NOVA TECNOLOGIA HONEYWELL PARA TURBOALIMENTAÇÃO JÁ EM TESTES EM MOTORES PARA O BRASIL
Denominada R-Flow, proporciona eficiência em qualquer regime de funcionamento do motor, com economia de combustível e redução de CO2
Texto e fotos: Secco Consultoria
A Honeywell Turbo Technologies já está testando em um motor que será lançado no Brasil a tecnologia R-Flow, o mais recente recurso desenvolvido para contribuir para a economia de combustível, reduzir a emissão de CO2 e ampliar o desempenho perseguido pela indústria automobilística. Destinada a propulsores a gasolina, etanol e flex, a tecnologia R-Flow em turbo Garrett passa por ensaios no Centro de Pesquisas da empresa, em Brno, na República Checa, para atender aos objetivos do programa Inovar-Auto.
De acordo com o engenheiro Paolo Di Martino, do Centro de Pesquisas de Brno, a tecnologia R-Flow foi idealizada para assegurar o controle mais preciso da pressão de sobrealimentação do motor, o que permite harmonizar eficiência energética tanto em baixas quanto em altas rotações, com ganho efetivo em torque e potência. Di Martino revelou que, para o Brasil, a nova tecnologia é destinada a propulsores a gasolina, etanol e flex.
O engenheiro esclareceu que o R-Flow é constituído por dois discos montados próximos à flange da saída dos gases da carcaça da turbina. O sistema funciona como um turbo de geometria variável, com eficiência em qualquer regime de rotação do motor.
O primeiro disco, chamado de rotor, movimenta-se de forma rotacional. O outro é o estator, fixo. Ambos têm orifícios axiais, dispostos ao redor do rotor da turbina e, por intermédio da posição dos discos, controlam a pressão de sobrealimentação. Em baixas rotações, quando as furações do rotor e do estator não coincidem, o sistema propicia ganho de torque, devido à melhor vedação dos gases. E por ser mais eficiente que um waste-gate tradicional, em altas rotações possibilita aumento de potência ao motor.
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