METRO-SHACMAN MOSTRARÁ NA FENATRAN CAMINHÃO QUE PRODUZIRÁ NO BRASIL EM 2014
Empresa também apresentará os modelos atuais para o
transporte de cargas pesadas e extra pesadas
Texto e fotos: Secco Consultoria
A Metro-Shacman
anuncia que participará da Fenatran 2013, no Parque Anhembi, em São Paulo, de
28 de outubro a primeiro de novembro, com os caminhões Shacman que atualmente
vende no mercado brasileiro e apresentará o protótipo do primeiro veículo da
marca a ser fabricado no Brasil a partir do ano que vem. A empresa também vai
expor um driveline completo com os
componentes já em desenvolvimento de produção nacional.
Em estande com 650
m² de área, mostrará a sua atual linha de modelos, composta pelos cavalos
mecânicos TT 420 6x4, TT 385 4x2 e TT 385 6x4 e o Shacman LT 385 6x4, que permite
a aplicação de carrocerias ou implementos para atender aos mais diferentes
tipos de transporte de cargas pesadas e extra pesadas.
Marcos Gonzalez,
diretor de desenvolvimento de negócios, informa que a principal novidade é o
protótipo do primeiro modelo de caminhão pesado a ser produzido pela empresa no
Brasil, como resultado do trabalho de suas áreas de engenharia e planejamento
do produto. Trata-se de um cavalo mecânico TT 440 6x4, com mais de 60% de seus
componentes pertencentes a fornecedores já instalados no País para atender ao
programa Inovar-Auto. Esse veículo é equipado com motor Cummins ISM 11 P7, de
10,8 litros e potência de 440 cv.
Simultaneamente ao
desenvolvimento do novo modelo e à sua adaptação às condições de estradas,
clima, legislação e tipos de cargas do País, a Metro-Shacman intensifica as
ações que envolvem a instalação da fábrica, o desenvolvimento de fornecedores,
o programa de seleção de concessionárias e as parcerias com fabricantes de
implementos, administrada pela sua divisão de engenharia.
Reinaldo Maluta
Vieira, diretor de marketing da Metro-Shacman, informa que todas as fases do
programa de instalação da fábrica brasileira estão sendo cumpridas nos prazos
previstos, para permitir o início de produção oficial no segundo semestre de
2014. De acordo com a habilitação ao programa Inovar-Auto, obtida junto ao
MDIC, a Metro-Shacman está autorizada a importar 2.500 caminhões, até junho de
2014, para venda no Brasil.
O executivo
ressalta também que, além de ter sido a primeira marca de origem chinesa a
conquistar a habilitação ao Inovar-Auto, a Metro-Shacman tem uma vantagem
importante para tornar mais rápido o início de fabricação dos veículos no
Brasil e atingir o índice de nacionalização dos veículos exigido pela
legislação brasileira. Os veículos serão equipados com sistemas e componentes
fornecidos por importantes empresas internacionais de autopeças instaladas no
País.
De acordo com
Vieira, esse é um fator importante para a empresa, o que reduzirá o tempo
necessário para o cumprimento do processo de nacionalização dos veículos
previsto pelo Inovar-Auto. Entre os principais componentes, Vieira ressalta o
motor Cummins, que atende ao Proconve P7, desenvolvido exclusivamente para a
versão brasileira, além de toda a configuração dos veículos, estudada para
garantir perfeita adaptação às condições de clima, estradas, legislação e tipos
de cargas transportadas.
E exemplifica que o
protótipo que será apresentado na Fenatran contará com componentes produzidos
no Brasil por fornecedores como a Cummins, Meritor, ZF, Dana, Eaton, Suspensys,
e outras empresas de atuação internacional.
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