FĂ¡brica Anchieta, da Volkswagen do Brasil, completa 54 anos com resultados expressivos em sustentabilidade |
Texto e fotos: Volkswagen
|
Primeira fĂ¡brica da Volkswagen instalada fora da Alemanha, e sede da
empresa no PaĂs, a Anchieta, em SĂ£o Bernardo do Campo, completa 54 anos em 18 de
novembro com um balanço positivo em termos de sustentabilidade, graças a
processos mais eficientes. Apenas nos Ăºltimos cinco anos, a fĂ¡brica jĂ¡
economizou 401.326 MWh de energia elétrica, que equivale ao abastecimento por um
ano de uma cidade com aproximadamente 140 mil habitantes, como Itu ou SĂ£o
Caetano do Sul, em SĂ£o Paulo. Em termos de Ă¡gua, no mesmo perĂodo, foram
economizados cerca de 1.682 milhões de litros, suficientes para encher 67
piscinas olĂmpicas. No que se refere a metal, foram recicladas mais de 294
toneladas, que seriam suficientes para a construĂ§Ă£o de 41 estĂ¡dios do MaracanĂ£.
Por meio de uma série de iniciativas inovadoras, a unidade tem conseguido
alcançar Ă³timos resultados em economia de recursos naturais e dĂ¡ um passo
adiante com o lançamento do conceito mundial “Think Blue. Factory.” no Brasil,
que Ă© um conjunto de iniciativas realizadas no processo produtivo com a meta de
melhorar em 25% os seguintes indicadores ambientais: consumo de Ă¡gua, uso de
energia elĂ©trica e tĂ©rmica, geraĂ§Ă£o de resĂduos, emissões de CO² e de solventes
atĂ© 2018, em relaĂ§Ă£o a 2010.
“O compromisso com o meio ambiente sempre foi uma responsabilidade da nossa
empresa. Além de cuidarmos do nosso planeta e garantirmos a qualidade de vida
das futuras gerações, a sustentabilidade também é uma vantagem competitiva para
a Volkswagen pela reduĂ§Ă£o nos custos de fabricaĂ§Ă£o. Precisamos e vamos continuar
contribuindo neste sentido para atingirmos a meta de reduĂ§Ă£o de, no mĂnimo, 25%
de insumos em nossa fĂ¡brica”, disse o diretor da fĂ¡brica Anchieta, Frank
Sowade.
Caminho da Sustentabilidade
Para apresentar as ações realizadas para colaborar com a economia de recursos
naturais, a fĂ¡brica Anchieta inaugurou em o “Caminho da Sustentabilidade”. O
trajeto divulga ações inovadoras e diversificadas da empresa em prol da
sustentabilidade, abrangendo desde seu processo produtivo e melhores prĂ¡ticas de
conservaĂ§Ă£o de recursos naturais, a projetos em benefĂcio da sociedade, do meio
ambiente e de geraĂ§Ă£o de energia limpa. Dessa forma, a Volkswagen do Brasil
destaca seu compromisso com o desenvolvimento dos trĂªs pilares da
sustentabilidade: ambiental, social e econĂ´mico.
O “Caminho da
Sustentabilidade” abrange Ă¡reas produtivas e externas da fĂ¡brica Anchieta,
revelando a qualidade e a inovaĂ§Ă£o dos processos da marca. O roteiro conta com
25 banners com fotos e textos, em portuguĂªs e inglĂªs, que trazem informações
técnicas simplificadas sobre melhorias implementadas e iniciativas de
sustentabilidade.
Uma das ações destacadas Ă© a implantaĂ§Ă£o de escritĂ³rios
sustentĂ¡veis, com melhor utilizaĂ§Ă£o da luz natural, mĂ³veis ergonĂ´micos,
reorganizaĂ§Ă£o de espaços, entre outras iniciativas, presentes em grande parte
das instalações da fĂ¡brica.
Outras iniciativas realizadas pela fĂ¡brica Anchieta
ISO 14.001- Sistema de GestĂ£o Ambiental
A fĂ¡brica Anchieta Ă© certificada pela ISO 14.001, norma credenciada pela
OrganizaĂ§Ă£o Internacional de NormatizaĂ§Ă£o (ISO), desde 2005. O objetivo
principal desta norma Ă© a busca da melhoria contĂnua, do atendimento Ă s leis, da
prevenĂ§Ă£o Ă poluiĂ§Ă£o, da conscientizaĂ§Ă£o ambiental e do comprometimento com o
Meio Ambiente.
O organismo certificador DQS (Deutsche Gesellschaft zur
Zertifizierung von Managementsystemen / AssociaĂ§Ă£o AlemĂ£ para CertificaĂ§Ă£o de
Sistemas de GestĂ£o) recomendou em setembro deste ano a manutenĂ§Ă£o da
certificaĂ§Ă£o do Sistema de GestĂ£o Ambiental (SGA) baseado na norma ISO 14.001.
Para esta certificaĂ§Ă£o, foram auditadas as Ă¡reas de GestĂ£o Ambiental
Corporativa, Planejamento de FĂ¡brica, ManutenĂ§Ă£o Site, LogĂstica de FĂ¡brica,
LogĂstica Volkswagen, Desenvolvimento do Produto, ArmaĂ§Ă£o, Pintura, Montagem,
Qualidade Assegurada, Recursos Humanos, Tecnologia da InformaĂ§Ă£o, Compras,
Governança, Risco e Compliance e Estratégia Corporativa.
FĂ¡brica Anchieta
Inaugurada em 18 de novembro de 1959, a
Anchieta foi a primeira fĂ¡brica da Volkswagen instalada fora da Alemanha e desde
entĂ£o tem introduzido ao longo da histĂ³ria os vĂ¡rios avanços e inovações da
indĂºstria automotiva brasileira. JĂ¡ na cerimĂ´nia de inauguraĂ§Ă£o, a unidade foi o
cenĂ¡rio da cena que seria identificada como a "certidĂ£o de nascimento" do setor
automotivo no Brasil, com o desfile de Kubitschek pelas ruas internas da
Anchieta dentro de um Fusca conversĂvel.
Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta na cidade de SĂ£o Bernardo do Campo
(SP), a 18 km da capital paulista, a fĂ¡brica Anchieta tem Ă¡rea total de 1,2
milhĂ£o m2, dos quais 970 mil m2 sĂ£o de Ă¡rea construĂda e conta com a força de
trabalho de aproximadamente 13.600 colaboradores. É considerada um complexo
industrial por abrigar atividades como Ferramentaria, Estamparia, ArmaĂ§Ă£o,
Pintura e Montagem Final, alĂ©m de centralizar as Ă¡reas administrativas, de
vendas e marketing, de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos
produtos da Volkswagen no Brasil.
A unidade Ă© responsĂ¡vel atualmente pela
produĂ§Ă£o dos modelos Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi. A
fĂ¡brica jĂ¡ produziu tambĂ©m veĂculos que marcaram Ă©poca, como o Fusca, a Variant,
o TL, o SP1/2, a BrasĂlia e o Passat. Desde sua inauguraĂ§Ă£o, a fĂ¡brica jĂ¡
produziu 12,8 milhões de veĂculos, sendo tambĂ©m responsĂ¡vel pela exportaĂ§Ă£o de
seus modelos para Europa, América Central e América do Sul.
Em termos de tecnologia, a unidade inaugurou em 2013 uma linha de ArmaĂ§Ă£o
exclusiva para o modelo Saveiro, que dispõe de 152 robĂ´s de Ăºltima geraĂ§Ă£o, mais
rĂ¡pidos e com menor consumo de energia, encontrados apenas em fĂ¡bricas da
Volkswagen na Europa. As mĂ¡quinas possuem pinças de solda com mecanismo de servo
acionamento, que controla a distĂ¢ncia entre um ponto e outro, garantindo mais
qualidade e precisĂ£o ao processo. Possui tambĂ©m recursos da fĂ¡brica digital, que
permite fazer simulações virtuais de processos produtivos, instalações e
produtos, antes da implementaĂ§Ă£o ou construĂ§Ă£o fĂsica, minimizando custos,
otimizando processos e promovendo o desenvolvimento de condições de trabalho
ergonĂ´micas.
Visitas ilustres em 2013
Em 2013, a unidade recebeu
visitas ilustres, como a do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, que
aproveitou em maio a oportunidade para tambĂ©m conhecer a aĂ§Ă£o social que conta
com o apoio da Volkswagen, a versĂ£o brasileira do projeto "A Chance to Play - O
Direito de Brincar". Criada pelo ComitĂª Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen
em parceria com a ONG terre des hommes, a iniciativa visa dar novas perspectivas
a crianças e jovens do Brasil, por meio de projetos sociais que utilizam o
futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformaĂ§Ă£o social para
promover a educaĂ§Ă£o, a cidadania e a cultura de paz.
O principal Ăcone do futebol mundial e embaixador da marca Volkswagen, PelĂ©,
tambĂ©m visitou a fĂ¡brica Anchieta neste ano. Em junho, o ex-jogador foi recebido
pelo presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e pelo diretor de
Marketing da empresa, Axel Schroeder. Acompanhado pelos executivos, Pelé
percorreu a linha de produĂ§Ă£o da empresa, onde conheceu a alta tecnologia dos
produtos e dos processos da Volkswagen do Brasil. Durante o percurso, Pelé parou
para cumprimentar, dar autĂ³grafos e tirar fotos com os colaboradores, que
vibraram com a presença do atleta do século.
A ministra de Estado no
Ministério de Relações Exteriores da Alemanha Cornelia Pieper esteve na unidade
em outubro e teve a oportunidade de conhecer a primeira escola do ramo de ensino
dual da indĂºstria no PaĂs, o Centro de FormaĂ§Ă£o Profissional Volkswagen SENAI,
implementado em 1973, o centro jĂ¡ formou mais de 6.000 profissionais
especializados. AliĂ¡s, um dos principais motivos da visita da ministra ao Brasil
foi levantar discussões sobre esta metodologia de ensino, que une aulas teĂ³ricas
e prĂ¡ticas, permitindo que os alunos acompanhem o processo produtivo, aprendendo
com a mediaĂ§Ă£o de professores e de mentores das Ă¡reas de manufatura da empresa.
“A visita da ministra mostra a importĂ¢ncia da Volkswagen do Brasil como uma
das empresas pioneiras no ensino dual no Brasil. A formaĂ§Ă£o e a capacitaĂ§Ă£o de
jovens profissionais faz parte da cultura da Volkswagen desde o inĂcio de suas
operações na Alemanha. Aqui no Brasil, conseguimos implementar esse modelo por
meio de uma parceria de 40 anos de sucesso com o SENAI, que se tornou referĂªncia
para a indĂºstria no PaĂs”, afirmou Holger Rust, vice-presidente de Recursos
Humanos da Volkswagen do Brasil.
|
- Home
- Mobilidade
- _Abeifa
- _Abiauto
- _Abimaq
- _Abraciclo
- _Anip
- _Fenabrave
- _Lançamentos
- _Test Drive
- Cultura
- _Cabo & Streaming
- _Cinema
- _Livros & Revistas
- _Teatro
- _Test Movie
- Institucionais & Salões
- _Fenatran
- _Automec
- _Institucional
- _SalĂ£o do AutomĂ³vel
- _SalĂ£o Duas Rodas
- Competições
- _FĂ³rmula 1
- _MotoGP
- Melhor da Vida
- _Ar & Mar
- _Comer & Beber
- _Moda & Beleza
- _Turismo
- Redes e Contato
- _Contato
- _Facebook
- _Instagram
- _Twitter
- _YouTube
0 ComentĂ¡rios