Volkswagen duplica produĂ§Ă£o da Kombi Last Edition

  • Devido Ă  grande demanda, volume da sĂ©rie especial passarĂ¡ de 600 para 1.200 unidades
  • VersĂ£o traz itens exclusivos como pintura “saia e blusa” e acabamento interno de luxo, tem preço sugerido de R$ 85.000
  • Unidades serĂ£o numeradas e terĂ£o placa de identificaĂ§Ă£o
  • EdiĂ§Ă£o marca o encerramento da produĂ§Ă£o da Kombi no Brasil

Texto e fotos: Volkswagen
 
A Volkswagen do Brasil irĂ¡ duplicar o volume de produĂ§Ă£o previsto para a sĂ©rie especial Last Edition da Kombi, devido Ă  grande demanda pela ediĂ§Ă£o. A produĂ§Ă£o limitada passarĂ¡ de 600 para 1.200 unidades, que sĂ£o oferecidas pelo preço sugerido de R$ 85.000.


A ediĂ§Ă£o traz itens exclusivos como pintura tipo “saia e blusa”, acabamento interno de luxo e elementos de design que remetem Ă s inĂºmeras versões do veĂ­culo fabricadas no PaĂ­s desde 1957. As unidades serĂ£o numeradas e terĂ£o placa de identificaĂ§Ă£o.


A pintura da Kombi Last Edition Ă© azul, com teto, colunas e para-choques brancos. Uma faixa decorativa, tambĂ©m branca, circunda todo o veĂ­culo logo abaixo da linha de cintura. As rodas e as calotas sĂ£o pintadas de branco.


A grade dianteira superior Ă© tambĂ©m pintada na cor azul da carroceria, assim como as molduras das setas e aros dos farĂ³is.
Os pneus com faixa branca dĂ£o um toque a mais de requinte e nostalgia ao modelo. Os vidros sĂ£o escurecidos e o vigia traseiro tem desembaçador elĂ©trico. As setas dianteiras tĂªm lentes de cristal branco. Nas laterais tambĂ©m se destacam os adesivos que identificam a sĂ©rie especial "56 anos – Kombi Last Edition".

Interior – tratamento especial
O interior da Kombi Last Edition mereceu cuidados especiais, começando pelas cortinas em tear azul nas janelas laterais e no vigia traseiro – as braçadeiras trazem o logotipo ‘Kombi’ bordado, um elemento de decoraĂ§Ă£o tĂ­pico das versões mais luxuosas das dĂ©cadas de 1960 e 1970.
Os bancos tĂªm forraĂ§Ă£o especial de vinil: bordas em Azul Atlanta e faixas centrais de duas cores (azul e branca). As laterais e as costas dos assentos tĂªm acabamento de vinil expandido Cinza Lotus. O modelo tem capacidade para 9 ocupantes.
O revestimento interno das laterais, portas e porta-malas tambĂ©m Ă© de vinil Azul Atlanta, com costuras decorativas pespontadas. O assoalho e o porta-malas sĂ£o recobertos por tapetes com insertos em carpete dilour Basalto, mesmo material que reveste o estepe. O revestimento do teto Ă© em material nĂ£o tecido Stampatto.
No painel, um dos destaques Ă© a plaqueta de alumĂ­nio escovado que identifica a sĂ©rie especial, com o nĂºmero correspondente a uma das 1.200 unidades. Por exemplo: a primeira unidade levarĂ¡ a placa “0001/1.200”.
AlĂ©m disso, o painel traz serigrafia especial do quadro de instrumentos, que mantĂ©m o tradicional padrĂ£o com o velocĂ­metro em posiĂ§Ă£o central e, Ă  direita, o mostrador do nĂ­vel de combustĂ­vel. O sistema de som tem LEDs vermelhos, lĂª arquivos MP3 e possui entradas auxiliar e USB.
Dentro do porta-luvas, o comprador encontrarĂ¡ o manual do proprietĂ¡rio com uma capa especial comemorativa. A Kombi Last Edition serĂ¡ acompanhada, tambĂ©m, por um certificado especial atestando sua autenticidade.
O modelo Ă© equipado com o motor EA111 1.4L Total Flex, que desenvolve potĂªncia de 78 cv quando abastecido com gasolina e de 80 cv com etanol, sempre a 4.800 rpm. O torque mĂ¡ximo Ă© de 12,5 kgfm com gasolina e de 12,7 kgfm com etanol, a 3.500 rpm. O cĂ¢mbio Ă© manual de 4 marchas. As rodas sĂ£o de 14 polegadas, com pneus 185 R14C.

Fatos sobre a Kombi
A Kombi foi idealizada pelo holandĂªs Ben Pon na dĂ©cada de 1940, que projetou a combinaĂ§Ă£o do confiĂ¡vel conjunto mecĂ¢nico do Volkswagen Sedan em um veĂ­culo de carga leve. O nome Kombi Ă© uma abreviaĂ§Ă£o, adotada no Brasil, para o termo em alemĂ£o Kombinationsfahrzeug, que em portuguĂªs significa “veĂ­culo combinado” ou “combinaĂ§Ă£o do espaço para carga e passeio”. Na Alemanha o modelo recebeu o nome VW Bus T1 (Transporter NĂºmero 1).
Com estrutura leve, do tipo monobloco, e carroceria em forma de “caixa”, a Kombi oferecia amplo espaço interno abrigado e capacidade para transportar uma tonelada de carga. Ao mesmo tempo, era um veĂ­culo muito fĂ¡cil de manobrar. Resistente, econĂ´mico e de mecĂ¢nica simples, foi amplamente aceita no mercado nacional.
AlĂ©m das versões com janelas traseiras de vidro ou furgĂ£o, a Kombi tambĂ©m foi fabricada como pick-up, com cabine simples ou cabine dupla.
Um dos pontos fortes em sua comercializaĂ§Ă£o sempre foi a fĂ¡cil adaptaĂ§Ă£o para os mais diversos tipos de uso: a Kombi foi usada como ambulĂ¢ncia, viatura policial, veĂ­culo do Corpo de Bombeiros, veĂ­culo de lazer, escritĂ³rio volante, biblioteca circulante, carro funerĂ¡rio, lanchonete e atĂ© carro de reportagem de televisĂ£o e rĂ¡dio, entre muitas outras versões.
Nos Ăºltimos anos, mesmo com a concorrĂªncia de vans maiores lançadas no mercado brasileiro, a Kombi continuou merecendo a preferĂªncia de muitos clientes. Desde setembro de 1957 atĂ© setembro de 2013 foram produzidas mais de 1.560.000 unidades do modelo na fĂ¡brica de SĂ£o Bernardo do Campo.

Hotsite
A empresa tambĂ©m vai lançar, neste sĂ¡bado (21/9), uma campanha publicitĂ¡ria que homenageia a Kombi. Criada pela AlmapBBDO, ela conta tambĂ©m com um hotsite – o www.vw.com.br/kombi, no qual usuĂ¡rios e fĂ£s da Kombi poderĂ£o contar histĂ³rias vividas com o veĂ­culo, enviando textos, fotos ou vĂ­deos que uma vez publicadas farĂ£o parte do hotsite.