Novidades na linha CLA: modelos esportivos para as pistas e para o uso diĂ¡rio

O veĂ­culo conceito CLA 45 AMG Racing Series, que estĂ¡ celebrando sua apresentaĂ§Ă£o mundial no SalĂ£o do AutomĂ³vel em Frankfurt, na Alemanha, permite uma visĂ£o antecipada de mais um veĂ­culo esportivo de competiĂ§Ă£o fabricado para os clientes da Mercedes-AMG.  Ao mesmo tempo, o CLA 250 Sport tambĂ©m pode ser considerado como "desenvolvido pela AMG".  ApĂ³s sua estreia no salĂ£o, este modelo esportivo de sĂ©rie chegarĂ¡ Ă s concessionĂ¡rias europeias em dezembro de 2013.

Texto e fotos: Mercedes

"O CLA 45 AMG Racing Series demonstra nossa intenĂ§Ă£o de aumentar ainda mais nosso envolvimento com o automobilismo amador. Queremos oferecer Ă s equipes independentes interessadas um carro de competiĂ§Ă£o competitivo quase standard e com excelente nĂ­vel de segurança, no popular segmento dos quatro cilindros", declara Ola Källenius, CEO da Mercedes-AMG GmbH.  


"O tremendo sucesso do SLS AMG GT3, que Ă© utilizado hoje por equipes independentes em cinco continentes, nos deixa muito confiantes." AlĂ©m de uma sĂ©rie de vitĂ³rias individuais, o SLS AMG GT3 tambĂ©m arrematou vĂ¡rios campeonatos, incluindo o Campeonato Europeu FIA GT3 (2012), o Campeonato Mundial FIA GT1 (2012) e o ADAC GT Masters (2012).  Em 2013, o SLS AMG GT3 conseguiu atĂ© mesmo levantar o grand slam das provas clĂ¡ssicas de longa duraĂ§Ă£o da GT3, com quatro vitĂ³rias sucessivas.


O CLA 45 AMG Racing Series se destina ao popular campeonato que reĂºne carros turboalimentados com dois litros e tambĂ©m poderĂ¡ ser lançado mundialmente se houver demanda suficiente.  As especificações tĂ©cnicas vĂ£o variar de acordo com os regulamentos das provas e campeonatos.  A potĂªncia do motor e a transmissĂ£o automĂ¡tica sĂ£o variĂ¡veis, com opções de traĂ§Ă£o integral permanente ou traĂ§Ă£o dianteira na versĂ£o standard.


Chassi e carroceria: pura tecnologia de competiĂ§Ă£o

A suspensĂ£o especial de corrida tem bitola alargada na frente e atrĂ¡s e permite numerosos ajustes para adequaĂ§Ă£o a cada pista em particular. A altura da suspensĂ£o, dureza das molas e caracterĂ­sticas dos amortecedores sĂ£o ajustĂ¡veis, assim como a cambagem e convergĂªncia nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema de frenagem AMG de alta performance com discos ventilados em todas as rodas Ă© equipado com sistema antibloqueio. 
Elementos tĂ­picos de carros de competiĂ§Ă£o, feitos inteiramente de fibra de carbono (CFRP), tornam o jĂ¡ extravagante design do CLA 45 AMG de sĂ©rie ainda mais espetacular. Eles incluem novos conjuntos dianteiro e traseiro, para-lamas salientes e saias laterais. AlĂ©m disso, pneus de corrida tipo slick reforçam sua impressionante largura. Graças Ă s asas traseiras de fibra de carbono e Ă s grandes aberturas para refrigeraĂ§Ă£o do motor e dos freios, o CLA 45 AMG Racing Series causa uma forte impressĂ£o mesmo quando parado. Para uso na pista, os atributos aerodinĂ¢micos do cupĂª de quatro portas de alto desempenho, jĂ¡ muito bons, sĂ£o aprimorados ainda mais por componentes de fibra de carbono recentemente desenvolvidos. O conjunto dianteiro com um divisor aerodinĂ¢mico garante força de aderĂªncia adicional, assim como o difusor traseiro com trĂªs barbatanas e o defletor traseiro ajustĂ¡vel.  A entrada de ar nas saias laterais Ă  frente das rodas traseiras assegura o resfriamento eficiente dos freios posteriores. 
Uma atmosfera funcional, tĂ­pica dos carros de corrida, predomina no interior do carro. A gaiola de proteĂ§Ă£o contra capotagens Ă© feita de aço de alta resistĂªncia.  Um altĂ­ssimo nĂ­vel de segurança Ă© garantido pelo banco tipo concha P 1300 GT de fibra de vidro feito pela Recaro, preparado para permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck Support - apoio para cabeça e pescoço) e o sistema de extintores de incĂªndio.  O volante de competiĂ§Ă£o, com borboletas para troca de marchas permite o perfeito controle do carro.


Visual dinĂ¢mico: o CLA 250 Sport

O rĂ³tulo "engineered by AMG" (desenvolvido pela AMG) tambĂ©m se aplica ao CLA 250 Sport, o novo modelo esportivo para uso nas ruas da Classe CLA. Seu motor quatro cilindros, com 1.991 cm³, produz 155 kW (211 cv) e oferece 350 Nm de torque entre 1.200 e 4.000 rpm. A transmissĂ£o de dupla embreagem 7G-DCT, com seu acerto esportivo, Ă© equipamento de sĂ©rie. 
O equipamento "AMG Line" faz parte dos itens de sĂ©rie do CLA 250 Sport. Logos "Sport" adornam os aerofĂ³lios dianteiros.  O CLA 250 Sport apresenta rodas de liga leve AMG com 18 polegadas exclusivas, com cinco raios, e pneus 235/40 R 18, pintadas em preto com acabamento em alto brilho, juntamente com pinças de freios pintadas de vermelho.  Elas sinalizam visualmente as qualidades dinĂ¢micas especiais do carro, caracterizadas, entre outros pontos, pelo eixo dianteiro e o chassi especialmente desenvolvidos pela AMG para funcionarem em conjunto, incluindo tambĂ©m a direĂ§Ă£o esportiva AMG sensĂ­vel Ă  velocidade.  Com sua configuraĂ§Ă£o especial de motor e transmissĂ£o, assim como um setup especial do sistema ESP (electronic stability program - programa eletrĂ´nico de estabilidade), o CLA 250 Sport promete uma experiĂªncia de direĂ§Ă£o muito especial, elevada ainda mais pela emocionante sonoridade gerada pelo sistema de escapamento modificado.
Detalhes em vermelho nos conjuntos dianteiros e traseiros AMG reforçam ainda mais o posicionamento diferenciado do modelo. O efeito tambĂ©m estĂ¡ presente no interior do carro, com os cintos de segurança vermelhos.