O novo Logan chega com tudo de
mais, mais bonito, mais equipado, mais famĂlia e mais barato que seus
concorrentes diretos
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault
É um carro bonito. Diferentemente
de seu antecessor, o Novo Logan realmente ousou em design e transformou suas
linhas retas em curvas sensuais, mostra uma nova cara sempre em busca de se
manter entre os carros preferidos da famĂlia brasileira. NĂ£o Ă© exagero dizer
que a nova roupa do sedĂ£ impressiona pelos singelos traços, nem que a Renault
colocou tudo que ela tinha de melhor na prateleira, nesse carro.
A engenharia
teve a participaĂ§Ă£o do Renault Design
AmĂ©rica Latina (RDAL), o primeiro estĂºdio de desenho e estilo da marca no
continente americano que fica em SĂ£o Paulo. A exemplo do que aconteceu com o
Clio, em novembro, o Novo Logan agora passa a ter a nova identidade visual da
marca, criada por Laurens van der Arcker e adotada também em outros produtos no
mundo todo. A nova carroceria nĂ£o alterou o espaço interno, e continua a
apresentar uma importante vantagem em relaĂ§Ă£o aos competidores diretos: as suas
amplas medidas internas e externas. SĂ£o 2,63m de distĂ¢ncia entre - eixos, 4,35 m de comprimento, 1,73 m de largura (sem
retrovisores) e 1,52 m
de altura.
NĂ£o bastava ser apenas bonito por
fora, o interior deve acompanhar a ousadia da carroceria. O interior do Novo
Logan Ă© composto por novos materiais, cores e texturas, o painel tem visual
mais moderno e agora Ă© feito de material mais agradĂ¡vel ao tato. O volante, de
trĂªs raios, tem empunhadura anatĂ´mica, e, na versĂ£o Dynamique, pode vir com os
comandos do piloto automĂ¡tico e do limitador de velocidade.
O novo quadro de
instrumentos agora traz iluminaĂ§Ă£o na cor branca para melhor visualizaĂ§Ă£o do
condutor. SĂ£o trĂªs mostradores redondos: conta-giros e velocĂmetro analĂ³gicos e
um mostrador digital, com indicador do nĂvel de combustĂvel, temperatura do
lĂquido de arrefecimento e computador de bordo multifunções. O motorista tem
acesso a dados relativos ao consumo mĂ©dio e instantĂ¢neo, a autonomia, quantidade
de combustĂvel consumida, velocidade mĂ©dia e quilometragem total e parcial.
Para auxiliĂ¡-lo na reduĂ§Ă£o de consumo, o Novo Logan ganha indicador de troca de
marcha. Outro detalhe importante nesta nova geraĂ§Ă£o do sedĂ£ Ă© o encosto
rebatĂvel do banco traseiro, o que aumenta a versatilidade de uso do espaço
interno. Na versĂ£o Dynamique, o banco Ă© rebatĂvel bipartido (1/3 e 2/3) e na
versĂ£o Expression Ă© 1/1.
Fui convidado a testar o novo
modelo em um roteiro de cidade e estrada. SaĂmos de Campinas, interior de SĂ£o
Paulo, em direĂ§Ă£o Ă capital, passando por trechos urbanos na saĂda de chegada e
uma rodovia no meio.
Logo na largada, jĂ¡ podemos notar uma das inovações do
carro. O isolamento do ruĂdo do motor, que envolveu a adoĂ§Ă£o de mantas e
revestimentos
isolantes em pontos estratégicos da carroceria e também no interior do carro,
da uma sensaĂ§Ă£o de conforto aos ocupantes muito diferente do seu
antecessor. O baixo Ăndice de vibrações transmitido pelo motor e pela suspensĂ£o
Ă carroceria faz dele um sedĂ£ diferenciado. SĂ£o dois motores diferentes, o novo 1.0 16V Hi-Power e o 1.6 8V Hi-Power, ambos sĂ£o frutos do know-how
adquirido pela Renault na FĂ³rmula 1, na qual participam quatro equipes com
motores da marca, e do trabalho do Renault Tecnologia Américas (RTA), centro de
engenharia que fica em SĂ£o JosĂ© dos Pinhais (PR) cuja missĂ£o Ă© desenvolver
produtos voltados aos consumidores latino-americanos.
O carro, em situaĂ§Ă£o de
cidade Ă© muito agradĂ¡vel e silencioso, tem precisĂ£o nas trocas de marchas mesmo
em situações de trĂ¡fego pesado e congestionamentos, mesmo o motor 1.0, nada
deixa a desejar em termos de economia e conforto. Parti para a estrada utilizando
um modelo 1.6, quem em quase nada difere do seu irmĂ£o menor. A diferença, Ă©
lĂ³gico, do desempenho final Ă© graças Ă nova arquitetura do motor 1.6 8V
Hi-Power de 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com
gasolina. Nesse modelo, vale ressaltar que cerca de 85% do torque jĂ¡ estĂ£o
disponĂveis a 1.500 rotações, diferença que pode ser sentida no trĂ¢nsito urbano
e também em estrada, numa ultrapassagem, por exemplo.
Fiz o percurso de pouco mais de 100 km sempre na velocidade
da estrada, com ar condicionado ligado e utilizando os equipamentos nele
instalados. O sistema Media NAV 1.2, com tela de 7” integrada ao painel, tem GPS
e auxilia demais em trechos onde se Ă© necessĂ¡ria uma mudança de rota. O maior
conforto para quem dirigem em uma auto-estrada Ă© o piloto automĂ¡tico e o
limitador de velocidade, importantĂssimos para se evitar multas nos diversos
radares que a rodovia possui. A retomada de velocidade em ultrapassagens sĂ£o
extremamente firmes e ao mesmo tempo suaves, o conjunto motor/cĂ¢mbio responde
prontamente aos comandos e dĂ£o sempre a impressĂ£o de se tratar de um modelo
superior em desempenho e agilidade. Finalizei o teste em pouco mais de uma hora
e pude sentir que a montadora realmente quis fazer algo de muito diferente em
um modelo jĂ¡ consagrado.
Outro item muito bom no conjunto
Ă© o preço e as opções sĂ£o:
VersĂ£o Authentique 1.0 16V Hi-Power – R$ 28.990
Opcionais:
·
Ar quente +
desembaçador traseiro - R$ 29.500
·
Pintura metĂ¡lica
– R$ 30.040
·
Ar quente +
desembaçador traseiro + pintura metĂ¡lica – R$ 30.550
·
Ar quente +
desembaçador traseiro + direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica – R$ 30.800
·
Ar quente + desembaçador
traseiro + direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica + pintura metĂ¡lica – R$ 31.850
·
Ar quente +
desembaçador traseiro + direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica + ar-condicionado – R$ 33.400
·
Ar quente +
desembaçador traseiro + direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica + ar-condicionado + pintura metĂ¡lica
– R$ 34.450
VersĂ£o Expression 1.0 16V Hi-Power – R$ 33.390
Opcionais:
·
Pintura metĂ¡lica
– R$ 34.440
·
Ar-condicionado
– R$ 35.990
·
Ar-condicionado
+ pintura metĂ¡lica – R$ 37.040
·
Ar-condicionado
+ Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento – R$ 36.840
·
Ar-condicionado
+ Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + pintura metĂ¡lica – R$ 37.890
VersĂ£o Expression 1.6 8V Hi-Power – R$ 39.440 (ar-condicionado de sĂ©rie)
Opcionais:
·
Pintura metĂ¡lica
– R$ 40.490
·
Media NAV 1.2 +
sensor de estacionamento – R$ 40.290
·
Media NAV 1.2 +
sensor de estacionamento + pintura metĂ¡lica – R$ 41.340
VersĂ£o Dynamique 1.6 8V Hi-Power – R$ 42.100
·
Pintura metĂ¡lica
– R$ 43.150
·
Media NAV 1.2 +
sensor de estacionamento + ar-condicionado automĂ¡tico- R$ 43.200
·
Media NAV 1.2 +
sensor de estacionamento + ar-condicionado automĂ¡tico + pintura metĂ¡lica – R$
44.250
O Novo Logan chega para ser diferente, ousado e
bonito, Ă© voltado para a famĂlia, mas como todo carro de conceito e cara jovem,
garante a montadora, deve agradar tambĂ©m um pĂºblico mais jovem e cheio de
sonhos, afinal, sonhar Ă© preciso.
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