Potentes, eficientes e deslumbrantemente abertos: sĂ£o os novos 911 Turbo Cabriolet

A dinĂ¢mica dos novos Porsche 911 Turbo1) multiplicada pelo prazer de dirigir oferecido por um carro esportivo conversĂ­vel. Esta Ă© a fĂ³rmula por trĂ¡s das duas novas versões de classe superior do 911 Cabriolet. Pouco mais de 50 anos depois do lançamento do 911 e para coincidir com o 40º aniversĂ¡rio do 911 Turbo, as versões conversĂ­veis do 911 Turbo e do 911 Turbo S estĂ£o sendo lançadas em todo o mundo. Eles serĂ£o revelados pela primeira vez no SalĂ£o do AutomĂ³vel de Los Angeles, no dia 20 de novembro. Ao acrescentar duas versões, a Porsche dobra para quatro o nĂºmero de opções de primeira categoria em sua linha de produtos.

Texto e fotos: Porsche


O 911 Turbo Cabriolet e o 911 Turbo S Cabriolet2) proporcionam a mesma mistura de dinamismo, desempenho e eficiĂªncia oferecidos pelo modelo cupĂª revelado hĂ¡ alguns meses. Expresso em nĂºmeros, o motor com turbocompressor de seis cilindros e 3,8 litros oferece uma potĂªncia de 520 cv (383 kW) na versĂ£o conversĂ­vel do 911 Turbo e 560 cv (412 kW) na versĂ£o  Turbo S. Os carros aceleram de 0 a 100 km/h em 3,5 e 3,2 segundos, respectivamente, alcançando uma velocidade mĂ¡xima de atĂ© 318 km/h. Tudo isso oferecendo um consumo de combustĂ­vel que fica abaixo do limite de dez litros: ambos os modelos Cabriolet de primeira categoria atendem ao Novo Ciclo de DireĂ§Ă£o Europeu (NCDE), ostentando valores de 10,1 km/l e emissões de 231 g/km de CO2. Quando comparados aos respectivos modelos antecessores, os novos 911 Turbo Cabriolet e 911 Turbo S Cabriolet oferecem 30 cv a mais de potĂªncia e sĂ£o 0,2 segundos mais rĂ¡pidos em termos de aceleraĂ§Ă£o padrĂ£o, alĂ©m de 15% mais eficientes. 


Esterçamento ativo no eixo traseiro e aerodinĂ¢mica ativa para uma dirigibilidade ainda melhor
A dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o oferecida pelos 911 Turbo Cabriolet e 911 Turbo S Cabriolet vai alĂ©m do que pode ser expresso em nĂºmeros. Contando com a transmissĂ£o de dupla embreagem PDK de fĂ¡brica e a nova traĂ§Ă£o nas quatro rodas PTM, bem como esterçamento ativo no eixo traseiro e aerodinĂ¢mica ativa, os 911 Turbo conversĂ­veis determinam a referĂªncia tecnolĂ³gica da Porsche no segmento de supercarros esportivos com capota aberta. Embora o esterçamento ativo no eixo traseiro exerça um enorme impacto positivo nas manobras, tanto em pistas de corridas quanto no uso cotidiano, a aerodinĂ¢mica ativa pode ser ajustada de modo a oferecer eficiĂªncia ou dirigibilidade ideais. Basta apertar uma tecla no painel.


Mais do que nunca, as duas versões tambĂ©m fazem uma clara declaraĂ§Ă£o visual sobre seu desempenho. As asas, caracterĂ­sticas da nova geraĂ§Ă£o do 911 Turbo, sĂ£o 28 mm mais largas que as dos modelos 911 Carrera 4. O efeito desta largura Ă© ainda mais acentuado quando a capota estĂ¡ aberta.


Outra caracterĂ­stica de destaque dos 911 Turbo Cabriolet Ă© o exclusivo teto com estrutura de magnĂ©sio de baixo peso. Esta tecnologia inovadora permite que a capota, quando fechada, tenha uma curvatura similar Ă  do cupĂª. Esta curvatura, vantajosa em termos de aerodinĂ¢mica, nĂ£o pode ser aplicada quando sĂ£o usadas tĂ©cnicas de construĂ§Ă£o tradicionais. Assim como nos modelos anteriores, a capota abre e fecha em aproximadamente 13 segundos com o veĂ­culo em movimento (a atĂ© 50 km/h), ao toque de uma tecla no painel.


Interior com alto nĂ­vel de acabamento
O interior dos novos 911 Turbo Cabriolet acompanha a mesma linha das versões cupĂª. A versĂ£o S ostenta uma gama particularmente ampla de acabamentos, com caracterĂ­sticas que incluem um interior exclusivo em preto/vermelho Carrera e assentos adaptĂ¡veis com a funĂ§Ă£o Sport Seat Plus, com 18 posições de ajuste e memĂ³ria. AlĂ©m disso, os encostos dos bancos sĂ£o revestidos em couro com costura dupla e o visual de diversos elementos tem acabamento em carbono. Como antes, o sistema de som Bose vem de fĂ¡brica e, pela primeira vez, um sistema Burmester Ă© oferecido como opcional. TambĂ©m opcionais sĂ£o o sistema de piloto automĂ¡tico adaptĂ¡vel controlado por radar, a cĂ¢mera de marcha rĂ© e o sistema de reconhecimento de sinalizaĂ§Ă£o de trĂ¢nsito e de radares de velocidade.



Os novos Porsche 911 Turbo Cabriolet e 911 Turbo S Cabriolet tĂªm chegada prevista para o mercado brasileiro em março de 2014. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Stuttgart Sportcar (www.porsche.com.br).