DAF Brasil lança o XF 105 para transporte pesado de longa distĂ¢ncia


- CaminhĂ£o serĂ¡ comercializado nas versões 6x4 e 6x2 
- Motor PACCAR NX proporciona eficiĂªncia e economia 
- Configurações da cabine e Chassis garantem robustez, conforto e performance

Texto e fotos: BRCom

A DAF, uma das marcas lĂ­deres no mercado europeu de caminhões e subsidiĂ¡ria da PACCAR Inc., lança no Brasil o XF 105, caminhĂ£o desenvolvido para transporte pesado de longa distĂ¢ncia, que alia conforto, potĂªncia e desempenho. O modelo serĂ¡ produzido na fĂ¡brica da companhia, em Ponta Grossa, no ParanĂ¡, a partir de outubro, e chega para estabelecer um novo padrĂ£o no seu segmento.


O XF 105 serĂ¡ comercializado como cavalo mecĂ¢nico 6x4 e 6x2, equipado com motor PACCAR MX, de 12,9 l e 410 cv ou 460 cv. O conjunto mecĂ¢nico agrega alta tecnologia, assegurando potĂªncia, com menor consumo de combustĂ­vel e Ă­ndice de emissões.
“O XF 105 Ă© um projeto que alia fatores de tecnologia e desempenho, fundamentais para o seu sucesso comercial em diversas regiões do mundo. No Brasil, nossa expectativa nĂ£o Ă© diferente, jĂ¡ que estamos oferecendo um produto de ponta, totalmente adequado ao sistema rodoviĂ¡rio local. Com essa visĂ£o, pretendemos conquistar 10% do mercado de caminhões pesados em cinco anos”, afirma Michael Kuester, diretor Comercial da DAF Brasil.
Segundo o diretor, um dos segmentos de maior interesse da companhia Ă© o de agronegĂ³cios. “O XF 105 Ă© extremamente versĂ¡til para o transporte de cargas pesadas. Suas diferentes configurações oferecem soluções adequadas ao agronegĂ³cio brasileiro, um potencial cliente para a DAF Brasil.”


Trem de força
O motor Ă© um dos grandes diferenciais do XF 105. A alta tecnologia empregada no propulsor de seis cilindros em linha permite potĂªncia de 410 cv atĂ© 460 cv, e altos torques, que vĂ£o de 2.000 Nm a 2.300 Nm, sendo o torque mĂ¡ximo disponĂ­vel entre 1.050 rpm e 1.510 rpm.
A transmissĂ£o do XF 105 Ă© balanceada para otimizar o desempenho em todas as condições de operaĂ§Ă£o, e para garantir o baixo consumo de combustĂ­vel. É possĂ­vel optar por cĂ¢mbio manual de 16 marchas, ou ainda pela transmissĂ£o automatizada AS-Tronic da ZF com 12 ou 16 marchas.
Pensando nas diversas aplicações no mercado brasileiro, o XF 105 Ă© oferecido em duas opções de cavalo mecĂ¢nico, com trĂªs eixos, de acionamento simples e duplo. A distĂ¢ncia entre-eixos Ă© de 3.200 mm na versĂ£o 6x2, e 3.500 mm, na versĂ£o 6x4.
Freios a tambor nos eixos frontal e traseiro garantem excelente desempenho do sistema de freios pneumĂ¡ticos.
TradiĂ§Ă£o DAF no controle de emissões
A DAF possui vasta experiĂªncia no controle de emissões de gases veiculares. A legislaĂ§Ă£o vigente no Brasil, atualmente Proconve 7, equivalente Ă  Euro 5, vigora na Europa desde 2009. No entanto, a companhia jĂ¡ atende Ă  norma desde 2006, graças ao sistema de injeĂ§Ă£o direta SMART, aliado Ă  tecnologia de ReduĂ§Ă£o CatalĂ­tica Seletiva (SCR).


Conforto e sofisticaĂ§Ă£o
A cabine do XF 105 Ă© um dos grandes diferenciais do modelo, com projeto baseado em trĂªs pilares: conforto, produtividade e segurança. A companhia estabeleceu novos padrões de design, acabamento e ergonomia, baseados em constantes pesquisas com motoristas, em vĂ¡rias regiões do mundo.
O caminhĂ£o vem com duas opções de cabine, Confort e Space, ambas projetadas priorizando o espaço interno. Os materiais escolhidos pela DAF sĂ£o de qualidade diferenciada, criando um ambiente agradĂ¡vel e sofisticado. Isso se aplica desde o acabamento da porta, atĂ© o moderno painel de instrumentos, passando pelas maçanetas, volante e interruptores, posicionados de modo lĂ³gico e funcional. A Ă¡rea de dormitĂ³rio do XF105 Ă© espaçosa e confortĂ¡vel.
O painel de instrumentos tambĂ©m foi desenvolvido considerando a funcionalidade e conforto. O computador de bordo oferece informações sobre o consumo real de combustĂ­vel no visor integrado ao cluster. ApĂ³s o desligamento do motor, o motorista pode verificar a mĂ©dia de gasto da viagem, o que o permite avaliar o estilo de conduĂ§Ă£o.
“A DAF enxerga o conforto da cabine como ponto fundamental para a produtividade e segurança. Um ambiente confortĂ¡vel e funcional tem como consequĂªncia um motorista mais descansado e atento, principalmente em longos trechos de viagem”, completa Kuester.
Ainda visando a segurança, a DAF foi a primeira empresa a oferecer a Night Lock (trava noturna). Trata-se de uma trava mecĂ¢nica montada na parede lateral da cabine, com um pino de aço temperado, que corre para dentro do descanso de braço da porta. O dispositivo garante mais segurança quando o motorista estiver dormindo na cabine