e significativamente mais
esportivas e dinĂ¢micas.
No Macan S e no Macan S Diesel, as
lĂ¢minas laterais vĂªm pintadas de fĂ¡brica na cor preta, ou Lava Black. No
Macan Turbo, as lĂ¢minas laterais vĂªm pintadas na mesma cor externa do
carro (um opcional para o Macan S e o Macan S Diesel), o que acrescenta
elegĂ¢ncia clĂ¡ssica ao seu visual. LĂ¢minas laterais em carbono
verdadeiro, disponĂveis como opcional para todas as versões, dĂ£o mais
Ăªnfase ao carĂ¡ter esportivo do Macan.
Outro detalhe atraente no
design do Macan Ă© a soleira lateral contĂnua. Junto ao spoiler de teto
longo na cor preta, este elemento enfatiza o design fluido do veĂculo.
Os pneus mistos tĂªm 265 mm de largura no eixo dianteiro e 295 mm de
largura no eixo traseiro. Com as rodas de até 21 polegadas, os pneus
também realçam as intenções esportivas do Macan.
Com suas linhas
sutis e curvas harmoniosas, a traseira do carro Ă© uma uniĂ£o entre a
esportividade e a elegĂ¢ncia. Foi propositadamente projetada para ser uma
Ă¡rea ampla e sem muitas interferĂªncias, para dar ao veĂculo um visual
maior. Para conseguir manter este visual ininterrupto, a alavanca de
abertura do porta-malas foi escondida embaixo do limpador do para-brisa,
e a placa estĂ¡ na parte inferior traseira.
Os farĂ³is traseiros
do Macan sĂ£o outra caracterĂstica atraente, ostentando um design
tridimensional extremamente compacto e tecnologia LED, outra referĂªncia
ao 918 Spyder. O difusor traseiro em todas as versões é acompanhado em
ambos os lados por escapamentos duplos - redondos no Macan S e no Macan S
Diesel, e quadrados no Turbo. Todas as versões tĂªm um escapamento
esportivo feito de aço inoxidĂ¡vel cromado como opcional.
Interior esportivo e de alta qualidade
O
enfoque no aspecto Ă¡gil e amplo continua no interior do Porsche Macan.
Linhas sofisticadas, transições precisas e trabalho manual de alta
qualidade criam uma fusĂ£o harmoniosa entre esportividade, qualidade e
elegĂ¢ncia.
Desde os bancos dianteiros rebaixados, o console
central em declive e o conceito de mostrador e operaĂ§Ă£o atĂ© a ampla gama
de opções de personalizaĂ§Ă£o, o interior oferece tanto um senso de
familiaridade como novas caracterĂsticas atraentes, como por exemplo o
novo volante esportivo multifuncional.
A cabine conta com todas
as caracterĂsticas tradicionais de um carro esportivo. O olhar Ă©
imediatamente atraĂdo para o volante esportivo multifuncional que vem de
fĂ¡brica, cujo desenho Ă© completamente novo e baseado no 918 Spyder.
Outros botões multifuncionais que vĂªm de fĂ¡brica sĂ£o para o telefone,
rĂ¡dio e computador de bordo, que ao lado das alavancas de troca de
marcha ergonomicamente posicionadas garantem que as mĂ£os do motorista
estejam sempre liberadas para permanecer no volante fazendo com que sua
concentraĂ§Ă£o continue na estrada.
TrĂªs mostradores redondos com
um tacĂ´metro situado na posiĂ§Ă£o central formam o painel de instrumentos.
O tubo no lado direito abriga uma tela colorida de 4,8 polegadas de
alta resoluĂ§Ă£o. Como seria de se esperar, o botĂ£o para igniĂ§Ă£o estĂ¡
situado no lado esquerdo do volante, o que Ă© tradicional nos carros da
Porsche. O console central em declive com o seletor de marchas em uma
posiĂ§Ă£o elevada, comumente encontrado nos carros de corrida, traz o
motorista ainda mais para dentro da cabine. Os botões das funções mais
importantes estĂ£o reunidos em grupos lĂ³gicos no console central,
permitindo uma operaĂ§Ă£o simples e intuitiva das funções individuais.
O Porsche Doppelkupplung (PDK) vem de fĂ¡brica
Pela
primeira vez em um novo modelo da Porsche, todas as versões do Macan
vĂªm de fĂ¡brica com o Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas de
alto desempenho. As vantagens deste desenho de transmissĂ£o incluem um
excelente desempenho de partida, trocas de marchas extremamente rĂ¡pidas
sem qualquer interrupĂ§Ă£o na força de traĂ§Ă£o, tempos de reaĂ§Ă£o curtos,
baixo consumo de combustĂvel e um conforto excepcional durante a troca
das marchas. Da mesma forma como para praticamente todos os veĂculos da
Porsche que incluem o PDK, existem duas caixas de cĂ¢mbio: no lado
direito, o nĂvel de troca de marchas necessĂ¡rio Ă© acionado atravĂ©s de um
seletor de marchas tradicional da Porsche, enquanto que a do lado
esquerdo pode ser acionada manualmente ou com as alavancas de troca de
marcha no volante, que vĂªm de fĂ¡brica.
TraĂ§Ă£o ativa nas quatro rodas e Porsche Traction Management (PTM)
A
traĂ§Ă£o ativa nas quatro rodas faz parte do sistema de gestĂ£o da traĂ§Ă£o
Porsche (Porsche Traction Management, PTM) e vem de fĂ¡brica em todas as
versões do Macan. Junto aos outros elementos do sistema, como a
embreagem de mĂºltiplos discos de mapa controlado, controlada
eletronicamente, o diferencial de freio automĂ¡tico (Automatic Brake
Differential, ABD) e o ajuste antiderrrapagem (Anti-Slip Regulation,
ASR), a traĂ§Ă£o nas quatro rodas cuida da traĂ§Ă£o e da segurança.
O
sistema de traĂ§Ă£o nas quatro rodas Ă© um dos sistemas com tempo de
resposta mais rĂ¡pidos no mercado e seu desenho realça as caracterĂsticas
de carro esportivo do Macan. O eixo traseiro Ă© sempre manobrado e o
eixo dianteiro recebe seu torque de direĂ§Ă£o do eixo traseiro, e o torque
depende da razĂ£o de travamento da embreagem de mĂºltiplos discos
controlada eletronicamente.
Modo off-road com o apertar de um botĂ£o
O
modo off-road vem de fĂ¡brica no Macan, e a funĂ§Ă£o Ă© acionada com o
apertar de um botĂ£o no console central, nas velocidades de zero a 80
km/h. Esta funĂ§Ă£o troca todos os sistemas relevantes para um programa
off-road orientado pela traĂ§Ă£o. Por exemplo, as revoluções de troca e as
marchas sĂ£o direcionadas para terem um nĂvel mais acentuado de traĂ§Ă£o, a
embreagem é pré-tensionada a um grau mais elevado para poder oferecer
mais rapidamente o torque de direĂ§Ă£o adequado ao eixo dianteiro. A
divisĂ£o padrĂ£o do torque entre os eixos dianteiro e traseiro, bem como a
resposta do pedal do acelerador, tambĂ©m sĂ£o adaptadas Ă s condições
off-road. AlĂ©m disso, a distĂ¢ncia atĂ© o solo pode ser facilmente
aumentada em 40 milĂmetros acima do seu nĂvel normal graças ao chassi
com suspensĂ£o a ar opcional, o que oferece uma distĂ¢ncia mĂ¡xima atĂ© o
solo de 230 milĂmetros.
OpĂ§Ă£o: Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus)
O
sistema de vetoramento do torque Porsche Torque Vectoring Plus (PTV
Plus) foi especialmente adaptado para o Macan com o objetivo de melhorar
a dinĂ¢mica e a estabilidade de direĂ§Ă£o. O PTV Plus usa uma divisĂ£o
variĂ¡vel do torque padrĂ£o nas rodas traseiras, combinada com um bloqueio
de diferencial no eixo traseiro controlado eletronicamente. Em resposta
ao Ă¢ngulo e Ă velocidade de esterçamento, Ă posiĂ§Ă£o do pedal do
acelerador, Ă proporĂ§Ă£o de guinada e Ă velocidade do veĂculo, o PTV Plus
melhora o comportamento do esterçamento e a precisĂ£o do esterçamento
através de intervenções direcionadas no freio na parte interna das rodas
traseiras para melhorar a agilidade. Isso faz com que a parte externa
das rodas traseiras receba uma maior força de propulsĂ£o, permitindo
assim um maior impulso de manobra no volante. O resultado Ă© um
esterçamento direto e dinĂ¢mico nas curvas. O PTV Plus tambĂ©m exerce um
impacto positivo quando o Macan enfrenta terrenos off-road: o giro da
roda traseira em terreno macio é reduzido através de intervenções
direcionadas de travamento e frenagem.
O botĂ£o Sport vem de fĂ¡brica
Todas
as versões do Macan vĂªm de fĂ¡brica com o botĂ£o Sport, que pode ser
encontrado no console central, Ă esquerda do seletor de marchas. Quando o
botĂ£o Sport Ă© pressionado, o sistema de gestĂ£o eletrĂ´nica do motor faz
com que a resposta do motor seja ainda mais rĂ¡pida: um toque no pedal do
acelerador resulta em uma resposta notavelmente mais direta pelo motor,
o limitador de rotações Ă© configurado para ter um nĂvel mais especĂfico
e a dinĂ¢mica do motor assume uma sensaĂ§Ă£o esportiva. AlĂ©m disso, o PDK
permite que os pontos de troca de marcha ocorram em uma faixa de
velocidade mais elevada, acrescentando um toque ainda mais esportivo. Os
tempos de resposta sĂ£o mais curtos, e as trocas de marcha mais
definidas e instantĂ¢neas, particularmente durante as reduções das
marchas com a embreagem dupla. O som do motor também foi adaptado para
soar ainda mais robusto. Além disso, o sistema de controle de chassi por
gestĂ£o de suspensĂ£o ativa da Porsche (Porsche Active Suspension
Management, PASM) (que faz parte do equipamento que vem de fĂ¡brica no
Macan Turbo) estĂ¡ configurado no modo esportivo para proporcionar uma
sensaĂ§Ă£o mais esportiva Ă suspensĂ£o e ao esterçamento direto, oferecendo
assim caracterĂsticas de manobra ainda mais Ă¡geis.
OpĂ§Ă£o: pacote Sport Chrono
O
pacote opcional Sport Chrono oferece um melhor desempenho com o apertar
de um botĂ£o. O pacote Sport Chrono permite que o chassi, o motor e a
transmissĂ£o sejam sintonizados a um nĂvel ainda mais esportivo,
acompanhado por um som ainda mais emocionante. O pacote Sport Chrono Ă©
caracterizado por um cronĂ´metro analĂ³gico e digital no painel de
instrumentos, bem como com outro botĂ£o Sport Plus localizado no console
central. Outro elemento do pacote Ă© o mostrador do desempenho no sistema
opcional de gestĂ£o de comunicaĂ§Ă£o da Porsche (Porsche Communication
Management, PCM), que oferece informações sobre o tempo total de
direĂ§Ă£o, a distĂ¢ncia percorrida na volta atual ou o tempo que leva para
completar cada volta, por exemplo. A funĂ§Ă£o “Launch Control” tambĂ©m estĂ¡
incluĂda: esta funĂ§Ă£o permite obter um nĂvel de aceleraĂ§Ă£o similar ao
necessĂ¡rio para dar a largada em uma corrida. Esta vantagem melhorou em
0,2 segundos o tempo de aceleraĂ§Ă£o padrĂ£o necessĂ¡rio para ir de zero a
100 km/h em todas os modelos. A funĂ§Ă£o “Launch Control” permite obter
melhores tempos de volta e uma melhor distribuiĂ§Ă£o entre conforto e
esportividade no momento em que o veĂculo Ă© manobrado, garantindo assim
ainda mais prazer ao dirigir.
TrĂªs versões de chassi para o Macan
O
Macan conta com trĂªs versões de chassi Ă disposiĂ§Ă£o. O desenho das
molas de aço atende aos padrões mais exigentes de desempenho, prazer de
dirigir, capacidade de transitar por terrenos off-road e conforto. A
consistente filosofia de construĂ§Ă£o de baixo peso, incorporada pelos
eixos e componentes de chassi de alumĂnio, contribui para uma maior
dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o e conforto. O eixo dianteiro se baseia em um desenho
com cinco braços (five-link) pelo qual o eixo traseiro é formado por um
desenho trapezoidal de braços. No eixo traseiro, uma disposiĂ§Ă£o
separada das molas e amortecedores no suporte para roda melhora o
conforto na viagem e a resposta de manobra pelos amortecedores. Esta
disposiĂ§Ă£o Ă© tambĂ©m responsĂ¡vel pela ampla capacidade de carga no
porta-malas.
A segunda versĂ£o do chassi do Macan Ă© uma combinaĂ§Ă£o
do desenho das molas de aço e do sistema PASM, que vem de fĂ¡brica na
versĂ£o topo de linha, Macan Turbo. O PASM pode ser selecionado como
opĂ§Ă£o no Macan S e no Macan S Diesel. A combinaĂ§Ă£o do desenho das molas
de aço e do sistema PASM permite que o veĂculo atinja, com ainda mais
eficiĂªncia, elevados padrões de conforto em longas distĂ¢ncias,
desempenho e agilidade. Esta variante de chassi também proporciona uma
distribuiĂ§Ă£o significativamente melhor do amortecimento da suspensĂ£o
entre os trĂªs programas do PASM de “Comfort”, “Sport” e “Sport Plus”,
apenas com o apertar de um botĂ£o.
PASM (Porsche Active Suspension Management)
O
sistema ajustĂ¡vel de absorĂ§Ă£o de choque PASM, controlado
eletronicamente, aumenta o prazer de dirigir, a segurança e o conforto, e
faz parte do equipamento de fĂ¡brica do Macan Turbo. O sistema regula de
maneira ativa e contĂnua a força de amortecimento nos eixos dianteiros e
traseiros. Os veĂculos normalmente demonstram um movimento notĂ¡vel da
carroceria em resposta a um estilo de direĂ§Ă£o muito dinĂ¢mico que envolve
fases de aceleraĂ§Ă£o e frenagem bruscas ou quando estĂ¡ em terrenos
off-road. O PASM foi projetado para intervir e reduzir o movimento da
carroceria. Dependendo da sua preferĂªncia e necessidades, os motoristas
podem escolher entre trĂªs programas: “Comfort”, “Sport” e “Sport Plus”.
SuspensĂ£o a ar: exclusiva neste segmento de mercado
A
terceira versĂ£o de chassi do Porsche Macan, e exclusiva neste segmento
de veĂculos, Ă© a suspensĂ£o a ar opcional que inclui um sistema de
nivelamento, ajuste de altura e o PASM. Esta variante de chassi também
atende aos nĂveis mais exigentes de conforto, esportividade e
desempenho, e coloca o veĂculo na pole position quando comparado a todos
os outros desenhos de chassi.
Quando comparado ao desenho com
molas de aço, o Macan com suspensĂ£o a ar fica 15 milĂmetros abaixo do
Normal Level e, devido ao centro de gravidade associado mais baixo, ele
oferece tanto uma melhor dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o como mais conforto. A
suspensĂ£o a ar mantĂ©m automaticamente uma posiĂ§Ă£o consistente do
veĂculo, independente da distribuiĂ§Ă£o da carga. A altura atĂ© o solo pode
ser ajustada em trĂªs nĂveis diferentes, conforme necessĂ¡rio: “High
Level I”, “Normal Level” e “Low Level”. No nĂvel “High Level I”, o
veĂculo fica 40 milĂmetros acima do “Normal Level”, com uma distĂ¢ncia
mĂ¡xima atĂ© o solo de 230 milĂmetros. Esta opĂ§Ă£o Ă© acionada pelo botĂ£o
off-road e pode ser usada em velocidades entre zero a 80 km/h.
Freios poderosos oferecem um nĂvel de desempenho de primeira categoria
Os
freios do Porsche Macan fazem jus ao nĂvel de desempenho excepcional do
veĂculo. Atendendo aos padrões normalmente elevados estabelecidos pela
marca, o Macan se destaca com o sistema de frenagem mais poderoso de seu
segmento de mercado. O Macan utiliza freios dianteiros com pinça fixa
de seis pistões, com pinças de freio monobloco de alumĂnio. As pinças de
freio do Macan S e do Macan S Diesel pressionam discos de freio com 350
milĂmetros de diĂ¢metro, enquanto os discos de freio do Turbo tĂªm 360
milĂmetros de diĂ¢metro. Em todos os modelos, a aĂ§Ă£o de frenagem na parte
traseira é proporcionada por pinças de freio flutuantes, com um freio
de mĂ£o elĂ©trico integrado. Os discos de freio traseiros do Macan S e do
Macan S Diesel tĂªm 330 milĂmetros de diĂ¢metro e os discos de freio
traseiros do Turbo, 365 milĂmetros de diĂ¢metro. O freio de mĂ£o elĂ©trico
oferece mais conforto e segurança ao estacionar o veĂculo. O freio de
mĂ£o Ă© liberado automaticamente quando o veĂculo sai do lugar. Outra
caracterĂstica que estĂ¡ sendo lançada Ă© a funĂ§Ă£o Hold.
Pneus mistos: benefĂcios funcionais e visuais
A
utilizaĂ§Ă£o dos pneus no Macan Ă© tradicional de carros esportivos: o
veĂculo Ă© projetado para usar pneus mistos com dimensões diferentes nos
eixos dianteiro e traseiro. Os pneus mistos enfatizam o visual de carro
esportivo do Porsche Macan e também oferecem algumas vantagens
funcionais: combinados com o sistema de traĂ§Ă£o nas quatro rodas
projetado para veĂculos com traseira pesada, os pneus largos no eixo
traseiro aumentam a traĂ§Ă£o e melhoram a estabilidade de direĂ§Ă£o. Os
pneus dianteiros mais estreitos permitem que sejam realizadas manobras
de esterçamento esportivas, porém precisas, o que também contribui com a
agilidade do veĂculo. Em geral, os pneus mistos desempenham uma funĂ§Ă£o
essencial sobre o excelente desempenho de direĂ§Ă£o do Macan. Pneus 235/60
R 18 (dianteira) e 255/55 R 18 (traseira) vĂªm de fĂ¡brica no Macan S e
no Macan S Diesel, enquanto que o Macan Turbo conta com pneus 235/55 R
19 (dianteira) e 255/50 R 19 (traseira).
As rodas disponĂveis
para o Porsche Macan representam perfeitamente esta caracterĂstica,
também nas estradas. Existe uma ampla gama de rodas com designs
atraentes à escolha. Esta gama inclui rodas de até 21 polegadas, que
estĂ£o disponĂveis para todas as versões do Macan.
Sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica
O
sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica – pela primeira vez utilizado em um
SUV da Porsche – permite que o Macan seja dirigido de modo preciso e
mais direto, com a agilidade de resposta tradicional da marca Porsche,
em todas as situações de direĂ§Ă£o. O sistema de direĂ§Ă£o tambĂ©m oferece
diversos benefĂcios relacionados ao consumo de combustĂvel: em
comparaĂ§Ă£o com os sistemas de direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica convencionais, o
sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica economiza atĂ© 0,1 litro de combustĂvel
por 100 quilĂ´metros, jĂ¡ que o sistema apenas exige energia para
esterçar. Um efeito importante é o fato de que o Macan pode ser equipado
com um sistema que avisa quando o carro sai da faixa, que trabalha em
conjunto com o sistema de direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica e controla as
intervenções de esterçamento ativa quando elas sĂ£o necessĂ¡rias.
Carroceria: desenvolvida para o carro esportivo dentro do segmento de SUV compacto
Uma
consideraĂ§Ă£o essencial no desenvolvimento da carroceria do Macan foi a
meta de criar um veĂculo que mostrasse imediatamente que Ă© um Porsche
quando comparado a outros SUV compactos, ou seja, criar um carro
esportivo para este segmento de mercado. Esta meta certamente foi
alcançada, como demonstrado por diversas caracterĂsticas do veĂculo. Por
exemplo, o capĂ´ cobre os arcos das rodas e embute os farĂ³is principais,
fazendo com que a dianteira do carro tenha um visual amplo e robusto.
As linhas de design nĂtidas e avançadas no capĂ´ enfatizam ainda mais a
largura do veĂculo. A carroceria Ă© totalmente fabricada em alumĂnio, o
que oferece uma reduĂ§Ă£o no peso e, portanto, contribui para uma maior
eficiĂªncia e dinamismo.
Interior e equipamento: equipamento excepcional de alta qualidade
O
espaço para os passageiros no Porsche Macan inclui a tendĂªncia atual do
design dos carros esportivos da Porsche, proporcionando um visual de
primeira categoria. Entre os equipamentos oferecidos no interior estĂ¡ o
sistema de som surround Burmester de alto desempenho, disponĂvel pela
primeira vez em um veĂculo desta categoria. Outras novas opções de
equipamento incluem o sistema que avisa quando o carro sai da faixa e o
sistema que ajuda o motorista na troca de faixas. Funções como o piloto
automĂ¡tico adaptĂ¡vel (Adaptive Cruise Control, ACC) com o sistema
Porsche Active Safe (PAS) oferecem ainda mais conforto e segurança.
A
ergonomia respalda a direĂ§Ă£o esportiva: o console central em declive e a
posiĂ§Ă£o do banco do motorista garantem uma distĂ¢ncia muito curta entre o
volante e o seletor de marchas, fazendo com que o motorista agora fique
ainda mais integrado ao interior, graças ao fato de que o seletor de
marchas estĂ¡ montado em uma posiĂ§Ă£o elevada, tradicionalmente encontrada
nos carros de corrida. Os controles de todas as funções e ajustes
principais estĂ£o reunidos em grupos lĂ³gicos no console central, sendo
que os botões podem ser facilmente alcançados para garantir uma operaĂ§Ă£o
rĂ¡pida e intuitiva. Assim como em todos os modelos da Porsche, o botĂ£o
da igniĂ§Ă£o estĂ¡ posicionado do lado esquerdo do volante.
O painel
de instrumentos tambĂ©m Ă© tĂpico da Porsche, oferecendo trĂªs mostradores
redondos tradicionais com um tacĂ´metro localizado na posiĂ§Ă£o central.
Um indicador da marcha dentro do tacĂ´metro diz ao motorista qual marcha
foi engatada pelo Porsche Doppelkupplungsgetriebe (PDK). Uma tela
colorida de 4,8 polegadas de alta resoluĂ§Ă£o estĂ¡ no mostrador direito.
Além de mostrar as funções mais importantes do computador de bordo, esta
tela tambĂ©m apresenta os mapas do sistema opcional de gestĂ£o da
comunicaĂ§Ă£o da Porsche (Porsche Communication Management, PCM) com
mĂ³dulo de navegaĂ§Ă£o.
VisĂ£o e sinalizaĂ§Ă£o perfeitas: sistemas de iluminaĂ§Ă£o no Macan
Os
sistemas de iluminaĂ§Ă£o e o design do Porsche Macan formam uma parte
inteira unificada, proporcionando uma funcionalidade excepcional. As
caracterĂsticas distintivas na dianteira do Macan incluem os mĂ³dulos
generosamente proporcionados dos farĂ³is principais, os farĂ³is de dia e a
disposiĂ§Ă£o das luzes de neblina. Os farĂ³is traseiros, com seu design
elegante, reforçam o carĂ¡ter esportivo do veĂculo, fazendo com que o
Macan seja inconfundĂvel, mesmo no escuro.
FarĂ³is principais de
halogĂªnio com feixe de projeĂ§Ă£o vĂªm de fĂ¡brica no Porsche Macan. FarĂ³is
principais de bi-xenĂ´n tambĂ©m estĂ£o disponĂveis como item opcional (vĂªm
de fĂ¡brica no Macan Turbo). Contando tambĂ©m com tecnologia de projeĂ§Ă£o, o
sistema inclui farĂ³is de curva estĂ¡ticos e dinĂ¢micos (sistema de
iluminaĂ§Ă£o dinĂ¢mica Porsche [Porsche Dynamic Light System, PDLS]).
O
Macan S e o Macan S Diesel contam com farĂ³is de dia, e o Macan Turbo
vem equipado com tecnologia de luzes LED de quatro pontos. FarĂ³is de
neblina tambĂ©m vĂªm de fĂ¡brica em todas as versões do Macan, para
garantir a segurança nas estradas, mesmo em condições climĂ¡ticas ruins. O
Macan S e o Macan S Diesel tĂªm luzes halĂ³genas de neblina arredondadas,
integradas na parte dianteira; jĂ¡ esses farĂ³is no Macan Turbo usam
tecnologia LED.
Os farĂ³is traseiros incluem integralmente
tecnologia LED, e tĂªm um design similar aos farĂ³is do Porsche 918
Spyder. Os farĂ³is dĂ£o um aspecto altamente sofisticado e amplo,
reforçando ainda mais as caracterĂsticas de carro esportivo do Macan. O
design tridimensional Ă© particularmente atraente e faz com que o Macan
seja inconfundĂvel, tanto de dia como de noite: as luzes de freio
circulares enfatizam os detalhes elegantes do farol traseiro horizontal,
o que simultaneamente realça a direĂ§Ă£o do efeito de iluminaĂ§Ă£o
tridimensional, tĂ£o impressionante de dia como de noite, e garante que o
veĂculo seja facilmente reconhecido.
Na América Latina, as
versões do Macan estarĂ£o disponĂveis a partir de maio de 2014. O preço
final das versões serĂ¡ anunciado em uma Ă©poca mais prĂ³xima ao
lançamento.
0 ComentĂ¡rios