FĂ¡brica Anchieta, da Volkswagen do Brasil, completa 54 anos com resultados expressivos em sustentabilidade
  • A fĂ¡brica inova em prĂ¡ticas que visam Ă  economia de recursos naturais, uma das metas do conceito “Think Blue. Factory.” instituĂ­do pela matriz na Alemanha
  • Primeira fĂ¡brica da Volkswagen fora da Alemanha, Anchieta jĂ¡ fabricou mais de 12,8 milhões de veĂ­culos   
  • Durante o ano de 2013, a fĂ¡brica recebeu visitantes ilustres, como o presidente da Alemanha, Joachim Gauck, o rei do futebol, PelĂ©, e a Ministra da Alemanha, Cornelia Pieper

Texto e fotos: Volkswagen
 
Primeira fĂ¡brica da Volkswagen instalada fora da Alemanha, e sede da empresa no PaĂ­s, a Anchieta, em SĂ£o Bernardo do Campo, completa 54 anos em 18 de novembro com um balanço positivo em termos de sustentabilidade, graças a processos mais eficientes. Apenas nos Ăºltimos cinco anos, a fĂ¡brica jĂ¡ economizou 401.326 MWh de energia elĂ©trica, que equivale ao abastecimento por um ano de uma cidade com aproximadamente 140 mil habitantes, como  Itu ou SĂ£o Caetano do Sul, em SĂ£o Paulo. Em termos de Ă¡gua, no mesmo perĂ­odo, foram economizados cerca de 1.682 milhões de litros, suficientes para encher 67 piscinas olĂ­mpicas. No que se refere a metal, foram recicladas mais de 294 toneladas, que seriam suficientes para a construĂ§Ă£o de 41 estĂ¡dios do MaracanĂ£.


Por meio de uma sĂ©rie de iniciativas inovadoras, a unidade tem conseguido alcançar Ă³timos resultados em economia de recursos naturais e dĂ¡ um passo adiante com o lançamento do conceito mundial “Think Blue. Factory.” no Brasil, que Ă© um conjunto de iniciativas realizadas no processo produtivo com a meta de melhorar em 25% os seguintes indicadores ambientais: consumo de Ă¡gua, uso de energia elĂ©trica e tĂ©rmica, geraĂ§Ă£o de resĂ­duos, emissões de CO² e de solventes atĂ© 2018, em relaĂ§Ă£o a 2010.
“O compromisso com o meio ambiente sempre foi uma responsabilidade da nossa empresa. AlĂ©m de cuidarmos do nosso planeta e garantirmos a qualidade de vida das futuras gerações, a sustentabilidade tambĂ©m Ă© uma vantagem competitiva para a Volkswagen pela reduĂ§Ă£o nos custos de fabricaĂ§Ă£o. Precisamos e vamos continuar contribuindo neste sentido para atingirmos a meta de reduĂ§Ă£o de, no mĂ­nimo, 25% de insumos em nossa fĂ¡brica”, disse o diretor da fĂ¡brica Anchieta, Frank Sowade.

Caminho da Sustentabilidade
Para apresentar as ações realizadas para colaborar com a economia de recursos naturais, a fĂ¡brica Anchieta inaugurou em o “Caminho da Sustentabilidade”. O trajeto divulga ações inovadoras e diversificadas da empresa em prol da sustentabilidade, abrangendo desde seu processo produtivo e melhores prĂ¡ticas de conservaĂ§Ă£o de recursos naturais, a projetos em benefĂ­cio da sociedade, do meio ambiente e de geraĂ§Ă£o de energia limpa. Dessa forma, a Volkswagen do Brasil destaca seu compromisso com o desenvolvimento dos trĂªs pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econĂ´mico.
O “Caminho da Sustentabilidade” abrange Ă¡reas produtivas e externas da fĂ¡brica Anchieta, revelando a qualidade e a inovaĂ§Ă£o dos processos da marca. O roteiro conta com 25 banners com fotos e textos, em portuguĂªs e inglĂªs, que trazem informações tĂ©cnicas simplificadas sobre melhorias implementadas e iniciativas de sustentabilidade.
Uma das ações destacadas Ă© a implantaĂ§Ă£o de escritĂ³rios sustentĂ¡veis, com melhor utilizaĂ§Ă£o da luz natural, mĂ³veis ergonĂ´micos, reorganizaĂ§Ă£o de espaços, entre outras iniciativas, presentes em grande parte das instalações da fĂ¡brica.

Outras iniciativas realizadas pela fĂ¡brica Anchieta
  • Desligamento automĂ¡tico de lĂ¢mpadas nas ilhas de robĂ´s da ArmaĂ§Ă£o = economia de 18 mil KWh e mil kg CO² por ano;
  • Vistoria e desligamento de equipamentos aos finais de semana: economia de 2,5 milhões de kWh, 500 mil m3 de gĂ¡s, 30 mil litros de Ă¡gua e mais de mil toneladas de CO² por ano;
  • Para contribuir com esses projetos, a unidade usa recursos de alta tecnologia para anĂ¡lise computacional do ciclo de vida dos processos e controle dos indicadores ambientais.
  • A fĂ¡brica tambĂ©m trabalha o incentivo Ă  utilizaĂ§Ă£o de embalagens retornĂ¡veis e a promoĂ§Ă£o da conscientizaĂ§Ă£o ambiental entre os colaboradores.

ISO 14.001- Sistema de GestĂ£o Ambiental
A fĂ¡brica Anchieta Ă© certificada pela ISO 14.001, norma credenciada pela OrganizaĂ§Ă£o Internacional de NormatizaĂ§Ă£o (ISO), desde 2005.  O objetivo principal desta norma Ă© a busca da melhoria contĂ­nua, do atendimento Ă s leis, da prevenĂ§Ă£o Ă  poluiĂ§Ă£o, da conscientizaĂ§Ă£o ambiental e do comprometimento com o Meio Ambiente.
O organismo certificador DQS (Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen / AssociaĂ§Ă£o AlemĂ£ para CertificaĂ§Ă£o de Sistemas de GestĂ£o) recomendou em setembro deste ano a manutenĂ§Ă£o da certificaĂ§Ă£o do Sistema de GestĂ£o Ambiental (SGA) baseado na norma ISO 14.001. Para esta certificaĂ§Ă£o, foram auditadas as Ă¡reas de GestĂ£o Ambiental Corporativa, Planejamento de FĂ¡brica, ManutenĂ§Ă£o Site, LogĂ­stica de FĂ¡brica, LogĂ­stica Volkswagen, Desenvolvimento do Produto, ArmaĂ§Ă£o, Pintura, Montagem, Qualidade Assegurada, Recursos Humanos, Tecnologia da InformaĂ§Ă£o, Compras, Governança, Risco e Compliance e EstratĂ©gia Corporativa.


FĂ¡brica Anchieta
Inaugurada em 18 de novembro de 1959, a Anchieta foi a primeira fĂ¡brica da Volkswagen instalada fora da Alemanha e desde entĂ£o tem introduzido ao longo da histĂ³ria os vĂ¡rios avanços e inovações da indĂºstria automotiva brasileira. JĂ¡ na cerimĂ´nia de inauguraĂ§Ă£o, a unidade foi o cenĂ¡rio da cena que seria identificada como a "certidĂ£o de nascimento" do setor automotivo no Brasil, com o desfile de Kubitschek pelas ruas internas da Anchieta dentro de um Fusca conversĂ­vel.
Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta na cidade de SĂ£o Bernardo do Campo (SP), a 18 km da capital paulista, a fĂ¡brica Anchieta tem Ă¡rea total de 1,2 milhĂ£o m2, dos quais 970 mil m2 sĂ£o de Ă¡rea construĂ­da e conta com a força de trabalho de aproximadamente 13.600 colaboradores. É considerada um complexo industrial por abrigar atividades como Ferramentaria, Estamparia, ArmaĂ§Ă£o, Pintura e Montagem Final, alĂ©m de centralizar as Ă¡reas administrativas, de vendas e marketing, de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos da Volkswagen no Brasil.
A unidade Ă© responsĂ¡vel atualmente pela produĂ§Ă£o dos modelos Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi. A fĂ¡brica jĂ¡ produziu tambĂ©m veĂ­culos que marcaram Ă©poca, como o Fusca, a Variant, o TL, o SP1/2, a BrasĂ­lia e o Passat. Desde sua inauguraĂ§Ă£o, a fĂ¡brica jĂ¡ produziu 12,8 milhões de veĂ­culos, sendo tambĂ©m responsĂ¡vel pela exportaĂ§Ă£o de seus modelos para Europa, AmĂ©rica Central e AmĂ©rica do Sul.
Em termos de tecnologia, a unidade inaugurou em 2013 uma linha de ArmaĂ§Ă£o exclusiva para o modelo Saveiro, que dispõe de 152 robĂ´s de Ăºltima geraĂ§Ă£o, mais rĂ¡pidos e com menor consumo de energia, encontrados apenas em fĂ¡bricas da Volkswagen na Europa. As mĂ¡quinas possuem pinças de solda com mecanismo de servo acionamento, que controla a distĂ¢ncia entre um ponto e outro, garantindo mais qualidade e precisĂ£o ao processo. Possui tambĂ©m recursos da fĂ¡brica digital, que permite fazer simulações virtuais de processos produtivos, instalações e produtos, antes da implementaĂ§Ă£o ou construĂ§Ă£o fĂ­sica, minimizando custos, otimizando processos e promovendo o desenvolvimento de condições de trabalho ergonĂ´micas.


Visitas ilustres em 2013
Em 2013, a unidade recebeu visitas ilustres, como a do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, que aproveitou em maio a oportunidade para tambĂ©m conhecer a aĂ§Ă£o social que conta com o apoio da Volkswagen, a versĂ£o brasileira do projeto "A Chance to Play - O Direito de Brincar". Criada pelo ComitĂª Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen em parceria com a ONG terre des hommes, a iniciativa visa dar novas perspectivas a crianças e jovens do Brasil, por meio de projetos sociais que utilizam o futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformaĂ§Ă£o social para promover a educaĂ§Ă£o, a cidadania e a cultura de paz.
O principal Ă­cone do futebol mundial e embaixador da marca Volkswagen, PelĂ©, tambĂ©m visitou a fĂ¡brica Anchieta neste ano. Em junho, o ex-jogador foi recebido pelo presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e pelo diretor de Marketing da empresa, Axel Schroeder. Acompanhado pelos executivos, PelĂ© percorreu a linha de produĂ§Ă£o da empresa, onde conheceu a alta tecnologia dos produtos e dos processos da Volkswagen do Brasil. Durante o percurso, PelĂ© parou para cumprimentar, dar autĂ³grafos e tirar fotos com os colaboradores, que vibraram com a presença do atleta do sĂ©culo.
A ministra de Estado no MinistĂ©rio de Relações Exteriores da Alemanha Cornelia Pieper esteve na unidade em outubro e teve a oportunidade de conhecer a primeira escola do ramo de ensino dual da indĂºstria no PaĂ­s, o Centro de FormaĂ§Ă£o Profissional Volkswagen SENAI, implementado em 1973, o centro jĂ¡ formou mais de 6.000 profissionais especializados. AliĂ¡s, um dos principais motivos da visita da ministra ao Brasil foi levantar discussões sobre esta metodologia de ensino, que une aulas teĂ³ricas e prĂ¡ticas, permitindo que os alunos acompanhem o processo produtivo, aprendendo com a mediaĂ§Ă£o de professores e de mentores das Ă¡reas de manufatura da empresa.
“A visita da ministra mostra a importĂ¢ncia da Volkswagen do Brasil como uma das empresas pioneiras no ensino dual no Brasil. A formaĂ§Ă£o e a capacitaĂ§Ă£o de jovens profissionais faz parte da cultura da Volkswagen desde o inĂ­cio de suas operações na Alemanha. Aqui no Brasil, conseguimos implementar esse modelo por meio de uma parceria de 40 anos de sucesso com o SENAI, que se tornou referĂªncia para a indĂºstria no PaĂ­s”, afirmou Holger Rust, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil.