Potentes, eficientes e deslumbrantemente abertos: sĂ£o os
novos 911 Turbo Cabriolet
A dinĂ¢mica dos novos Porsche 911 Turbo1) multiplicada pelo prazer de dirigir oferecido por um carro esportivo
conversĂvel. Esta Ă© a fĂ³rmula por trĂ¡s das duas novas versões de classe
superior do 911 Cabriolet. Pouco mais de 50 anos depois do lançamento do 911 e
para coincidir com o 40º aniversĂ¡rio do 911 Turbo, as versões conversĂveis do
911 Turbo e do 911 Turbo S estĂ£o sendo lançadas em todo o mundo. Eles serĂ£o
revelados pela primeira vez no SalĂ£o do AutomĂ³vel de Los Angeles, no dia 20 de
novembro. Ao acrescentar duas versões, a Porsche dobra para quatro o nĂºmero de opções
de primeira categoria em sua linha de produtos.
Texto e fotos: Porsche
O 911 Turbo Cabriolet e o 911 Turbo S Cabriolet2) proporcionam a mesma mistura de dinamismo, desempenho e eficiĂªncia
oferecidos pelo modelo cupĂª revelado hĂ¡ alguns meses. Expresso em nĂºmeros, o
motor com turbocompressor de seis cilindros e 3,8 litros oferece uma
potĂªncia de 520 cv (383 kW) na versĂ£o conversĂvel do 911 Turbo e 560 cv (412
kW) na versĂ£o Turbo S. Os carros
aceleram de 0 a
100 km/h
em 3,5 e 3,2 segundos, respectivamente, alcançando uma velocidade mĂ¡xima de atĂ©
318 km/h .
Tudo isso oferecendo um consumo de combustĂvel que fica abaixo do limite de dez
litros: ambos os modelos Cabriolet de primeira categoria atendem ao Novo Ciclo
de DireĂ§Ă£o Europeu (NCDE), ostentando valores de 10,1 km/l e emissões de 231
g/km de CO2. Quando comparados aos respectivos modelos antecessores, os novos 911
Turbo Cabriolet e 911 Turbo S Cabriolet oferecem 30 cv a mais de potĂªncia e sĂ£o
0,2 segundos mais rĂ¡pidos em termos de aceleraĂ§Ă£o padrĂ£o, alĂ©m de 15% mais
eficientes.
Esterçamento ativo no eixo traseiro e aerodinĂ¢mica ativa para uma dirigibilidade
ainda melhor
A dinĂ¢mica de direĂ§Ă£o oferecida pelos 911 Turbo Cabriolet e 911 Turbo S
Cabriolet vai alĂ©m do que pode ser expresso em nĂºmeros. Contando com a
transmissĂ£o de dupla embreagem PDK de fĂ¡brica e a nova traĂ§Ă£o nas quatro rodas
PTM, bem como esterçamento ativo no eixo traseiro e aerodinĂ¢mica ativa, os 911
Turbo conversĂveis determinam a referĂªncia tecnolĂ³gica da Porsche no segmento
de supercarros esportivos com capota aberta. Embora o esterçamento ativo no
eixo traseiro exerça um enorme impacto positivo nas manobras, tanto em pistas
de corridas quanto no uso cotidiano, a aerodinĂ¢mica ativa pode ser ajustada de
modo a oferecer eficiĂªncia ou dirigibilidade ideais. Basta apertar uma tecla no
painel.
Mais do que nunca, as duas versões tambĂ©m fazem uma clara declaraĂ§Ă£o
visual sobre seu desempenho. As asas, caracterĂsticas da nova geraĂ§Ă£o do 911
Turbo, sĂ£o 28 mm
mais largas que as dos modelos 911 Carrera 4. O efeito desta largura Ă© ainda
mais acentuado quando a capota estĂ¡ aberta.
Outra caracterĂstica de destaque dos 911 Turbo Cabriolet Ă© o exclusivo
teto com estrutura de magnésio de baixo peso. Esta tecnologia inovadora permite
que a capota, quando fechada, tenha uma curvatura similar Ă do cupĂª. Esta curvatura,
vantajosa em termos de aerodinĂ¢mica, nĂ£o pode ser aplicada quando sĂ£o usadas
tĂ©cnicas de construĂ§Ă£o tradicionais. Assim como nos modelos anteriores, a capota
abre e fecha em aproximadamente 13 segundos com o veĂculo em movimento (a atĂ© 50 km/h ), ao toque de uma
tecla no painel.
Interior com alto nĂvel de acabamento
O interior dos novos 911 Turbo Cabriolet acompanha a mesma linha das
versões cupĂª. A versĂ£o S ostenta uma gama particularmente ampla de acabamentos,
com caracterĂsticas que incluem um interior exclusivo em preto/vermelho Carrera
e assentos adaptĂ¡veis com a funĂ§Ă£o Sport Seat Plus, com 18 posições de ajuste e
memĂ³ria. AlĂ©m disso, os encostos dos bancos sĂ£o revestidos em couro com costura
dupla e o visual de diversos elementos tem acabamento em carbono. Como antes, o
sistema de som Bose vem de fĂ¡brica e, pela primeira vez, um sistema Burmester Ă©
oferecido como opcional. TambĂ©m opcionais sĂ£o o sistema de piloto automĂ¡tico
adaptĂ¡vel controlado por radar, a cĂ¢mera de marcha rĂ© e o sistema de reconhecimento
de sinalizaĂ§Ă£o de trĂ¢nsito e de radares de velocidade.
Os novos Porsche 911 Turbo Cabriolet e 911 Turbo S Cabriolet tĂªm chegada
prevista para o mercado brasileiro em março de 2014. Mais informações podem ser
obtidas diretamente na Stuttgart Sportcar (www.porsche.com.br).
0 ComentĂ¡rios