O novo Logan chega com tudo de mais, mais bonito, mais equipado, mais famĂ­lia e mais barato que seus concorrentes diretos

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault


É um carro bonito. Diferentemente de seu antecessor, o Novo Logan realmente ousou em design e transformou suas linhas retas em curvas sensuais, mostra uma nova cara sempre em busca de se manter entre os carros preferidos da famĂ­lia brasileira. NĂ£o Ă© exagero dizer que a nova roupa do sedĂ£ impressiona pelos singelos traços, nem que a Renault colocou tudo que ela tinha de melhor na prateleira, nesse carro. 


A engenharia teve a participaĂ§Ă£o do Renault Design AmĂ©rica Latina (RDAL), o primeiro estĂºdio de desenho e estilo da marca no continente americano que fica em SĂ£o Paulo. A exemplo do que aconteceu com o Clio, em novembro, o Novo Logan agora passa a ter a nova identidade visual da marca, criada por Laurens van der Arcker e adotada tambĂ©m em outros produtos no mundo todo. A nova carroceria nĂ£o alterou o espaço interno, e continua a apresentar uma importante vantagem em relaĂ§Ă£o aos competidores diretos: as suas amplas medidas internas e externas. SĂ£o 2,63m de distĂ¢ncia entre - eixos, 4,35 m de comprimento, 1,73 m de largura (sem retrovisores) e 1,52 m de altura.


NĂ£o bastava ser apenas bonito por fora, o interior deve acompanhar a ousadia da carroceria. O interior do Novo Logan Ă© composto por novos materiais, cores e texturas, o painel tem visual mais moderno e agora Ă© feito de material mais agradĂ¡vel ao tato. O volante, de trĂªs raios, tem empunhadura anatĂ´mica, e, na versĂ£o Dynamique, pode vir com os comandos do piloto automĂ¡tico e do limitador de velocidade. 


O novo quadro de instrumentos agora traz iluminaĂ§Ă£o na cor branca para melhor visualizaĂ§Ă£o do condutor. SĂ£o trĂªs mostradores redondos: conta-giros e velocĂ­metro analĂ³gicos e um mostrador digital, com indicador do nĂ­vel de combustĂ­vel, temperatura do lĂ­quido de arrefecimento e computador de bordo multifunções. O motorista tem acesso a dados relativos ao consumo mĂ©dio e instantĂ¢neo, a autonomia, quantidade de combustĂ­vel consumida, velocidade mĂ©dia e quilometragem total e parcial. 


Para auxiliĂ¡-lo na reduĂ§Ă£o de consumo, o Novo Logan ganha indicador de troca de marcha. Outro detalhe importante nesta nova geraĂ§Ă£o do sedĂ£ Ă© o encosto rebatĂ­vel do banco traseiro, o que aumenta a versatilidade de uso do espaço interno. Na versĂ£o Dynamique, o banco Ă© rebatĂ­vel bipartido (1/3 e 2/3) e na versĂ£o Expression Ă© 1/1. 
Fui convidado a testar o novo modelo em um roteiro de cidade e estrada. SaĂ­mos de Campinas, interior de SĂ£o Paulo, em direĂ§Ă£o Ă  capital, passando por trechos urbanos na saĂ­da de chegada e uma rodovia no meio. 


Logo na largada, jĂ¡ podemos notar uma das inovações do carro. O isolamento do ruĂ­do do motor, que envolveu a adoĂ§Ă£o de mantas e revestimentos isolantes em pontos estratĂ©gicos da carroceria e tambĂ©m no interior do carro, da uma sensaĂ§Ă£o de conforto aos ocupantes muito diferente do seu antecessor. O baixo Ă­ndice de vibrações transmitido pelo motor e pela suspensĂ£o Ă  carroceria faz dele um sedĂ£ diferenciado. SĂ£o dois motores diferentes, o novo 1.0 16V Hi-Power e o 1.6 8V Hi-Power, ambos sĂ£o frutos do know-how adquirido pela Renault na FĂ³rmula 1, na qual participam quatro equipes com motores da marca, e do trabalho do Renault Tecnologia AmĂ©ricas (RTA), centro de engenharia que fica em SĂ£o JosĂ© dos Pinhais (PR) cuja missĂ£o Ă© desenvolver produtos voltados aos consumidores latino-americanos. 



O carro, em situaĂ§Ă£o de cidade Ă© muito agradĂ¡vel e silencioso, tem precisĂ£o nas trocas de marchas mesmo em situações de trĂ¡fego pesado e congestionamentos, mesmo o motor 1.0, nada deixa a desejar em termos de economia e conforto. Parti para a estrada utilizando um modelo 1.6, quem em quase nada difere do seu irmĂ£o menor. A diferença, Ă© lĂ³gico, do desempenho final Ă© graças Ă  nova arquitetura do motor 1.6 8V Hi-Power de 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina. Nesse modelo, vale ressaltar que cerca de 85% do torque jĂ¡ estĂ£o disponĂ­veis a 1.500 rotações, diferença que pode ser sentida no trĂ¢nsito urbano e tambĂ©m em estrada, numa ultrapassagem, por exemplo.


Fiz o percurso de pouco mais de 100 km sempre na velocidade da estrada, com ar condicionado ligado e utilizando os equipamentos nele instalados. O sistema Media NAV 1.2, com tela de 7” integrada ao painel, tem GPS e auxilia demais em trechos onde se Ă© necessĂ¡ria uma mudança de rota. O maior conforto para quem dirigem em uma auto-estrada Ă© o piloto automĂ¡tico e o limitador de velocidade, importantĂ­ssimos para se evitar multas nos diversos radares que a rodovia possui. A retomada de velocidade em ultrapassagens sĂ£o extremamente firmes e ao mesmo tempo suaves, o conjunto motor/cĂ¢mbio responde prontamente aos comandos e dĂ£o sempre a impressĂ£o de se tratar de um modelo superior em desempenho e agilidade. Finalizei o teste em pouco mais de uma hora e pude sentir que a montadora realmente quis fazer algo de muito diferente em um modelo jĂ¡ consagrado.

Outro item muito bom no conjunto Ă© o preço e as opções sĂ£o:

VersĂ£o Authentique 1.0 16V Hi-Power – R$ 28.990

Opcionais:
·        Ar quente + desembaçador traseiro - R$ 29.500
·        Pintura metĂ¡lica – R$ 30.040
·        Ar quente + desembaçador traseiro + pintura metĂ¡lica – R$ 30.550
·        Ar quente + desembaçador traseiro + direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica – R$ 30.800
·        Ar quente + desembaçador traseiro + direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica + pintura metĂ¡lica – R$ 31.850
·        Ar quente + desembaçador traseiro + direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica + ar-condicionado – R$ 33.400
·        Ar quente + desembaçador traseiro + direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica + ar-condicionado + pintura metĂ¡lica – R$ 34.450

VersĂ£o Expression 1.0 16V Hi-Power – R$ 33.390

Opcionais:
·        Pintura metĂ¡lica – R$ 34.440
·        Ar-condicionado – R$ 35.990
·        Ar-condicionado + pintura metĂ¡lica – R$ 37.040
·        Ar-condicionado + Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento – R$ 36.840
·        Ar-condicionado + Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + pintura metĂ¡lica – R$ 37.890

 VersĂ£o Expression 1.6 8V Hi-Power – R$ 39.440 (ar-condicionado de sĂ©rie)

Opcionais:
·        Pintura metĂ¡lica – R$ 40.490
·        Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento – R$ 40.290
·        Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + pintura metĂ¡lica – R$ 41.340

 VersĂ£o Dynamique 1.6 8V Hi-Power – R$ 42.100

Opcionais:
·        Pintura metĂ¡lica – R$ 43.150
·        Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + ar-condicionado automĂ¡tico- R$ 43.200
·        Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + ar-condicionado automĂ¡tico + pintura metĂ¡lica – R$ 44.250


 O Novo Logan chega para ser diferente, ousado e bonito, Ă© voltado para a famĂ­lia, mas como todo carro de conceito e cara jovem, garante a montadora, deve agradar tambĂ©m um pĂºblico mais jovem e cheio de sonhos, afinal, sonhar Ă© preciso.