Novidades na linha CLA: modelos esportivos para
as pistas e para o uso diĂ¡rio
O veĂculo conceito CLA 45 AMG Racing Series,
que estĂ¡ celebrando sua apresentaĂ§Ă£o mundial no SalĂ£o do AutomĂ³vel em
Frankfurt, na Alemanha, permite uma visĂ£o antecipada de mais um veĂculo
esportivo de competiĂ§Ă£o fabricado para os clientes da Mercedes-AMG. Ao mesmo tempo, o CLA 250 Sport tambĂ©m pode
ser considerado como "desenvolvido pela AMG". ApĂ³s sua estreia no salĂ£o, este modelo
esportivo de sĂ©rie chegarĂ¡ Ă s concessionĂ¡rias europeias em dezembro de 2013.
Texto e fotos: Mercedes
"O CLA 45 AMG Racing
Series demonstra nossa intenĂ§Ă£o de aumentar ainda mais nosso envolvimento com o
automobilismo amador. Queremos oferecer Ă s equipes independentes interessadas
um carro de competiĂ§Ă£o competitivo quase standard e com excelente nĂvel de
segurança, no popular segmento dos quatro cilindros", declara Ola
Källenius, CEO da Mercedes-AMG GmbH.
"O tremendo sucesso do
SLS AMG GT3, que Ă© utilizado hoje por equipes independentes em cinco
continentes, nos deixa muito confiantes." AlĂ©m de uma sĂ©rie de vitĂ³rias
individuais, o SLS AMG GT3 tambĂ©m arrematou vĂ¡rios campeonatos, incluindo o
Campeonato Europeu FIA GT3 (2012), o Campeonato Mundial FIA GT1 (2012) e o ADAC
GT Masters (2012). Em 2013, o SLS AMG
GT3 conseguiu atĂ© mesmo levantar o grand slam das provas clĂ¡ssicas de longa
duraĂ§Ă£o da GT3, com quatro vitĂ³rias sucessivas.
O
CLA 45 AMG Racing Series se destina ao popular campeonato que reĂºne carros turboalimentados
com dois litros e tambĂ©m poderĂ¡ ser lançado mundialmente se houver demanda
suficiente. As especificações técnicas
vĂ£o variar de acordo com os regulamentos das provas e campeonatos. A potĂªncia do motor e a transmissĂ£o
automĂ¡tica sĂ£o variĂ¡veis, com opções de traĂ§Ă£o integral permanente ou traĂ§Ă£o
dianteira na versĂ£o standard.
Chassi e carroceria: pura tecnologia de competiĂ§Ă£o
A
suspensĂ£o especial de corrida tem bitola alargada na frente e atrĂ¡s e permite
numerosos ajustes para adequaĂ§Ă£o a cada pista em particular. A altura da
suspensĂ£o, dureza das molas e caracterĂsticas dos amortecedores sĂ£o ajustĂ¡veis,
assim como a cambagem e convergĂªncia nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema
de frenagem AMG de alta performance com discos ventilados em todas as rodas Ă©
equipado com sistema antibloqueio.
Elementos
tĂpicos de carros de competiĂ§Ă£o, feitos inteiramente de fibra de carbono
(CFRP), tornam o jĂ¡ extravagante design do CLA 45 AMG de sĂ©rie ainda mais
espetacular. Eles incluem novos conjuntos dianteiro e traseiro, para-lamas
salientes e saias laterais. Além disso, pneus de corrida tipo slick reforçam
sua impressionante largura. Graças às asas traseiras de fibra de carbono e à s
grandes aberturas para refrigeraĂ§Ă£o do motor e dos freios, o CLA 45 AMG Racing
Series causa uma forte impressĂ£o mesmo quando parado. Para uso na pista, os
atributos aerodinĂ¢micos do cupĂª de quatro portas de alto desempenho, jĂ¡ muito
bons, sĂ£o aprimorados ainda mais por componentes de fibra de carbono
recentemente desenvolvidos. O conjunto dianteiro com um divisor aerodinĂ¢mico
garante força de aderĂªncia adicional, assim como o difusor traseiro com trĂªs
barbatanas e o defletor traseiro ajustĂ¡vel.
A entrada de ar nas saias laterais Ă frente das rodas traseiras assegura
o resfriamento eficiente dos freios posteriores.
Uma
atmosfera funcional, tĂpica dos carros de corrida, predomina no interior do
carro. A gaiola de proteĂ§Ă£o contra capotagens Ă© feita de aço de alta
resistĂªncia. Um altĂssimo nĂvel de
segurança é garantido pelo banco tipo concha P 1300 GT de fibra de vidro feito
pela Recaro, preparado para permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck
Support - apoio para cabeça e pescoço) e o sistema de extintores de
incĂªndio. O volante de competiĂ§Ă£o, com
borboletas para troca de marchas permite o perfeito controle do carro.
Visual dinĂ¢mico: o CLA 250
Sport
O rĂ³tulo
"engineered by AMG" (desenvolvido pela AMG) também se aplica ao CLA
250 Sport, o novo modelo esportivo para uso nas ruas da Classe CLA. Seu motor
quatro cilindros, com 1.991 cm³, produz 155 kW (211 cv) e oferece 350 Nm de
torque entre 1.200 e 4.000 rpm. A transmissĂ£o de dupla embreagem 7G-DCT, com
seu acerto esportivo, é equipamento de série.
O equipamento
"AMG Line" faz parte dos itens de série do CLA 250 Sport. Logos
"Sport" adornam os aerofĂ³lios dianteiros. O CLA 250 Sport apresenta rodas de liga leve
AMG com 18 polegadas exclusivas, com cinco raios, e pneus 235/40 R 18, pintadas
em preto com acabamento em alto brilho, juntamente com pinças de freios
pintadas de vermelho. Elas sinalizam
visualmente as qualidades dinĂ¢micas especiais do carro, caracterizadas, entre
outros pontos, pelo eixo dianteiro e o chassi especialmente desenvolvidos pela
AMG para funcionarem em conjunto, incluindo tambĂ©m a direĂ§Ă£o esportiva AMG
sensĂvel Ă velocidade. Com sua
configuraĂ§Ă£o especial de motor e transmissĂ£o, assim como um setup especial do
sistema ESP (electronic stability program - programa eletrĂ´nico de
estabilidade), o CLA 250 Sport promete uma experiĂªncia de direĂ§Ă£o muito especial,
elevada ainda mais pela emocionante sonoridade gerada pelo sistema de
escapamento modificado.
Detalhes
em vermelho nos conjuntos dianteiros e traseiros AMG reforçam ainda mais o
posicionamento diferenciado do modelo. O efeito tambĂ©m estĂ¡ presente no
interior do carro, com os cintos de segurança vermelhos.
0 ComentĂ¡rios